domingo, 15 de fevereiro de 2015

[Mesmo tempo, mesmo lugar] O Buffyverse, The Walking Dead e as faces do Apocalipse





“Sou um homem cristão e acreditei que Jesus prometeu a ressurreição dos mortos. Só pensei que ele tivesse um outro plano em mente” 


– Hershell, The Walking Dead


Pra quem é um cristão ativo ou apenas percorreu durante um tempo os salões de Igrejas sabe da Profecia bíblica onde Deus promete a ressurreição dos mortos no fim dos tempos. Assim se construiu o livro do Apocalipse, o último, narrado pelo apóstolo João. 

Apocalipse é uma palavra bem conhecida para nós, fãs do Buffyverse, afinal, são aqueles momentos dramáticos com nossos heróis lutando contra o fim do mundo eminente. Apocalipse também faz parte de outro universo. Quem atualmente nunca ouviu a expressão “Apocalipse Zumbi”? Pois é a expressão da moda, do momento, com o sucesso de The Walking Dead, seriado da AMC inspirada nos excelentes quadrinhos de Robert Kirkman


Baseado no sucesso dos quadrinhos, The Walking Dead
tornou-se um fenômeno da TV



No ar há mais de 5 anos, a história conta os dramas de um grupo de sobreviventes que tiveram suas vidas totalmente mudadas por conta de uma epidemia que assolou o mundo e transformou toda a humanidade em mortos-vivos à medida que são infectados como uma estranha forma de existência. Em The Walking Dead ainda não foi revelado a causa de toda esta confusão, mas pra quem acompanha o seriado sabe que toda pessoa que é mordida por um Zumbi, morre e depois de algum tempo (também não é certo cronologicamente) retorna como um deles vagando sem nenhum resquício do tipo de pessoa que era. Apenas com uma necessidade, a mais básica de nós humanos, a de se alimentar, neste caso, o apetite voraz por carne humana.



Este tipo de temática já foi usado com sucesso em outros projetos como os filmes Resident Evil (game e filme) e clássicos de terror como A volta dos mortos-vivos (1985) e Madrugada do Mortos (2004). E mesmo sendo seriados que não focam essencialmente no gênero, BUFFY e ANGEL também teve seus momentos de muitos sustos com a presença desses convidados indesejados. Vamos relembrar? 

“Gosta da minha máscara? Não é bonita? Ressuscita os mortos! Americanos!” – Giles



No início da terceira temporada em Dead Man Party vemos Buffy tentando se acostumar a vida regressa em Sunnydale. Para tentar evitar uma conversa mais dramática com a caçadora, sua mãe e seus amigos resolvem transformar um simples jantar entre eles numa festa de arromba. 

Só que ninguém esperava que Buffy fosse perceber esta distância causando o momento dramático que todos tentavam evitar quando a caçadora resolve partir novamente. Aí o caldo entorna de vez, com acusações de parte a parte desviando a atenção de todos para o que realmente estava prestes a acontecer por conta de uma máscara nigeriana trazida por Joyce. 




Giles descobre tardiamente que a máscara pertencia a um Demônio Zumbi que quando acionada, pode trazer os mortos de volta à vida. O morto-vivo que conseguisse colocar a tal máscara se tornaria o próprio e assolaria o mundo eternamente. 

E como toda a festa de Buffy termina com mortes e confusão, o que vimos a seguir é um bando de zumbis interrompendo as discussões com o jeitinho Buffyverse de se fazer. O resultado é uma verdadeira festa dos mortos na casa de Buffy e com poucos feridos. 

Mas ao contrário dos clássicos zumbis, estes não queriam apenas se alimentar e sim tomar para si a máscara. Como todo vilão do Buffyverse, era uma questão de poder e não de sobrevivência. No fim, Buffy consegue destruir a máscara e mandar o tal Demônio para onde veio enquanto seus amigos liquidam o restante de mortos-vivos da festa. 

Zumbis vs. Heróis: Buffy e Rick Grimes lutando contra inimigos em comum

Vimos os mesmos sustos na dramática quarta temporada de ANGEL quando em Habeas Corpses, a Besta arrasa com todos os Advogados da Wolfram & Hart que estavam em seu caminho. O objetivo do mensageiro do Poder do Mal era a misteriosa Sala Branca e tomar o Poder de um dos chamados Toten de Ra-Tet para bloquear a Luz Solar e trazer consigo o Apocalipse sobre o mundo. Sem a Luz do Astro Rei, outros mortos teriam passe livre para agir. Vampiros e todos os tipos de Demônios. 

A turma de Angel tentava deter a Besta sem saber que os Advogados retornariam à vida tornando-se uma Horda de mortos-vivos que os encurralou cercando todos os cômodos da Firma. Ainda nesta passagem, vimos Gunn dando uma de Tyreese, conhecido personagem de The Walking Dead, que consegue se livrar sozinho de uma Horda de Zumbis na Prisão em uma das melhores passagens dos quadrinhos. 

Tyreese e Gunn: momentos heroicos depois de serem cercados
Amy de TWD e Park de ANGEL: dois tipos de transformação.

A ressurreição dos Advogados da Wolfram é dada com uma explicação superficial no episódio. Mesmo mortos, os tais Advogados conseguem se reerguer devido a sua essência do Mal, afinal, veremos em Home, ao fim da temporada, que Wesley não consegue destruir o contrato de Lilah com a Firma diabólica assinado de livre e espontânea vontade e perpetuamente. Com isso, são incapazes de descansar até mesmo após a morte. 


Outra curiosidade interessante envolvendo o Buffyverse e os universo dos Zumbis é que tanto Sarah Michelle Gellar quanto David Boreanaz foram cotados para dar vida aos personagens centrais da primeira sequência da franquia Resident Evil. Ela seria Alice e ele Matt, personagens que acabaram ficando respectivamente com Milla Jovovich e Eric Mabius. 





Seja para levar uns bons sustos ou apenas assistir a uma boa atração, tanto The Walking Dead quanto o Buffyverse cumprem com competência as duas vertentes. 

Como espectadora, devo afirmar que no caso de sustos e tensão o seriado da AMC é uma pedida bem melhor, mas como uma obra mais cheia de nuances, não supera BUFFY e ANGEL. Neste caso, cabe a cada um escolher o que mais lhe agrada, porém uma coisa é certa: se dependesse apenas de tudo que representou e ainda representa essas obras marcantes para a TV, dificilmente teríamos tantas atrações mortas-vivas "vagando" por aí no ar em todas as TVs. 

4 comentários:

  1. Uma das coisas que curto no buffyverse, é esse aproveitamento de outros subgêneros do terror (como os mortos vivos), para variar um pouco de vampiros.




    Agora esse episódio: A Festa dos Mortos, da terceira temporada, possui semelhança com um filme de 1985 chamado DEMONS - Filhos das Trevas. Na trama misteriosa mascara transforma frequentadores de um cinema em ferozes zumbis.

    Em Angel ainda não cheguei na quarta temporada, mas deve ser eletrizante esse episódio da onda zumbiresca arrasando com a firma W & H. Fiquei na expectativa de ver essa cena de luta do Gunn.

    Interessante também essa curiosidade da Sarah e do David quase serem protagonistas do primeiro Residente Evil. Você Flávia, acha que a franquia também chegaria longe dando um trampolim à Sarah se tornar uma estrela de filmes de ação, como a heroína Alice?

    Postagem show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigação pela atenção e troca de informações querido. Muito bom saber da curiosidade sobre este filme que vc citou.

      Quanto a sua pergunta eu acredito que sim. Com o sucesso de BTVS e de Resident Evil, a Sarah poderia sim se tornar uma grande estrela. Vamos confessar, que hoje, a Sarah não faz muito sucesso no cinema não, apenas para aquele público fiel. Na época de Buffy como vc mesmo já citou no outro post, houve alguns bons trabalhos, mas nada que fugisse do público que ela conquistou fazendo a série, ou seja, não se expandiu, não teve uma contiguidade segura.

      Se ela fosse a Alice de Resident, poderia se firmar nesse meio muito fácil.

      Abraços

      Excluir
  2. Eu também gosto de filmes de zumbi, principalmente daqueles que os monstros correm pra caramba tipo extermínio, fiquei surpresa com essa da Sarah quase ser a Alice, seria muito bom. To amando esses posts que nos pegam com essas informações surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Helen, e que bom que esteja gostando mesmo, pois o nosso objetivo aqui, além de entreter, informar, é dar aos fãs um pouco de diversidade nas postagens para que não fique algo maçante de se acompanhar. Devo confessar que é muito difícil trazer novidades, pois muitos fãs sabem demais do Buffyverse, daí o desafio de sempre tentar coisas novas.

      Valeu pelo comentário

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!