segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

[A Eternidade] Buffy, A Caça-Vampiros: Uma serie que ganhou as páginas da Eternidade




"O que faz de Buffy - a caça-vampiros um programa de televisão tão eficiente, é que o Mal que ela combate não é um produto de um mundo antigo, mas, sim, do mundo real. Buffy tem utilizado durante os anos uma estratégia para metodicamente desmontar e reconstruir as convenções do gênero vampiro e trabalhar no sentido de gradualmente desvincular a dicotomia vampiro/caça-vampiro do ritual religioso e da superstição."



O referido livro

Em uma postagem, quando um colega lá no grupo Buffy, a Caça-Vampiros (do Facebook) perguntou a respeito do livro Buffy e a Filosofia - Medo e calafrios em Sunnydale, eu respondi que o conteúdo é sobre questões Filosóficas discutidas acerca do seriado. Nele estão inseridos vários temas interessantes como Feminismo, racionalidade, ciência, superioridade moral, religião, política, dualidade humana. Elementos inseridos (com sucesso) no seriado e todos com amplas avaliações de pessoas especializadas, ou seja, BTVS sendo extraída de forma filosófica.

Quando ganhei o livro de uma amiga em um Amigo Oculto eu ainda nem tinha assistido a algumas temporadas, e ainda assim, pude enxergar ali todo o conteúdo individual, moral e cívico passado por Btvs*. 

Conteúdo. Esta é a palavra-chave que diferencia o seriado que amamos de outros seriados com o mesmo tema sobrenatural. Em outras palavras, séries e filmes sobre vampiros temos aos montes atualmente, mas nenhuma que merecesse uma edição literária a fim de debater temas pertinentes na construção da sociedade mundial. Os autores do livro puderam enxergar o que muitos críticos não enxergaram. 


Uma das cenas que fizeram parte do climax da 7° temporada


O grande potencial que tem o seriado criado por Whedon, que de maneira alguma poderia ser desperdiçado depois dos créditos finais de Chosen. Fato que faz de BTVS ser o que chamamos de uma série a frente de seu tempo.

Quando produzida nos meados dos anos 90, começou como um filme desmiolado de sessão da tarde para agradar ao grosso do público americano jovem da época. Coube ao gênio Joss Whedon retomar seu projeto e assim começar em 1996 uma das mais brilhantes sagas da TV em todos os tempos. Em termos de audiência, até que foi bem, especialmente em Innocence, episódio que teve quase 9 milhões de espectadores. Audiência de muitas séries de sucesso hoje. Este é o ponto, pois se toda série pode chegar a esta casa, o que faz de BTVS tão especial? 

Justamente o que é mostrado no livro e que acabou, pela época exibida nas TVs, não tendo o valor merecido pela crítica que a classsificou erroneamente como "série de terror teen", limitando seu potencial frente a um público mais maduro. Como tem um grande poder sobre o mesmo, a crítica dita o que se deve ou não assistir, e devido a isso muitos ainda torcem o nariz para Btvs ou então os "fãs de Btvs são chatos porque os fãs de Joss Whedon também são chatos"




Pobre deles que não conseguem extrair algo tão valioso para a construção de jovens, adultos e famílias pelo mundo! Não vejo nenhum outro seriado de entretenimento e audiência debatendo com tamanha maestria questões verdadeiramente importantes para a humanidade, não "se aquele ou este casal combinam"; "quem é o melhor vilão" ou "se este ou aquele personagem deveria ter saído". Btvs leva em conta questões mais importantes já citadas acima e que só não ficam paradas no tempo por conta da nossa fidelidade, verdadeiros fãs exasperados como esta colunista que escreve pra caramba quando o assunto é Buffy.


Sarah Michelle Gellar e Joss Whedon:

A protagonista de uma serie de TV a frente de seu tempo, numa foto junto ao idealizador desse projeto


Quando finalmente em 2000 a crítica se rendeu, nomearam Sarah Michelle Gellar ao Globo de Ouro (o prêmio mais importante da TV) como Melhor Atriz (pasmem!) dramática e ao episódio The Body como uma construção especial raramente vista na TV. Algo surreal, e o que é algo surreal? De gênio, algo que ninguém ainda fizera com uma série de "entretenimento". Arrisco dizer que se fosse produzida hoje, Btvs, seus atores e especialmente roteiristas poderiam ser nomeados ao Globo de Ouro e a outros prêmios importantes por aí.




Quando ganhei o livro fiz questão de exibir orgulhosa o exemplar e argumentar com meus amigos que o que vejo não é apenas uma "série de terror teen". É rica em substância com uma metáfora atemporal bem-sucedida para os problemas do dia-a-dia de todos, daqueles que gostam ou não, mas que tem que admitir que trata-se realmente de uma série a frente de seu tempo, que merece ser "vista, revista e explorada sempre," como citava o site Céunegro.com.

Então meus amigos vai um conselho: não faça de Btvs apenas uma modinha que termina em Chosen e do livro um descanso de pé de mesa e bom "entretenimento"!


*BTVS: Sigla de Buffy The Vampire Slayer, que traduzido ao português fica: Buffy, A Caça-Vampiros

6 comentários:

  1. Mais uma vez Flávia veio pra fechar com a internet. com sua maestria no assunto e embasada com ótimos argumentos você sempre nos brinda com excelentes textos, bem estruturados que só demonstram que a tal série teen é muito mais do que seus belos" cabelos loiros". É profunda, analítica, debatedora e como a mãe de uma geração desmiolada, as tais séries atuais do mundo sobrenatural, tenta guiar pelos caminhos obscuros estas criaturas tão desordenadas.

    Vai pra sapucaí sapucar sua linda, como sempre vc é uma pessoa de conteúdo e sabe do que fala. Sem mais palavras....

    http://25.media.tumblr.com/48ef033aa95dd9198f8a407f0840b110/tumblr_mwotgfGCKN1qkl8vuo1_r1_500.gif

    http://1.bp.blogspot.com/-6WNIil9GHzM/UYGGF85zJGI/AAAAAAAAAC0/k1rQFcVBtGo/s400/Applause.gif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu querido, mas você sabe que quando a gente tem paixão pelo que escreve fica mais fácil. Beijos

      Excluir
  2. É muito bom ver que outras pessoas também tem essa visão.

    Ótimo texto, Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada David, e sim, nós como fãs de Buffy temos de tentar levar a todo tempo essa visão mais arrojada da série a quem não a conhece e a quem conhece e tem um certo preconceito.

      Excluir
  3. Parabéns, Flávia! Como sempre um ótimo ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e você como sempre gentil e paciente comigo. Obrigada Teel!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!