sábado, 13 de fevereiro de 2016

[Cinco por cinco] Brigas, broncas e ofensas








Sabe aquele momento em que você está assistindo Buffy (ou outro produto audiovisual) e então escuta aquela fala que involuntariamente te faz dizer "Aii, nossa! Pesado!". São essas brigas entre nossos amados personagens, esses momentos de discussão que decidi listar, não como os mais legais, mas os mais intensos.




5- "Troquei a fechadura": Nada mais dramático do que uma porta na cara. As cenas transmitem basicamente a mesma mensagem. 

Na segunda temporada Angelus conversa com Joyce a fim de machucar Buffy, mas antes que ele chegue a fazer algum mal a caçadora e Willow completam um feitiço que o impede de entrar na casa das Summers e continuar seu plano de tortura. 

Na quinta temporada é a vez de Spike ser impedido de entrar na casa de Buffy. Depois de se declarar para a protagonista a resposta é clara: ele nunca entrará na vida da caçadora. 

Na última temporada a mensagem é um pouco diferente. Depois de participar de um plano para o assassinato de Spike, Giles tem sua autoridade questionada. Não é preciso que ele interfira nas decisões, seu trabalho está feito.

4- "Está abaixo de mim": Apesar de ser um caso isolado, pra mim, esse momento é bem intenso. O que fez a cena ter impacto foi o fato da Buffy ter pegado um grande trauma do personagem e lançado contra ele numa situação similar anos depois, fazendo-o reviver as angústias do passado.

3- "Essa briga é minha!": O episódio "When she was bad" da segunda temporada é um caso especial e teve que entrar por completo na lista como a terceira posição. Depois de derrotar o mestre no fim da primeira temporada Buffy fica um pouco abalada e isso faz com que ela se feche e dê uma chuva de patadas em todos os seus amigos.

2- "Você não tem respeito por mim": O que pode machucar mais do qualquer um desses momentos? Com certeza uma bronca do Giles. Desapontar o sentinela que inspira tanto respeito e admiração deixa qualquer um abalado. E é na terceira temporada que Buffy ao esconder a volta de Angel escuta o discurso de desapontamento de Giles. Com  Willow, na sexta temporada, o problema é mais sério, pois o momento passa de uma fala severa para uma discussão fervorosa.

1- "Suas decisões me preocupam": Os momentos de maior tensão foram com certeza as discussões internas da Scooby gang. E aqui selecionei três diferentes momentos. Na terceira temporada, após voltar de seu sumiço e agir como se nada tivesse acontecido, Buffy é atacada em roda por sua mãe e seus amigos. Devo dizer que eu ansiava por esse momento, estava me sentindo como a Willow e o Xander. Outro momento de ataque conjunto ocorre na sétima temporada. Cansados de como a caçadora coordenava o grupo e com o Spike longe, as potenciais e os amigos próximos questionam seus métodos até que Dawn diz ser melhor a irmã ir embora (desta vez eu estava apoiando a Buffy com todas as minhas forças). Na quarta temporada o grupo discute graças as mentiras que Spike inventa. A situação é um pouco diferente, pois desta vez não é um múltiplo ataque a Buffy, mas todos contra todos.


Essa foi a lista de hoje, o tema não foi tão recortado, mas acho que chegou num final interessante e me deixou brincar com a divisão da tela (rs). E pra terminar como de costume: o que acharam?

4 comentários:

  1. Olá Graziella, adorei sua postagem!

    Queria comentar de acordo com a numeração feita por você, ok?

    5 - A metáfora das fechaduras vai condizente com o coração de Buffy, que estaria fechado para cada um deles que protagonizou o momento.

    4- Num dos roteiros geniais do Buffyverse (pra variar), Joss consegue mesclar presente e passado. Buffy banca a Cecilia do passado de Spike de forma brilhante!

    3 - Esta é mais um ponto da coerência no Buffyverse, pois aqui Buffy já dá sinais de que não sabe lidar com a morte. O que veríamos na sexta temporada;

    2 - Giles agindo como um verdadeiro Sentinela, Mestre. Na primeira situação, ele se sente menosprezado e humilhado ainda mais com a presença da Gwendolyn Post, que sempre questiona seus métodos. Na sexta, ele repreende Willow já imaginando o caminho que ela iria tomar;

    1 - ótima escolha pra primeira colocada. São 3 grandes momentos em que Buffy é atacada. Na primeira, a falta de diálogo entre todos, especialmente entre Buffy e sua mãe, gera o caos. Na segunda, é a cena mais polêmica do seriado, com todos sendo ingratos com a Buffy. Muitos dizem que ela estava errada, pois não agia como uma verdadeira Líder, e aquele momento requeria que ela fosse uma. Discordo. Pra mim foi pura ingratidão, especialmente das Potenciais, pois elas nem conheciam a Buffy direito pra formar uma opinião a despeito dela. Pergunta por que odeio a Rona e a Kennedy? Pois pegaram o bonde andando e queriam a todo custo sentar na janela! Inclusive a Rona diz a frase de O mágico de Oz, "A Vadia está morta". Na tradução, ficou "A bruxa está morta!". Achei aquilo o ó. Não gosto dela mesmo. Kennedy por que tava pegando a Willow se achou no direito de dar uns esporro na Buffy.....Enfim, a última que seria O fator Yoko, é apenas consequência de tudo que aconteceu ao longo da temporada. O afastamento da Scoobygang. Spike só acendeu uma faísca....

    Enfim, isso foi tudo que eu achei a despeito de suas boas escolhas. Ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Flávia

    Eu adoro a Buffy bancando a Cecília, jogando o dinheiro nele haha Genial! E sabe, coerência é a palavra. É um dos motivos que me fazem amar o seriado. E o Giles também...

    Affs, essas potenciais encheram muito o saco mesmo haha Realmente, as duas são muito arrogantes querendo tretar ali...o problema é que todos os outros apoiaram elas...Também discordo disso da líder. Nem sabia que era uma referência ao Mágico de Oz rs E é verdade, o Spike só percebeu antes dos outros que o grupo já estava quebrado...

    Que bom que gostou, fico muito feliz rs

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, Grazi parabens pelo esforço de selecionar e organizar os momentos de acordo com a temática do cinco por cinco deste post!

    Todos são ótimos, mas o que mais gostei foi a de n°5, em que a porta da casa de Buffy serviu como ''barreira'' para que ela se isolasse de alguma mágoa ou conflito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, William! Pois é, depois que eu reparei a quantidade de vezes que ela fechou a porta na cara dos outros personagens decidi colocá-las todas juntas rs

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!