sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

[Retrospectiva Analítica] Buffy, a Caça-Vampiros – 7ª Temporada


Por:





Trailer da Sétima Temporada:






Título original: Buffy – The vampire Slayer
Título em português/Brasil: Buffy - A Caça-Vampiros
Temporada 07: 24/09/2002 a 20/05/2003
Precedida pela Temporada 6


Elenco Principal:
Sarah Michelle Gellar
Allyson Hanningan
Nicolas Brendon
Anthony Stewart Head
Michelle Trachtenberg
Emma Caulfield
James Masters 

Elenco Coadjuvante:
Tom Lenk
Iyari Limon
Indigo
D. B. Woodside
Nathan Fillon
Eliza Duskhu

Participações Especiais:
David Boreanaz 
Juliet Landau
Kristine Sutherland
Elisabeth Anne Allen
Kali Rocha
Azura Skye







  Após um surpreendente desfecho na 6° temporada, em que um integrante ''sem poderes'' da Scooby Gang consegue deter a poderosa Dark Willow, a 7° temporada dá prosseguimento à história. Tudo começa em outro continente com uma jovem sendo perseguida e assassinada por misteriosos homens trajando fatos de frades (Os mensageiros do Primeiro Mal); e de repente ocorre a transição de cena para Sunnydale, em uma instrução prática de caça ao vampiro feita por Buffy para Dawn (que repete o mesmo desempenho do que a irmã quando caçou um vampiro pela 1° vez).
   
Atravessando o continente, na Inglaterra, Giles (que havia se afastado de Buffy na temporada anterior para dedicar-se ao conselho dos sentinelas), acolhe Willow que passa por um momento de resiliência, realizando magias boas e buscando a paz interior após perder o controle e provocado o caos enquanto Dark Willow (que ainda tem dentro de si, só que adormecida e sob controle). 

Resultado de imagem para Buffy Season 07 Wood and Buffy
Buffy retorna ao Colégio Sunnydale, só que em outro contexto:
de Conselheira Pedagógica

Voltando à Sunnydale, Buffy se prepara para Levar Dawn a um modernizado Colégio Sunnydale, que foi reconstruído exatamente no mesmo local de antes (acima da entrada da Boca do Inferno). Ao adentrar à sua antiga instiuição de ensino, a caçadora e sua irmã se deparam pela primeira vez com Robin Wood, o 4° diretor que passa dirigir o colégio (após os outros terem morrido no exercício da função, temporadas atrás). Buffy mantém o ceticismo e fica atenta sobre as possíveis atividades sobrenaturais que podem acontecer ali (afinal ela já quase morreu em muitas ocasiões, durante suas aventuras enquanto estudante de lá).

E o sexto sentido caçadora está mesmo bem apurado. Após o misterioso sumiço de Dawn pelas instalações do colégio, Buffy se depara com os espíritos de pessoas (em aspecto zumbi) revividos por um talismã mágico, que morreram ali ainda na época em que ela era uma colegial. 

Nesse primeiro episódio, tem ainda o retorno de Spike, após se exilar por uns tempos, passando por um extremo teste místico na busca por recuperar sua alma. Só que essa reinserção da alma em seu corpo lhe deixou a beira de loucura, fazendo se isolar nos porões do colégio; fora que isso facilitou que ele pudesse ser perturbado por uma misteriosa entidade mística que consegue assumir a forma de qualquer ser morto: O Primeiro Mal, que em uma das melhores cenas da temporada, assumiu as formas de todos os principais antagonistas mortos por Buffy: Warren, Glory, Adam, Prefeito Wilkins, O Mestre, a própria Buffy (que já morreu uma vez) e Drussila (agora eu não entendi o porquê de Dru ter aparecido, já que foi Angelus o principal vilão da segunda temporada, fora que em relação aos demais, ela não foi destruída por Buffy, e sim, continua vagando por aí). 

Resultado de imagem para Buffy season 07 Spike episode 03
Spike depois de recuperar a alma, passou a sofrer alucinações
e intervenções do Primeiro Mal


   Outro detalhe foi que esse Primeiro Mal (que até então, estava digamos, ''adormecido'' desde o plano frustante quando possuiu o corpo de Angel e assumindo seus atos de vilão durante a 2° temporada, e fora um encontro que teve com Buffy na 3° temporada), conseguiu uma brecha para retornar ''à ativa'' devido a ressurreição cumpulsória de Buffy, provocada por Willow.

Logo nossa heroína é convidada pelo diretor Wood para ser uma conselheira pedagógica no colégio Sunnydale, tendo em vista que ele notou a facilidade que Buffy tem de conversar com jovens e por ter uma ex-aluna de lá. Ela aceita, pois havia abandonado o emprego no Palácio da Dupla Carne e precisa pagar as despesas dela e de Dawn (que está sob sua tutela).

Enquanto isso, Spike deixa momentaneamente o estado de loucura e passa a ajudar Buffy numa missão de deter um cara ciumento que foi transformado por Anya em uma minhoca gigante, de atacar sua ex. Só que os surtos voltam, e os delírios do vampiro deixam a caçadora confusa. Logo ficamos sabendo que isso é ação do Primeiro Mal que atormenta Spike, aonde ninguém além do vampiro consegue enxergá-lo. Além disso o jargão profético ''Vem de baixo e devora'' (em alusão ao Primeiro Mal) torna-se frequente a partir de então e a medida que os episódios vão prosseguindo o Primeiro perssuaduz Spike a manifestar seu estado vampírico selvagem, em que acaba ceifando algumas vidas humanas e vampirizando outras. Buffy por sua vez quer ajudá-lo, pois ainda tem grande afeto por ele.

Resultado de imagem para Buffy Season 07 episode 03
Após muita resiliência, Willow
decide retornar com Giles a Sunnydale

  Dando prosseguimento, Willow finalmente retorna à Sunnydale após meses de resiliência na Inglaterra; Porém devido a sensação de se sentir solitária e abandonada por todos, faz com que ela fique invisível aos olhos de seus amigos (exceto de Spike e Anya, que são demônios), apesar de estar no mesmo local e momento em que todos eles (algo que acontece facilmente na Boca do Inferno). Com isso, uma criatura sedenta de pele e sangue de humanos começa a se alimentar de Willow após paralisá-la com seu ferrão, e quase vira banquete se não fosse a intervenção de Buffy, Xander e Anya (a única que a enxergava). Após Buffy matar o monstro e declarar junto com Xander o carinho que sente por Willow, a Bruxa volta a aparecer diante deles, pois isso quebrou aquela invisibilidade por conta da solidão que a ruivinha sentia.

Imagem relacionada
Anya no dilema em abandonar a carreira 
de demônio da vingança

       Sobre Anya, ela havia voltado ao ramo de demônio da vingança após Xander ter rompido o noivado na temporada anterior. Atendendo pedidos de mulheres amarguradas com os relacionamentos que desejam que seus conjuges tenham um destino ruim, isso acaba causando series de mortes em Sunnydale (a ''gota d'água'' é quando ela cria uma ninhada de demônios-aranha sugadores). Graças a Buffy e Xander, as criaturas são detidas, Anya acaba tomando umas porradas da Caçadora e no fim se retrata desistindo de ser uma demônio da vingança, em que o preço disso foi o sacrifício da sua amiga (a também demônio Halfrek). Xander se sensibiliza com a surpreendente atitude de Anya, e pensa em retomar o romance com ela; porém ela quer ficar um tempinho sozinha.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Johnathan Andrew Warren
O Primeiro Mal (disfarçado de Warren)
ilude Andrew


Imagem relacionada
E após matar Johnathan, se exila com a Scoobygang

            Enquanto isso, após se refugiarem no México, Johnathan convence Andrew a retornar a Sunnydale para localizar o ''Selo de Danzalthar'' que fica situado no porão do Colégio Sunnydale, como forma de se redimir com a caçadora. Esse selo (que propriamente é a boca do inferno) é um ponto sensível de grande atividade mística que divide a Terra e o inferno (e por essa razão muitas criaturas são atraídas para Sunnydale). Após uma ilusão do Primeiro Mal (que se materializa no finado Warren), Andrew fica alucinado e mata Johnathan com uma facada mortal, em que o corpo dele cai sobre o selo de Danzalthar e seu sangue derrama sobre a tampa do selo (estimulando a abertura dele). Depois disso, Andrew recobra a sanidade, se afasta do Primeiro e busca refugio com a Scooby Gang.
          
Na Europa a Central do Conselho de Sentinelas, começam a se preocupar com a instabilidade sobrenatural que ocorre em vários cantos do planeta, e quando estavam prestes a dirigir-se a Sunnydale (local em que eles constatam ser o ''olho do furacão'' dessa anormalidade), o prédio é misteriosamente explodido matando todos os sentinelas sêniors que nele estavam. Logo ficamos sabendo que foi uma sabotagem esquematizada pelos mensageiros do Primeiro Mal.

Resultado de imagem para Buffy Season 07 episode 03
Spike ao longo da temporada foi bastante manipulado
pelo Primeiro Mal


           Voltando a Sunnydale, Buffy mantém Spike amarrado em sua casa, pois está dominado pela influência do Primeiro Mal e pode ficar fora de controle a qualquer momento. Mal os Scoobies sabiam que os mensageiros do Primeiro fazem um ataque surpresa à casa das Summers para raptar Spike, e assim o fazem. Sendo levado até o porão do Colégio Sunnydale, Spike é amarrado sobre o selo de Danzalthar, leva uns cortes de faca, e seu sangue derrama sobre a tampa do selo que reage se abrindo e dentro dele sai uma misteriosa criatura: um Turok-han (um vampiro mais primitivo que o Mestre, vilão da 1° temporada), com uma incrível vontade de matar, força, agilidade e imune a golpes de estaca.

Giles, ao saber das intenções do Primeiro, conta a Buffy tudo sobre as caçadoras potenciais (que surgiram devido à instabilidade provocada pela morte e ressurreição da heroína), e junta o número máximo delas para concentrá-las na casa de Buffy: jovens que tinham uma vida normal, porém foi interrompida por saberem que foram escolhidas para serem as matadoras de vampiros e das forças do Mal, e que estavam sendo alvo dos lacaios do Primeiro Mal


Resultado de imagem para Buffy season 07 Willow and Giles
Após a morte de Tara, Willow encontrou 
um novo amor em Kennedy

      Buffy está decidida a abraçar a causa de ser a mentora das jovens recém-nomeadas a caçadoras. A maioria delas não tem noção da força sobre-humana que possui, porém tem uma mostra ser destemida, cujo nome é Kennedy, uma jovem que descobriu ainda na infância ter aptidão em manusear armas. Paralelo a essa potencialidade para matar, ficamos sabendo que Kennedy é uma lésbica e que desenvolve uma atração por Willow. Mesmo com a resistência por parte da poderosa bruxa (que ainda estava de luto pela morte de Tara), Kennedy vai aproximando sutilmente até ir conquistando o coração da ruiva.


Resultado de imagem para Buffy season 07 Potentials
As Caçadoras Potenciais 

     Após constatarem que o Primeiro e seus servos não se encontram mais com Spike no local do selo de Danzalthar, Buffy e Spike vão até uma caverna nos arredores de Sunnydale para tentar localizar o vampiro loiro. Buffy acaba caindo num buraco, e ao se dar conta, se depara com o Turok-han. Após um embate inicial e ataques frustantes, a caçadora acaba tomando uma boa surra da criatura; e quase não consegue recuar do monstro, em que só conseguiu pois o sol chegará na cidade no momento em que Buffy escapa do buraco.

Imagem relacionada
Nessa temporada, os Turok-hans deram bastante trabalho
pra Buffy

         Em casa, Buffy fica pensativa quanto a uma forma de deter o Turok-han, mas aí precisa ir atrás de Anabelle (uma das caçadoras potenciais) que fugiu de lá desesperadamente. pra o azar dela, Anabelle se depara com o vampiro primitivo que a mata por estrangulamento. Buffy chega tarde, e como ''prêmio'' leva mais uma tremenda surra do Turok-han (que vai embora achando que ela morreu soterrada pelos escombros). A Summers é resgatada por Giles e os outros e levada para casa, e quando recobra a consciência, o seu lamento pela derrota se transforma numa vontade de dar uma reviravolta. 

No episódio seguinte (11- ''showtime''), o Primeiro invade a casa dos Summers (materializada no corpo de uma Potencial falecida) e tenta ludibriar as jovens caçadoras, mas Buffy chega e o desmascara. Quando anoitece o Turok-han e os lacaios se posicionam para adentrar ao ''QG dos Scoobies'', mas Willow faz um feitiço de barreira mística para impedir das criaturas invadirem casa; porém a força do Turok-han é tremenda que ele destrói a barreira. Nossos heróis abatem alguns lacaios, evacuam a casa e se separam, aonde Buffy atrai o Turok-han para perseguí-la. E chegando ao canteiro de obras onde Xander trabalha, se inicia uma empolgante luta em que Buffy reverte o jogo e destrói o monstro decepando sua cabeça com um arame farpado improvisado de navalha (criativo, já que a estacada no coração não tava funcionando).

Dando prosseguimento, o chip de Spike começa a apresentar problemas maiores do que antes, com os quais sua cabeça fica com uma dor intensa (como se fosse explodir); e com isso, Buffy vai com ele até as ruínas da antiga sede da Iniciativa (cenário constante na 4° temporada) para ver se consegue achar documentos que mostrem como podem resolver o problema. Depois de lutarem com um dos hostis que ainda perambulava por lá, o vampiro e a caçadora são surprrendidos por um pelotão de soldados enviados por Riley para auxiliar Buffy (que tinha contactado com ele antes desse passeio às ruínas). Eles ficam sabendo que existe a escolha em remover o chip do cérebro; porém é um processo muito arriscado (mas não tem muita preocupação, afinal o Spike é um ser morto mesmo!). E assim o processo é feito, em que Buffy acredita que Spike realmente se regenerou por ter uma alma.
         
Mudando de assunto, desde quando conheceu o diretor Wood, Buffy sempre se intrigou com o mistério que ronda sobre ele, e para aumentar esse mistério, ele propõe um jantar com ela num restaurante, e ela aceita o convite. No caminho até esse restaurante, eles seguem andando por um beco (que forma cordial de se levar uma moça pra sair: andando por um beco... risos), e logo se veem numa emboscada de vampiros. Após abater dois, Buffy solta o verbo alegando ser uma armadilha feita por Wood; porém ela se espanta ao vê-lo matando dois vampiros com golpes precisos, e nota que ele é na verdade um aliado. Em seguida eles jantam, e Wood conta sua história, em que é um homem que busca vingança contra todos os vampiros depois que um deles matou a sua mãe (Nikki Wood, que era uma caçadora) quando criança; e desde então, foi treinado pelo sentinela dela técnicas de artes marciais para destruir as criaturas da noite . Esse vampiro era Spike (quando era um assassino incontrolável). Com isso, o Primeiro não perde a oportunidade, e se materializa em Nikki e consegue despertar em Wood o ódio e a sede de vingança para destruir Spike.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Buffy X Caleb


Resultado de imagem para Buffy season 07 Wood Vs Spike
O pequeno Wood testemunhou sua mãe caçadora ser morta por um vampiro
desde então ele arquitetou sua vingança, em que o disfarce como diretor
do colégio Sunnydale foi parte do planejamento.


    Cansada de ver o Primeiro desestabilizar a equipe gradativamente (provocando a dispersão e suicídio de algumas Potenciais), Buffy quer descobrir uma maneira de destruir essa entidade maligna de uma vez. Para isso ela se arrisca atravessando um portal dimensional aberto por Willow, que a leva ao tempo-espaço correspondente à da primeira caçadora de todos os tempos (e em contra-partida uma criatura daquela dimensão permuta de lugar com Buffy, e vem para Sunnydale para começa a desvastar o que tiver pela frente). Na outra dimensão, nossa heroína recebe a proposta de receber maior poder dos sacerdotes daquele lugar, porém recusa naquele momento, pois aquele poder custaria um preço (o que ficou subtendido que ela seria inserida no inferno para enfrentar uma horda de Turok-hans). No fim ela retorna pro seu mundo, permutando de volta com a criatura que foi morta por Spike.
         
Ao tomar conhecimento da sede de vingança de Robin Wood contra Spike, Giles articula com o filho de Nikki Wood uma emboscada contra o vampiro. O Ex-Sentinela consegue distrair Buffy, permitindo que o Wood consiga levar Spike (que até então não desconfiava de nada, pois encarava o Wood como um aliado) até uma armadilha (uma casa com acessórios anti-vampiro). Após espancar Spike por um tempinho, o vampiro se reergue e revida a surra, em Wood que tem sua vida poupada. Buffy se dá conta do plano e chega depois.
      
A casa das Summers se transforma no palco de chegadas e saídas: enquanto as potenciais vão se refugiando lá, Willow misteriosamente decidir dar uma rápida desaparecida sem contar a ninguém para onde vai. Porém nós ficamos sabendo que ela foi a Los Angeles a pedido de Winnifred, após o plano de separar a alma de Angel ter fugido do controle (ver 4° temporada de ANGEL). Após auxiliar a Fang Gang na luta contra uma Cordélia possuída, a poderosa Bruxa retorna à Sunnydale e traz contigo uma outra slayer: Faith Lehane.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Faith Returns
Com o retorno de Faith a Sunnydale, o poder das
caçadoras é dobrado

        Eis que também entra em cena um misterioso padre que quando se pensava que era uma pessoa boazinha, se revela um ser sádico e sociopata com um grande ódio por mulheres, que tem como lacaios os misteriosos homens com fatos de frades que citei no primeiro parágrafo. Seu nome é Caleb e ficamos sabendo que ele é um sumo sacerdote do Primeiro Mal, o autor da explosão da sede do Conselho de Sentinelas que está realizando uma jornada de matança de caçadoras potenciais. Ao confrontar com ele pela primeira vez, Buffy leva uma tremenda surra, pois Caleb possui uma força sobre-humana, mais até do que as caçadoras e dos vampiros.
       
Ao tomar conhecimento sobre o que fará em Sunnydale, Buffy organiza com Fatih, Spike, Xander e as Potenciais um grupo para atacar Caleb e seus lacaios (que estão alojados em uma vinícola abandonada de Sunnydale). Ao chegarem no local Buffy se espanta com a tremenda força que Caleb possui (ele sentiu o mesmo baque de quando enfrentou o primeiro Turok-han). Buffy, Spike e Faith não conseguem machucar Caleb gravemente; em que eles próprios acabam sendo machucados, deixando o time dos heróis em desvantagem. O sumo sacerdote do Primeiro Mal acaba matando algumas Potenciais,  Buffy consegue golpeá-lo tirando de combate por uns instantes, e seguida comanda o seu grupo a recuar com os remanescentes; porém Caleb volta pro combate, segura Xander e provoca um dos acontecimentos que mudaria pra sempre o destino do personagem: somente com a força do dedo, Caleb esmaga o olho esquerdo de Xander, cegando-o. Spike consegue golpear Caleb, e reagrupa o time para recuar.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Buffy X Caleb
A cena que muda drasticamente a vida de Xander Harris

        Com a trama do Primeiro, a atividade da boca do inferno começa a se manifestar de forma fora do normal, e isso força a população de Sunnydale a evacuar a cidade, pois muitos já julgam os acontecimentos como um apocalypse/juízo final. Enquanto isso, o time de Buffy está inconsolável, com Potenciais mortas e outras bastante machucadas, e essa instabilidade ''coloca em cheque'' a liderança de Buffy no grupo, que é criticada por todos, desencadeando assim a sua saída da casa dos Summers, e fazendo Faith se tornar a nova líder.
          
A fim de descobrir na íntegra os planos de Caleb, Faith incube a Giles, Kennedy e algumas Potenciais a capturarem um ''Evocador'' (os lacaios de fatos de frades). Com a operação sendo um sucesso, o grupo o aprisiona na casa dos Summers para tentar obter dele os segredos; porém como ele não tem boca nem olhos, Dawn teve a idéia de fazer um feitiço de comunicação com os mudos. Willow invoca o feitiço em que faz o lacaio se comunicar através de Andrew e assim obtém informações.
     
Spike ficou sentido pela saída de Buffy e resolve ir tirar satisfação com o pessoal na casa dos Summers, mas tudo terminou numa pequena luta com Fatih. Spike deixa a casa e vai até onde Buffy estar e tenta consolar seu ânimo. Voltando à casa, Faith está no quarto, e ainda continua um tanto atordoada por estar liderando o grupo, e pensativa sobre os pontos positivos de Buffy defendidos por Spike. Logo o Primeiro aparece e tenta iludir Faith a revidar contra Buffy, mas sem sucesso pois Wood chega e lhe esclarece tudo. Os dois conversam um pouco e em seguida ficam juntos; e o mesmo acontece com Willow & Kennedy e Xander & Anya. Buffy e Spike somente se abraçam representando uma paixão platônica, e essas cenas amorosas simbolizam um descanso para os heróis perante ao que viria no dia seguinte: a batalha final.
       
Ao amanhecer, Faith organiza um novo grupo com as Potenciais para contra-atacar Caleb se dirigindo ao subterraneo local que se encontra o artefato, porém são surpreendidas por uma bomba-relógio instalada por Caleb. Coincidentemente, Buffy também chega sozinha ao local e faz as honras em lutar primeiro contra o pseudo padre; e em meio aos socos e chutes, ela se depara com um estranho machado-foice cravado numa pedra (que nem a famosa espada Excalibur). Facilmente nossa heroína retira o artefato da pedra e consegue fugir de Caleb, que fica assustado.
        
Enquanto isso Faith está desacordada e as Potenciais (que sobrevivem à explosão) se deparam com três Turok-hans que saíram do selo Danzalthar. Após serem encurraladas pelos monstros e perderem uma Potencial para eles, Buffy chega milagrosamente, destrói as 3 criaturas com o brinquedinho novo (aquele machado-foice), e recua com o grupo para o QG dos Scoobies. Anoitece, e ao querer proteger a irmã do mal que viria pela frente, Buffy pede a Xander que leve Dawn de carro para longe de Sunnydale, e assim o faz após deixá-la inconsciente com xilocaína (porém mais adiante, Dawn reverte a situação e pega a rota de retorno pra Sunnydale).

Resultado de imagem para Buffy season 07 ep 21 Guardian

           Uma rápida pesquisa sobre as origens do machado-foice, leva Buffy a uma crypta em que se encontra uma mulher velha (a última de uma ordem secreta que acompanha os sentinelas desde os primórdios) que lhe conta sobre a profecia de que esse machado é uma poderosa arma para a batalha final. De repente Caleb surge atrás dessa mulher e a mata quebrando seu pescoço. O confronto final da Caçadora com o pseudo padre tem início.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Caleb vs Buffy
Buffy vs Caleb

Resultado de imagem para Buffy season 07
A surpreendente aparição de Angel no climax da temporada

        A luta começa equilibrada com ambos apanhando e batendo muito; porém Caleb consegue se sobrepor, e quando está prestes a desferir um golpe fatal em Buffy, é impedido pelo forte soco de Angel (que surpreendentemente aparece em Sunnydale após a dura batalha em Los Angeles contra Jasmin). A caçadora se reanima ao vê-lo e pede para terminar a luta sem a ajuda do vampiro (e consegue depois de mais dois rounds duríssimos). Spike fica escondido se enchendo de ciúmes. 

Após matar Caleb, Buffy conversa um pouco com Angel que veio de Los Angeles tanto para a ajudar na batalha final quanto para entregar um misterioso amuleto; porém Buffy recusa a ajuda de Angel, apesar de aceitar o amuleto, alegando que Los Angeles precisa dele, caso a batalha final em Sunnydale seja um fracasso (na verdade, os produtores não queriam que a atuação de Angel ofuscasse o destaque de Buffy nessa reta final, e também por David Boreanaz estado nessa época com a agenda ocupada com a gravações em Angel).
           
O dia amanhece, Sunnydale transformou-se numa cidade fantasma (todos os habitantes se afastaram de lá) e o grupo composto por Buffy, Spike (que recebe o amuleto de Buffy), Faith, Xander, Willow, Anya, Andrew, Wood, Kennedy e as demais potenciais adentram o devastado colégio sunnydale para iniciar a última batalha. O grupo se divide para fazer o reconhecimento no local e verificar se há alguma ameaça ali; e após ver que está tudo limpo, Buffy se reune com Faith, Spike e as Potenciais diante do selo de Danzalthar e cada um corta sua mão para que seus sangues estimule a abertura da tampa. Ao abrí-la todos adentram a essa fenda e chegam ao inferno, onde se deparam com uma horda de milhares de Turok-hans, que vão ferozmente pra cima de nossos heróis, que também vão ao contra-ataque.

Resultado de imagem para Buffy season 07
Willow (em estado de divindade)
despertando o poder de todas as potenciais da Terra

            Enquanto isso, Xander, Giles, Wood, Dawn, Andrew e Anya, cuidam dos arredores do colégio para impedir que nenhuma criatura maligna entre ou saia do colégio. Infelizmente, Wood e ferido gravemente, e Anya acaba sendo morta covardemente por um ''evocador''. Em outra sala, Willow se encontra com Kennedy e realiza um poderoso feitiço: despertar o poder de todas as caçadoras em potencial do mundo todo. Com isso, as Potenciais passam a ter a mesma força sobre-humana que Buffy e Faith, e passam a eliminar com facilidade os Turok-hans. Além disso, o amuleto que Buffy entregou a Spike fica ativado e dele uma poderosa luz se emana (com o mesmo poder que a luz solar) e começa desintegrar os Turok-hans.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Buffy X Caleb
Buffy com o poderoso e profético machado-foice

         Logo surge um terremoto que anuncia o desmoronamento da boca do inferno. Nossos heróis evacuam do epicentro a vários metros de distância, porém Spike (que estava emanando a luz mortal contra os Turok-hans) fica no mesmo lugar para terminar o serviço. Com tristeza, Buffy se despede de Spike, a quem admite ainda ter um sentimento por ele. Os Turok-hans são dizimados, a boca do inferno de Sunnydale é selada para sempre, ao mesmo tempo que a cidade é destruída; e os planos do Primeiro Mal foram interrompidos, deixando-o derrotado, mas infelizmente continuando onispresente.

Resultado de imagem para Buffy season 07 Buffy Spike
A despedida entre Buffy e Spike

          Escapando a tempo da explosão de Sunnydale em um ônibus, Buffy, Xander, Willow, Giles, Wood, Faith, Andrew, Kennedy e algumas outras ex-potenciais olham para as ruínas da cidade, com a sensação de vitória, fazem planos para o futuro (onde está inserido: fechar uma outra boca do Inferno em Cleveland), e a cena termina com nossa heroína Buffy emitindo um sorriso de missão cumprida.

A partir daí a serie de TV se encerra. Um dos principais motivos foi que a protagonista Sarah Michelle Gellar na época estava ingressando na carreira de atriz de cinema (com isso teria que se desvencilhar do buffyverse devido a agenda apertada). Buffy então as histórias nos quadrinhos. 

Saiba melhor sobre essa season finale aqui
          
         Particularmente eu gostei de todos os episódios, e a nota que emito para a temporada é 9


_______________________________________________



BUFFY - SÉTIMA TEMPORADA

PONTOS POSITIVOS:


- Trama sólida. A história que começou a ser construída desde o primeiro episódio, seguiu linearmente até a sua conclusão envolvendo todos os personagens.






- “É tudo sobre Poder!”. Numa espetacular sequência dos vilões mais incríveis da série, nos apresentando de forma inesquecível a o grande embate e tudo que o cerca na temporada. 






- Sunnydale High. A inserção do Colégio como cenário foi bem feliz, afinal, ali estava localizada a Boca do inferno desde o início.




- Andrew. Mesmo não sendo o meu nerd favorito do Trio, foi necessário para o alívio cômico da temporada.




- Giles, o mentor-Mór. Com a extinção do Conselho, o papel de Giles nesta temporada voltou a ser essencial na história. Uma ótima novidade para o fim. 



- As Potenciais. Outras personagens criadas com sucesso dentro da trama do ataque do Primeiro à linhagem criada pelo Bem. Bem construídas com personalidades definidas, marcaram a série


- A explosão do Conselho. Um bando de pessoas chatas e burocratas indo pelos ares....Alguém reclamou com sinceridade? 


- O retorno de Faith. A Caçadora rebelde não poderia ficar à margem da trama ou para criar um drama quanto sua posição e de Buffy ou pelo carisma de sua intérprete junto aos fãs. 


- Duas vezes Dru. Outra personagem que voltou magnífica como sempre, foi a vampira Drusilla. Em Lies parents told me vimos como ela vampirizou Spike no passado e como o Primeiro, o torturou no presente. 



- Calleb, o Padre que odiava as mulheres. Num paradoxo interessante, o religioso foi a principal arma do Primeiro na Batalha. Seguindo o contexto feminista da série, sua misoginia foi justificável neste caso, afinal, o Mal fora confrontado por uma garota inicialmente.


- O Mal contra o Mal. A série quebrou vários paradigmas, entre eles a importância do Mal na vida e essência da Caçadora, aqui bem trabalhada nas raízes do Poder místico da Primeira delas. 


- As raízes de Spike. Como um personagem que conquistou seu espaço junto aos fãs, era preciso ir a fundo nas emoções do vampiro controlado pelo Mal. 


- A Inquisição de Empty Places. Embora seja um momento detestável entre os fãs, serviu para expor as emoções de todos em relação a Buffy durante todos estes anos. Era preciso aparar as arestas antes da Batalha crucial. 


- O sorriso gratificante. A última imagem de Buffy na série foi emblemática para personagem e atriz. Missão cumprida! Isso foi o que se leu no rosto de Buffy, que com um tímido sorriso, sabia que agora poderia ser o que sempre quis: uma garota normal. Um final memorável!



PONTOS NEGATIVOS:

- Episódios Fillers. Em toda temporada de Btvs sempre existiram os fillers, ou seja, aqueles episódios nem sempre conectados à trama principal e que servia para completar uma temporada de mais de 20 episódios, e que não comprometia em nada. Mas a diferença é que nesta temporada, esses episódios minaram o poder da trama principal, deixando tudo muito insosso e a margem do que realmente importava.


- Regressão de personagens. Outro aspecto que diferencia esta das outras temporadas é a questão da evolução dos personagens. Sem Xander, Anya tentou ser o Demônio da Vingança novamente, sem sucesso e terminou sendo um encosto na casa de Buffy. Enquanto Willow, de bruxa poderosa, voltou a ser aquela garota tímida e insegura da primeira temporada. 


- "Quero o Spike que tentou me matar quando nos conhecemos". Outro personagem que regrediu foi Spike. Na sexta temporada, o relacionamento entre ele e Buffy foi necessário e o vampiro sempre foi um ótimo personagem, mas nesta temporada, que recuperou sua alma como parte do plano do Primeiro, só teve muita relevância neste tempo. Depois não passou de um esteio, um ombro para Buffy chorar as pitangas. A própria reclama disso em Get I Done "Quero o Spike que tentou me matar quando nos conhecemos". Eu também prefiro esse. 


- Muita promessa, pouca ação. A temporada começou de forma arrasadora, mas caiu num marasmo inacreditável devido a temática adolescente que destruiu o crescimento da temporada anterior. Com isso, os personagens estavam mais preocupados em arranjar encontros amorosos do que com a própria Batalha em si. Quando a Guerra finalmente chegou, aproveitou-se pouca coisa. 


- Willow e Kennedy. Ainda falando de romances, o casal mais renegado da série. Pouca gente entendeu o porquê de Willow ter se envolvido tão rápido com a Potencial mais detestável da turma. 


- Joyce como o Primeiro. Uma personagem que pouca gente gostou como o Primeiro Mal foi Joyce, que conquistou a todos os fãs anteriormente. Associar a figura materna e acolhedora de Buffy com o Mal, não foi bem vinda.


- Tara por Cassie. Uma ausência sentida pelos fãs foi a de Amber Benson, intérprete de Tara, que deveria "visitar" Willow em Conversations with dead People, episódio-chave da temporada. Segundo histórias dos bastidores, a atriz teria se negado a participar pelo motivo citado de Joyce. Ela não queria associar a imagem da doce e meiga namorada de Willow com o Mal. Com isso, fomos obrigados a aturar a insossa Cassie numa terrível participação.  


- A Morte não escolhe ninguém, mas os autores sim. Em uma Guerra, mortes são inevitáveis, mas precisavam punir os fãs deixando todos os personagens detestáveis e descartáveis vivos? Diretor Wood, Kennedy, Rona e Andrew saíram ilesos enquanto outros como Amanda, a potencial mais legal, e Anya, que deixou os fãs enlutados até hoje, deram Adeus de forma triste. 




7 Episódios que mais marcaram


- 01 Lessons (Lições):
O episódio que abriu a temporada trouxe os desdobramentos de
Willow, que exilada em Londres, tenta controlar a Magia que 
agora está com ela enquanto Buffy tenta cumprir a promessa
que fez a Dawn no final da temporada anterior



- 03 Same time, same place (Mesmo tempo, mesmo lugar):
A Magia de Willow ainda está fora de controle, e quando
resolve retornar a Sunnydale, e os desencontros com
os amigos a colocam em uma conhecida posição



- 05 Selfless (Altruísmo):
Num episódio sensacional vimos as três facetas de Anya. 
A garota apaixonada que deu origem a Anyanka 
por vingança e o Demônio redimido por Amor no fim



07 - Conversations with dead people 
(Conversa com pessoas mortas):
O grande Vilão é apresentado gradativamente a nossos 
heróis numa trama de suspense, drama e terror de
grandes revelações e reviravoltas



11 - Showtime (Hora do Show):
Buffy desbanca o circo do Primeiro quando
mostra às Potenciais que elas precisam
mais de força interior do que qualquer Poder



15 - Get It Done (Faça o Serviço):
O episódio mostra as raízes do Poder das Caçadoras
com Buffy assumindo a ideia de que o Poder do Mal pode 
ser útil necessário à turma



17 - Lies parents told me 
(Mentiras que meus pais contaram):
O motim de Giles e Wood contra Spike
termina com Buffy deixando bem claro
o dever das Caça-Vampiros além de tudo


Conclusão: a sétima temporada de Buffy tinha tudo para ser a mais memorável, mas o clima colegial tomou por completo a trama. Tudo bem que foi extremamente necessário retornar com o cenário, mas as histórias envolvendo o Colégio sinistro deveriam ter sido melhores e não tão infantis. O grande Vilão, que deveria ser o foco principal de todos, foi deixado de lado boa parte da temporada e quando reapareceu, teve pouco tempo para ameaçar. Em suma, muita promessa, e pouca coisa concreta em cima disso. Comparada as últimas temporadas de ANGEL, deixou a desejar na evolução, sobrevivendo apenas com momentos esporádicos de sucesso e empolgação. 

Nota para a Temporada: 6
_______________________________________________

E assim, é concluída as retrospectivas analíticas de todas as temporadas de Buffy, a Caça-Vampiros para a TV.

8 comentários:

  1. Cabeça decepada, olho furado, a morte da Anya.... Clima colegial... SQN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Bem eu entendi o que vc quis dizer, só que vc não entendeu o que quis dizer. Quando falei "clima colegial", quis dizer da regressão dos personagens, e não das situações em si. Eu foquei muito nos episódios fillers que estragaram a temporada com com o climinha Colegial.

      Tanto que tudo isso que vc citou, só acontece nos episódios finais, quando a série assume um caráter adulto que deveria ter assumido desde o início. A maior parte da temporada foi questões bobas, encontros mal resolvidos, casaizinhos sem noção. Cadê a Guerra anunciada nos primeiros episódios?

      Foi por isso que falei de clima colegial. A série poderia ter terminado mais adulta por completo, mas só deixou as questões mais sérias pro fim. Antes tivemos muito desperdício de tramas por causa do clima colegial.

      Obrigado pelo comentário como sempre!

      Excluir
  2. Foi uma das temporadas que mais gostei!! Mas a morte de Anya foi totalmente desnecessária, gostei da rápida volta dr Angel, e a batalha final foi Fodaaaa! O sorriso de Buffy ficará marcado para sempre em nossas mentes. A caçadora nunca perdera seu legado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. De fato alguns episódios me deram tédio, principalmente com a demora da apresentação do vilão (confesso q achei mega chato).
    Ah, tb não gostei da aparente regressão das personagens... mas me parece que Joss quis deixar um clima mais dramático...
    Amei a volta da Faith! Acho que ela precisava realmente estar no final da temporada...Já a participação de Angel acho que poderia ter sido maior XD ( Adoro ele).
    Sobre o colégio...não gostei...achei q tinha que ter ficado pra trás...acho que realmente pecou em ter ressurgido com ele. Poderia deixar como tava, nos escombros.
    Acho que pra uma temporada que finaliza um seriado ficou muito boa...Teve altos e baixos sei...mas se parar pra observar o legal é ser assim. Uma boa história tem que nos provocar os mais diversos sentimentos!
    Excelente texto!
    Um abraço pra vocês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá L Melo!

      Realmente vejo que vc entendeu sobre a questão da regressão e tudo isso por conta da volta do Colégio, que teve seus prós e contras e vc dissertou muito bem sobre os contras.

      Joss quis terminar a série fechando a Boca do Inferno, por isso ele achou necessário reabrir o Colégio. Só que ele transformou um elemento que pra ele foi essencial, em algo mal dosado. Não precisava ter tornado a Willow da sétima a mesma Willow da primeira temporada; Spike apenas como um ombro amigo pra Buffy chorar; Anya um encosto sem utilidade (nem pra sarcasmo ela serviu, como mesmo disse Xander).

      Uma coisa foi ressurgir com o Colégio, outra foi dar clima colegial às histórias. Dali surgiram episódios super chatos e desnecessários. Pra que servem Him, Help (o mais inútil), First Date, Story Teller e The Killer in me?

      Estragaram um ótimo enredo que começou arrasador. Eu até entendo que o Joss depois de muitos fãs reclamarem do clima pesado e depressivo da sexta temporada tenha decidido dar um ar mais leve aos primeiros episódios, mas ficou tão nonsense...

      Como vc disse, a série fechou bem, mas poderia ter sido melhor.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Aeee vamos lá, vou comentar horrores huahua

    Eu gosto desta temporada, mas ela fica no meio, não chega ser favorita nem as que eu menos gosto...
    Gosto do clima colegial, acho que foi interessante voltar ao início para finalizar a série, mas também acho que isso trouxe algumas coisas não tão boas...o episódio Him, por exemplo, a primeira vez que eu vi achei mto chato, justamente porque estava bem desconectado com a trama e tals...agora eu acho ele bem divertido, mas justamente porque dá pra assistir sem nenhum comprometimento com a trama...eu também não gosto mto do Giles nessa temporada ele volta a tratar a scooby gang como se eles estivessem no colégio (por causa da gravidade da situação) e esse tipo de relação mais rígida fica estranha nessa altura...

    O que acho bem legal nesta temporada é, como foi mencionado, a trama sólida. Tanto esta quanto a 5° foram, pra mim, as temporadas que conseguiram passar o clima apocalíptico e construir a trama final de forma melhor...

    Não gosto das potenciais rs

    Gosto da volta da Faith e das origens do Spike...adoro quando eles exploram a origem da caçadora e de seu poder, mostrando principalmente essa visão não maniqueísta...

    Uma coisa que eu não havia refletido mto era sobre a regressão da Willow...mas faz sentido rs...tem toda aquela confiança que ela adquire na 6° por causa do poder e tals e aí imagino que eles quisessem retomar um pouco depois das consequencias da 6°...entretanto ela podia voltar a ser a Willow da 5° e não da 1° como vc disse...mas não sei...pq eu fiquei pensando no episódio Restless q ela tem esse medo de voltar a ser a menina insegura do colégio...complicado rs

    Agora sobre o Spike e a Kennedy acho que foi falta de tempo...imagino que precisava de mais tempo pra Willow se relacionar novamente, mas devido ao fim da série eles quiseram acelerar o processo...o Spike também, imagino que toda a redenção por causa da alma seria um longo trajeto, mas para que acabasse tudo bem a tentativa de estupro foi rapidamente perdoada sem q ele se aproximasse mto do grupo, acho q foi bem complicado o q tentaram fazer...tanto é que depois, nos quadrinhos, só com uns 4 anos de publicações das revistas que ele volta pra vida da scooby gang...

    Só pra finalizar, não imaginava que a volta da Joyce tinha sido negativa...esse episódio foi bem assustador e um dos artifícios do terror é associar essas figuras boas com o mal (por isso crianças endemoniadas são tão assustadoras haha)...eu gostei, pq não era ela mesmo, foi uma forma extremamente esperta que o primeiro mal usou para atingir a Dawn e nós rs

    Mto bom, como sempre =D , aguardo a resposta rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Bem, a sétima temporada tem esse poder sobre os fãs. Muitos não gostam, outros adoram justamente pela volta do Colégio, pois ele traz consequências como vc mesma disse. Quanto a volta do Giles, achei que por conta da regressão dos personagens que já falei, ele tinha de ser sim um pouco rígido, assumir o controle, pois estavam na grande batalha final, mesmo que os autores quisessem fugir um pouco disso.

      Eu entendo que a Willow insegura ainda estava nela, não tem como negar, mas realmente foi decepcionante regredirem tanto uma personagem que cresceu demais.

      E vc tocou num ponto interessantíssimo que eu deveria ter colocado como ponto negativo. A questão da alma de Spike. Angel vagou durante quase 100 anos se torturando por conta de sua alma restaurada e Spike em poucos episódios já estava livre de tudo? Realmente não dá pra entender. A menos que o Primeiro estivesse tão no controle que estava "segurando' a onda para o vampiro, mas ainda assim, ele deveria voltar a ser atormentado depois do fim do gatilho. É por isso que eu sempre irei insistir que quando Spike foi pra Caverna já era um plano do Primeiro, ele não recuperou a alma por causa da Buffy como muitos quiseram ver, e insistem que sim. O sofrimento de Spike deveria ser o mesmo de Angel.

      Quanto ao estupro, eu até absolvo o Spike, afinal, ele não tinha alma. Portanto, foi depois dessa cena tensa que ele saiu pra se vingar de Buffy e não ter sua alma de volta como tentou ser colocado na série.

      E pra finalizar, não gostei mesmo de Joyce como o Primeiro e muitos fãs também não.

      Valeu querida, obrigada pelos comentários sempre precisos!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!