domingo, 29 de março de 2015

[Mais uma vez, com sentimento] Episódios Crossovers


Todos nós fãs sabemos que ANGEL (1999 – 2004) foi um seriado derivado de Buffy- The Vampire Slayer (1996 – 2003). O protagonista se tornou tão grande dentro da série da caçadora, que os roteiristas foram obrigados a dar a ele seu próprio “filho”. Então junto com a quarta temporada de BTVS iniciou-se a primeira de ANGEL, que nestes primeiros anos de exibição, foram premiados com os chamados episódios crossovers (que significa passagem). Na nossa linguagem, são aqueles que usam personagens de outros para algumas histórias. 

A intenção era dar maior estabilidade a história de Angel bem como alcançar uma boa aceitação do público remanescente de BTVS. Sendo assim, ambos casaram-se durante um curto, mas proveitoso tempo em que estiveram um no terreno do outro. Dessa parceria, emergiram histórias fantásticas que ajudaram a mistificar a importância tanto de um quanto de outro. Vamos relembrar?

A Cruel Luz do Dia (The Harsh Light of Day - BTVS S04E03
Na escuridão (In the Dark - ANGEL S01E04)


Na Faculdade, Buffy se envolve com o mulherengo Parker enquanto tenta impedir que Spike encontre a Pedra de Amarrah, que dá aos vampiros imunidade contra tudo que possam lhes afligir. Com a Pedra em seu poder, ela envia Oz até Los Angeles para entrega-la a Angel. Spike, claro, não se dá por vencido e tenta resgatar a pedra, mais uma vez em vão. 

Agonia (Pangs - BTVS S04E08) 
Eu vou me lembrar de você 
(I Will Remember You - ANGEL S01E07)


Depois de uma visão de Doyle, Angel vai a até Sunnydale proteger Buffy de um perigo desconhecido. Ele envolve Giles e todos seus amigos neste plano sem que Buffy saiba. No fim, Xander deixa escapar a visita do vampiro e inconformada Buffy voa para a cidade dos Anjos atrás de uma explicação. Mais uma vez acaba se envolvendo romanticamente com Angel, que acidentalmente teria recuperado sua humanidade. 

Quem é você (Who Are You - BTVS S04E16) 
Santuário (Sanctuary - ANGEL S01E19)


Depois de acordar do coma e aprontar todas com Buffy e a turma, Faith parte para Los Angeles com o intuito de acabar de vez com o seu sofrimento. Assim ela tenta usar Angel para este fim, mas quando Buffy descobre, parte atrás dela criando um mal-estar entre todos. Neste processo, Angel tenta proteger Faith, que se redime, entregando-se a prisão. 

Louco de Amor (Fool for Love - BTVS S05E07) 
Darla (ANGEL S02E07)


O passado de Spike vem à tona depois que ele é obrigado a ajudar Buffy entender sua missão de caçadora e sua ligação com a morte. Ao mesmo tempo em que o mesmo passado do vampiro vem por outra perspectiva com Angel e Darla, que relembram seus últimos momentos como um casal do Mal. Neste processo, usaram as mesmas cenas nas duas passagens. 

Redefinição (Redefinition - ANGEL S02E11) 
Paixões (Crush - BTVS S05E14)


Darla e Drusilla tornam-se vítimas da sede de vingança de Angel, que chega ao ponto de colocar fogo nas duas vampiras. Ainda recuperando-se das cicatrizes, Dru chega a Sunnydale para tentar ajudar Spike a ser o que era antes. 

Paixões (Crush - BTVS S05E14) 
Desarmonia (Discharmony - ANGEL S02E17)


Com a chegada de Drusilla a Sunnydale, Harmony enfim resolve terminar sua relação com Spike partindo para Los Angeles. Lá ela reencontra Cordelia e tenta se encaixar numa primeira tentativa no mundo da Angel Investigations. Ainda nesta passagem, temos a divertida e inesquecível conversa ao telefone de Cordelia e Willow, que revela a amiga a verdadeira natureza de Harmony. 

O Dom (The Gift - BTVS S05E22) 
Não há lugar como nosso lar 
(There's No Place Like Plrtz Glrb - ANGEL S02E22)


A morte de Buffy abalou a todos e abalaria especialmente Angel, seu grande Amor. Assim Willow não mediu esforços para contar-lhe pessoalmente sobre sua grande perda acabando com um bom clima de final de aventura.

Carpe Noctem (ANGEL S03E04) 
Inundação (Flooded - BTVS S06E04)


No fim do episódio de ANGEL, Cordelia corta a conversa do vampiro com Fred contando que Willow avisou que Buffy está viva. Enquanto isso, em Sunnydale, ainda acostumando-se com a vida, Buffy parece fria e distante ao receber o telefonema de Angel que deseja revê-la. 

Mentiras que meus pais contaram 
(Lies My Parents Told Me - BTVS S07E17)
Orpheus (ANGEL S04E15)


Willow recebe um telefonema de Fred que deseja que ela tente restaurar a alma de Angel, roubada do cofre da Angel Investigations. Quando enfim consegue chegar ao local, a bruxinha abala as estruturas e trava uma luta sensacional com Cordelia possuída. 

A Escolhida (Chosen - BTVS S07E22) 
Convicção (Conviction - ANGEL S05E01)


Spike foi o grande herói no fim de BTVS, mas antes teve de ver Angel tentando tomar o seu lugar. Porém o bom senso de Buffy prevaleceu e ela não quis arriscar o Líder de uma outra frente de Batalha na última luta contra o Primeiro. Assim coube a Spike ser o portador do amuleto que acabou fechando a Boca do Inferno. O mesmo amuleto foi enviado para Angel contendo Spike, que ressurge misteriosamente para fazer parte da equipe. 

Sofrimento (Damage - ANGEL S05E11)


Com o fim de Sunnydale, Buffy e a turma partiram para a Europa com Andrew assumindo a posição de um Sentinela Júnior, como um ajudante de Giles. Neste processo, ele apareceu em Los Angeles depois que Angel contatou Giles em vista de Dana, uma garota perturbada com pesadelos e visões que era nada mais nada menos que uma caçadora despertada pelo feitiço de Willow. 

A garota em questão (The Girl in Question - ANGEL S05E20)


Angel e Spike são enviados a uma missão pela Itália e lá mais uma vez reencontram Andrew, que tem informações importantes sobre um tal Imortal, um vampiro que estaria saindo de Buffy. A caçadora aparece de relance dançando loucamente em uma boate, mas o suficiente para dar andamento na história. 


Ainda na quinta temporada de ANGEL, em Shells, o vampiro recorre a Giles para que este contate Willow para capturar a alma de Fred, que todos acreditam ainda estar vagando por aí depois que ela é possuída por Illyria. Em vão, pois o Sentinela não está disposto a ajudar alguém envolvido com a Wolfram & Hart e além do mais, seguindo os quadrinhos de BTVS, Willow está em projeção astral. 

E aí turminha, gostaram dos crossovers? Acharam que valeram a pena? 

3 comentários:

  1. Gostei muito!!! Inicialmente os crossovers somente foram empregados para salvar a audiência da serie, mas quando a serie ''andou sozinha'', esses crossovers serviram para mostrar ao público que ambas as series pertencem ao mesmo universo, apesar de aspectos peculiares de cada.

    Não vejo a hora de ver os crossovers das temporadas finais de ambas as series (tô chegando lá!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e já digo que vc não irá se arrepender! São excelentes! Senti falta de mais crossovers em momentos importantes, mas como já foi dito e reforçado, serviram para ajudar ao seriado ANGEL se firmar.

      Obrigada pela atenção como sempre meu querido, abraços

      Excluir
  2. Bem apontado, Flávia. Faltou só o 4x22 (Home) de Angel antes de 7x22 (Chosen) de Buffy, em que Angel pega o amuleto com a Lilah e o leva até sua amada em Sunnydale.

    Olha, eu adoro crossovers! Eu entendo que as séries estavam tentando mostrar independência, mas eu queria muito que tivesse tido mais crossovers... Imagina Wesley voltando a Sunnydale acompanhado de Cordelia, Dawn fugindo de casa após brigar com Buffy e indo a Los Angeles conhecendo assim Connor, dentre outras possibilidades.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!