sexta-feira, 21 de novembro de 2014

[Retrospectiva Analítica] Buffy, a Caça-Vampiros - 1° Temporada



Por 
''Flávia'' Buffy Summers; 
''William'' Gunn 
& ''Teel'' Faith Lehane






Titulo Original: Buffy The Vampire Slayer 
Título Brasileiro: Buffy, a Caça-Vampiros 



Precedido por: Filme-Piloto
Temporada 01: de 10/03 a 02/06/1997 
Sucedido por: Temporada 02

Elenco Principal: 

Sarah Michelle Gellar, 
Nicholas Brendon, 
Alisson Hannigan, 
Charisma Carpenter
Antony Stewart Head

Elenco Coadjuvante:
David Boreanaz
Robia La Morte
Julie Denz
Mark Metcalf





   A primeira temporada de Buffy veio como uma ideia mais abalizada de seu criador Joss Whedon. O Canal (Fox) pediu a Joss que criasse algo para a temporada de férias da TV. Aquela espécie de tapa buraco da programação. Sendo assim, ele viu a oportunidade de trazer de volta sua caça-vampiros, destruída pela crítica num filme estrelado por Kristy Swason e Luke Perry (astro de Barrados no Baile) lançado em 1992. Então em 1996 estreava Buffy – The Vampire Slayer com inicialmente 13 episódios recheados com muitas histórias sobrenaturais como metáforas para as agruras da adolescência da época. O enredo de teste era basicamente este.

Cartaz promocional do filme que deu origem à série:
comédia descerebrada

      Buffy Summers, a última da linhagem de garotas nascidas com poderes sobrenaturais para combater vampiros e Demônios, se muda com sua mãe Joyce para a cidade de Sunnydale depois de incendiar seu último Colégio. Lá descobre que está acima da Boca do Inferno, local que atrai todo tipo de criaturas maléficas. Fato revelado por Rupert Giles, o bibliotecário do Sunnydale High. Justamente por isso este é o centro da convergência mística, e exatamente o local em que a Scoobygang (nome dado a turma que auxilia Buffy) se reúne para traçar planos contra as forças do Mal.

A Biblioteca de Sunnydale High:
um dos personagens da série

   A Scoobygang é um termo inglês para Gangue do ScoobyDoo, famosa turma de heróis de um desenho animado (antes dos estúdios Hanna Barbera, hoje da Warner Bros.) que se uniam para resolver mistérios fantasmagóricos. Começa por aqui a forte influência da cultura popular no seriado. Em BTVS, a denominação simplifica um grupo formado por Giles, a meiga Willow, o belo e desastrado Xander, as pessoas mais próximas da caça-vampiros e esteio muito importante em sua missão. Durante o decorrer da temporada, a Scoobygang teve mais aquisições. O vampiro Angel, que se torna namorado de Buffy, a professora Jennifer Callendar e a patricinha Cordelia Chase. Todos enredados nas várias histórias que tiveram o Colégio como cenário principal.

Jenny, Giles, Willow, Angel, Buffy, Cordelia e Xander:
A Scoobygang original em Profecy Girl

   Whedon percebeu que o grosso do público do Canal eram os adolescentes, portanto, nada mais coerente do que beber da fonte de seus dilemas para moldar as histórias. “O Colegial é literalmente um Inferno!” quem nunca ouviu um estudante proferir esta frase, nunca viveu ou não está vivendo esta realidade crua da vida. A difícil arte de se sobreviver no Ensino médio. Disso emergiu vários temas como solidão (Out Of Mind, Out Of Sight), puberdade/virgindade (Teacher’s pet), crise de identidades (The Witch), primeiro amor (Angel), amores virtuais (I robot, you Jane), medo da morte (A profecy girl) e por aí vai.

   Como se já não bastasse todos estes problemas reais enfrentados, Buffy e sua turma tinham de lidar com um problemão sobrenatural. O grande vilão da temporada, o Mestre do Vampiros, Líder de uma Ordem antiga, profética dos chamados “a velha guarda” que seguia a Filosofia de “Seres de sangue puro”, enojados com a aparência humana que seus descendentes dos tempos modernos possuíam. Em outras palavras, ele parou no tempo, como um saudosista que queria recuperar o Inferno do mundo quando habitam os Demônios. Em sua primeira tentativa com suas bestas, um terremoto devastou a cidade e o soterrou para abaixo dos confins de uma Igreja abandonada, deixando suas “amiguinhas” embernando na chamada Boca do inferno. Preso, não via a hora de ascender, libertar suas criaturas, e deixar o mundo como era.

O Mestre dos Vampiros: horror à aparência humana

   Durante toda a temporada se valeu da Profecia de que subiria e a caçadora morreria. O plano final começou com a face de uma criança conhecida como “O Ungido”, aquele que levaria a caçadora pela mão em direção a sua Morte. Mas no caminho havia uma caçadora. Uma caçadora havia no caminho. E mesmo se valendo de seus ungidos e Profecias, não foi o suficiente para concluir seu plano. Primeiro ele perdeu Darla, sua favorita, para Angel. Algo devastador para sua existência, afinal, Angel era a criatura mais perversa que ele já havia tido contato e que depois de amaldiçoado por um clã cigano, recuperou a sua alma e agora teria de vagar pelo mundo atrás de redenção. Era como se para ele fosse uma verdadeira apunhalada com uma estaca pelas costas no que chamava de sua “família”.

   A parte poética da primeira temporada se dá justamente no fato de Angel se apaixonar por Buffy e vice-versa. Um amor proibido bem ao estilo dos casos adolescentes. Uma bela sacada dos roteiristas para atrair as garotas sonhadoras com quê de Julieta.

O misterioso Angel balançou o coração de Buffy

Buffy chegou. A cidade mudou. Amigos ela fez. O Amor encontrou. Perigos enfrentou. Com a Morte lidou. O Mestre ela venceu. 13 episódios tão bem aceitos pela genialidade de Joss, seus roteiristas e seus diálogos fantásticos, que de série tapa-buraco pulou para um dos maiores fenômenos do Canal e da TV. 







PERSONAGENS CENTRAIS: 


Trazendo a considerada “Scooby Gang” original, a primeira temporada de Buffy começa a nos introduzir aos personagens que amamos tanto hoje. Apesar de jovens e bastante diferentes de como terminaram a série, cada um deles trazia consigo características únicas e vamos agora analisá-las um pouco mais a fundo.


Buffy Summers: Após de mudar para Sunnydale, em uma tentativa frustrada de fugir de seus deveres como caçadora, Buffy percebe que está na Boca do Inferno, o lugar de maior concentração de atividades demoníacas no planeta. É em Sunnydale High que ela conhece seus melhores amigos e companheiros de vida nas temporadas seguintes e também seu novo guardião. A Buffy da primeira temporada é apenas uma garota, um pouco rebelde, um pouco fútil e isso é imprescindível para a evolução da caçadora ao longo dos episódios. Os conflitos com a sua mãe e os problemas na escola dão uma pitada de jovialidade a mais, o que ajuda as pessoas que estão assistindo a se identificarem com a personagem.


Xander Harris: É o estereótipo de todo garoto “não popular” do ensino médio. Amigo da nerd, apaixonado pela nova garota do colégio, sempre transformando tudo em piada. Entretanto a maior característica de Xander é a lealdade e ao longo da temporada podemos ver como ele aprende lidar com todo o universo novo que está sendo exposto, apenas para conseguir continuar ao lado dos seus amigos.


Willow Rosenberg: A garota inteligente e nerd do grupo. Willow é tímida e introspectiva, mas com um enorme coração. A aproximação dela com a nossa caçadora é fácil e quase natural, ainda que as duas pareçam tão diferentes superficialmente. A evolução da personagem vem a passos pequenos nessa temporada, Willow acaba sendo usada na maior parte do tempo como amiga inseparável e hacker para conseguir as informações que a Gang precisa, mas seu carisma e simpatia atraí a todos e todos os eventos que acontecem na temporada são a base para o início da mudança da personagem.


Cordélia Chase: Se temos a garota nova, a nerd e o não popular, é claro que teremos a patricinha também. Cordélia é fútil, é patricinha, é esnobe, mas ainda assim tem um carisma impressionante. Acaba na Scooby Gang por “acaso” e por mais que tente sair, está sempre metida nas confusões da turma. Seu caráter e personalidade rendem ótimos momentos ao longo da temporada.


Rupert Giles: Giles funciona como o grande cabeça na primeira temporada. Sua experiência e sua paixão pelo que faz ajuda Buffy e a Gang a trilharem o caminho certo e vitorioso. Além disso tem um grande papel para a caçadora, não só como seu Guardião, mas como aquele que ensina a importância da missão que ela tem a seguir. 


PERSONAGENS COADJUVANTES 


Angel: O personagem misterioso e bonito acaba-se revelando um vampiro com alma e também a grande paixão de Buffy. Aos poucos é possível descobrir o passado sombrio do personagem, mas logo somos atraídos pela história de amor proibida entre a caçadora e o vampiro. Geralmente portador de más notícias, Angel aparece pouco, mas guarda um papel importante para as próximas temporadas.


Jenny Calendar: Professora do Colégio Sunnydale, que também descobre sobre secreta jornada da Caçadora Buffy Summers e termina por se tornar mais uma aliada. Com o passar dos episódios, desenvolve uma atração por Giles.


Joyce Summers: A super protetora mãe de Buffy. Preocupada com o futuro de sua filha, ela (que é mãe solteira) deixa Los Angeles (após os estragos feitos por Buffy no filme de 1992) para recomeçar a vida em Sunnydale. Durante toda a temporada, Joyce nem suspeita dos bizarros acontecimentos de Sunnydale, e de que sua filha é a salvadora desse caos.


VILÕES PRINCIPAIS:


O Mestre é um vampiro poderoso que planeja destruir o mundo após recuperar sua força total. Para isso, ele ordena que seus capangas façam matanças na cidade para ele conseguir o apocalipse. E talvez seja aí que more o grande ponto fraco deste vilão. Pouco se viu dele na temporada, sempre escondido em sua caverna, seu falatório interminável dava espaços a outros vampiros, como Darla, por exemplo, e o deixavam excluídos com o tão insuportável Ungido. O Mestre só tem papel decisivo mesmo no último episódio da temporada, cumprindo seu papel com maestria quando é preciso. 


Darla: Vampira e principal serva do ''Mestre''. Chega com à Sunnydale para ajudá-lo a encontrar uma forma de libertá-lo das profundezas e trazê-lo novamente à superfície. É também a criatura que vampirizou Angel. 


Collin (O Ungido): Após um intencional acidente provocado pelos vampiros, em um ônibus que trafegava por Sunnydale, o garoto foi recrutado pelo ''Mestre'' para ser a criança que ajudará a libertá-lo das profundezas  e trazê-lo para a superfície, conforme diz a profecia.





Episódios que se destacaram:


1. Welcome to the hellmouth (S01E01)
Como primeiro episódio, cumpriu bem o papel de estabelecer um elo com os acontecimentos no filme de 1992. Em que mostra Buffy mencionando os fatos ocorridos em Los Angeles (o encontro com o sentinela Merrick e a luta contra Lothos e seus lacaios). Se a Sarah Michelle Gellar fosse a protagonista daquele filme, provavelmente seria exibido um breve flash-back com cenas do longa-metragem.



2. The Harvest (S01E02)
Como continuação do arrepiante primeiro episódio, mostra Buffy e seus novos amigos (a quem acabam de conhecer seu segredo) compreendendo sobre o ambiente em que estão: Sunnydale: a Boca do Inferno.



3. Angel (S01E07)
Serviu para explorar o personagem, que foi inserido na trama de forma misteriosa. Foi também o momento em que ele é revelado como vampiro diante da protagonista Buffy, durante um momento romântico do episódio.




4. Out of Mind, Out of Sight (S01E11)
Fugindo um pouco do enredo principal com Vampiros, é um episódio que trata (pelo estilo Buffyverse) sobre os malefícios da exclusão social na escola (não ser notado ou ignorado pelos colegas de classe)!!


5. Prophecy Girl (S01E12)
O Climax da primeira temporada, que mostra a reação devastadora de Buffy contra os vampiros, depois que descobre sobre a profecia de que tombaria diante do Mestre, deixando-o livre para abrir a Boca do Inferno. Uma surpreendente reviravolta, acrescida de uma surpreendente conclusão quando se pensava que não haveria um final feliz!!!



A primeira temporada de Buffy tem bastantes altos de baixos. A essência da série que tanto amamos começava a ser construída e há momentos que é possível identificar porque a série funcionou e seria tão aclamada no futuro. Entretanto, problemas de execução, somados a enredos não muito interessantes e o baixo orçamento da série transformou a temporada em algo abaixo da média. É claro que mesmo com todos os problemas, ainda somos atraídos pela novidade das tramas, pelo elenco muito carismático e por tudo que a série representa e tenho os 12 primeiros episódios como base para o verdadeiro grande show que aconteceu nas temporadas seguintes. 

Nota da temporada (escala e 1 a 10): 6

7 comentários:

  1. Muito interessante ver onde tudo começou. Como foi dito na review, é claro que a primeira temporada teve seus defeitos e funcionou mais como introdução de uma história que seria tão bem contada no futuro. É possível identificar ao longo dos episódios e nos personagens aquele amor que começava a nascer, a verdadeira profecia de que, mais na frente, este show mudaria vida de todos que por ele foi tocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita análise e conclusão Teel. E só completo dizendo que Buffy é tão especial que nem mesmo a primeira temporada sendo tão imperfeita, a série conquistou o direito de continuar na grade da emissora. Passado o teste, aí pôde fluir ainda mais o talento do Joss pra conduzir a história que ele queria e fazer nossa alegria.

      Excluir
  2. The slayers voces afirmam que querem cobrir tudo sobre buffy e Angel, mas o que to vendo é somente postagens sobre buffy, e praticamente nada de Angel. Todo o site daqui do Brasil que eu vejo é a mesma coisa, so buffy, buffy, é por isso que angel é injustiçada como voces mesmo dizem pq se nem os sites se atrevem a falar do seriado os fans tambem nao ligarão e deixara de escanteio. Até nos nomes de vcs, a maioria é so do pessoal de Buffy. Que abordagem de Angel é essa?

    Eu queria entender as analises de fans mais experientes sobre Angel antes de eu assistir tudinho - to na segunda temporada - mas só to vendo conteudo de buffy

    Nao se ofendam com os comentarios, e pq nao acho justo voces somente se ligarem em um seriado e deixando outro de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Laercio,

      Não mentimos quando dissemos que abordaríamos tanto Buffy quanto Angel. Reconhecemos que até nós blogueiros daqui somos vítimas dessa injustiça com Angel (nós aqui assistimos mais Buffy, por ter ser sido exibida a mais tempo no Brasil), mas estamos tentando reverter a situação o mais breve possível.

      Estamos elaborando conteúdos que tenha o foco em Angel também (como as reviews das temporadas e a intensificação da campanha para trazer a serie completa e dublada à Netflix). Está sendo trabalhoso, mas estamos nessa premissa!!

      Compreendemos sua revolta, e são essas postagens como a sua, que nos ajudam a entender o que os fãs solicitam, e fazer um conteúdo que agrade ao internauta que acessa o portal!!!

      Continue sempre comentando!!

      Excluir
    2. Faz sentido mesmo essa falta de exibicao se Angel dublado. Vamos ver se essa campanha consegue exito.

      Excluir
    3. É uma pena mesmo esse esquecimento com Angel, pois arrisco em dizer que a serie Angel teve um desenrolar final até melhor do que a Buffy.
      A evolução dos personagens na serie Angel foi muito mais natural, coerente e sem rupturas. Por exemplo, a Cordélia, apesar de ter se tornado um heroína, não abandonou sua essência que vem desde a primeira temporada. O mesmo se diga do Wesley.
      Em Buffy, os personagens praticamente foram refundados. Willow não tinha mais nada da Willow da primeira temporada e Spike virou quase um plágio do Angel.

      Excluir
  3. Essa review da primeira temporada ficou bem explicativa! A sincronia das análises que a Flávia, a Teel eu tivemos, fez com isso fosse alcançado. Mandamos bem moças, e que venha as temporadas seguintes para analisar em dose tripla!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!