quarta-feira, 19 de agosto de 2015

[Enfeitiçados, entediados e Confusos] 10 grandes personagens masculinos





Amigos caçadores, há algum tempo atrás publiquei uma lista das maiores personagens femininas do Buffyverse. Hoje, resolvi homenagear os representantes da ala masculina, afinal, não foram só as mulheres que ajudaram a construir todo o misticismo em torno desse maravilhoso universo. 

10 – Capitão Daniel Holtz



Todos conhecem a história de Angelus e Darla aterrorizando a Europa. Fato que ficamos familiarizados ainda na primeira temporada de Buffy. No entanto, foi somente a partir da terceira temporada de ANGEL que nos deparamos com alguém que fazia o trabalho de Buffy naqueles tempos. Como uma espécie de caçador de vampiros freelancer, o Capitão sisudo só pensava no trabalho que criou por conta de uma imensa integridade e instinto justiceiro na defesa dos humanos contra as mais terríveis criaturas da noite. Neste caso, os vampiros foram seus alvos mais notáveis, entre eles, o casal demoníaco Angelus e Darla. 


Como não tinha nenhum sentido de heroísmo apurado, o caçador deixou-se levar pelo lado sombrio da mais pura vingança quando o casal destruiu sua família. Iniciou-se uma caçada implacável e por muito tempo infrutífera até fazer um acordo com um Demônio que poderia viajar pelo tempo entre as realidades. Ele retornou ao nosso tempo com um único objetivo: destruir os vampiros responsáveis por sua dor. Nem mesmo sabendo que Angel não era Angelus, ele recuou. Neste processo, ele treinou um grupo de ajudantes, sequestrou Connor, que voltou com o coração cheio de veneno contra seu pai. A intenção do velho Capitão dessa vez surtiu o efeito esperado e antes de dar seu último suspiro, certificou-se de que o vampiro sofreria como ele. 

Maior qualidade: a coragem movida pelo Amor à sua família e a seus semelhantes

Pior defeito: a falta de discernimento entre o certo e o errado em momentos decisivos que o obrigam a não enxergar todo o panorama

Seu melhor momento: episódio Lullaby, da terceira temporada de ANGEL


9 – Charles Gunn 


Como seu próprio sobrenome pode se traduzir que é um lutador. A personificação humana na luta contra os mais terríveis seres que assolam a cidade de Los Angeles. Antes de se tornar um membro útil da Angel Investigations, era líder de uma Gangue que além de se protegerem das mazelas humanas da sociedade, tiveram de aprender também a se proteger do mundo caótico de seres sobrenaturais. Como líder, teve de aprender desde cedo a comandar com mão se coração de aço. 



Assim parece ter uma personalidade insensível, mas ao notarmos o quanto se preocupa intimamente com os mais necessitados, podemos afirmar que trata-se de uma máscara bem cuidada para não demonstrar fraqueza perante aos desafios. Uma antítese interessante que o torna um personagem indispensável para Angel. 

Maior qualidade: a coragem, afinal, para quem aprendeu a morar nas ruas é indispensável 

Pior defeito: Cordelia explica: "Tá pra nascer na face da Terra alguém mais cabeça dura que o Gunn" 

Seu melhor momento: episódio First impressions da segunda temporada de Angel 

8 – Daniel “OZ” Ozbourne



O jeito tímido e caladão do ex-namorado de Willow é uma forma bem explorada paradoxalmente de conter o lobo que existe dentro dele. Se os vampiros têm um demônio dentro de si, ele tinha uma fera sem consciência. Desta forma o rapaz de fala mansa e de aprazível tranquilidade conquistou não só o coração da jovem bruxa, mas como também de uma legião de fãs. Era um cara comum, bom estudante, guitarrista de uma Banda estudantil até ver sua vida mudar depois do encontro com um Lobisomem. Desta forma começou a fazer parte do mundo sobrenatural de sua namorada e da amiga dela, a caça-vampiros. 


Suas poucas palavras dentro deste tempo poderiam aniquilar a importância do personagem, contudo, é exatamente esta escassez intrigantes de palavras e frases que o tornou marcante e com um charme específico. Ou seja, daquele tipo que falava pouco, mas sempre deixava seu recado com muito bom humor e carisma. 

Maior qualidade: o carinho que conduzia sua relação com Willow e amigos era cativante

Pior defeito: o jeito caladão tem seu charme, mas às vezes deixa o personagem meio apagado e non-sense para o grande público

Seu melhor momento: episódio Wild at Heart  da quarta temporada de Buffy

7 - Lorne



O Anfitrião covarde do Bar Caritas é com certeza mais um grato ponto dentro do intercâmbio Buffy - Demônios. Carismático e inteligente, apareceu como mais uma ligação proveitável de Angel com os Poderes que valem, uma vez que o próprio tem o dom de ler as almas de todas as criaturas. E o que deixa mais curioso o personagem é o momento que o tal realiza este feito. Através de uma máquina de karokê trouxe frescor com sarcasmo na medida certa a uma temporada de definições. Daí já dá pra relevar as situações pra lá de engraçadas protagonizadas  por ele. Marca registrada de temas e roteiros do Buffyverse. 


O dono do Caritas faz parte de  um seleto grupo de demônios que deixou pra trás suas raízes ortodoxas para se aventurar num outro mundo onde a brutalidade da alma é substituída por música. Por conta disso, nota-se que se trata de um personagem que faz de sua sensibilidade o carro-chefe para sequências tão engraçadas quanto dramáticas. Ele começou como um simples coadjuvante de episódios e depois se firmou com os fãs da série pela personalidade imbuída de ótimos diálogos. 

Maior qualidade: a excentricidade cômica, que deixa o personagem absolutamente fascinante. 

Pior defeito: a covardia, que em alguns casos deixa de ser um charme adicional. 

Seu melhor momento: episódio Through the looking Glass da segunda temporada de Angel

6 – Angelus


O Demônio com face de Anjo nasceu Liam, um jovem rebelde que vivia para noitadas à noite e flertes durante o dia. Assim seguia-se sua rotina desagradável para a família na figura de seu pai até que uma vampira linda e sensual colocou seus olhos e posteriormente seus dentes nele. Liam então deu lugar ao vampiro Angelus, o amante ideal da perversa Darla. Embora tenha nascido como parte de uma Ceita antiga liderada pelo Mestre dos Vampiros, de cara, Angelus sabia que sua personalidade arredia não se encaixava ali. Ele recusou o estilo de vida dos membros, e tomou Darla para si e juntos colocaram toda a Europa de joelhos perante o terror que estes seres sem alma lhes proporcionava. 


O “casamento” ia bem até que a sede insaciável do vampiro por jovens donzelas o fez cair numa armadilha mortal, sendo amaldiçoado por um grupo de ciganos, que lhes devolveu sua alma. Durante um tempo, ele vagou pelo mundo sem destino e identidade certa, sofrendo os tormentos de todas as pessoas que assassinou. Quando encontra Buffy, torna-se Angel, e a ajuda no dever sagrado de defender o mundo até que a relação entre eles, vai a um outro nível e Angel acaba perdendo sua alma restaurada. 

Com Angelus de volta, a liberdade com que sempre conviveu novamente toma forma. Sem nenhum remorso ou qualquer sentimento de afeição, pelo contrário, Angelus odeia o que Angel faz com ele. Parecer humano é uma afronta tão grande quanto espetar uma estaca em seu peito, mesmo que entenda como ninguém tudo que compõe a face humana de seus amigos e especialmente Buffy. Com todos estes atributos e atenuantes, é o vilão mais memorável e nocivo do Buffyverse.

Maior qualidade: sua beleza e seu charme indescritível que o nomeia como “o Demônio com face de Anjo”

Pior defeito: a rebeldia e inconsequência que carregou mesmo se tornando um vampiro

Seu melhor momento: episódio Paixão da segunda temporada de Buffy


5 - Xander Harris


O coração da turma já passou por vários apuros na época de colegial como um crítico fracassado e aparência impassível. Tais como a frustração de não ser um atleta e objeto de desejo das garotas como Buffy. Neste caso deseja o impossível, ignorando o lado romântico de sua relação com Willow, sua melhor amiga. Parte de uma mistura contraditória de um cara engraçado e bravo, que mais se aproxima da vida real, ou seja, a parte humana da turma. Aquele que fica de pé ao lado do palco vendo seus amigos tornarem-se mais poderosos enquanto seu poder se centra justamente na humanidade certa ou errada.


Neste caso, se classifica como uma espécie de herói acidental, que inadvertidamente aparece como uma grande ideia ou surpreendentemente acerta um vampiro. Bonito, divertido, de sorriso encantador, poderia ficar com qualquer mulher (normal) que quisesse, mas tem uma estranha queda por mulheres demônios. Sua esperteza na arte de sobrevivência não condiz com a arte de relacionamentos. É um dos quatro pilares da Scoobygang original. 

Maior qualidade: a percepção das virtudes dos que os cercam, que sempre lhe fornece as melhores frases do seriado. 

Pior defeito: a passionalidade, que limita seu poder de avaliação em alguns casos 

Seu melhor momento: episódio Grave da sexta temporada de Buffy


4 – Wesley Wyndam-Pryce


De boa educação, fez-se a personificação perfeita da chamada Ordem e Disciplina do Conselho dos Sentinelas. Com este cartão de visitas, se fez no ar pela turma de Sunnydale ao estar sempre apostos preocupando-se demasiadamente em não cometer os mesmos erros de seu antecessor. Logo, seus trejeitos viraram sinônimo de piada na boca da turma que dizia que o "bem classudo", movia-se como se tivesse "uma estaca gravada no traseiro". Assim sendo, não teve uma receptividade tão calorosa por parte de Buffy e Faith, afinal, veio para substituir o "paizão" Giles em suas funções. 


Além disso suas atrapalhadas e devoção ao Conselho afastava qualquer tipo de empatia. A antipatia inicial de sua figura de Sentinela aos poucos foi dando lugar à sua figura de homem, descobrindo-se assim um ser engraçado, romântico e cheio de virtudes, como a gratidão e lealdade. Quando ingressou na Angel Investigations, fez mais pelo Bem de quando era um Sentinela. Neste caso, sua liberdade fez bem à alma deste cavalheiro inglês, ajudando-o a entrar na galeria de personagens mais bem explorados do Buffyverse. 

Maior qualidade: sempre procurar fazer o que é certo, não importando as consequências

Pior defeito: ter se acovardado em certos momentos importantes de sua trajetória. 

Seu melhor momento: episódio Guise will be guise da segunda temporada de Angel 

3 – Spike


Sabe-se de que não se trata de um vampiro comum. Não pelo fato de ter recuperado a duras penas sua alma, mas sim por conter dentro de sua construção duas personas interessantes. William, o poeta sensível de coração partido e de péssimos versos descreveu bem seu lado humano gerando um impacto promissor ao surgir sua faceta vampiresca. Desprezado por todos em sua pequena aldeia na Inglaterra, agiu com vingança e brutalidade tornando-se Spike, o vampiro Fighter que tinha o hábito de empalar suas vítimas com pregos/estacas de ferrovia. 

Spike chega a Sunnydale com uma fama que lhe procede, afinal, matara duas caça-vampiros. Nesta condição, imediatamente desperta o receio e apreensão de toda a turma, especialmente Giles e Angel, companheiro de longa data em seus tempos de matança. O perigo era real, mas Buffy como sempre, conseguiu botá-lo para correr junto com sua amante Drussila. 


Tempos depois, Spike retorna e ganha da Iniciativa uma condição de aos poucos fazer parte da Scoobygang. Um chip cerebral, que passa a domar seus instintos de caçador. Assim, o vampiro durão, vai amolecendo com sua convivência com os humanos, ganhando uma personalidade mais atraente e por vezes cômica. Além disso, nesta fase se vê apaixonado por Buffy e conquista sua atenção tornando-se temporariamente o único elo carnal da caçadora com sua existência depois que esta retorna com os mortos. Como se vê, o personagem não conquistou apenas um espaço no coração da caçadora e sim uma eloquente legião de fãs do seriado.

Maior qualidade: as várias nuances de sua personalidades fica difícil não achá-lo no mínimo interessante. 

Pior defeito: o senso egoísta, cabível em todo vampiro

Seu melhor momento: episódio Fool for love da quinta temporada de Buffy 

2- Rupert Giles


Mais que um Sentinela, pode-se dizer que é o mais próximo de pai que Buffy tem. À princípio esta ligação definitiva, mantia uma distância apropriada a fim de não comprometer ambas missões. Sua figura patriarcal foi sendo moldada aos poucos, a cada temporada, desafios, frases e momentos marcantes. Justo afirmar que quando baixou em Sunnydale com o singelo disfarce de bibliotecário do Sunnydale High, seria impossível imaginar o tamnaho da aproximação entre ele e sua caçadora. O jeito inglês de ser do Professor de Buffy, tornou-se uma marca registrada de um homem surpreendentemente engraçado, emblemático e extremamente sensível. 


Características estas que por pouco não o desviaram de seu destino quando numa fase de rebeldia se transformou no "Estripador", um jovem que aprontava todas em seu país de origem. É sem dúvida o grande esteio da Scoobygang, por onde passam informações, conselhos e dicas várias. Indispensável. Para Buffy, série e fãs. 

Maior qualidade: a retidão que sempre regeu as ações da turma

Pior defeito: de às vezes guardar um certo rancor de situações passadas

Seu melhor momento: episódio The Dark Age da segunda temporada de Buffy 

1 – Angel


Ao lado de Darla, o Monstro Angelus fez vítimas incalculáveis. No entanto, sua queda pelo lado negro da força encerra-se em 1898 quando ao matar a favorita de um clã cigano, tem o pior castigo para um Monstro como ele: a alma restabelecida. Desesperado e horrorizado pelos pecados do passado, vaga sem rumo, incapaz de se alimentar de sangue humano. Só quando conhece o demônio Whistler que lhe apresenta Buffy, sua vida/existência dá uma nova guinada, ajudando-a a praticar o Bem. Assim Angelus se torna Angel, o vampiro com alma.  


Um romance entre eles é inevitável, assim como também as consequências desta aproximação, que o faz perder a alma. Desta vez, Willow e seu talento de magia consegue restaurá-la novamente. No entanto, o romance perde perspectivas futuras e ele abandona Sunnydale. Em Los Angeles, brilha como o Herói que todos conhecemos. 

A figura complexa do personagem foge de uma classificação definitiva. Como Liam, Angelus ou Angel, o personagem tem  sim seus atributos, qualidades e fraquezas. Porém é quase impossível julgar que um ou outro foi influenciado por cada persona que teve. O Angel que conheço e amo, é um Herói que luta contra as forças do Mal a caminho da redenção, ou seja, reparar seus erros do passado. Sem dúvida alguma, um personagem mitológico dentro do Universo de Buffy, que ganhou uma série solo tão bem sucedida quanto sua "mãe".  

Maior qualidade: o altruísmo para abrir mão de tudo que mais aprecia pelo Bem Maior. 

Pior defeito: criar obsessões acerca de determinados alvos, que por vezes prejudicou sua existência e amizades. 

Seu melhor momento: episódio I will remember you da primeira temporada de Angel 

5 comentários:

  1. Ai Flávia, eu gosto muito do Spike. Pra mim ele ficaria em primeiro. Seu personagem é muito complexo. Ele desde sempre foi diferente dos outros vampiros, transformou sua mãe em vampira porque ela estava doente e ele queria salvá-la e ela, assim como os outros vampiros, ficou super do mal (rs) o que fez com que ele a matasse. Mesmo sendo um demônio ele se apaixonou pela Buffy e foi de livre e espontânea vontade (depois da cena mais traumática do seriado) buscar sua alma. É o que a Buffy diz pra ele na sétima temporada, que ele lutou contra o demônio que havia dentro dele e que ela acredita nele (onw rs). Acho que assim como a Willow ele tem uma bela metamorfose.

    Também acho as falas do Xander muito boas, renderam as melhores cenas do seriado. O legal dele é essa humanidade. Só que eu não acho que ele poderia ter qualquer mulher que quisesse rsrs Pelo menos não nos EUA, onde tem toda aquela babaquice de Winners e Loosers.

    O Giles também...e o Oz...e o Angel...Enfim, todos os personagens são bem desenvolvidos. Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço demais sua participação Graziella e realmente Spike teve uma evolução memorável assim como Willow. Escolhi Angel como o primeiro, não só pelo fato de gostar mais dele, mas também por ser um personagem tão interessante que acabou tendo sua série própria e com muito sucesso também. Se isso aconteceu, foi porque o personagem tinha muita coisa a ser explorada, muitas nuances de personalidades, história, enfim......ambos são excelentes personagens, mas eu tinha de escolher apenas um...este é o ônus das listas kkkkkkk

      Quanto ao Xander ter qualquer mulher que quisesse, não sei mesmo se isso se encaixou, mas quando escrevi pensei no fato de "mulher humana", mas o que vc disse faz muito sentido mesmo. Obrigada

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  2. Uma lista com os personagens masculinos deste fantástico universo, foi bem elencada e com os perfis explicados exatamente do jeito que corresponde ao perfil de cada um! Só discordo sobre o Lorne, que para mim o ponto forte que ele tem é a mediunidade;

    Sobre o Gunn, acho que ele tenta se mostrar firme o tempo todo para não dar nenhuma brecha para essa fragilidade que ele tem, possa aparecer;

    Gostei dessa distinção do lado bem e do lado mal do Angel, assim podemos entender que por mais que tenham a mesma aparência, Angel e Angelus é como se fosse literalmente duas pessoas, separados por uma alma humana.

    E falando em alma, Flávia, você consegue me explicar o que faz o Spike se envolver e até querer manter um vínculo com Buffy, sendo que ele é um vampiro, ou seja, uma criatura desprovida de alma, que não possui quase nenhum aspecto de quando era um humano (só a aparência)?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta complicada essa hein???

      Olha eu não tenho uma definição por assim dizer definitiva, acho que ninguém tem. Vamos apenas por achismos kkkk

      Eu acho que Spike não amava Buffy de verdade com aquele puro, abnegado, como sentimento real e verdadeiro. O que ele começou a sentir pela Buffy era uma forte atração, alimentada pela obsessão que ele já tinha por ela. lembrando que Spike matou duas caça-vampiros antes e só com a Buffy ele "encalhou". Então ela se tornou uma espécie de obsessão para ele, mas não era Amor.

      Duas passagens na série pode explicar isso:
      - a primeira é quando num flashback Drusilla diz a ele que ele estava impregnado pela Caça-vampiros, ou seja, a obsessão dele tomou conta de sua aura. Na época eles ainda estavam juntos antes dela traí-lo com o Demônio do Caos.

      - a outra foi no episódio Dead things quando ele tenta impedir Buffy de se entregar pra Polícia e ela diz que ele não pode amar pois não possuía uma alma e como ela poderia amar um Ser sem alma? Não podemos esquecer que ele tentou estuprar a Buffy em Seeing red. E ela diz:"Me pergunta de novo porque eu não posso amá-lo?"

      Portanto, eu concluí reparando nesta relação é que Spike desalmado sentia outra coisa pela Buffy e não Amor. Até mesmo seus atos heroicos nesta época era pra marcar pontos com ela. Típico herói ocasional.

      Excluir
    2. Realmente é uma pergunta complexa, mas sabia que você é uma das (senão talvez, a única) pessoas no Brasil que seria capaz de explicar o que há por trás desse mistério. O Buffyverse é a sua ''praia!''

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!