sábado, 10 de outubro de 2015

[A Eternidade] De menina à mulher: conheça um pouco mais de uma das estrelas do Buffyverse




Amigos caçadores, na próxima Segunda se comemora mais um Dia das Crianças. E para lembrar a data, o The Slayers mostra agora a trajetória de uma estrela que começou brilhar ainda criança e frente às câmeras tornou-se uma linda mulher perante fãs e admiradores.



A primeira vez que vi a intérprete da irmã de Buffy num filme de criança, mesmo que eu já tivesse passado por essa fase, ela me conquistou. A pequena espiã (Harriet the Spy, 1996) me encantou pela história ágil e divertida, e especialmente pelo carisma daquela pequena atriz. Mesmo que não tenha acompanhado de perto sua carreira, posso dizer que a primeira impressão foi a que ficou. 

O tempo passou e depois de reprises e mais reprises do filme das Sessões da tarde na TV, percebi que o encanto sobre a pequena atriz ainda não havia se dissipado. Onze produções depois, Michelle Trachtenberg consolidou uma carreira brilhante no cinema e principalmente na TV. 



Linda, de sorriso hipnotizante e carisma devastador, não demorou muito para se destacar em produções de grande relevância para o público teen. E é justamente neste espaço de tempo que se destaca Buffy - The Vampire Slayer. Michelle foi escolhida para viver Dawn, a irmã mais nova da Caça-vampiros na quinta temporada, e este seria seu papel mais relevante para nós e para toda a crítica que afirma que com ele, a atriz alcançara o estrelato. 

Como vimos, Dawn entrou sem pedir licença e isso fez com que a personagem se destacasse como uma das mais bem construídas num “mundo de Monstros”. Mesmo que tenha perdido sua força nas temporadas posteriores, a atriz continuava fazendo o seu papel com maestria, sensibilidade e empatia inabalável. 



A trajetória de Dawn se fundiu perfeitamente com a trajetória da própria Michelle, que cresceu frente às câmeras e desafios. “Minha confiança vem de mim, Michelle, como uma pessoa. Eu não necessariamente acredito que vou agir e ser uma vantagem para sempre, mas eu quero continuar a atuar por um longo tempo. Eu amo fazer o que faço.” 

Com tanta determinação assim, não foi difícil superar os desafios de ter que amadurecer num mundo que às vezes não perdoa falhas em nenhum ponto. Trachtenberg nasceu na cidade de Nova Iorque, é a mais nova das duas filhas de Lana, uma gerente de banco, e Michael Trachtenberg, um engenheiro de fibra óptica. De pai é alemão e mãe russa, e ela é de ascendência judaica de seus avós que vivem em Israel. Com esta miscelânea de descendentes, fala fluentemente russo e foi criada com sua irmã mais velha no Brooklyn, onde frequentou a Academy Bay para as Artes e Ciências. Iniciou sua carreira aos 3 anos em 1988, através de um comercial de TV. A partir daí, além de seguir com mais de 100 comerciais no currículo, desenvolveu uma consistente carreira de atriz, às vezes como protagonista.




A imagem de menina começou a se desmistificar ao participar do filme Eurotrip em 2004. A cara de menina ainda era a mesma, mas visivelmente começava a ganhar mais corpo como mulher. Anos mais tarde, sempre esteve presente nas listas de Mulheres mais desejadas da Revista Maxim voltada para para o público masculino. 



O crescimento da atriz não se deu somente na parte exterior. Sua carreira se consolidou com participações em seriados famosos como House, Lei e Ordem, A sete Palmos, Weeds e Criminal minds. Mas foi em Gossip Girl, sucesso entre os jovens nos anos de 2007 a 2012, que reafirmou de vez seu status de grande estrela de uma geração. O último trabalho da atriz foi na minissérie Sleepy Hollow (2015), onde vive a esposa de um dos Presidentes dos EUA. 

Michelle em Gossip Girl como uma das "garotas do Blog"

Em Sleepy Hollow como uma das Primeira Damas dos EUA

Além de atuar com frequência nessas diversas mídias, sempre se preocupou com sua educação e se empenhou na participação em entidades e campanhas beneficentes. Deve ser por isso que nunca pensou em se envolver mais com projetos relacionados ao Buffyverse. “Eu não me vejo continuando como Dawn porque eu gostaria de ter diversidade nos meus papéis. Um monte de pessoas falam: "Oh meu Deus! Como Dawn cresceu!” Eu me senti como todos os anos, o meu personagem ficou mais jovem do que eu. Os scripts tinha até falas gramaticalmente incorretas para eu e ela. Então eu tive que fazer outra coisa. Além disso, o show acabou. Se você perdeu, obtenha os DVDs.”

Michelle e Sarah em um dos encontros de elenco:
saudosismo e amizade

Falando assim até parece ingratidão da parte da atriz, mas como compartilho da mesma opinião que ela, penso que trata-se de uma visão sóbria e madura sobre os rumos de sua carreira. BTVS acabou e com isso Dawn ficou e ficará apenas na nossa memória, semeada pelos Monges do entretenimento televisivo que presenciou com muito regozijo o alvorecer de uma estrela inesquecível (pelo menos pra mim). 

Por hoje é só pessoal, um Final de Semana abençoado e um Feliz Feriado a todos!!!!

4 comentários:

  1. Flávia, antes pensava que a serie Buffy, foi um dos primeiros trabalhos da Michelle como atriz, mas ela já havia começado desde 1988, e pelas participações que foi tendo na TV ao longo dos anos, a fizeram chegar ao elenco de Buffy, já com uma boa experiência artística (mesmo tendo 15 anos na época).

    Acho que somente nós fãs do Buffyverse, a lembrarão mais como a Dawn do que, por exemplo, como uma das Garotas do Blog (que é um de seus trabalhos de destaque mais recentes), e aproveito para perguntar Flávia: você acha que o comentário que ela fez, se deve porque os fãs ainda a tratam como uma garota, devido a idade que ela interpretou a Dawn, sendo que ela já é uma mulher (e com 30 anos hoje)???

    Ótima escolha de tema para relacionar ao dia das crianças, pois ela foi a única componente mais nova do elenco principal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle é uma daquelas estrelas que mantém uma boa regularidade na carreira mesmo sem tanto estardalhaço (me referi a mídia sensacionalista). Ela tem uma vida bastante discreta, apenas se dedica à carreira.

      Eu vi a Michelle pela primeira vez em A pequena espiã como disse e antes de ver a quinta temporada, eu sabia que ela tinha participado e fiquei ainda mais com vontade de assistir.

      Quanto ao comentário, eu vejo como uma resposta aos muitos fãs que ainda acham que o elenco atual pode interpretar os mesmos papéis. Muitos dos atores não veem assim, aliás a maioria deles. Seja de Buffy ou de outro seriado, tudo que um ator/atriz deseja é novos desafios, horizontes. Portanto sim, acho que ela fica tentando se desmistificar da figura de menina. Isso acontece demais com quem começa cedo na profissão. Algumas saem de rumo, como Sandy, que "apelou" para comerciais de bebidas alcoólicas e Miley Cyrus, que nem é preciso comentar....

      Acho que não é por aí....Por enquanto a Michelle deixa pra tentar nas palavras, ela não força a barra e espero que seja assim. É com trabalho e dedicação que irá conseguirá isso. Eu entendo e espero.

      Excluir
  2. Eu vi a Michelle antes da Buffy também (se bem que eu assisti o seriado no início desse ano rs) no filme "Sonhos no Gelo" que eu adorava. Assisti diversas vezes e até hoje gosto do filme rs Quando descobri que havia Buffy no netflix e vi a foto (em que aparece ela, a Buffy e o Spike) pensei "Nossa, a patinadora!" Haha

    Sempre gosto de comentar o quão genial foi a entrada dela no seriado! Rs

    Sobre a declaração, concordo com você, sempre quem começa cedo e tem um importante papel na carreira tenta se distanciar dele depois.

    Bem legal, nem sabia que ela teve estes outros papéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Graziella. Seu início com Michelle foi como o meu kkkk

      E que bom que o meu post ajudou a elucidar algumas questões sobre a carreira da atriz, da qual sou fã.

      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!