quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

[Meu Papel na Equipe] Karen Sheperd (Dublê da Faith)

Por William Gunn







Karen Sheperd é uma atriz , artista marcial, dublê e diretora de cenas de luta. E a primeira mulher a ocupar o título de n°1 do ranking do Black Belt Womans Form Champions, em 1979 e 1980. Um torneio em que não tinha a categoria feminina, e com isso disputou lutas diretamente contra homens faixas pretas).



ARTISTA MARCIAL PRODÍGIO


Na época da escola, inspirada pelos filmes de Bruce Lee, inicialmente começou nas artes marciais praticando Karatê; e ao aliar a luta com as ginásticas acrobáticas das quais também havia aprendido no ginásio, especializou-se no estilo Shotokan (que se baseia em golpes precisos em qualquer parte do corpo), depois migrou para o  kajukenbo (uma arte marcial híbrida que combina karatê, jiu-jitsu, judô, kenpo e boxe chinês).

Mas essa opção pelas artes marciais não foi fácil para Karen, que teve de encarar a descrença do seu pai:

 "Nós nos sentamos na grama no quintal e teve uma conversa de coração para coração. Foi difícil para o meu pai para ver me aventurar em um mundo tão estranho para uma rapariga das vezes, mas ele me incentivou a seguir os meus sonhos. Ele enviou-me com a sua bênção, a única ressalva é que eu dou tudo de mim para o melhor de minha capacidade!''                                                                                                                      (Karen)


Karen como a implacável ''Exerminadora'' na série 
Hercules, a jornada lendária, enfrentando Iolaus (acima) e Hércules (abaixo)


Sobre o preconceito quanto às artes marciais serem praticadas por mulheres, Karen adota uma filosofia: 

''Tento não forçar em tirar o preconceito em artes marciais em pessoas que não as entendem. Você não tem que tentar convencê-los (...) O que realmente importa é o que você faz. Não que os outros pensam é; é o que você pensa sobre si mesmo. "

''Isso é o que o treinamento de artes marciais tem tudo a ver (...) A principal coisa que ele oferece é foco e disciplina. Ele oferece aos jovens algo para se concentrar no que é bom, algo que pode ajudá-lo a desenvolver mentalmente, espiritualmente e fisicamente. Além de ensinar-lhe como se defender se você tem que, ele ensina como não lutar, como não fazer a coisa errada. Se você tem o professor e escola certa, as artes marciais pode oferecer-lhe direção e disciplina para o resto de sua vida. "                                                                                                                                   

(Karen)
Karen em cena de luta no filme Cyborg 2 (1993), 
interpretando Chen




CARREIRA NO CINEMA & TV

A investida como atriz, começou no cinema em 1980, quando ela recebeu um telefonema de uma lenda das artes marciais: o ator japonês Tadashi Yamashita. Ele queria que ela viesse para o Japão e aparecer em um filme chamado The Shinobi Ninja (na qual ele estrelava).

Daí por diante ela começou a atuar em filmes de ação, em que pôde utilizar de seu potencial em cenas de luta. O destaque disso pode ser visto nos filmes Mission of Justice (com Brigitte Nielsen), Eliminator Woman (com Jerry Trimble), Cyborg 2 (com Jack Palance), Righting Wrongs (com Cynthia Rothrock), For Life or Death with Richard Norton, e Firestorm (com John Savage).






Sequência de luta em que Karen Shepard é Faith lutando contra
Buffy, na terceira temporada



Na TV, ela adquiriu notoriedade em 1996, quando interpretou a ''Exterminadora'' na serie Hércules, a jornada lendária. Na serie, a exterminadora era uma executora criada por Hera para matar Hércules. Após ceifar a vida de Iolaus, a Exterminadora enfrenta a fúria do semi-deus (em uma das melhores batalhas da serie eleitas pelo público). Fora as participações como atriz, Karen também foi diretora de cenas de luta de Kevin Sorbo (Hércules) e Lucy Lawless (a protagonista do spin-off Xena, a Princesa Guerreira).

Chegando ao Buffyverse, Karen inicialmente atuava como dublê nas cenas de luta da Faith, Como a Eliza Dushku não tinha noção da complexidade de golpes que teria que fazer para fazer jus à caçadora rebelde, ela dava deixa para Karen realizar as cenas sempre mostrando as costas (que são bem simétricas!). E isso perdurou até as participações da Faith na serie Angel.

Uma curiosidade é que a Karen já chegou a fazer umas pontas como a dublê de Buffy também (nas pouquíssimas vezes nas primeiras temporadas, em que a Sophia Crawford estava impossibilitada!). No cinema e TV, atualmente ela está mais voltada à dirigir cenas de luta, mas ainda cogita atuar!

Karen hoje é uma celebridade, tanto no mundo dos dublês, como nas artes marciais, pois sua determinação em enfrentar o desconhecido e vencer a sociedade machista, é louvável de se ver!


4 comentários:

  1. Nossa, aquela musculosa que luta com Hercules é dublê da faith. Nunca que iria saber disso, muito bom que tenham buscado essas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei surpreso com essa curiosidade. O portal tem essa finalidade de destrinchar esses segredos para os internautas fãs!!

      Excluir
  2. Olha o universo de Buffy e Xena se cruzando aí novamente. hahaha. Por si só já me ganhou neste post, ainda mais quando se fala de uma mulher que enfrenta todos os desafios num mundo dominado pro homens. Mais um detalhe interessante é que ela atuou ao lado de Cynthia Rothrock, minha eterna Lady Repórter, a "mãe" de Buffy e Xena pra mim. kkkk

    Adorei William!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é um post com resquícios da seção ''Mesmo tempo, mesmo lugar''? (rsrs) Realmente Flávia, não deve ter sido fácil a saga que ela enfrentou (e mais incrível ainda, ter sido campeã de um torneio masculino como a única competidora).

      Como sei que aprecia o universo de Xena & Hercules (sobretudo ao da princesa guerreira), já imaginava que esse post te encantaria!!!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!