terça-feira, 5 de agosto de 2014

[Metamorfose] Cordelia: de fã imperfeita a uma perfeita Heroína


Por Flávia "Buffy" Summers

“O sacrifício ao longo do caminho é abrir mão – involuntariamente ou não – de tudo que é desnecessário para o cumprimento dessa tarefa. O descascar sucessivo das camadas de uma cebola revelando a essência do propósito da vida. Este propósito não é a felicidade pessoal, pois ninguém consegue mais que momentos passageiros dela. Na verdade, é o propósito de crescer, de tornar-se. No final das contas, não é o destino, mas a jornada que realmente conta.” A caça-vampiros e a Filosofia – Medos e Calafrios em Sunnydale – pag.246



“Antes de ser uma caça-vampiros eu era não quero dizer fútil, mas digamos que uma pessoa que eu prefiro deixar anônima...chamemos de Cordelia parecia uma Filósofa clássica perto de mim”

Esta frase foi dita por Buffy no episódio Helpless da terceira temporada. Depois que perde os poderes graças à intervenção do Conselho de Sentinelas, surge a incerteza de não saber o que fazer da vida se não pudesse mais ser uma caça-vampiros. A única certeza que tinha era que não queria regredir, voltar a ser a “Cordelia” do colégio. 

Inicialmente, o nome Cordelia foi o adjetivo para todas as garotas fúteis e esnobes, que sem se preocupar com mais nada além de azarar garotos de faculdade e a qualidade da linha de cosméticos que estão usando, eram as mais populares dentre todas as alunas. As chamadas as poderosas da turma, as meninas malvadas. Aquelas que davam as cartas, colocavam os rapazes de quatro e as moças mais incautas eram impiedosamente humilhadas. A bela Cordelia Chase era o centro das atenções neste sentido em Sunnydale High e liderava sem restrições seu grupo de Corderettes, que como requisito tinham de ser como ela e apoiar tudo que a mesma dizia. Cordelia reinava absoluta em seu pequeno mundinho, até que um dia, a entrada de uma aluna nova mudaria sua vida. 

A empatia inicial com Buffy já no primeiro episódio:
Cordelia nem imaginava que este encontro mudaria sua vida

Como era de Los Angeles, a Terra dos sonhos da patricinha, Buffy logo no primeiro dia de aula entrou para sua seleta lista, claro, após um teste oral sobre tudo que era “importante” na época. Mas passada toda a empolgação, Cordelia percebeu que Buffy não poderia fazer parte de seu mundo. Aos seus olhos, a loira perdera o potencial que tinha quando resolveu se juntar com a turma dos “perdedores” liderados por Willow e Xander, presidentes do Fã-Clube “Eu odeio Cordelia”. Daí, a interação entre a caçadora e a patricinha é colocada de lado, com Cordelia aparecendo esporadicamente até se tornar vítima de uma das garotas que cansou de humilhar. Mesmo não sendo a amiga que queria que fosse, Cordelia soube que a única que poderia salvá-la era Buffy, a quem achava que fazia parte de uma gangue por conta de suas armas e excentricidade. Este momento de extremo perigo voltou a aproximá-las, com a patricinha fazendo uma surpreendente confissão sobre se sentir sozinha. Este foi mais um ponto em comum entre ambas, pois como caçadora, Buffy também se sentia sozinha. 

A solidão que ambas viviam mesmo em mundos diferentes
de confissão ao ponto de partida na relação fã e ídolo

Ao abrir seu coração, Cordelia também abriu a possibilidade de se tornar alguém melhor e depois que o Mestre quase ascendeu, ela fez parte da equipe que ajudou a derrotá-lo (a Scoobygang original), salvando no soar do gongo as vidas de Willow e Jenny perseguidas por vampiros famintos. Contudo, o processo foi doloroso para ela, afinal para a garota mais popular do colégio ser vista com aquele bando de perdedores, namorando um deles, caçando demônios, se reunindo na biblioteca, passeando pelo cemitério e pesquisando Monstros horríveis, não era algo que garantia o futuro que ela almejava. 

“Não sei por que vocês me arrastam para isso” - Killed By Death. 

Se naquela época ela já tivesse consciência de sua predisposição em ser heroína, saberia responder a esta indagação, pois coragem não lhe faltou para deixar de lado tudo que antes acreditava em nome do “Bem maior”. O pontapé inicial veio depois que enfrentou Harmony, sua amiga e corderette favorita após seu romance com Xander ser descoberto. Esta relação pode ter sido o combustível que ela precisava, mas certamente a influência de Buffy em salvar vidas foi o que a motivou a mudar sensivelmente. Sempre tive pra mim que desde o início, Cordelia se viu em Buffy. Suas mudanças de comportamento vêm do fato de Buffy ser seu espelho no Hemery High School e seu oposto no Sunnydale High. Tipo alguém colocar um espelho em sua frente e você não gostar do que vê. Buffy não ligava para o que os outros falavam durante o dia, pois quando caía à noite, isso não importava muito. Assim Cordelia percebeu que a caça-vampiros não precisava se esforçar para ser aceita por todos, pois estava destinada a fazer coisas grandiosas que nem ela e suas amigas com todo o dinheiro que possuíam poderiam fazer.

Este diálogo de Homecoming da terceira temporada:
o melhor e definitivo para o futuro da patricinha

“Eu te respeito demais para ser desonesta” - Reptile Boy. 

Esta personalidade heroica de Buffy lhe chamou a atenção, conquistando dela o respeito. Isso seguiu-se até mesmo quando foi traída por Xander e depois de quase morrer por conta do caminho que escolheu. Num ato de desespero apontou Buffy como responsável por toda sua falta de sorte e assim quis regredir, voltar a ser aquela Cordelia detestável de antes. Um recuo não premeditado em sua evolução. Em The Wish, seu desejo de que Buffy nunca tivesse vindo para Sunnydale, tornou a cidade inabitável para humanos. Só quando se deu conta da besteira que fez, não hesitou em colocar a incrível Buffy na jogada novamente. E quando Giles expôs a ideia de uma Cordelia já morta, Buffy dispara: “Ela deve ser minha fã”. Se lembrarmos de Homecoming onde Buffy queria ser a Rainha do Baile, poderíamos inverter os papéis e agora a caçadora ser fã da patricinha, pois segundo Cordelia, Buffy queria resgatar seus dias de glória e tentar imitá-la não tinha graça alguma para quem fazia algo maior todos os dias. Pertencendo a mundos diferentes, Cordelia já sabia que Buffy era incrivelmente melhor que ela, e vendo seu ídolo se esforçando para se parecer com alguém tão imperfeito, a deixou bastante irritada. 

No final da temporada, tivemos a luta contra o Prefeito Willkins, e mesmo magoada e ferida, Cordelia estava lá. Ela poderia ter simplesmente virado as costas para a turma de perdedores, mas o que aprendeu com Buffy não poderia ser ignorado. A maior prova de toda esta inspiração veio na cena memorável em Graduation – parte 2 onde enfia uma estaca num vampiro, no maior estilo Cordelia - The vampire Slayer. 

Vi nesta memorável cena uma bela homenagem a
Charisma Carpenter, que incialmente seria a Buffy de Whedon

No final de sua vida em Sunnydale, ao lado de quem ela estava? Buffy e a turma andando rumo a cidade Los Angeles, onde completaria seu aprendizado como uma das maiores heroínas do Buffyverse. Sendo o elo entre Angel e os Poderes que valem, martirizou-se com dores incessantes e mesmo assim não abdicou da missão incumbida quando teve chance. A oportunidade de ter se tornado uma grande estrela de TV ficou em segundo plano em Birthday da terceira temporada de ANGEL. A boa luta havia se tornado prioridade agora e no fim, depois de um bom tempo em coma, é ela quem mostra ao Herói Angel o caminho que ele deveria seguir na batalha final contra a Wolfram & Hart através de um beijo, um ato de agradecimento. Essa é uma história à parte, pois além de ganhar seu passaporte como heroína, Cordelia também ganha espaço no coração de Angel como mais uma prova de como se inspirou na essência de Buffy.

You're Welcome: aprendizado completo

A trajetória de Cordelia Chase certamente é uma das maiores e mais memoráveis do Buffyverse, que se fosse realmente dissecar tudo que representou a essência de Buffy com a redenção de Cordelia, uma postagem só não daria conta. Então deixemos assim (por enquanto), a fantástica história de uma patricinha detestável que queria ser grande e conseguiu. Não pelo caminho “mais fácil” que traçou anteriormente com seus atributos físicos, e sim, o caminho mais árduo, terrível e tortuoso que somente seus atributos humanos poderiam alcançar. Assim ela tornou-se minha heroína imperfeita. Aquela que não nasceu perfeita, mas se fez perfeita pela sensibilidade de enxergar seus defeitos, respeitar alguém acima dela e coragem de dizer “Sim” onde todos os caminhos apontavam para um “Não”. 

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post, Flavia. Sua visão como sempre é algo muito prazeroso de ler.

    Eu concordo completamente sobre tudo que você disse sobre a nossa patricinha do buffyverse. A essência de heroína sempre esteve nela desde o começo e os roteiristas foram primorosos em desenvolver isso sem deixar a essência da Cordelia de lado. É clero que ao longo do caminho houveram alguns tropeços que atrapalharam a jornada, mas nunca tiraram o mérito dessa personagem tão forte e tão querida. Cordelia conquistou seu espaço no coração dos fãs e isso mais do que merecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô minha querida, obrigada.
      Eu que fico feliz que você ache minhas postagens prazerosas de se ler, pois como minha característica, eu escrevo muitooo!! Não consigo sintetizar as coisas e às vezes as pessoas se "perdem no meio do caminho" na hora de acompanhar. kkkkk Mas eu sou assim. Gosto de estender assuntos que eu tenho prazer de comentar e o Buffyverse como sempre, está no topo desta listabem como Buffy e Cordelia, que eu acho simplesmente fantásticas!

      Valeu pela atenção e carinho de sempre.

      Excluir
  2. Cordélia no início da serie Buffy representa um perfil bem frequente, seja em colégios, faculdades, empresas, etc: A patricinha, aquela que ama estar maquiada, deixar os homens ``babando´´ por ela; e tem uma necessidade de desfilar com roupas chiques em tudo quanto é canto (principalmente no shopping).


    A chegada de Buffy a Sunnydale, cruzou com o seu destino a ponto de mostrá-la que aquelas pessoas, a quem considera ``inferiores´´ são os únicos e verdadeiros amigos que restam para lhe amparar em qualquer circunstancia, em relação às pessoas que puxam o saco o tempo inteiro (mas que estão ali na pura falsidade ou interesse).


    Em um momento da matéria você menciona que em determinada cena, a Charisma Carpenter foi homenageada como uma quase-Buffy de Joss Whedon (pois a principio a atriz havia disputado o papel para ser Buffy)... Eu acredito que essa homenagem foi ampliada quando ela foi escalada para ser uma das protagonistas da serie Angel, condição que ela não conseguiu em Buffy, pelo papel ter ficado com a Sarah Michelle Gellar.

    Ainda em relação a serie Angel, Cordélia, já com a personalidade mais humanizada de quando era outrora, dá uma lição de moral e na base da força em uma Harmony vampira no episódio ``Desarmonia´´ (2° temporada). Ao assistir esse episódio, eu pude crer 100% que a ex-Patricinha havia mudado (claro que já considerava 50% quando ela adquiriu os ``poderes que valem´´ do Doyle na 1° temporada)


    Cordelia, assim como o Xander, não possuem habilidades de luta, mas já auxiliaram de forma crucial por muitas vezes os protagonistas... Por isso pra mim são dois personagens essenciais ao universo Angel/Buffy.



    Minha querida Flávia, faço jus ao que a Teel mencionou... Você tem um visão crítica bastante elevada! É uma enciclopédia viva quando o assunto é explorar minunciosamente estes aspectos do Buffyerse! Continue assim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meus queridos, eu é que agradeço todo este carinho que recebo de vocês, com tanta boa vontade e paciência para ler minhas considerações. Eu sou uma pessoa que cresceu assistindo Buffy e sendo assim, eu tenho mais recursos de analisar as coisas para o mundo real. Trazê-las pro mundo real. É questão de vivência mesmo.

      Concordo e muito com a passagem de Desarmornia que esqueci de mencionar no texto, bem lembrado por você, que é uma enciclopédia viva também desse universo maravilhoso. Ainda bem que tenho vocês pra me ajudar sempre nessas questões. Valeu!

      Excluir
  3. De início eu não ia muito com a cara da Cordelia, mas aos poucos ela foi me conquistando a medida que ia amadurecendo. Eu gostei da postagem, Flávia, mostrou bem o "antes e depois" dela, que conseguiu se tornar uma pessoa melhor, além do que sua imagem poderia proporcionar, principalmente em Angel, onde teve mais espaço para crescer. O episódio"You're welcome" (5x12) define bem a heroína que ela se tornou.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!