quarta-feira, 30 de setembro de 2015

[Casos de Amor] Quem deveria ficar com Fred?




Moço bonito que me salva dos monstros”. Esta foi a definição da atormentada Fred para Angel depois que seu cavaleiro de armadura não reluzente a salvou de ser decapitada em Pylea. Angel foi o Salvador de Fred e a garota o alento que ele precisava para manter o seu lado humano depois de deixar aflorar seu lado demoníaco. Uma relação de amizade que já nasceu fadada a troca de perspectivas de algo maior quando voltaram para casa. 


O impacto da morte de Buffy em Angel no retorno ao mundo real minou qualquer possibilidade do início de uma relação mais afetiva. O vampiro estava com sua alma destroçada demais para pensar em algo diferente com a recém amiga. Já Fred continuou alimentando o desejo de compartilhar com o seu Salvador seus momentos de Amor. Em uma passagem, a recém chegada de Pylea faz uma avaliação sobre o nome de Buffy, chamando-o de bobo. Certamente magoada com a desilusão de perceber que Angel ainda amava a Caçadora. Fred viveu uma fantasia bem orquestrada em seu coração imaginando em como tudo seria perfeito com ele, até que um incidente fez com que Angel trocasse de corpo com um “velhinho conquistador” (Carpe noctem). Este foi o ponto final de todas as ilusões de Fred depois de ver o vampiro/velhinho se atracando com Lilah na mesa de escritório. 

O sorriso que encantava Fred

Livre para investir em outros rumos, Fred nem percebe que estes rumos está bem mais perto dela do que imagina. Trata-se dos amigos Wesley e Gunn, que se encantam ao mesmo tempo pela meiguice, beleza e inteligência da nova amiga. No entanto, para um coração só pode existir outro coração e assim Fred, mesmo inconscientemente, teria de escolher entre um e outro. Em Waiting in the Wings (Espera solitária) enquanto Angel e Cordelia eram possuídos pelos espíritos de dois amantes que tiveram um fim trágico na relação, Wesley e Gunn brigavam metaforicamente pelo coração da bela Fred, e nada como um peça romântica e triste para destacar ainda mais esta “briga” entre amigos. 

Wesley, Fred e Gunn: triangulo formado

O ex-Sentinela tentava a todos custo defender o seu Amor de forças místicas do local. Gunn fazia o mesmo por Fred, que no final, reconheceu o coração valente do lutador de rua. Um belo sorriso para Gunn foi o veredicto final de sua escolha. 


A relação entre Fred e Gunn foi pautada com muito romance, afeto e dedicação por parte de ambos, mas a diferença de personalidade entre eles ainda se fazia latente, por mais que tentassem encobrir com muitos beijos, abraços e carícias. Fred se sentia mais à vontade com Wesley já que faziam parte da mesma categoria de “pessoas da ciência”. Algumas vezes, Gunn se sentia um peixe fora d’água quando ouvia da boca dos amigos algumas expressões indecifráveis para ele. Ainda assim, o forte sentimento entre a moça da ciência e o garoto das ruas era um bom combustível para a engrenagem de uma relação satisfatória. 


Tudo isso só veio a desabar quando Gunn assumiu as dores de Fred em Supersymmetry (Supersimetria) e assassinou o cara responsável por tê-la enviado a Pylea. Um renomado cientista ambicioso especialista em portais dimensionais que não suportava a concorrência. Ao descobrir toda a história por detrás de sua partida para Pylea, Fred se enfureceu de uma maneira que pensasse em cometer uma barbaridade. Assim Gunn quis “proteger” a namorada, que ficou chocada com a violência do rapaz depois que ele matou e enviou o tal cientista para um de seu portais. A cena fez algo se quebrar em Fred e na relação de ambos, que cambaleou até terminar de vez. 

A decisão de Gunn influenciou a relação dele e Fred

Com o fim de sua relação com Gunn, pensamos que Fred cairia nos braços inseguros de Wesley, mas não foi isso que vimos ainda mais quando a garota descobre que o amigo teve um breve envolvimento íntimo com Lilah, inimiga declarada de Angel e sua turma. A decepção momentânea fez frear a relação que só se concretizaria um tempo depois em um dos momentos mais dolorosos para ambos e para todos os fãs. 

Wesley ainda fazia a mea culpa por ter deixado de lado o heroísmo para se envolver com Lilah e por isso nem percebeu que Fred agora o olhava de um modo diferente. A rejeição involuntária do amigo fez Fred se voltar para Knox, colega de trabalho no laboratório da Wolfram & Hart. Eles não viriam a assumir uma relação, mas era nítido que ambos estavam se “conhecendo melhor” com Knox enviando alguns presentes para a Chefe do Departamento. Wesley sofria resignado e já conformado em não dar a Fred o que ela tanto merecia. 

Knox jogando seu charme para Fred

O que Wesley e os outros não sabiam era que Knox amava Fred de um modo tão destorcido que a escolheu para ser o recipiente de Illyria. O Amor neste ponto era tanto que chegou a cegar o rapaz, devotado intensamente a Monarca adormecida pelo tempo, não se preocupando se neste processo “sua” Fred fosse destruída. Antes de ocorrer uma das metamorfoses mais marcantes do Buffyverse, Fred daria um ponto final no que tinha com Knox, ficando enfim livre para viver com Wesley uma grande paixão. Mas para desespero de todos, incluindo personagens e fãs, o caso só ficou na intenção, pois foi justamente neste momento em que Illyria infectou Fred.


Wesley tentou desesperadamente recorrer àquilo em que era melhor e o que tanto encantava a garota da ciência. Foi através de seus livros que ex Sentinela tentou impedir que seu Amor fosse perdido. Tomado por um dolorosa conclusão, ele decidiu permanecer ao lado de sua amada até seu último suspiro. E quando Illyria se fez diante dele, tentou persuadi-la a voltar a adormecer até que os humanos que a Monarca tanto desprezava, estivessem extintos. E mais um golpe desferiu seu coração quando Illyria afirmou que sua luta não teria mais nenhuma razão de ser, pois o que ele tentava salvar já estava podre. 

A relação e tentativa de Wesley. O "homem dos livros"
não teve o mesmo êxito que Angel em Pylea

A esta altura dos acontecimentos, Wesley se viu como guia Mentor de Illyria, por conta da aparência de Fred. Mesmo não estando apaixonado pela guerreira, ele sabia que poderia viver um resquício de Fred ao seu lado. Illyria aprendeu algumas coisas com Wesley com não matar aleatoriamente e o respeito que teria de ter com humanos como ele. 

Para terminar um dos detalhes que mais fazem dessa história algo incrivelmente belo e triste é a última visão que ambos tiveram em suas respectivas mortes. Fred estava com Wesley e Wesley estava com Fred, através de Illyria. São detalhes que fazem do Buffyverse, seus personagens e amores, algo tão especial quanto extraordinário dentro de qualquer um outro projeto. 


"Todo grande amor só é bem grande se for triste!"
(Vinicius de Moraes)

2 comentários:

  1. Pois bem Flávia, a saga de Winnifred nos relacionamentos amorosos da serie me lembra um pouco a de Buffy, em que classifico como ''diversas bolas na trave''. As decepções com Angel e Gunn, creio que não foi por culpa deles (pois Angel primeiro tinha trocado de corpo, e o Gunn, ''se pôs no lugar'' da moça, que foi vitima de uma experiência que a levou a Pylea, fazendo com que impulsivamente fizesse justiça com as próprias mãos para reparar um pouco o sofrimento que Fred havia passado em outra dimensão); sem contar a Lilah que indiretamente foi pivô dessas decepções de Fred (em rolos com Angel possuído e o wesley).

    Ainda sim, ela pôde vivenciar momentos românticos que davam intervalos à tensas tramas da serie, até o seu desfecho ligado à origem de Ilyria!

    E sobre sua pergunta do título do post, ela tinha que ficar com o Gunn, pois o Wesley já tinha duas potenciais mulheres (Lilah e Virginia Brice, uma moça salva por ele de ser sacrificada pelo pai, que pensava que ela era virgem no episódio 2X06 - Impostor)!

    Mais uma grande abordagem de personagem proposta por você, Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu William! O Buffyverse e seus relacionamentos amorosos são sempre assim mesmo. Uma sucessão de "bolas na trave" até acertar o gol né?

      Este triângulo entre ela, Gunn e Wesley é um dos melhores já formados, pois todos se amavam antes como amigos. Isso foi o que tornou tão interessante

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!