quarta-feira, 4 de junho de 2014

[A Eternidade] Por onde anda a Eliza Dushku?

Por ``Teel´´ Faith Lehane


Eliza Dushku na Comic Con em 2009


Hoje o portal The Slayers Brasil vem falar um pouco sobre a trajetória da atriz Eliza Dushku, que interpretou a nossa “Dark Slayer” Faith Lehane. 

Eliza realizou muitos trabalhos, tanto no cinema quanto na TV. Após o fim de Buffy, especulava-se sobre a criação do Spin Off sobre Faith, mas Eliza recusou o papel, alegando que não queria “ganhar sucesso fácil” em cima dos fãs de Buffy e preferia fazer um papel que se desligasse do Buffyverse. 

Sendo assim, ainda no ano de 2003, a atriz estrelou o drama da FOX intitulado “Tru Calling”. Na série, Eliza era a jovem Tru Davis, que após falhar no teste para entrar no curso de medicina, aceita um trabalho de meio período no necrotério da cidade. Quando ela fica sozinha em seu primeiro dia de trabalho, o corpo de uma mulher abre os olhos e pede por ajuda, fazendo Tru reviver o mesmo dia e evitar que a tragédia aconteça. 

A série era exibida em diversos países, inclusive no Brasil, e contava com bons números na audiência, entretanto a FOX cancelou o show no sexto episódio da segunda temporada, sem dar muitas explicações sobre o fato. 

Serie Tru Calling (1° temporada)

Após o fim de Tru Caliing, Eliza fez diversos filmes e só regressou à TV no ano de 2009 com a série de ficção científica intitulada “Dollhouse”, onde além de atuar, participou também do projeto de criação e era uma das produtoras do show. A série, que marcava a volta do escritor Joss Whedon à TV, trouxe vários atores do Buffyverse no elenco, e Eliza no papel principal. 

Dollhouse tinha como premissa a revolução tecnológica, trazendo uma enorme crítica social e tratando sobre diversos assuntos da sociedade moderna. Na série, Eliza era Echo, uma “ativa” que teve sua mente apagada e trabalhava na Dollhouse juntamente com outros ativos. Os “ativos” ou “bonecos” eram impressos com qualquer personalidade que o cliente desejasse e desempenhavam o papel que lhes era imposto em suas mentes. 

Dollhouse causou um grande impacto no mundo Nerd, prova disso é que vendeu mais de 62.000 cópias do BOX da primeira temporada em apenas uma semana, contava com uma história bastante interessante e roteiro impecável, entretanto, teve problemas de audiência porque era exibida no canal a cabo “FOX Life”, canal extremamente familiar e conservador, que acabou tomando a série como uma apologia à prostituição, fazendo com que a série fosse cancelada no fim da segunda temporada.


Imagem promocional da 1° temporada de Dollhouse


Após Dollhouse, Eliza fez pequenas participações nas séries “White Collar”, que foi bastante comentada porque a atriz voltava a contracenar com Matt Bomer, que protagonizava ao lado de Eliza o casal principal na série “Tru Calling” e tinham uma grande legião de fãs, além de ter feito uma participação na série “The Big Bang Theory” como uma agente do FBI. Em 2011, Dushku também fez parte da Web Serie “The Leap Year” uma comédia leve e descontraída que fez sucesso considerável na internet.

Em 2013 Eliza foi cotada para fazer o remake da série de grande sucesso chamada “The Saint”, o piloto foi gravado, mas até agora a série não foi comprada por nenhum canal. Atualmente Eliza dubla a série de TV “Hulk and Agents of S.M.A.S.H´´ fazendo a voz da personagem She Hulk. 

Já no cinema, Eliza fez vários trabalhos, ainda que nenhum tenha tido grande sucesso de bilheteria. Ainda durante a última temporada de Buffy, a atriz gravou o filme de terror “Pânico na Floresta” que ficou bastante conhecido no Brasil. Em 2007 Eliza lançou três filmes, “Nobel Son”, um drama bastante conceituado pela crítica, “On Brodoway” que fala sobre a dramaturgia e as dificuldades da vida de um ator e “Sex And Breakfast” ao lado de Macaulay Culkin. Em 2008 Eliza estrelou o filme “The Alfabet Killer” que conta a história real de um serial killer denominado O Assassino Do Alfabeto. Em 2009 ela atuou no filme de terror “Open Graves” que foi bastante criticado pelos péssimos efeitos visuais. Em 2011, Eliza dublou o filme “Batman: Year One” no papel da mulher gato.


Eliza no filme Pânico na Floresta


Atualmente, Eliza está em três filmes que serão lançados nos anos de 2015 e 2016. O primeiro, que será lançado em 2015 e é baseado no mangá “The Scribbler” e leva o mesmo nome e já é bastante esperado no mundo Nerd. Para 2016 poderemos ver nossa querida “Faith” nos filmes “Jane Wants A Boyfriend” um drama baseado em fatos reais que já está em fase de produção e “Eloise”que está em fase de gravação e é um thriller de terror que se passará em um asilo. 

Além dos trabalhos em filmes e TV, Eliza é uma grande ativista e tem um incrível trabalho na Albania, país de onde descende sua família, seu projeto “Trive Gulu” é bastante reconhecido e tem o apoio de várias pessoas famosas, inclusive Joss Whedon. 

Você pode também acompanhar a carreira da nossa querida caçadora pelo Twitter “@ElizaDushku” e Facebook “Eliza Dushku”, ela é bastante ativa nas redes sociais e sempre responde os fãs. Quem me conhece, sabe que tenho um prazer enorme em falar sobre a Eliza, como me tornei fã do incrível trabalho e da grande pessoa que ela é, então espero que vocês possam acompanhar um pouquinho mais os projetos que ela realiza. Até a próxima!

2 comentários:

  1. O tempo passa e a Elisa parece que faz sessões de apliques de formol (pois não mudou em nada na aparência, comparando a época de Buffy com atualmente). Apesar de ter estrelado series Tru Calling e Dollhouse, eu discordo dela quando ela diz que ganharia sucesso fácil se estrelasse uma serie solo da Faith; pois tomemos como exemplo da serie Angel: tomou seu próprio caminho, e enfrentou dificuldades no começo para meados para se firmar, pois não conseguia atrair a maioria dos fãs da sua serie-mãe (Buffy), e teve que ousar e inovar para conseguir sucesso nos EUA.

    Garanto que se a Elisa atualmente voltasse atrás e decidisse atuar como Faith novamente numa serie própria, seria um desafio de atrair os fãs novos para o Buffyverse, mas uma alegria para os fãs antigos que acompanhariam uma saga que continua o Buffyverse (que começou com a serie Buffy, e passando pela serie Angel).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom como sempre o post da Teel. A Eliza é realmente uma atriz muito talentosa e merece ser lembrada sempre por todos nós fãs. Ela colaborou e muito tanto em Buffy quanto em ANGEL. Não é fácil pegar uma personagem tão cheia de nuances e arrasar!

    Das curiosidades em relação a ela, fico feliz que ela use a imagem para algo bom, pois como sempre digo, as pessoas famosas tem que usar sua imagem para ajudar a melhorar o mundo como puderem. Quanto a da careira dela, devo confessar que assistia muito o filme Pânico na floresta e como ainda não tinha visto a terceira temporada de Buffy, não me dei conta que aquela moça era a Eliza. Que bom, pois gosto deste filme!

    Que a Eliza tenha ainda muito sucesso em sua carreira, pois ajudou e muito a dissolver e está ajudando a perpetuar nossa paixão pelo mundo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!