domingo, 19 de abril de 2015

[Mesmo tempo, mesmo lugar] Angel e o Mágico mundo de Oz


“Não há lugar melhor que o nosso lar” 
– Dorothy, O Mágico de OZ

Em 1939, a MGM lançou para os aventureiros puros de coração uma das 10 maiores obras cinematográficas de todos os tempos. O Mágico de OZ de Victor Fleming embalou os sonhos de muitos e transportou a todos para uma mágica viagem em busca da Terra do autoconhecimento. Ao lado da menina Dorothy, seu cão Totó e seus amigos leais, conhecemos a Cidade Esmeralda pela jornada de uma garota meiga e doce o suficiente para encantar a todos desfilando pelas ruas de pedras amarelas. 

Quando um tornado atinge a cidade natal de Dorothy, ela desmaia com um golpe e nem vê seu Lar sendo sugado pela força do vendaval e indo parar em cima da Bruxa Má do Leste. Ali ela encontra uma Bruxa Boa que a guia em seu caminho de pedras douradas, mas de trajetória nem tão reluzente assim. Dorothy tem pela frente alguns importantes desafios como ajudar a recuperar a coragem de um Leão; dar um coração a um Homem-de-lata e um cérebro a um Espantalho. No fim desse arco-íris de emoções, derrotar a irmã gêmea da Bruxa Má e encontrar enfim, o imponente Mágico de Oz para retornar ao seu mundo. 

O Mágico de Oz foi considerado um dos
10 maiores filmes de todos os tempos

Quem também viajou para outro mundo no final da segunda temporada de ANGEL foi Cordelia. Sugada acidentalmente pelo Portal dimensional no Caritas, ela foi parar em Pylea, a cidade Natal de Lorne, o Anfitrião, obrigando seus amigos a embarcar na mesma aventura à sua procura. 



Logo de cara vimos Cordelia tentando uma alternativa para sair o mais rápido possível daquele lugar que à primeira vista pareceu apenas desconhecido. A patricinha bateu 3 vezes os calcanhares com seus sapatos caríssimos assim como a menina Dorothy fez com seus famosos e fabulosos sapatos de rubi. 

No filme, Dorothy conseguiu o que almejava, já Cordelia foi perseguida e capturada como “vaca” (termo pejorativo designado para escravo naquele mundo). 



“Cortem as cabeças deles!”

A situação de Cordelia só muda parcialmente quando suas visões a colocam como a Princesa Regente do lugar segundo uma Profecia. Neste momento, vimos uma alusão a um outro clássico. Cordelia deu uma de Rainha de Copas, a malvada de Alice no país das Maravilhas e desfere para cima de seus amigos a mítica frase.


No entanto, toda esta pompa é ameaçada por inimigos bem íntimos. Os Sacerdotes do Reino, que armam um plano para tirar os “poderes” da Princesa por meio do que chamam de Comshuck, ato sexual entre ela e um lutador corajoso chamado Groosalugg, designado pelos próprios. Através disso, as visões de Cordelia passariam para o lutador. Mas a patricinha > vaca > Princesa regente não aceitou perder seu precioso Dom e pela primeira vez admitiu sua importância perante os Poderes que Valem. 

Cordelia teria de passar suas visões
para Groosalugg, mas ela não aceitou

Cordelia começa a promover mudanças na situação de escravos e inimigos do Reino e Lorne tenta aparar as arestas deixadas para trás, enquanto Angel, Wesley e Gunn tentam encontrar uma forma de retornar a Los Angeles agora acompanhados de Fred, uma garota que foi sugada pelo mesmo Portal e que a 5 anos vive como “vaca” em Pylea. A amizade e lealdade entre eles é testada ao limite quando Angel deixa aflorar o Demônio que existe dentro de si. 

Angel e seu Demônio interior:
momento chocante

A princípio, todos ficam aterrorizados com o fato, mas são fortes o suficiente para não se deixar abalar pela aparência demoníaca de seu Chefe. No fundo, Angel sempre foi o mesmo Herói com alma que salvou suas vidas e os lidera com coragem e destreza. Lições tão importantes quanto os personagens do filme de Fleming aprenderam. O Leão só tinha que deixar aflorar a coragem que sempre existiu dentro dele; o Espantalho só precisava acreditar em si mesmo e o Homem-de-Lata não precisava de um coração, pois seus atos já refletiam um. Já a sensível Dorothy aprendeu a valorizar mais o seu lar com seus tios amorosos. Podemos dizer neste processo, que nossos queridos membros da Fang Gang também encontraram e sempre tiveram tudo que faz deles especiais para a turma. O grande coração de Angel, que mesmo não batendo é nobre e altruísta; a coragem desmedida de Gunn, a inteligência admirável de Wesley e a sensibilidade oportuna de Cordelia. 

Os Heróis de ANGEL e os Heróis
de Oz: lições importantes na viagem

Quando se fala em descrever grandes viagens e aventuras, algumas obras são instantaneamente lembradas por muitos fãs. Podemos afirmar então, que os roteiristas de ANGEL que beberam da fonte do clássico filme, estão nesta seleta lista usando referências tão famosas no arco final da segunda temporada. Como um dos últimos atos em Pylea, Lorne e uma homenagem à mítica canção Over the Raimbow imortalizada na voz de Judy Garland. Depois de se despedir de sua “adorável” mãe, o Anfitrião que amamos não deixou a desejar com uma palinha da música para ouvidos sensíveis de Pylea. 



Por fim, Angel até tentou fechar com chave de ouro. Em sua própria rua de pedras douradas, tentou dizer a famosa frase de Dorothy para festejar a volta de todos para casa, mas uma notícia pra lá de ruim, brecou o final feliz dele e de toda a turma. Até aqui não houvera o pote de ouro no final do Arco-íris e a felicidade além dele teve de ser adiada. 


Bem, mas isso já é uma famosa história para outra aventura.......

2 comentários:

  1. Uma curiosa e bacana homenagem que Joss, David & Cia,com a presença de muitos elementos que fazem referência ao longa cinematográfico que marcou a história do cinema clássico.

    Foi um arco necesário, pois a personagem Fred foi inserida na trama, além de ser uma fuga da trama dramática do trio Angel, Darla e Drusilla que dava uma trégua.

    O mundo de Lorne é estranho mesmo, até angel ficou com aparência horrenda e selvagem, e sem música... Não é a toa que ele quis ficar em Los Angeles; se fosse comigo faria a mesma coisa.

    Flávia, você acha que parte da chegada do Grossalug foi um suspense que deve ter ''arrancado o público do sofá''. Quando todo mundo pensava que seria mais uma criatura horrenda do Buffyverse, revelou-se um jovem de aparência humana?

    Uma interesse abordagem desse final da season 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu querido, inclusive tem uma cena da chegada dele quando seu servo vem a frente e Cordelia se desespera pensando aquele Monstro ser o Groosalugg. Foi hilária e ao mesmo tempo marcante, pois naquele mundo aparência era essencial, pois ou você seria "vaca" (escravo humano) ou então seria Senhor (Demônio).

      Este arco de aventura ficou perfeito mesmo como homenagem ao Mágico de Oz, mostrando que os roteiristas de Buffyverse são únicos mesmo!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!