quinta-feira, 4 de agosto de 2016

[Mesmo tempo, mesmo lugar] Once upon a time e o preço da Magia no Buffyverse




"Toda magia tem um preço"
                              - Rumpelstiltskin de Once upon a Time


Amigos Caçadores, a Magia está contida nas séries de Tv que nos marcam e nos hipnotizam ontem e hoje. 

E agora vamos traçar um incrível paralelo entre o Buffyverse e Once Upon a Time, uma das séries de maior sucesso da Tv atualmente. 





Depois de 2011, o mundo dos Contos de Fada nunca mais foi o mesmo. Tudo por conta da estreia da ótima série Once Upon a Time, que teve como mérito essencial a liberdade poética para construir ou desconstruir mitos das histórias que ouvíamos quando criança. 



A série se passa na cidade litorânea fictícia de Storybrooke cujos moradores são todos personagens de contos de fadas que foram transportados da Floresta Encantada para o "mundo real" através de uma poderosa maldição lançada pela Rainha Má (Lana Parrilla). Após perderem a memória de suas vidas na Floresta Encantada, cada personagem ganhou uma nova identidade com empregos adaptados ao mundo moderno. 

A única esperança para eles reside em Emma Swan (Jennifer Morrison), filha da Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas), que foi transportada ainda bebê para o mundo real antes que a maldição fosse lançada. Como tal, ela é a única destinada a quebrar a maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos. 

Emma é auxiliada por seu filho Henry (Jared Gilmore), ao qual foi recentemente reunida depois de tê-lo dado para adoção logo após seu nascimento. Henry tem um livro de contos de fadas, que contém as histórias que foram apagadas após a maldição, e o responsável por fazer Emma (também denominada "A Salvadora") acreditar na magia e quebrar a maldição, devolvendo a todos suas memórias. Henry é também o filho adotivo de Regina (Rainha Má), o que cria um conflito e interesse comum entre as duas.

Emma e Regina: rivais na briga pelo filho

Toda a trama dos personagens da série se dá pelo uso de um elemento essencial: A Magia. Mas o que poderia apenas ser algo bom e indispensável para resolver todos os problemas, tem o seu lado ruim. É o chamado o preço da Magia. 

Para explicar melhor, usaremos o princípio de Newton que pra cada ação há uma reação, portanto, cada vez que algum personagem utiliza a Magia, ele tem de saber que algo lhe será cobrado posteriormente. 

Embora a maioria dos personagens já tenho usado este artifício em algum momento da série, é do astuto Rumpelstiltskin (Robert Carlyle) que provém a essência da Magia, em que muitos deles precisam passar pelas mãos, contratos e penas mágicas do Senhor das Trevas. 

Contudo só pra não dizer que trata-se apenas de um Vilão, é preciso ressaltar que o mesmo sempre avisa aos seus contratantes: “Toda Magia tem um preço”. E geralmente ele sempre está com a razão, tornando-se o Senhor de quase tudo que a envolve. 




Mesmo que não seja um obra baseada nos Contos infantis, o Buffyverse também já teve seus momentos com a Magia e seu preço. Pra começar, Angel teve sua alma restaurada através de um Feitiço cigano que transformou o vampiro cruel sugador de sangue que era antes em um Herói nada convencional. O primeiro grande bônus de tudo isso veio quando ele e Buffy iniciaram um romance, mas ao consumá-lo, Angel perdeu a sua alma, voltando a ser o que era antes. 

Após o incidente, ele e Buffy tornaram-se inimigo se quando recuperou sua alma, estiveram fadados a ficar separados. Um Amor imortal que jamais deveria ser consumado. Poético e triste. 


Buffy e Angel se despedindo: o preço que tiveram de pagar


O que não foi nada triste, pelo contrário, foi um dos momentos mais cômicos e legais da série, foi Xander e Amy tentar enfeitiçar Cordelia no episódio Bewitched, Bothered And Bewildered da segunda temporada. A consequência veio de uma forma avassaladora com todas as mulheres da cidade apaixonadas por ele, incluindo Buffy em sua versão mouse e nua. 





A própria Cordelia usaria a Magia de Anyanka para tirar Buffy de Sunnydale em The Wish da terceira temporada e o resultado foi uma cidade completamente de pernas para o ar criando mundos alternativos. 


Porém o caso mais taxativo neste sentido veio com o início da sexta temporada quando Willow e a Scoobygang resolvem ressuscitar Buffy. Mesmo diante dos argumentos temeroso de Xander, eles não desistiram e trouxeram a Caçadora de volta ao mundo do vivos. 

Quando se deparou com uma Buffy viva, mas nem tão viva assim, Spike bancou o Rumpelstiltskin do Buffyverse. “A Magia tem um detalhe: sempre traz consequências”

Spike em seu momento Rumple

E realmente trouxe diante de uma Buffy totalmente desconectada com o mundo real entrando numa fase auto destrutiva e distante com os amigos. Além de consequências psicológicas, eles ainda tiveram de lidar com um Demônio criado por Willow, que teria “pegado carona” na realização do Feitiço. 

Ainda na sexta temporada, Willow sentiu o bônus e ônus da Magia na mesma intensidade, tornando-se dependente do uso abusivo até chegar a Dark Willow no fim. Na Inglaterrra ao lado de Giles, ele aprendeu que tudo que você toma da Natureza através da Magia, pode ter consequências nada agradáveis do outro lado do Planeta. 

O treinamento de Willow serviu para ajudá-la a enfrentar as consequências ainda de ter ressuscitado Buffy. Quando tirou a Caçadora do túmulo, a Bruxa abriu uma brecha para que o Primeiro acabasse com a Ordem Universal de Bem e Mal, exterminando várias Caçadoras em potencial pelo mundo afora. 

Willow e Giles: lições de magia e suas consequências


ANGEL também não esteve imune ao aviso de Rumpelstiltskin. Quando trouxeram Darla de volta no final da primeira temporada, a Wolfram & Hart teve de lidar com uma humana frágil e condenada à Morte. Para impedir a questão, eles tentaram vampiriza-la novamente, e o Monstro acabou com muitos deles numa Adega. 

Já Angel tentou trazer o filho de volta de Quor-Thor usando um Feitiço dentro do Hotel no episódio intitulado The Price da terceira temporada. Neste processo, ele abre um Portal Dimensional que quase matou todos seus amigos e a cidade. 

Cordelia tenta se defender da ameaça oriunda do Portal,
já Fred não teve a mesma sorte e foi infectada

Este incidente fez com que Connor repudiasse qualquer tipo de magia que a turma utilizasse dali em diante. 

O caso mais triste da série seria protagonizado por Gun. Para manter seu conhecimento e o status de Advogado bem sucedido na Wolfram & Hart, o rapaz fez um Acordo com o Cirurgião (Rumple is you?). 


Neste Acordo, ele se dispunha a pagar qualquer preço em troca. Incauto, ele se arrependeria amargamente de ter condenado a alma de sua amada Fred a extinção, libertando o Antigo Illyria. 




De fato qualquer pessoa sonha em ter poderes extraordinários capazes de muito realizar, conseguir algo que em condições normais seriam impossíveis. É o que seduz a muitos de modo quase irresistível. Porém quando se há o equilíbrio entre as forças da Magia, ela há de ser respeitada como um paradigma do universo cósmico e sua Lei de que tudo que você toma, tem de devolver. 

É uma barganha bem esquematizada neste universo seja pra quem vive na Floresta Encantada ou acima da Boca do Inferno. 

2 comentários:

  1. A Magia custa um preço mesmo, Flávia! As duas series realmente tem como aspecto semelhante, esse jargão que também é uma constatação! Willow mesmo é um exemplo de que ao se mexer com magia, as coisas podem fugir do controle (mesmo tendo um bom domínio dela), tanto que a partir da 6° temporada ela se torna um tipo de ''Panela de Pressão'' que pode explodir a qualquer momento (ao se irritar).

    Creio também, outra coincidência entre Buffy e Once Upon Time, são as protagonistas (Buffy & Emma Swan), que são as Escolhidas, em suas respectivas tramas, para trazer a esperança àqueles que estão ao seu redores!



    É realmente uma infelicidade, esse ato protagonizado por Gunn (bom, comentarei melhor a respeito quando a review da season 05 for ao ar).

    Gostei de todos os exemplos que você levantou para esse post, Buffy Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu William!

      Grande detalhe levantado com esta comparação entre Buffy e Emma. Sinceramente nem pensei nisso. Me concentrei demais na magia, e acabei esquecendo desse detalhe.

      Que bom que você complementou. Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!