sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[Coração Solitário] Momentos de Resiliência de Angel

Por ''William'' Gunn



Ao receber uma alma humana como maldição dos ciganos, Angel recebeu junto o remorso de todas as atrocidades que fez com suas vítimas, enquanto era o cruel Angelus, e com o passar de alguns séculos, essa mágoa por ter ceifado a vida de dezenas de inocentes o machuca por dentro cada vez mais (afinal, o ganho de alma, trouxe um bombardeio de sentimentos).







 Angel ensinando a Buffy, como consegue entrar em resiliência
pelo Tai chi Chuan


E quando parecia que a situação se amenizaria ao conhecer e se envolver com Buffy, Angel tem que se afastar da caçadora (por causa daquela regra que já conhecemos, sobre que um vampiro com alma não deve experimentar uma sensação de pleno prazer, como por exemplo o ato de amar alguém, com risco de ter a alma exterminada dando lugar a um demônio por completo). Com isso, o remorso pelas crueldades passadas, combinado com o fato de que não pode estar ao lado da pessoa que ama, faz com que Angel fique sufocado por dentro, aonde quando não está realizando alguma missão em prol dos indefesos, encontra-se enclausurado solitariamente no silêncio e sozinho em algum lugar.

De certa forma, as missões que realizou antes e depois de conhecer os ''poderes que valem'', servem de conforto para Angel, na qual encara como uma auto-remissão das maldades, onde se baseia na filosofia de que: ''boas ações apagam más ações''; porém não eram o bastante, e assim ele recorre a uma alternativa: a arte oriental do Tai Chi Chuan.

O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte de meditação em movimento. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio. E isso influencia o Angel de forma surpreendente, que ele passou a somente ingerir sangues não-humanos (de outros animais), controlando ainda mais o seu instinto vampiro.


Angel tambem realiza o Tai chi Chuan com espadas

Angel já exilou num monastério para meditar profundamente
após saber da morte de Buffy contra a vilã Glória. Porém lá, ele
precisou dar cabo de um grupo de monges demônios



A cada sessão que realiza, Angel vai adquirindo uma paz interior, que constantemente é atormentada pelos ''fantasmas'' das pessoas que morreram nas suas mãos enquanto era uma criatura da noite descontrolável; além de o fazer esquecer de um amor impossível pela caça-vampiros de Sunnydale. Dessa forma, suas forças são sempre renovadas para enfrentar uma nova batalha que venha a aparecer!

7 comentários:

  1. Boa colocação William! Algo que devemos pensar

    A alma de Angel que todo mundo já conhece, mas que ninguém ainda sabe que é preciso "alimentá-la" para que fique sempre forte e cada vez mais resiliente em momentos de necessidade. Muita gente não se liga muito nesta questão de Angel com sua alma. Pensam mais do lado que ele não pode e Buffy não podem ficar juntos e etc....Mas de forma individual, raramente alguém pensa.

    Angel é um vampiro que tem um Demônio dento de si. Não é que a alma entrou e o Demônio sumiu não. Ele ainda está lá ocupando espaço com a alma, esperando qualquer deslize pra vir a tona.....Imagine só ter de conviver com isso 24 horas de seu dia? Ter de se policiar para que ele não se sobreponha.....

    Por isso Angel é um personagem incrível. E muito histórico mesmo!

    ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela credibilidade de sempre e concordo plenamente contigo Flávia! Creio que muitos fãs do Buffyverse tenham se perguntado: Como é que o Angel consegue controlar seu instinto de morder os pescoços humanos?

      Essa até então incógnita, me motivou a buscar as respostas e mostrar de forma clara para vocês!

      Excluir
  2. Nossa não entendia bem porque angel fazia essas meditaçoes mas aqui você explicou muito bem William. Parabens.

    Esse locutor na radio do blog é o dublador do angel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helen! Comente sempre o que agradou (ou não) nas postagens!

      Exato! É o Maurício Berger (ele alterna os trabalhos em dublagem com os de locutor de rádio).

      Excluir
  3. Eu realmente nunca tinha parado pra pensar nisso rs. Como eu só assisti a série Buffy imagino que isso foi mais explorado em Angel...é interessante porque ele é um personagem romântico (do movimento romantismo rs), trágico, o universo precisava desenvolver mesmo uma maneira de manter o personagem lutando, bem legal!

    Essas fotos da Buffy aprendendo o Tai chi chuan são da série Angel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não Graziella, são todas do episódio Revelations da terceira temporada de Buffy.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!