terça-feira, 3 de março de 2015

[Retrospectiva Analítica] Buffy, a Caça-Vampiros - 2° Temporada


&

William Gunn








Titulo Original: Buffy The Vampire Slayer 
Título Brasileiro: Buffy, a Caça-Vampiros 





Precedido pela: Temporada 01
Temporada 02: de 15/09/97 a 19/05/1998
Sucedido pela: Temporada 03

Elenco Principal: 

Sarah Michelle Gellar, 
Nicholas Brendon, 
Alisson Hannigan, 
Charisma Carpenter
Antony Stewart Head

Elenco Coadjuvante:
David Boreanaz
Robia La Morte
James Marsters
Juliet Landau






   A segunda temporada de BTVS começa com Giles, Xander, Willow, Cordelia, Jenny e Angel tentando se acostumar com a surpreendente vida calma de Sunnydale enquanto Buffy passa o verão fora com o pai. Os acontecimentos traumáticos do fim da primeira temporada levou Buffy a deixar a cidade por um tempo. Só que ela não esperava que os vampiros, liderados pelo garoto Ungido não estariam tão de acordo com este tempo e assim que bota novamente os pés na cidade, ela é abordada por eles. Tudo normal na vida de uma caçadora? Nem tanto....

   Buffy parece mudada. Está indiferente com Giles, mais agressiva com os amigos Willow e Xander e muito mais com quem não é seu amigo (Cordelia). Neste processo, sobrou até para Angel que sentiu isso na pele quando ela chama Xander pra dançar no centro do Bronze. Todos se preocupam, mas é de Cordelia que vem o “puxão de orelhas” mais apropriado numa das melhores cenas entre as duas. “Olha eu não gosto muito de você, mas salvou o mundo, então resolvi te ajudar te dando um conselho. Sai dessa! Seja lá o que for, senão vai perder os poucos amigos que tem!” 


Já envolvida com a Scoobygang, Cordelia dá um
"sermão" na caçadora

     E Buffy realmente estava na pior, não queria se abrir com ninguém sobre o que se passou com ela. Tudo que sentiu quando morreu, e especialmente a revolta por ser a caçadora, ter que passar por isso novamente quase sempre. Pensou que se distanciar de Angel e seus amigos era a forma mais segura de cumprir seu destino. Porém, mais tarde, ela descobre que cortar as pessoas que a amam de sua vida, só faz piorar. Quando todos são capturados pela Gang do Ungido, cabe a caçadora enfrentar seu maior medo. O Mestre, ou melhor, os ossos dele que seriam usados para ressuscitá-lo. Com o fim desse primeiro trauma, era hora enfim de retomar sua vida, agora mais forte e determinada com amigos e Angel, ao seu lado.

   Enquanto a Scobbygang ganha novas inserções (Cordelia, Jenny e Angel), Buffy agora tem que enfrentar dois novos adversários. Os contemporâneos de Angelus. Spike e sua amada Drusilla chegam à cidade impondo uma Filosofia mais visceral de combate a caçadora. Então, o Ungido vira pó literalmente pelas mãos dos dois que passam a comandar as ações. Spike tinha no currículo duas caça-vampiros mortas, mas o que ele não podia imaginar era que Buffy era diferente por ter justamente um elo com o mundo. Uma mãe que a defende e amigos. O vampiro malvado ainda descobre que Angelus, agora é Angel, depois de ter sido amaldiçoado por ciganos ganhou uma alma e sendo assim capaz de amar Buffy. 

Angel tentando enganar Spike 

   Com Buffy e Angel o romance esteve onipresente nesta temporada. A aproximação dos dois só daria a um ponto de chegada. Até Joyce conseguiu um padrasto para a caçadora. Pena que depois descobriu-se que não se tratava de “alguém” nada confiável. Cordelia foi outra que teve tempo para romance depois de amadurecer rompendo com suas amigas. Ela se envolve com Xander, atraída pela adrenalina dos perigos mortais, magoando Wilow. Contudo, não por muito tempo, pois esta encontra consolo em Oz, guitarrista durante o dia e um Lobisomem durante a noite. Giles, mesmo com seu jeito britânico de ser, consegue balançar pra valer o coração cigano da professora Jenny. Uma história de Amor que foi interrompida de uma forma brutal e traumática quando Angelus retorna depois de Angel ter consumado o seu Amor com Buffy. Esta é a maior reviravolta do seriado até hoje. De aliado, o vampiro passa a ser o maior e o mais perigoso inimigo da caçadora, pois o plano é matá-la de dentro para fora, agora que o terrível Angelus a conhece como nenhum outro inimigo jamais poderá conhece-la. 

   Os embates entre Angelus e Buffy são muito mais psicológicos do que braçais. O vampiro usa e abusa de seus artifícios maquiavélicos para enredar a caçadora dentro de si mesma, chegando ao ponto de contar a Joyce de forma cínica sua noite de Amor com Buffy provocando uma crise entre ela e a mãe, que se agrava depois de saber que a filha é uma caça-vampiros. A mesma tática Angelus já havia usado com Drussila, quando a vampira era apenas uma moça pura e inocente, uma obsessão para ele. Juntos, eles agora infernizam a vida de Buffy. Para equilibrar a balança, eis que surge Kendra, a caça-vampiros ativada depois da breve morte de Buffy. Logo, Giles e a caçadora descobrem que Buffy e Kendra tem filosofias muito distintas acerca do dever sagrado de ser a escolhida. E uma dessas distinções é a maneira com que ambas tratam Angel. Por esta questão, já se podia imaginar o quanto Buffy defenderia até o fim o seu Amor e mesmo contra toda a oposição de seus amigos, especialmente Xander, ainda tinha esperanças de trazê-lo de volta. Meses depois, ela e Willow dão início ao que pode ser a cura de Angel antes que ele e seus amigos despertem Akatla, um terrível Demônio que pode sugar o mundo para o Inferno. É justamente este plano que traz Spike para o lado de Buffy. Enciumado com a relação de Angelus com Drussila, Spike recorre a Buffy para acabar de vez com o seu rival e em troca ele a ajuda a deter o Apocalipse. Spike não tinha pretensões em ser um Herói, e quando tudo estava prestes a desmoronar para Buffy, ele foge levando consigo Drussila sem ter tempo de ver Buffy mandar Angel para outra dimensão, mesmo que Willow tenha conseguido restaurar a alma de seu amado. Era tarde demais. 

Buffy e Angel/Angelus: de amantes a inimigos mortais
na maior reviravolta do seriado

   Certamente esta foi uma importante temporada para o desenvolvimento de todos os personagens do seriado, que ganhou seu direito de exibição com a surpreendentemente bem sucedida primeira temporada. O foco ao longo de 22 episódios foi provar o quanto BTVS tinha material para desenrolar grandes histórias. Ninguém escapou dos holofotes, protagonizando momentos e episódios memoráveis, dentre eles, o recordista até hoje da série. Innocence registrou mais de 8 milhões de espectadores e é, na minha modesta opinião, o melhor e mais bem contextualizado episódio de BTVS. Nossa caçadora enfim tornou-se gente grande e não apenas por ter ficado mais velha. Um paralelo bem interessante com a criação de Joss Whedon.

Nota para a temporada (de 0 a 10): 9

7 Episódios que mais marcaram: 


- School Hard (Escola da Pesada): 
a chegada triunfal de Spike e Drusilla 
à cidade para substituir O Ungido


- The Dark Age (A Idade das Trevas): 
Nele, ficamos sabendo um pouco mais do passado 
de Giles como "O Estripador"


- Halloween: 
Um dos mais bem escritos e divertidos episódios
se dá quando suas fantasias criam vida



- Surprise/Innocence (Surpresa/Inocência):
A relação de Buffy e Angel partem para um outro 
nível e a mudança é mais traumática do que se pensava


- Passion (Paixão): 
Quando Jenny descobre uma maneira de restaurar a alma 
de Angelus, acaba escrevendo sua própria sentença de morte


Bewitched, Bothered And Bewildered 
(Enfeitiçados, entediados e confusos):
Episódio de roteiro impecável que contou com a participação 
de todos os personagens regulares ou não do seriado






   Após enfrentar logo na sua chegada à Sunnydale, um chefão que é um vampiro elementar de todos, Buffy tem um descanso veraneando por Los Angeles com seu pai. Como as férias não duram pra sempre, ela tem que retornar à seu lar, porém chega com uma personalidade transformada, um tanto rebelde, em que se desentende com seus amigos e arruma alguns problemas. Por sorte essa rebeldia só dura 1 episódio.

   Já conhecida na Boca do Inferno, por ser aquela que ''derrubou'' o Mestre, Buffy continua com sua caçada aos vampiros e toda criatura que venha a aterrorizar a cidade, mas está tranquila por saber que são vampiros recorrentes (sem muita força e fácil de destruir). Porém chega na área duas criaturas da noite que se tornariam um estorvo: a sensitiva Drussila e o sanguinário Spike, que vieram parar em Sunnydale, atraídos pela mística da Boca do Inferno, como também pela ligação que Drussila tem com Angel (pois ele a vampirizou no século passado). Com isso a dupla passa a ameaçar a caçadora ao longo da temporada.

  Não é só novidades no time dos vilões que Buffy conhecerá outros personagens destacados: Kendra (uma caçadora que foi convocada para Sunnydale durante os minutos que Buffy ficou sem vida na luta final contra o Mestre); Ethan (um velho rival de Giles na Inglaterra, que possui grande entendimento sobre livros místicos, em que algumas vezes utiliza para atrapalhar nossos heróis; Amy (uma bruxa em formação, que causa confusão com seus feitiços) e Oz (um nerd baixista, que não sabe sobre sua maldição de Lobisomem).

  Porém o ''miolo'' principal da temporada é derrocada de Angel para o ''lado negro da força'', tornando-se Angelus. Após uma noite de amor com Buffy, ele perde a alma que lhe foi instalada no corpo vampirizado, somente permanecendo a criatura que se tornaste. Essa reviravolta se torna uma pressão emocional e psicológica para nossa heroína, que precisa neutralizar os sentimentos que nutre por ele, e buscar uma forma de detê-lo.

  A 2° temporada de Buffy, ganhou uma melhora com a inclusão de 22 episódios (o que é normal em uma temporada de serie de TV americana), após o teste de credibilidade nos doze episódios da temporada anterior. Particularmente curti a mescla de episódios (com e sem vampiros), assim evitando saturação das criaturas (principalmente o do Halloween, em que prevalece a regra e não ter vampiros a noite, apesar de Spike e Drussila desobedecerem). E um aspecto que não curti foi as mortes de Kendra e Jenny Calendar (acredito que elas seriam bem aproveitadas para as temporadas seguintes).

Nota para a temporada (0 a 10): 8





Guia de Episódios:


1-When She Was Bad (A Volta)

Depois de passar o verão com seu pai em Los Angeles, Buffy retorna à Sunnydale, bem diferente. Parece que a noite massacre do Mestre - durante o qual ela morreu e voltou à vida - deu-lhe uma mudança. E para piorar as coisas, os asseclas do Mestre montam com o Ungido um jeito para tentar trazê-lo de volta. Angel avisa Buffy sobre os poderes do Ungido, mas ela o ignora. Além de ser rude com Angel e desagradável para Cordelia, ela é fria para Willow e Xander. Ela ainda tenta fazer ciúmes em Angel ao dançar sensualmente com Xander.


2- Some Assembly Required (Precisa de Retoques)

O corpo de uma cheerleader morto é desenterrado do cemitério, e a caçadora Buffy está oficialmente de volta na sela. Cordelia acidentalmente tropeça em cima de um monte de partes de corpo em uma caçamba de lixo, partes essas pertencentes a três pessoas - a líder de torcida morto e seus dois amigos que foram mortos no mesmo acidente de carro - apenas algumas das peças estão faltando. Descobrimos então que Chris, com seu amigo Eric, fazem secretamente a montagem de uma mulher de estas partes do corpo para uma criatura chamada Daryl, para que ele não fique sozinho.


3- School Hard (Escola da Pesada)


Mais uma vez Buffy corre perigo com lacaios do Mestre à espreita procurando uma oportunidade para matar Buffy durante um feriado sagrado. Enquanto isso nossa heroína e Sheila, uma estudante perpetuamente ruim, foram ameaçadas de expulsão pelo Diretor Snyder. A única chance que elas têm de ficar na escola é para ajudar na organização do evento escolar Parent Teacher Night. Enquanto Buffy planeja esta noite, novos vampiros está na cidade: Drussila e Spike, uma criatura de 200 anos de idade, que matou duas caçadoras no século passado.


4- Inca Mummy Girl (A Múmia Inca)

Sunnydale High está ostentando um novo programa de intercâmbio cultural com estudantes de outros países. Em uma viagem de museu escola, uma múmia de 500 anos de idade, segurando um selo amaldiçoado, que serve como um aviso para qualquer um que acordá-la, será condenado. Quando todos saem, um estudante chamado Rodney tenta tirar o selo. Ele quebra, e a múmia surge, o agarra, beija e mumifica ele. Quando Rodney dá por falta, Buffy, Giles, Xander e Willow ir ao museu para procurar pistas. A múmia de 500 anos se transforma numa linda estudante peruana, e acaba se envolvendo com Xander.



5- Reptile Boy (Garoto Réptil)

Uma jovem mulher é perseguida a um cemitério por um bando de homens vestindo roupas de monge. Mas Buffy e sua banda alegre desconhecem isso, e estamos muito satisfeitos com a recente calmaria da atividade na Boca do Inferno. Giles trastes sobre isso, dizendo Buffy que ela não deve ficar relaxado sobre a seu treinamento, mas Buffy reluta. Enquanto isso, Cordelia está namorando um garoto da fraternidade, Richard - intrigada principalmente pelas suas conexões com a alta sociedade, e essa história desenrolará na luta de Buffy contra o Machida, um demônio cobra que surge a cada ano e é adorado pelos garotos de fraternidade.


6- Halloween (Doce ou Travessura?)

Na última noite em que os vampiros não atacam nas noites de Sunnydale, Buffy e Willow, para saber sobre a história de Angel, cometem uma travessura furtando um livro de Giles. Porém o livro pára nas mãos de Ethan (um velho rival de Giles) que faz um feitiço em que Buffy se torna uma nobre, Willow um Fantasma, e Xander um Soldado do Exército. Buffy perde a personalidade original e fica vulnerável ao ataque de Spike e Drussila.


7- Lie to Me (Minta pra mim)

No cemitério, Buffy espiões Anjo conversando com uma garota estranha - que nós reconhecemos como Drusilla, amante espaçados-out o mal de Spike. No dia seguinte, na escola, Buffy encontra um velho amigo, Billy Fordham. "Ford" foi transferido para Sunnydale de sua antiga escola em Los Angeles (de onde também veio Buffy). Mais tarde, no Bronze, Ford admite que ele sabe que ela é uma caça-vampiros, e acaba se envolvendo em uma trama com Spike e Drussila, em que venderá sua alma para se tornar vampiro em troca de trazer Buffy até eles.


8- The Dark Age (A Idade das Trevas)

Um homem tenta entrar na biblioteca para ver Giles, mas é morto por um demônio Eyghon. Quando consegue matá-lo, Giles o vê se transformando em uma poça de gosma verde. Ignorando a sujeira gosmenta, Giles desconhece que aquela forma é um estado em que o Eyghon fica quando é morto e para sobreviver precisa se hospedar em cadáveres. Buffy e sua turma precisa deter a criatura que mata pessoas para se apoderar de seus corpos.

9- What’s My Line? Part 1 (O que eu faço? Parte 1)

É a semana da carreira em Sunnydale High para todos, e Buffy fica chateada - pois o seu destino como Caçadora já foi selado. Enquanto isso, Spike procura uma cura para Drusilla por um livro roubado de Giles. Eles percebem que o livro é em código, e através de cartas de tarô, eles podem descobrir o que fazer. Enquanto isso, Buffy se depara com Kendra uma caçadora (que foi convocada quando Buffy morreu - temporariamente afogado na 1° temporada) que sabe de algo maligno.


10- What’s My Line? Part 2 (O que eu faço? Parte 2)

Buffy e Kendra vão até Giles em busca de explicações. Eles aprendem que Kendra é a caçadora que foi "chamada" quando Buffy morreu temporariamente em sua luta com o Mestre. A discussão revela que Kendra havia trancado Angel em uma gaiola, deixando-o para ser polvilhado ao nascer do sol. Buffy e Kendra chegar para encontrar apenas uma gaiola vazia; Buffy teme o pior, mas Kendra aponta a ausência de poeira.

Willy (o cara bar) tinha salvado Anjo de quase-morte, apenas para despejá-lo em um esgoto com Pico . Spike leva Angel de volta para o armazém, onde será realizada até que ele pode ser sacrificado para restaurar Drusilla com força total. Amarrado e amordaçado, Angel haplessly escuta como Drusilla pede para Spike deixá-la torturar Angel, que cede a seus caprichos seus caprichos. Enquanto isso, como Buffy rumina sobre a co-existência de duas caçadoras, e adverte a possibilidade de desistir e deixar Kendra assumir seus deveres de caça-vampiros.

11-  Ted

Ted o namorado de Joyce Summers, parece bom demais para ser verdade. Ele cozinha, é um especialista em computação - fazendo dele um sucesso instantâneo tanto com Xander quanto Willow. Na escola, Giles desajeitadamente conversa com Jenny Calendar, mas ela diz que sua preocupação com o seu bem-estar (depois dos eventos do episódio anterior) está deixando-a irritada. Ted continua a encantar o grupo, até que ele fala com Buffy sozinho no campo de mini-golfe e revela um lado sombrio.


12- Bad Eggs (Ovos Malvados)

Buffy executa em um vampiro cowboy no shopping, em seguida, retorna para sua mãe Joyce, que está se tornando cada vez mais irritada com a falta de responsabilidade da filha. No dia seguinte, na aula de saúde na escola, os alunos são convidados a cuidar de um ovo como se fosse um bebê, para ensiná-los o quanto a responsabilidade que é preciso para ser um pai. Porém, esses ovos pertencem ao Bazor, um parasita viscoso e gigantesco, que consegue hospedar-se em humanos e controlando-os.

13- Surprise (Surpresa)

O pesadelo de Buffy sobre Drusilla matando Angel a deixa aflita. Ela conta tudo a Angel, com medo de que Drusilla pudesse ainda estar viva, mas ele acha que não há nada para se preocupar. Eles se beijam muito. Naquela manhã, na escola, Buffy suspira sobre Angel e incentiva Willow a iniciar um relacionamento. Willow cria coragem de falar com Oz, o Nerd guitarrista, que também tem interesse nela. Nsso, ele convida para ser seu par na festa de 17 anos de Buffy. Quando Buffy diz Giles e Jenny Calendar sobre seu sonho, Giles diz que é possível que Drusilla está vivo, e que é preciso estar em alerta. Logo surge Spike e Dru na fábrica. Spike está cheio de cicatrizes e em uma cadeira de rodas, mas tão malvado como nunca. Dru está planejando uma festa, às avessas.

14- Innocence (Inocência)

Angel se torna Angelus após um momento de amor com Buffy. Após procurá-lo, ela finalmente encontra Angel em seu apartamento, mas ele é distante, imprestável e geralmente antipáticos. Ela fica abalada. O tio de Jenny diz que se Angel experimenta um momento de verdadeira felicidade, a sua alma será tomada e Angelus irá retornar. Isso assusta Jenny, que percebe que muitas pessoas vão morrer.

15- Phases (Fases)

Certa noite, Xander e Cordelia fazer estão em um carro estacionado na floresta. Sem aviso, o braço cabeludo de um lobisomem rompe o teto do carro. Cordy joga o carro em sentido inverso, em seguida, freios, enviando o lobisomem caindo fora do carro. Eles, então, expulsar o mais rápido que puder. Na manhã seguinte, Xander diz a Giles, que se depararam com um lobisomem. Giles é bastante animado, pois ele nunca se depararou com um caso de lobisomem antes. No ginásio, a classe está estudando a auto-defesa. Xander sente inveja do relacionamento de Oz com Willow. Buffy tenta fingir que ela é uma garota normal, mas quando um colega a agarra por trás durante uma sessão de lançamento, Buffy vira-o por cima do ombro e joga no tatame. De volta à biblioteca, Giles descobre que um lobisomem vai à espreita por volta das noites de lua cheia, fazendo que um total de três noites em cada mês.

16- Bewitched, Bothered and Bewildered (Enfeitiçados, Entediados e Confusos)

A noite antes do Dia dos Namorados, Xander mostra Buffy seu dom V-Day para Cordy: um colar com um pingente em forma de coração. Depois de rachar algumas piadas, Buffy assegura Xander que Cordy vai adorar o seu dom. Ela, então, mata um vampiro que se eleva de seu túmulo, e continuar com a conversa.

Na manhã seguinte, Harmony e seus amigos estão se distanciando Cordy de seus grupo. Elas zombam Cordélia por namorar Xander, a quem elas consideram ser um dos maiores perdedores em Sunnydale. Mais tarde após ter o presente recusado por Cordélia, Xander, irritado se une a Amy para fazer um feitiço que fará a patricinha se apaixonar por ele de verdade. E é claro que esse feitiço não sai totalmente como o esperado e Buffy deve intervir.


17- Passion (Paixões)

Buffy acorda de manhã e descobre um pedaço de papel que senta-se em seu travesseiro. Ela ao desdobra-lo, descobre um esboço de seu rosto enquanto ela estava dormindo. Buffy sabe que Angeldeve ter sido em seu quarto durante seu sono. Na biblioteca, Buffy pleiteia a Giles que ele encontrar um feitiço que iria reverter o convite em sua casa. Ao descobrir uma forma de reverter a madlição de Angel, Jenny infelizmente acaba sendo morto pelo vampiro, em que desperta a sede de vingança de Giles.


18- Killed by Death (Mortos pela Morte)

A gripe foi se espalhando ao redor Sunnydale High, e Buffy de uma das vítimas. Enquanto em uma patrulha de rotina através do cemitério, Buffy corre até Xander, Willow, e Cordelia. Antes que ela possa levá-los a ir para casa, Angel aparece e ataca Cordy. Buffy tenta afasta-lo, mas a gripe a enfraqueceu para lutar com ele de forma eficaz. Angel quase morde Buffy, quando os outros vêm em seu auxílio e impedi-lo de volta com suas cruzes. Quando é internada no hospital Buffy precisa lidar com um demônio que só é visto pelas crianças convalecentes, nas quais são suas vítimas em potencial.

19- I Only Have Eyes For You (Eu só tenho olhos para você)

Willow tenta ajudar a amiga, levando-a para o Bronze, mas Buffy opta por parar com o colégio e ver se Giles tem algum trabalho para ela fazer. Após ter um sonho profético, Buffy precisa resolver uma situação de tempo-espaço inacabada, ocorrida na sua escola nos anos 50 em que resultou em um assassinato e afeta as pessoas presentes.


20- Go Fish (Vamos pescar)

Nesse episódio, Buffy tem que enfrentar um esquema de doping promovido pelo treinador da equipe de natação do colégio, em que os estudantes competidores se dopam a pono de se transformarem em criaturas aquáticas e sedentas por carne humana.


21- Becoming part 1 (Metarmorfose Parte 1)

Boa parte do episódio marcado por flash-backs acerca da época em que Angel, Spike e Drussila eram humanos. Mas também mostra o momento atual, em que ao tomar conhecimento de que um artefato que o tornará invencível se encontra no museu de Sunnydale, Angelus vai em busca dele, mas se depara com Buffy, que precisa enfrentá-lo, ignorando seu amor por ele.

22- Becoming part 2 (Metarmorfose Parte 2)


Tendo que fugir da polícia por um crime que não cometeu (o assassinato de Kendra), Buffy parte para o último confronto contra Angelus, em que se separa dele através de um vórtice!

2 comentários:

  1. Gostei de ver os pontos de vista de cada um sobre a temporada e falando um pouco de cada personagem, e o guia de episódios nem se fala, ta bem explicativo! Amei também o trailer mas senti falta das legendas, Continui assim!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Helen! Você não sabe o quanto sua participação é tão valiosa para nós, tanto para elogiar, como para apresentar sugestões ou indagar algo!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!