sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Doces ou sustos? - 10 Momentos assustadores de Buffy e ANGEL


Amigos caçadores, hoje 31 de Outubro é celebrado por algumas culturas o chamado Halloween. Época em que segundo lendas e mitos folclóricos, os Monstros e Seres malignos estão mais propícios a vagarem pelo mundo assombrando pessoas. 

Um pouco de contexto histórico: O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745 do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. No Cristianismo existe o costume de celebração das chamadas Vésperas. No último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, se celebra o dia que está por vir. Na Antiga Religião celta existia o Samhain, a Festa dos Mortos (no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro). Com a Cristianização das Ilhas Britânicas, de maioria Celta, houve uma mistura dos costumes das 2 religiões. A atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã. Fonte: Wikipedia. 


Monstros, vampiros, Demônios, espíritos malignos...tudo isso inserido em nossas amadas obras que nasceram com o objetivo de assustar. Em algumas críticas BTVS é classificada como um terror teen, mesmo que no fim, acabasse espalhando mais que isso durante sua bem sucedida exibição. Com ANGEL a história não é diferente. 

Nós do The Slayers não poderíamos ficar de fora desta celebração do “Dia dos Monstros”. Pensando nisso, fizemos uma lista cronológica dos 10 momentos mais assustadores dentre os episódios de BTVS e ANGEL:

1 – A vampira na espreita 

Episódio Angel (BTVS S01E07) 

Joyce está tranquila tomando seu café, revendo alguns papéis quando de repente, ouve um barulho vindo de fora. A mãe de Buffy se levanta e vai em direção à porta. Abre e nada vê do lado de fora. Quando Joyce se dirige para outro cômodo, o lugar onde estava sua cabeça em close é substituída pelo rosto medonho de Darla vampira. 



2 – Der Kindestod

Episódio Killed by Death (BTVS S02E18)

Um Demônio que se alimenta das almas de crianças doentes por si só já gera arrepio e repugnância. A aparência do tal também não ajuda muito. Buffy está hospitalizada devido a um surto de gripe na cidade. A febre não a ajuda dormir e num horário específico, pressente algo de estranho naquele Hospital e quando se volta para o corredor, tem uma visão assustadora do “problema”. A trilha sonora do episódio também é digna de sustos. 


3 – Casal de outro mundo

Episódio I Only Have Eyes For You (BTVS S02E19)

É a semana do tradicional Baile de Sadie Hawkins e claro no mundo de BTVS nada é tão leve e romântico assim. Quando a Escola é assombrada pelo espírito atormentado de um aluno, Buffy e a turma tentam em vão um Exorcismo. Perdida pelos corredores, a caçadora se sente atraída pela música até chegar a uma sala e presenciar um casal dançando. Que lindo! Só que quando o rapaz se volta para ela, sua face angelical é substituída por uma imagem medonha.


4– A Velha no espelho 

Episódio RM w/a VU (ANGEL S01E05)

Após uma noite em claro, Cordelia luta e parece estar disposta para um novo amanhã. Então ela vai até o espelho com um discurso otimista. Abre o closet, pega a escova de dentes e quando fecha o mesmo, aparece o reflexo de uma Senhora cadavérica que parece nada satisfeita com a nova inquilina. 



5 – O Gentleman na janela 

Episódio Hush (BTVS S04E10) 

Olívia, a namorada de Giles se levanta para ir até a cozinha. De repente ela ouve um ainda pequeno barulho do lado de fora da casa. Então vai até a janela, passa alguns segundos observando e vê uma figura estranha ao longe, mas mal sabia ela que algo parecido de repente cruza sua visão! 


6 – O Exorcista atrapalhado 

Episódio I've Got You Under My Skin (ANGEL S01E14)

Uma criança possuída por um Demônio já rendeu um ótimo enredo de um conhecido filme e aqui Wesley na figura do “Padre” tenta exorcizar um garoto, mas acaba sucumbindo ao terror psicológico imposto por ele e é ferido. Ele não chegou a se atirar pela janela, mas o susto foi enorme! 



7- O garoto da banheira 

Episódio Where The Wild Things Are (BTVS S04E18)

A energia mística de repressão sexual de alguns jovens torturados, emanam nas paredes da casa de uma Fraternidade na Universidade e um deles se materializa para Willow no banheiro depois de ser visto por ela se afogando. O medo consiste também no contexto do episódio e na trajetória da câmera.


8 – Mamãe no sofá

Episódio Conversations with dead people (BTVS S07E07)

Dawn está em casa sozinha quando começa a sentir uma presença nada amistosa. Uma voz conhecida ecoa no ar e começa a sensação de que sua mãe Joyce está em perigo. Quando a voz responde, coloca a irmã de Buffy frente a frente com um flash do fantasma da falecida mãe. São poucos segundos, mas o suficiente para ser memorável e assustador. 



9 – Deusa infernal

Episódio Shiny Happy People (ANGEL S04E18)

O sangue da Deusa Jasmine mancha sua blusa e cabe a sua fiel e dedicada “serva” Fred a missão de tirá-lo com alvejante. Mas ao entrar em contato com o sangue da Deusa, Fred enfim abre os olhos e vê sua verdadeira face. Que sangue maldito! 


10 – Advogados do Diabo

Episódio Hell Bound (ANGEL S05E04)

Spike está incorpóreo e antes de Fred criar um modo de trazê-lo de volta, ele é sugado para a parte de baixo da Wolfram & Hart. Claro que ali se esconde muitos esqueletos no armários, segredos de um mal milenar personificados na presença dos maiores horrores que foram enterrados com as histórias macabras da Firma. 


E aí caçadores, gostaram da lista? Faltou algum momento? 

Bem, desde já desejo a todos boa diversão, um ótimo Halloween e um final de semana abençoado. 

4 comentários:

  1. Essas series nos trazem doces e sustos. Doces, porque nos vicia como se fossem doçados mesmo; e traz sustos do início fazendo jus ao seu enredo de uma mistura terror e suspense (principalmente quando as cenas mais arrepiantes a tela fica preta, na deixa para o intervalo!)


    Nesse Top 10, eu achei mais arrepiante na serie Buffy, o 1 e 2 (porque foram em momentos de fraqueza da nossa heroína); e na serie Angel o n°6 (com a súbitas transformações do menino possuído diante de Wesley e cia.)

    Muitos doces e sustos relativos às series para você Flávia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado William, na questão do doce, verdade. E eu nem pensei nisso na hora de escrever. Pois é, Buffy nasceu pra assustar, mas a série teve tanto "doce" que acabou nos lambuzando apenas. kkkkk Embora estes tenham sido os momentos que mais assustadores de verdade mesmo no seriado, especialmente quando assistimos nas primeiras vezes.

      E o momento de ANGEL que vc citou foi baseado no clássico O Exorcista, talvez o melhor filme de terror já feito pelo cinema, inclusive concorreu ao Oscar de melhor filme, coisa rara se tratando de filmes de terror. Da´pra assustar sim com esse garotinho, que humano já era sinistro....

      Valeu querido pela atenção e tudo de bom pra você!

      Excluir
  2. Muito boa idéia trazer buffy e angel na comemoração do halloween. Eu ja achei que assustou mais todo o episódio Hush, muitos sustos e nenhum grito ou voz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Helen, mais uma vez obrigada pela sua atenção e disposição em comentar.

      Realmente Hush é mítico neste sentido de dar muitos sustos deixando quem assiste quase impotente. É a Verdade.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!