quinta-feira, 3 de abril de 2014

[Lições] Eu robô, você Jane (I robot, You Jane S01E08)

Por Buffy ``Flávia´´ Summers



   Amigos caçadores, esta é a primeira postagem desta seção, que tem como objetivo mostrar que o seriado além de excelente como entretenimento, nos ensina muitas coisas fora dele também. No caso do episódio da primeira temporada I robot, You Jane, está para nós como as relações virtuais assim como as lições extraídas dele estão para os livros antigos.

   A solidão de Willow a leva mergulhar nas telas da Rede Cibernética e é lá que a amiga de Buffy encontra seu Príncipe Encantado. Seu nome é Malcolm, que segundo o perfil que criou, é um rapaz romântico, apaixonante e devotado à garota ruiva. Logo, Willow e mais dois rapazes são fisgados por este perfil. No caso da primeira, muda sua personalidade, tornando-se mais agressiva com o amigos e altera seus hábitos corriqueiros, como se atrasar e no pior dos casos, matar aulas. Já no caso dos rapazes, a situação é ainda mais grave, pois ambos ameaçam a integridade física de Buffy, culminando no aparente suicídio de um deles. 

A tímida e solitária Willow pensou que finalmente seus problemas afetivos haviam terminado
   Bem, para quem não acompanha o seriado, este poderia ser um resumo de mais uma das histórias que vemos no nosso dia-a-dia. Garotos solitários que encontram um amigo na Internet e que de tão envolvidos, acabam se deixando levar pelas armadilhas de pessoas mal intencionadas. Trazendo isso para o Buffyverse, o tal Malcolm se transforma num Demônio. Sim, literalmente, e não metaforicamente como muitos da vida real podem alcunhar certas pessoas. “Meu namorado é um demônio”, ou “minha esposa é uma bruxa” são termos usados por quem tanto sofre nas mãos deste tipo de humano real. Aqui o Mal virtual vem na forma intrigante de Amor a fim de capturar almas solitárias e portanto, acessíveis.
"Este aí o tal Malcolm?", pergunta Buffy assustada ao ver sua verdadeira face na Rede

   O tema relações virtuais além de rico, faz-se atemporal, mostrando que mesmo depois de anos e anos, BTVS continua sendo o fôlego inteligente e interessante para jovens adolescentes no auge das experiências e inquietações sentimentais onde conhecer alguém na Internet (exemplo, no Facebook) não é garantia de que esta pessoa seja realmente quem a gente espera. De repente, a surpresa: “a velhinha holandesa” é um demônio de pessoa! Por isso é preciso ter um discernimento necessário para saber separar o real do virtual. Eu mesma já me decepcionei muito com muitos na Rede e por isso ainda sou bem mais adepta a sentir o cheiro de quem está perto de mim, antes de me abrir completamente a quem está apenas contido entre meus teclados e monitor. Podem me chamem de medieval, mas em matéria de relações afetivas pela Internet sempre fiz parte da turma do Giles. Neste caso, estou mais para obsoleta. 

E por fim, "os condenados" a não ter uma vida amorosa saudável e normal.
Bem se tratando de Buffyverse, isso é que é ser normal. Mas isso é assunto pra outra postagem

4 comentários:

  1. Flávia, por esses elementos que concordo plenamente contigo, que BTVS é uma serie a frente de seu tempo. Naquela época, a internet era novidade e começava a se expandir, e mesmo assim já apresentava esse aspecto negativo que são as ``armadilhas virtuais´´ (pessoas que são persuadidas por outras que fingem sua verdadeira identidade).

    Esse episódio de 17 anos reflete o que se vivencia atualmente nessa geração tecnológica (febre das redes sociais) que esconde essas armadilhas virtuais. Devemos ter cautela para não cair na rede um ``Malcolm´´ da vida real!

    Post brilhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada mais uma vez meu querido pela força e interpretação do meu texto. Gostaria que outros também tivessem aqui para comentar, pois é um assunto tão atual...mas, só o seu comentário já valeu por muitos.

      Obrigada

      Excluir
  2. Começou bem, Flávia!

    Essa postagem/seção é mais uma prova de que a série é, de fato, atemporal. Algo feito há anos que consegue ser recente é um grande diferencial dentro da mídia, que vive exibindo várias coisas, mas dessas, poucas são como Buffy/Angel.

    Parece que quanto mais mergulhamos no Buffyverse, mais nos surpreendemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu querido. Você disse tudo, nos surpreendemos cada vez mais com O Buffyverse, pis cada cena, episódio, frase, situação traz algo novo mesmo depois de anos.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!