quarta-feira, 18 de junho de 2014

[Enfeitiçados, Entediados e Confusos] Os Vampiros do Universo Buffy/Angel

Por ``William´´ Gunn


Angel mostrando sua verdadeira face, 
e Buffy em uma realidade alternativa que está transformada em vampira

   Vampiros, seres que rondam as ruas durante a noite. Os Vampiros do universo criado por Joss Whedon, talvez sejam a versão menos poderosa deste mito - eles praticamente caem feito insetos! Com raríssimas exceções, possuem atributos físicos excepcionais para um ser humano, mas não sobrenaturais. São imortais, mas sem poderes místicos inatos (apenas feitiçaria, em alguns casos); e vão ficando mais fortes à medida que fazem bastante vítimas.

O ``Mestre´´ é um dos vampiros mais poderosos, tanto pelo fato 
de ser o ancestral pioneiro das criaturas da noite, como pela presença de garras e
impossibilidade de assumir uma forma humana (24hs por dia com essa cara horrenda)

   Dependem unicamente de sangue para viver, qualquer tipo de sangue. E quando se alimentam, dificilmente deixam a vitima livre. No momento do ataque, ou durante descontrole emocional, a face de um vampiro (até então normal, só um pouco mais pálida) se torna monstruosa. Os Vampiros do Buffyverse não têm reflexo no espelho. Todos têm presas e poucos apresentam garras, apenas alguns mais antigos e poderosos. As vezes surge algum vampiro com características físicas bem particulares, como chifres, pés de bode e coisas assim.

Nessa cena, o ``Mestre´´ antes de ir embora, suga o sangue de Buffy até sua pulsação parar 
(pensando que ela está morta). Porém, mais tarde ele descobre que a heroína por pouco acabou sobrevivendo.


ENTENDENDO A VAMPIRIZAÇÃO

   A "vampirização" segue mais ou menos o processo tradicional: é necessário que o vampiro beba o sangue da vítima até o momento em que sua pulsação diminui e depois a alimente com seu próprio sangue. Contudo, quando esta se torna um vampiro, sua alma é dominada por uma essência demoníaca. Ou seja, os Vampiros são maus (pois perdem a alma de quando era humano). Aquilo que a pessoa era antes influi muito pouco ou nada no seu comportamento futuro. Na verdade, os vampiros são vistos mais como um tipo de demônio.

Nessa situação ocorre uma vampirização, em que Drusilla, após sugar 
o sangue da então humana Darla, a alimenta com o próprio sangue.

Nessa outra situação, ocorre uma vampirização 
quase completa, e só não é consumada pois Drácula bebeu
somente um pouco do sangue de Buffy

   Ainda sobre a vampirização, aqueles que são transformados em criaturas da noite, na maioria das vezes ''assinam um voto de lealdade'' ao vampiro que o gerou, tornando-se assim seu lacaio/servo, que segue vagando sempre por onde a criatura-mestre for. Devido a essa regra, Angel foi trazido a Sunnydale, devido a necessidade de estar próximo a Darla (a vampira que o gerou), e ela por sua vez estava seguindo o ``Mestre´´ (que foi o vampiro que a gerou).

Outra aspecto, é que vampiras não engravidam (assim como os vampiros, só geram outro ser de sua especie pela mordida). A única exceção foi Darla, que inesperadamente engravidou de Angel, mas que foi possível devido a Intervenções místicas resultantes de uma profecia.

Harmony e seus lacaios


MEIOS DE PREVENÇÃO/COMBATE:

* Um Vampiro simplesmente não pode entrar em uma casa sem ser convidado. 

* Água benta provoca queimaduras dolorosas. Bebê-la é morte certa. 

* A cruz mantém os Vampiros afastados e queima ao toque.

Angel sacando suas estacas contra dois vampiros

Sequência em que Buffy transforma um vampiro em pó
com uma estaca no coração

* O alho consegue mantê-los afastados e também pode causar queimaduras. 

* O fogo realmente queima um Vampiro, mas para matá-lo é preciso queimá-lo totalmente e espalhar bem as cinzas, pois um Vampiro mais poderoso poderá ser reconstituído. 

Angel empurrando um vampiro janela abaixo para ser incinerado pelo sol

Na sequência (da esq. para dir.), Buffy enfia uma estaca em Drácula 
(que vira pó automaticamente); porém como suas cinzas não foram espalhadas, ele
se reconstitui (e precisou ser atingido novamente)

* Um Vampiro pode agir normalmente durante o dia ou mesmo ver a luz do sol (através de carros e imoveis com vidros bastante enegrecidos). Mas se for tocado diretamente pelo sol, começa a queimar feito papel. 

* Estacas são as maiores e melhores armas contra vampiros. Uma vez enfiadas no coração, transformam o vampiro em pó instantaneamente, sem deixar vestígios. As estacas devem ser feitas de madeira, e são eficazes dependendo da espessura (Ex: Buffy já empalou Vampiros mais fracos com cabos de vassoura, pés de cadeira, e até com lápis número 2; mas quando se trata de Vampiros mais poderosos é necessário uma estaca de espessura maior e mais força no golpe, que não precisa ser tão certeiro assim!).

* Quanto a espadas, o aço só mata quando usado para decapitar um vampiro, de preferência na cabeça (Angel gosta de utilizar este recurso!)

Kit Anti-Vampiro

UMA CURA PARA A VAMPIRIZAÇÃO???

    Pelo que eu saiba, no Buffyverse não se mostra nenhuma situação em quem alguém transformado em Vampiro voltasse à forma humana (me corrijam se esta situação aconteceu OK?!). Talvez, o mais próximo disso, tenha sido quando Darla, após ser morta por Angel com uma estaca no coração (na 1° temporada de Buffy), retorna à vida mais tarde (Na 2° temporada de Angel) como uma humana; mas isso ocorreu devido à intervenções místicas dos sócios majoritários da Wolfrang & Hart.
   Em outros universos de Vampiros (como as franquias: Os Garotos Perdidos e A Hora do Espanto), são mostradas formas de libertação dessa maldição; em que consiste na vítima vampirizada matar o vampiro que o(a) amaldiçoou, porém, ela não deverá ter provado nenhum sangue humano, e antes que se passe algumas horas desde a mordida (como o amanhecer do dia). Será que essa alternativa também tem validade no Buffyverse?

Uma figurante mostra onde se deve enfiar 
uma estaca para matar vampiros

Buffy armada para combater os vampiros


   Pois é internautas, espero que tenham curtido e aprendido um pouco sobre os vampiros neste guia (afinal, eles são os principais seres sobrenaturais das series Angel e Buffy). Até a próxima postagem!

9 comentários:

  1. Uma ótima matéria William, afinal, os vampiros são os personagens essenciais do Buffyverse.

    Amo os vampiros deste universo justamente por sua mitologia ser mais coerente com o que significa vampiros pra mim. Esta coisa de morrer e ter seu corpo tomado por uma essência demoníaca é demais, bem diferente de ser um vampiro apaixonado, que brilha a luz do Sol e ainda ficar com a humanidade que tinha. O vampiro é uma criatura da noite e sendo assim, viver uma vida humana é impossível. Vampiro assim pra mim não é vampiro, só tem presas e fogem da luz do Sol apenas.

    Quanto a relação de Angel e Darla esta foi uma boa curiosidade, pois o que atrai um vampiro ao outro nunca foi Amor ou algo parecido. A Julie Benz uma vez disse que a Darla tinha algo muito sexual, pois ela era uma prostituta quando viva e acabou carregando um pouco disso como vampira, portanto, entre ela e Angel nunca poderia existir Amor mesmo. Coerente, pois em ANGEL isso é explorado quando Darla não perde a oportunidade para deixá-lo em apuros sempre. E ainda assim eles permanecem juntos. Bacana demais este fato!
    Enfim, uma ótima matéria






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo querida Flávia, que tenha curtido a matéria!!! Concordo contigo com as versões atuais de franquias de vampiros, que quebraram a mitologia do que eles são originalmente.

      Nisso, pode surgir alguém argumentando: ``Mas Angel não é um Vampiro apaixonado por Buffy?´´ E a resposta é: Sim! Mas sabemos o que pode acontecer com ele ao atingir a felicidade plena (ao amar): perde a alma e vira um demônio por completo.

      Possa ser que o Sex Appeal da Darla tenha sido um Plus, mas, foi algo secundário em relação a compulsória lealdade de um vampiro à sua criatura-mestre (o exemplo de Angel).

      Joss Whedon, manteve fiel os vampiros à sua mitologia original (modificando pouca coisa)!

      Excluir
  2. outra coisa interessante também é porque Drácula voltou. Eu não gosto desse episódio e sempre fiquei intrigada com isso, achei que fosse uma brincadeira dos roteiristas. Bela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois! Também não entendia essa situação. Antes da matéria, eu achava que o Drácula era um inimigo que Buffy não podia vencer, mas ao saber dessa regra das cinzas espalhadas, fiquei esclarecido (vide o trecho em que Drácula tenta se regenerar mais uma vez depois de levar por duas vezes uma estaca certeira no coração; e Buffy - na versão dublada - diz: ``Eu tô aqui hein?!´´, pedindo de uma forma satirizada, para que ele próprio espalhasse suas cinzas para não se regenerar novamente).

      Excluir
  3. Um baita "kit-informação" de sobrevivência, William, ^^

    Os vampiros do Buffyverse podem não ser a versão mais poderosa do mito em si, mas sem dúvida, é uma das legais, principalmente se comparada com certas versões como aquela do Crepúsculo, ~_~

    Gostei da postagem, sintetizou bem parte desse Universo que Whedon nos deixou.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, David! Muitas páginas e comunidades fans das series só comentam minunciosamente sobre os heróis (Os Caçadores), deixando os vampiros na maioria das vezes, de escanteio. Eles mereciam uma triagem completa!

    Nós respeitamos quem curte, mas tivemos sorte ao ser apresentados primeiro à esses seres de Buffy e Angel, pois esses são fieis à personalidade tradicional do que é um vampiro!

    ResponderExcluir
  5. Nossa gente, essa materia é um verdadeiro guia, entendi bastante coisa sobre os vampiros. Mesmo assim fiquei com um dúvida, se aquele que se torna vampiro perde a alma e somente é um demonio, entao me expliquem esse sentimento apaixonado do Spike pela Buffy?

    Parabens e continuem assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, pessoalmente achamos que a situação de Spike ocorre raramente. De alguma forma, e com o passar do tempo convivendo com a Buffy (mesmo que boa parte apanhando dela), ele conseguiu resgatar um pouco do sentimento que tinha quando era um humano, e foi crescendo em meio a maldade da sua essência demoníaca!

      Obrigado por postar! Seus comentários nos motivam a continuar!!

      Excluir
  6. Mas nao vao esquecer que tudo comecou com Buffy em 1992 Hum! Eu tennho a fita ate hoje. Com Christian Swanson e Luke Perry. Alguem lembra?Foi o que deu origem ao seriado de hoje. Na boa sint falta. Por isso comprei tudo sobre o seriado e logo logo ate essential blog pode parar.Estou mentindo?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!