quinta-feira, 23 de abril de 2015

[Retrospectiva Analítica] Buffy, a Caça-Vampiros - 3° Temporada

Por:









Titulo Original: Buffy The Vampire Slayer 
Título Brasileiro: Buffy, a Caça-Vampiros


Precedido pela: Temporada 02
Temporada 03: de 29/09/1998 a 13/07/1999
Sucedido pela: Temporada 04


Elenco Principal: 

Sarah Michelle Gellar, 
Nicholas Brendon, 
Alisson Hannigan, 
Charisma Carpenter
Antony Stewart Head


Elenco Coadjuvante:
David Boreanaz
Eliza Dushku
Kristine Sutherland
Seth Green
Alexis Denisof





A terceira temporada de BTVS (1998 – 1999) marca um divisor de águas na história do seriado. Tudo começa com o retorno de Buffy a cidade depois de uma temporada em Los Angeles onde se reencontrou e tornou-se esteio para uma jovem. Em Sunnydale, ela teve de reconquistar a amizade e confiança de todos. Sua mãe, seus amigos e Giles. Mas o maior desafio esteve por conta do intragável Diretor Snyder e sua felicidade irritante de vê-la fora do Colegial. Só quando Giles apelou para a Corte, foi que o Diretor se deu por vencido e Buffy estava de volta ao Sunnydale High com muitas ressalvas.

Se a vida no Colégio não estava fácil, as coisas complicam-se quando ela bate de frente com Angel, que retorna inexplicavelmente da dimensão infernal em que estava. Com Angel desorientado, Buffy sente que é de sua responsabilidade ajuda-lo. Algo providencial que vem a impedir que Angel desapareça depois de ser tentado pelo Primeiro Mal, que quer que ele mate Buffy num dos melhores momentos de toda a série. 


Além disso, a princípio, a caçadora decide esconder o fato de seus amigos, o que gera uma enorme desapontamento em todos eles, especialmente em Faith, uma nova caçadora que aterrissa em Sunnydale com muitos segredos e uma personalidade totalmente oposta à de Buffy. Com tantos problemas, Buffy entra no jogo de Faith e durante algum tempo se sente livre das responsabilidades. Contudo, este estilo de vida “Five by five” é interrompido drasticamente quando Faith acidentalmente mata o Vice-Prefeito durante uma caçada. Enquanto Buffy tem que lidar com as consequências, Faith é sugada pelo lado obscuro da Força aliando-se ao Prefeito Willkins, fundador da cidade que só espera o Dia de sua Ascensão para tornar o mundo o que era antes. Um lar para os Demônios antigos. 



E por falar em demônios, é nesta temporada que tivemos a inserção de uma dos melhores personagens do seriado. Anya Cristina Emanuella Jenkis surge na cidade como uma estudante comum, mas na verdade era um Demônio da Vingança de todas as mulheres desprezadas. Ela veio atender um pedido de Cordelia, humilhada após um rompimento doloroso com Xander. Após perder os poderes, Anya tende a se acostumar com a vida de uma mera colegial e Xander é uma fonte perfeita para isso. Ambos iniciam uma estranha e engraçada relação.
Outra relação que esteve em xeque foi a de Willow e Oz, balançada com o rápido envolvimento dela com Xander. Porém o Amor falou mais alto e com isso, deram um importante passo, subindo para o próximo nível. Com o coração mais calmo, Willow pôde fazer a escolha mais importante de sua vida. Diante da possibilidade de um brilhante futuro acadêmico, a bruxinha abriu mão de várias propostas neste sentido para lutar ao lado de Buffy contra as forças do Mal. Já Cordelia não teve esta possibilidade, afinal, com a falência de seu pai, não houve recursos para entrar na Faculdade e a saída foi arrumar um trabalho e depois decidir ir embora da cidade. 




Quem também pensou em dar adeus a cidade foi Buffy, que pela primeira vez almejou um futuro nos estudos. No entanto, o sonho se esvaiu quando seu novo Sentinela, Wesley Windam-Price, a lembrou de forma autoritária e sem flexão, de seu grande dever de caçadora. Wesley chegou a Sunnydale para substituir Giles, despedido pelo Conselho depois que este observou uma aproximação mais paterna com Buffy. O Novo Sentinela era o oposto de Giles e procurava seguir à risca todas as determinações do Conselho de Sentinelas.
A aproximação da relação de Buffy com Giles refletiu-se também na relação com Joyce, agora mais conformada com o dever sagrado de sua filha. Joyce resolveu fazer parte de suas duas vidas e devo dizer que demorou, mas ainda assim obteve êxito em ambas. Como mãe, o instinto protetor tirou Angel do caminho de sua filha, já que viu que este romance não teria futuro. Assim Angel partiu de Sunnydale, deixando para trás uma Buffy arrasada. 



Esta temporada marcou o fim também de outro importante personagem do seriado. O Colegial, que dá seus últimos suspiros com a turma decidindo seus rumos acadêmicos e depois indo literalmente pelos ares após uma Batalha memorável entre Buffy, a turma do Colégio e o Prefeito. Neste momento, todos sabiam que fora do Colegial, a vida seria outra e que deveriam estar preparados para os novos horizontes traçados como o “futuro a nós pertence!” 



Nota para a temporada: 9

7 Episódios que marcaram:



- Anne:
A melhor season premiere do seriado nos mostrou a vida 
dos adolescentes perdidos na grande Los Angeles



- Faith, Hope And Trick (Faith chega a Sunnydale):
A chegada arrasadora de Faith, uma 
caça-vampiros que era o oposto de Buffy 



- Revelations (Revelações):
Episódio-chave da temporada em que a turma descobriu
o "segredo" de Buffy abalando a relação de Faith com ela



- The Wish (O Desejo):
Carismático e divertido, marcou a 
inserção de Anya no seriado



- Amends (Reparos):
Um clássico do seriado contando de forma diferente 
o Natal de Angel, Buffy e a turma. A caçadora fica
frente a frente com o The First pela primeira vez



- Bad Girls/Consequences 
(Garotas más/Consequências):
Faith provando o porquê de ainda ser um pouco
instável em suas escolhas se aliando ao Prefeito


____________________________________________________________________________



Devido a ansiedade do público de querer acompanhar as aventuras da caçadora, a terceira temporada da serie entra no ar 3 meses depois do termino da segunda temporada (ou seja o elenco não pôde descansar muito, pois já teve que retormar os trabalhos). 

Joss Whedon e a equipe de produtores, perceberam que haviam cometido um erro em ''matar'' o personagem Angel na temporada anterior, pois o público tava curtindo a química dos personagens da Sarah e do David. E para se redimir trazem o personagem novamente, em que cai de um portal dimensional no mesmo local em que lutou com Buffy. A maioria ficou sem entender como isso foi possível, mas posso dizer que os ''poderes que valem'' (uma entidade sobrenatural) cruza pelo caminho de Angel pela primeira vez. Com a sua alma restaurada, o vampiro aos poucos se reaproxima de Buffy e sua turma (apesar de ainda ter a hostilidade de Giles e Xander, devido as suas ações malignas, que culminaram por exemplo no assassinato de Jenny Calendar).

Oz, um integrante atuante na Scooby gang

Após passar uma situação conturbada de identidade, e ao ajudar uma outra jovem, com problema semelhante (Anne), Buffy retorna à Sunnydale, e retoma os laços com a Scooby Gang e o Colégio Sunnydale (em que se encontra na condição de concluínte do ensino médio). Nesta temporada, as tramas que envolvem o diretor Snyder, ficam mais intensas em relação às temporadas anteriores.

Para suceder Angelus como vilão, na cidade chega o prefeito Richard Wilkins III (que na verdade é uma criatura assustadora pertencente a uma linhagem de monstros, que se infiltra na boca do inferno para conseguir seu objetivo de dominar a cidade, cometer atrocidades silenciosamente, e se alimentar de humanos em potencial). E com ele, vem seus acessores particulares (como o vampiro Trick). Buffy, começa a enfrentá-los e vai se tornando uma ''dor de cabeça'' aos vilões.

Buffy e Faith protagonizam os melhores episódios 
da temporada, e uma das melhores lutas do seriado

Para que Buffy, não tenha a supremacia de única caçadora da área, Joss & Cia. insere, mais outra caçadora na trama: Faith, uma jovem forte e boa de briga, mas que tem inveja de Buffy, e para provocá-la decide se meter na sua vida particular, roubar seus amigos, e até a se aliar com o vilão da vez (o prefeito). Com as duas se tornam arqui-inimigas, e protagonistas de uma das melhores lutas femininas que eu já vi na TV.

Na Scooby Gang, tem novidades como a inserção de OZ ao grupo, no qual participa ativamente de diversas lutas (acho particularmente mais atuante e sereno que o Xander!), e se firma como namorado de Willow; Além do namoro passageiro de Xander e Cordélia. E foi apresentando personagens que mais tarde ganhariam mais destaque na serie (como Anya e Johnathan, em Buffy, e Wesley em Angel)

Toda a classe concluinte de 1999, 
contra o prefeito (em sua forma monstruosa)

A temporada como um todo, foi uma das que mais foi diversificada nas temáticas de episódios (não focando somente em vampiros), mas também deu atenção às bruxas e monstros guerreiros por exemplo.

O baile de despedida, com Angel formando par com a caçadora, e a batalha final contra o prefeito, em que nossa heroína teve o apoio dos colegas de turma, foi uma jogada de mestre dos produtores, que fez o público empolgar na reta final. Ainda sim, o desfecho foi triste com a partida de Angel para Los Angeles (para começar sua saga por lá, designada pelos ''poderes que valem'', que o trouxe no início dessa 3° temporada).

Eu considero a terceira temporada de Buffy, como um divisor de águas no seriado, pois transições cruciais ocorrem nesse periodo. Por isso minha nota é 10.

5 comentários:

  1. Gostei muito da análise de vcs. Tem detalhes que ainda não percebia. Tbm é uma das temporadas que eu mais gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mais uma vez pela atenção Helen e que bom que está aprendendo conosco, afinal é sempre bom interagir com o público, mostrar coisas novas e aprender com os fãs também. Obrigada e continue conosco!!!

      Excluir
    2. Estamos gratos pela sua satisfação Helen, tanto pela review como pelos conteúdos anteriores do portal. É de grande importância os comentários de vocês internautas!

      Excluir
  2. Maravilhosa análise William!!!! A terceira temporada de Buffy é uma daquelas coisas que dificilmente encontramos um defeito (embora tenha, afinal, nem tudo é perfeito), mas a temporada foi realmente bela numa transição segura com os novos rumos do seriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também digo o mesmo Flávia!!! Os roteiros empolgantes dos episódios, as surpresas (se bem que toda a serie é recheada disso!) e o carisma dos personagens, foram a fórmula para terem caprichado na temporada. Gostei bastante desse sincronismo na análise que elaboramos!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!