quinta-feira, 26 de março de 2015

[A Metamorfose] O poder da maternidade sobre Darla

Por William Gunn






A Darla na serie Buffy, é fiel seguidora do Mestre. Infelizmente participa de poucos episódios, pois é morta por seu ex-amante Angel no capítulo homonimo. Em suma, é uma personagem totalmente desperdiçada nesta série, embora apareça em flashbacks posteriores.


Para entender toda a sua importância real tem que esperar para a chegada da serie Angel. Lá descobrimos que Darla foi convertida pelo próprio Mestre, quando ela estava morrendo de sífilis nas colônias americanas depois de uma vida como prostituta e mulher independente. Lá, ele começou sua nova vida que seria marcada por seu encontro com Liam, um nobre e mulherengo jovem irlandês do século XVIII. Juntamente com Angelus, o casal espalhou o terror por toda a Europa durante a criação de outros vampiros igualmente lendários como Drusilla e Spike. Matriarca do Clan of Four (quarteto composta por ela, Angelus, Dru e Spike), vampira geradora de Angelus, e cheia de mortes no curriculo, Darla é uma rainha entre os vampiros. A rainha é trazida dos mortos pela Wolfram e Hart para transformá-la no tormento de Angel.


A segunda temporada de Angel centra-se na relação e confronto entre os dois ex-amantes. Darla soube que sua ressureição pela Wolfrang & Hart, emitiu sua mortalidade (tornando-a humana novamente), e que Angel recusava-se a vampirizá-la para preservar acima de tudo a sua humanidade. Com a chegada de Drusilla que a vampirizou,  desencadeou um banho de sangue liderada pelas duas em Los Angeles. 

Resultado de imagem para Darla season 01 Buffy

Quando Angel foge do controle, Darla aproveita o momento para culminar com uma noite de sexo desesperada com Angel, que para sua surpresa não exterminou a alma do nosso herói, e sim uma epifania e a descoberta de uma gravidez. 


   O reencontro já grávida no início da terceira temporada de Angel. mostram o período de pré-natal, em que a terrível vampira sente dentro da alma de seu filho, algo que ela não tem (os sentimentos humanos), lamentando-se por isso. Darla morre no capítulo Lullaby literalmente dando sua vida para que possa nascer o seu filho e, assim, alcançando a sua redenção. Posteriormente, seu espírito retorna como mentora de Connor, para que ele não seja dominado por Jasmine.



Apesar de morta com uma estaca no coração, Darla, consegue evitar que seu filho morra 
junto com ela

   Bonita, refinada, sensual, vampira impiedosa, Darla sempre tinha uma fraqueza: o seu amor (ou o que) por Angelus. Um amor-atração tão intensa que ela se sente profundamente magoada ao saber que uma adolescente pôde dar a Angel um momento de felicidade que nunca alcançado em séculos de refinado prazer com ela. A sua maternidade contra toda a lógica retorna para trazer para fora seus sentimentos além de sua natureza vampírica. Darla é um daquelas personagens que faz fronteira com a humanidade e enquadra-se perfeitamente nas fileiras da redenção.

2 comentários:

  1. Incrível postagem William!

    A trajetória de Darla no Buffyverse é uma das mais completas e merece sim muita menção! É mais um dos personagens fantásticos que pouco participaram, mas que tiveram um ótimo enredo e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas considerações de sempre Flávia!!! Ainda bem que Joss Whedon e os roteiristas de Angel perceberam a gama de possibilidades de aproveitar a Darla na trama!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!