quarta-feira, 22 de junho de 2016

[Mais um vez, com sentimento] 10 Episódios para esquecer: Parte 1




Amigos Caçadores, diante de tantas dificuldades daqui no Portal, tenho contribuído com pouca coisa por aqui recentemente. No entanto, algumas postagens almejadas não poderia deixar de compartilhar com vocês, fãs fiéis e incondicionais. 


Pergunte a qualquer fã de Btvs ou ANGEL a respeito de seus episódios favoritos, e a resposta vem na ponta da língua. Mas será que esta mesma resposta vem tão fácil assim na hora de apontar os piores episódios? 

Este é o desafio que tive de elaborar, afinal, não é nada fácil apontar os piores de uma seleção tão rica quanto os episódios do Buffyverse. Então vamos lá?

Teatcher's Pet (Buffy - S01E04)

Quando um Professor de Biologia some misteriosamente do Colégio, uma nova substituta começa a virar a cabeça de rapazes incautos, como Xander. Porém, como nada é perfeito na Boca do Inferno, o rapaz, Buffy e a turma descobrem algo errado com a moça. 


Embora tenha uma alusão interessante sobre virgindade masculina, toda a trama foi extremamente trash e de péssimo gosto. Destaque (negativo) para o Monstro que se converteu a Professora. Horrível!

I Fall to Pieces (Angel - S01E04)

Angel ajuda uma moça perseguida pelo ex namorado que não se conforma com o término da relação. Neste tempo, descobre-se que o perseguidor tem artimanhas sobrenaturais para infernizá-la. 


Um homem que se desmonta todo para poder correr atrás de sua amada é realmente um enredo que podemos jogar no Lixo. Nada se aproveita. Péssimo dia para ser roteirista de uma ótima série!

Beer bad (Buffy - S04E05)

Buffy ainda continua sofrendo pelo mulherengo Parker e em sua tentativa de afogar as mágoas, ela acaba se enveredando pelo caminho do álcool. No entanto, algo estranho na cerveja muda o tempo e espaço da Caça-Vampiros.



A cerveja é Má. E este episódio também. Embora tenha algumas passagens engraçadas, é duro de aguentar um pouco mais de 40 minutos de cenas bobas e escatológicas com um contexto fraco de tudo que envolve um personagem desprezível como Parker.

Where The Wild Things Are (Buffy - S04E18)

Riley e os meninos da Iniciativa resolvem fazer uma festa na Faculdade. E como tal, a tensão sexual se espalha pelo recinto, despertando antigas ameaças do outro mundo no Local. 


Esqueçam Buffy e Riley no episódio, pois ambos passam o tempo todo transando e em nada contribuem assim como Giles, Xander e Willow. Os protagonistas passam por uma Anya ainda chata e Spike tentando assustar alguém. Pouco pra segurar um episódio, não acham?

Flooded (Buffy - S06E04)

Ainda tentando se acostumar com a nova vida, Buffy se depara com uma crise financeira após a morte da Mãe. As contas batem a sua porta, e nem o Encanador pode esperar. 


A estranheza em relação a nova temática do seriado fez criar um episódio até interessante em sua intenção, mas fraco na realização. Tirando alguns momentos divertidos de Buffy, tudo pareceu bem morno com os outros personagens. 

Carpe Noctem (Angel - S03E04)

Quando resolve ajudar um bom velhinho do outro lado da rua, Angel acaba caindo numa armadilha. Neste tempo, a essência do Vampiro se transfere para o velho, e ambos trocam de corpos. Imagina só o confusão....


Enredo de troca de corpos já foram provados, dentro do próprio Buffyverse que funcionam, mas esse foi mal conduzido, sem a empatia que necessitava para criar uma trama atraente. Muito fraco. 

All the Way (Buffy - S06E06)

É mais um Halloween para Buffy e sua turma e como sempre, nada sai como planejado por eles. Dessa vez o foco é Dawn, que se envolve com um vampiro adolescente, arriscando não só a sua vida como a vida de Buffy e Giles.  


Depois de bons episódios de Halloween, contando o clássico da segunda temporada, nos deparamos com uma trama boba e vazia. Depois da quinta temporada, a importância de Dawn no seriado foi minada. Com isso, os roteiristas tiveram de criar plots descartáveis para a irmã de Buffy como este episódio. 

Double or Nothing (ANGEL - S03E18)

O passado de Gun vem a tona quando ele tem que honrar uma dívida com um Agiota nada convencional. Este é o momento de Angel e a turma agirem para livrar o amigo de uma tremenda enrascada. 


É um daqueles episódios em que nem tudo é ruim, mas decepciona no final. Onde tudo parecia mais sério, dramático e relevante, cai para uma trama de situações irrelevantes e hora patéticas depois do blefe de Angel nas cartas. 

The House Always Wins (ANGEL - S04E03)

A turma se une numa viagem a Las Vegas a fim de resgatar Lorne, que se encontra explorado por um inescrupuloso dono de um Cassino que negocia a sorte das pessoas. 


Parece que os roteiristas não se dão muito bem quando o tema é jogatina. Aqui todo o clima de "Viva Las Vegas!" só serve para contagiar de forma ilusória o espectador. Só pela sinopse trata-se de um episódio em que nada se aproveita com um Angel o tempo todo catatônico diante de um caça-níquel. 

Life of the Party (ANGEL - S05E05) 

Lorne decide dar uma Festa na Wolfram & Hart como parte de seu contrato com a Firma. Mas como tudo ali é diabólico, alguma coisa com ele faz com que seja o pior dos Anfitriões. 


Outro personagem que também não se encontrou com o passar do tempo, foi Lorne, que aqui virou um vilão ocasional. Sua presença na fase Wolfram & Hart foi tão dispensável que deveria ter saído depois desse festival de bizarrices ao liberar um Monstro horrendo dentro de si. Pra fechar, Angel tendo uma rapidinha com Eve foi nauseante.

Nada mais a declarar. Aguardemos a segunda parte...

5 comentários:

  1. Concordo com você, Flávia, mas acho mais facil lembrar dos episódios que eu não gosto (porque são poucos) do que escolher entre tantos bons rs.
    Apesar do "All the way" ser bem fraco ele não estava na minha listinha dos piores.Nem o "Flooded" porque tem aquela discussão entre o Giles e a Willow que eu acho fantástica rs.
    Mas ainda tem dois episódios que você não citou que eu acho péssimos que são o do palácio da dupla carne (acho que chama Doblemeat palace, ou algo assim) e o "Out mind, out sight". Este, apesar da temática interessante, acho bem chato, parece que não tem um "timing", sabe? Meio devagar, sei lá, mas não me agrada...
    E uma coisa interessante é que tem uma roteirista que só esreveu três episódios pra série, sendo dois "Where the wild things are" e "Beer bad", da lista dos piores de muita gente rs.
    Bem legal :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pois é Graziella. Lista são assim mesmo. Ora vc concorda, ora não, eu sou assim também. E o legal é os argumentos que usamos para defender e criticar os episódios. Legal esta troca!

      Realmente Flooded não é de todo ruim, mas a cena de Willow e Giles é quase no fim quando o episódio já passou morno...e outro ponto negativo é que foi no início de uma temporada que mudou a temática do seriado. Quando revemos, não tem o mesmo impacto de quando assistimos pela primeira vez, por isso é mais fácil aceitarmos.

      E já adianto que Doublemeat Palace está na segunda parte. Não há nenhum suspense nisso kkkkk

      Excluir
  2. Ótima listagem e crítica, Flávia! Até em tramas de sucesso, ocorrem aqueles episódios que não foram muito bem recepcionados pelo público, por querer fugir um pouco da temática do seriado ou por ter sudo produzido às pressas mesmo.

    Apesar de você não ter gostado dos episódios de Angel que tematiza a jogatina, eu os curti por fugir um pouco da trama principal (o conhecido ''filler'') e ter tido reviravoltas que me empolgaram.

    Quanto à Buffy, realmente o Halloween da Dawn não emplacou, ainda sim a história dela com o vampiro adolescente é mais assistível que a saga Crepúsculo (me desculpem , quem curte a franquia! Risos!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada William!

      Os episódios de jogatina de ANGEL são bem controversos mesmo. Ou se gosta ou não. O que tem Gun como foco, pecou muito nos momentos finais, já aquele do Lorne, foi ruim mesmo.

      E concordo. Dawn e o vampirinho é melhor que Crepúsculo kkkk

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!