sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[Opinião] Por que Spike é melhor que Angel para Buffy?








Amigos Caçadores, venho hoje tentar elucidar uma coisa que tem agitado os fãs do Buffyverse. A rivalidade Bangels vs. Spuffys, expressões muito usadas por fãs shippers de casais

Primeiro entende-se por “shipper ou shippar com”, uma expressão muito usada pelos fãs que desejam ver determinado personagem com outro afetivamente. Isso acontece em qualquer série, novela, filme e etc...

E no Buffyverse não é diferente. A discussão aqui é sobre qual dois vampiros seria o para perfeito para Buffy. Aqueles que defendem a Caçadora com Angel são chamados Bangels (uma junção dos nomes Buffy + Angel). E os Spuffys (Spike + Buffy) defendem a heroína com Spike. 



Se por um lado, essa discussão é algo saudável servindo para motivar fãs e de certo modo, agitar as águas estagnadas de um Fandom meio morno ultimamente, por outro, torna-se um pouco vazio ao ponto de desnecessário. Na minha opinião (o que propõe a Coluna), todo este tempero teria sido reforçado pelos fãs de outras séries com a mesma temática de Buffy. Neste caso, lembrei da jovial The Vampires Diares

A obra citada trata de dois irmãos vampiros lutando pelo Amor da protagonista, que confusa, acaba criando várias situações em que ambos se mostram aptos para o seu conturbado coração. Assim vejo que certos fãs transferiram esta mesma situação para Buffy, onde Angel e Spike seriam o paralelo dos irmãos, e Buffy, claro, da protagonista. 

Angel, Buffy e Spike em um Cartaz fictício
em paralelo com The Vampire Diares

Mesmo com certas semelhanças teimosas, Buffy e seus relacionamentos nada tem a ver com TVD, pois ao contrário dos relacionamentos da série em questão, existiram em tempos diferentes. 

Quando iniciou seu romance com Angel, Buffy era inimiga mortal de Spike, que havia matado duas Caça-Vampiros. E como ela e Angel lutavam pelo lado do Bem, Spike foi um perfeito antagonista. Quando Angel viu que seu Amor o privaria de estar com Buffy, partiu para Los Angeles, e Spike entrou em cena já como um Ser da noite domesticado pelo chip. 

Buffy e Angel num último e inesquecível momento em The Prom

Buffy e Spike num momento hilário em Something Blue


Antes de recuperar sua alma, Spike era um anti-herói, aquele que só agia beneficamente por interesse próprio. Neste tempo, sua obsessão por Buffy o levou a ser seu perseguidor, como a maioria dos vampiros fazem. 

A história de Spike com as Caça-Vampiros data de muito antes de conhecer Buffy. Depois de ter experimentado o sangue da primeira, ativou um desejo enorme de caçar e matar todas. E o desejo logo virou obsessão tão grande que o fez machuca-la em Seeing Red. Desprezado, ele saiu de Sunnydale atrás de uma arma que pudesse feri-la mais, e acabou conseguindo sua alma por meio do Primeiro.

Spike e Buffy em uma cena tensa da sexta temporada


Mas por que Spike e não Angel?

A resposta é bem simples ao mesmo tempo complexa para os fãs. Como um vampiro amargurado pelo sofrimento depois de ter sua alma restaurada, Angel vagou durante anos atrás de um sentido para continuar existindo até encontrar e se apaixonar por Buffy. Depois, seus esforços heroicos para manter sua preciosa alma sempre respingava em Buffy, criando uma situação de dor e sofrimento para ambos num típico poema de Vinicius de Moraes "Todo grande amor só é bem grande se for triste!" E o de Buffy e Angel é justamente assim, como bem reforçou Giles uma vez “Poético, ao mesmo tempo triste”



Embora seja único, especial e verdadeiramente heroico, o Amor de Buffy e Angel é algo inalcançável para nós, pobres mortais. Nós não gostamos de ver e muito menos viver este tipo de relação que nos priva ao invés de somar. 

A definição romântica do Amor diz que ele não deveria causar sofrimento e sim transformar tudo em leveza e poesia. É este o tipo de Amor que Spike ofereceu a Buffy. Um Amor onde os sacrifícios não impedem que fiquem juntos. 

Além disso, Spike tem um magnetismo bem mais atraente que Angel para os fãs, especialmente os mais jovens. Ele é jovial, espontâneo, irônico, galante e de certo ponto, acolhedor com seus defeitos e qualidades. 



Sou defensora do "Amor Bangel", por mais estranho que possa parecer depois de tudo que explanei. Talvez por ser grandioso, surreal, de uma beleza contemplativa, ou talvez pelo fato de eu ter a alma tão envelhecida como Angel, entendendo que o Amor deles não serve a interesses pessoais, ou seja, não é preciso estar junto para pertencer. Mas é prontamente justificável para mim como fã toda essa adoração a Spike, sem a rivalidade que todos imaginam existir. 

Buffy teve com ambos relações diferentes, por razões diferentes, em tempos diferentes. Neste caso, tanto Angel, que teve a difícil missão de manter sua alma, quanto Spike, que mudou antes de possuir uma, fazem parte de uma maneira especial e importante da trajetória da Buffy e da Caça-Vampiros. 

6 comentários:

  1. Realmente é um dilema que vai perpetuar entre os fãs do buffyverse! Eu também apoio o casal Bangel, pois eu acho que Spike combina mais com Drussila.

    Agora Flávia, você concorda que Spike conseguiu explorar mais os momentos tórridos com Buffy, pois ele não tinha alma pra perder e por isso pode ter transado com a Caçadora várias vezes??

    E a outra pergunta é: os roteiristas de The Vampires Diaries se inspiraram no triangulo amoroso de Buffy, Angel e Spike para construir o principal enredo da sua serie??

    Ótima enquete a se discutir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é querido, este texto é propositalmente contraditório. Porque apesar de ser Bangel, eu tenho que admitir que o tipo de Amor deles é mais irreal, por isso Spike (COM ALMA, TEM QUE SE DEIXAR ISSO CLARO) foi a melhor escolha para Buffy não "ficar sozinha" como assim dizer.

      Muitos querem acreditar que Spike amava Buffy mesmo sem alma assim como ele amava Drusilla, mas Drusilla é diferente de Buffy, não tem nada a ver. Buffy era merecedora de um tipo de Amor que Spike DESALMADO não poderia oferecer.

      Na minha opinião, não existem "tipos de Amor" nestes casos, e sim Amor e Paixão/obsessão. Spike sem alma não poderia mar Buffy, mas ambos poderiam ter o que não poderia com Angel.

      Quanto a TVD não sei se o autor se inspirou no Buffyverse, mas os fãs claramente criaram esta rivalidade por causa da série.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Nem Bangel, nem Spuffy, e sim Fuffy! Fuffy shippers são uma grande parte do fandom também, então por que essa exclusão/heteronormatividade? Fuffy pode não ter aparecido nas telas de forma clara como Bangel e Spuffy mas faz parte do cânone pois o próprio Joss admitiu ter escrito o relacionamento delas como um casal lésbico.

    E não se esqueçam que Spike tentou estuprar Buffy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais uma vez você fala de fanfic, e não sobre fatos na série. Não há problemas em querer elas juntas, acho que tem bastante química, mas isso não existiu na série e sim Buffy/Angel, Buffy/Spike. Não há exclusão alguma, apenas enfatizei os dois maiores shipps do fandom. E mencionei sim ele ter tentado estuprar a Buffy.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!