quinta-feira, 22 de maio de 2014

[Not Fade Away] Homenagem ao final da serie Angel

Por ``William´´Gunn





   Saudações pessoal?! Nesta semana completou-se exatamente 10 anos desde que foi ao ar a exibição original do último episódio da 5° temporada de Angel, cujo título é: ``Not Fade Away´´ (e tô na esperança de saber o título em Português/Brasil, da versão dublada, em que devemos solicitá-la na Netflix).

Nesse último ocorre o acerto de contas com os sócios-majoritários da Wolfrang & Hart, em que o destino da Terra encontra-se nas mãos do vampiro em rendenção e sua equipe. Porém antes da batalha decisiva, cada um deles devem aproveitar aquele dia como se fosse o último; e assim o fazem.

Lorne se reserva solitariamente, prevendo um destino para Angel; Wesley passa o dia em seu apartamento cuidando de Ilyria (que está ferida); Spike se dirige a um bar e começar a declarar uma poesia; Gunn volta à vizinhança de origem, e reencontra uma velha conhecida do Buffyverse (Anne Steele), passando a ajudá-la numa ação comunitária; e Connor visita Angel, que o compreende como um pai que influenciou na sua existência (mesmo após as manipulações que fizeram em sua memória).


E assim chega o momento decisivo da serie:


Em uma magia para esconder do restante da W&H, a sua encenação,
Angel revela seu plano aos seus aliados, que lhe comprometem apoio na batalha final


os seres que estão por trás do circulo da espinha negra 
(os sócios majoritários da Wolfrang & Hart)


Gunn retorna à sua antiga vizinhança, onde acaba encontrando Anne e a auxilia 
numa ajuda humanitária



Spike poetisa no palco de um bar


Connor visita Angel para dar-lhe uma mãozinha numa luta


Em meio à batalha final, Lindsey é morto por Lorne, que 
posteriormente sai de cena de maneira fria


Ferido mortalmente na batalha contra um Feiticeiro demônio (e sócio majoritário), Wesley dá seu último suspiro, junto à Ilyria (que fica na forma de Fred naquele momento)


Após destruírem os membros do Círculo da Espinha Negra, os remanescentes
da batalha final se preparam para uma investida de uma horda de demônios.
 cena final que encerra a serie de TV


   A serie de TV chega ao fim. Foi uma surpresa tanto para o elenco quanto para os fãs, que esperavam que houvesse uma 6° temporada para mostrar o que houve após a foto acima; e assim encerrar com chave de ouro a saga televisiva. Porém, Joss Whedon ameniza essa ausência continuando com a história do Vampiro em redenção nas HQs. 
   Mesmo tendo se passado uma década, esse final ainda é considerado um dos mais inesquecíveis dentre as series de TV exibidas nos EUA, e creio que também tenha sido no Brasil (caso tenha sido exibido).


8 comentários:

  1. Com certeza foi inesquecível e merece todo o status que teve nos EUA. Vou mais além e digo que foi muito melhor que Chosen, pois ao contrário do final de Buffy, deste eu não tenho muito o que reclamar. Tudo transcorreu pra este final; Angel frio durante parte desta temporada; Lorne mais sombrio, o beijo que Cordy deu nele revelando os planos dos Sócios....Enfim pudemos ver o que tinha por trás da Wolfram & Hart e no fato de Angel ter retornado ainda na terceira temporada de Buffy.
    Considero o momento em que Angel assina um Acordo em cima da Profecia Sanshu como um dos maiores do Buffyverse, pois a meu ver, ele abriu mão de se tornar, por merecimento, humano novamente. Esta é uma das melhores demonstrações de Heroísmo que já vi. Um Bem maior. A turma se despedindo de forma peculiar também merece menção. A poesia citada por Spike lembrando da mãe dele foi hilária também....pra se ter ideia, até do Connor eu gostei defendendo o pai. Só faltou a Cordelia, mas ela cumpriu bem o seu papel. A redenção de Illrya naquela cena mágica com Wesley...Gunn e minha querida Anne, que uma das maiores frases do Buffyverse que disse tudo o que significou a cena final: lutar, lutar, lutar, até a morte.
    Claro que para nós que somos fãs gostaríamos de ver eles arrebentando com aqueles monstros, mas acho que ficou muito bem definida como não há morte pra quem luta até o fim.
    Ainda bem que tenho pessoas que estão sempre atualizadas com datas e eventos, porque peco muito nesta parte, já que estou ligada mais dentro do Buffyverse. Fantástico William!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Flávia!! Desde sua primeira aparição ainda em Buffy, o Angel fazia sua caminhada rumo a redenção, e consagrou-se um magnífico herói por ajudar os indefesos com a Angel investigações, e abrindo mão de duas maneiras de estar convivendo diuturnamente com os humanos (1- Na situação que você mencionou; e 2- Na 1° temporada quando ele esteve em poder do Anel de Amarra, que traz imunidade ao vampiro até contra a luz solar).

      Os momentos finais de cada personagem, cumpre bem a responsabilidade que a serie carregou nas costas por cinco temporadas (apesar do gostinho de quero mais após a cena final)!

      Excluir
  2. Belo post, William! Sempre bom relembrar Angel *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Teel! Nem todo Spin-off consegue ser bem sucedido quanto à serie-mãe, mas Angel foi exceção e desprendeu-se de Buffy com competência, e merece ser relembrado com ênfase!!

      Excluir
  3. Esse final é o famoso 8 ou 80, ou tu ama, ou odeia!

    Para minha sorte, eu amo! Ok, de início, eu achei bem estranho, fiquei com aquela sensação de "Como assim é o fim? Eu quero uma continuação!", mas depois, eu entendi a proposta. Uma baita analogia à "lutar até a morte". Vendo por essa perspectiva, o final é tão poético quanto o de Buffy, que foi espécie de despedida, o fim de um arco mais "feliz".

    Valeu a postagem, William!

    Ps.: Aconselho a todos verem as HQ's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que todo mundo se perguntou isso, quando a tela se fechava para os créditos finais nesse episódio... A serie tinha condições de continuar só mais uma temporada, mas creio (por intuição) que os gastos nas filmagens (efeitos especiais e figurinos) contribuíram para o cancelamento, já a audiência estava em alta na época!

      E reforço seu convite: Vejam as HQ´s para saber o que houve após essa cena na chuva!!

      Excluir
    2. Tive a mesma reação que você David. No entanto eu me resignei rapidamente. E depois de rever o episódio algumas vezes ele se tornou meu favorito, seguido por Shells e Reprise.

      Minha cena favorita é, sendo bastante clichê, a da morte do Wesley.

      Excluir
    3. Mesmo parecendo clichê, a morte do Wesley é uma das mais memoráveis, e isso é o que importa. O último episódio também se tornou um dos meus favoritos, xD

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!