sexta-feira, 20 de março de 2015

[Casos de Amor] Xander Harris: o Don Juan do Buffyverse


Moreno alto bonito e sensual. E quando tudo isso vem com um enorme coração e grande senso de humor, torna-se um pretendente irresistível. Esse é o caso de Alexander Harris, o coração da Scoobygang. 

Esse coração já passou por vários apuros na época de colegial como um crítico fracassado e de aparência impassível, tais como a frustração de não ser um atleta e objeto de desejo das garotas. Esteve longe de chegar perto do coração valente da nossa caçadora, que o derrubou literalmente quando a viu pela primeira vez subindo as escadarias do Sunnydale High. Xander passou a desenvolver uma paixão não correspondida por Buffy e mesmo que esta tenha se apaixonado por Angel, o fato dele ser um vampiro ainda alimentava suas esperanças até a grande noite do Baile. Depois de um doloroso fora que levou, negou a enxergar o que estava bem diante de seus olhos. Podemos dizer então que desejava o impossível, ignorando o lado romântico de sua relação com Willow, sua melhor amiga. Sem chances com Buffy, Xander teve de se resignar a vê-la nos braços de Angel, por quem passou a nutrir uma raiva/ódio e quando este se virou contra Buffy, já estava comprometido com Cordelia, a patricinha do Colégio a quem odiava.


O romance que chocou a todos seus amigos e despedaçou o coração de sua melhor amiga, teve início como uma forte atração pelo perigo. Depois que Cordelia se juntou à turma, eles passaram a viver juntos muitos aventuras de pura adrenalina. Em uma dessas aventuras, a atração eclodiu com um beijo no porão da casa de Buffy e durante algum tempo, era segredo para todos. A profundidade de seus sentimentos só foi testada quando o caso de Amor entre ambos foi descoberto de forma traumática por Willow. E se firmou, confirmou, quando Cordelia desafiou Harmony e suas amigas defendendo o “fracassado’ Xander de insultos rotineiros. 


O bobão atrapalhado se uniu a patricinha líder de torcida. Uma história que daria até uma boa sinopse de contos de fadas, mas não foi bem assim. O perigo e adrenalina continuaram alimentando o romance até que Xander olhou Willow de forma diferente em um vestido de baile. Os amigos viraram amantes vivendo um amor escondido. A estas a alturas, Willow estava comprometida com OZ, que sentiu o golpe tão forte quanto Cordelia ao flagrarem um beijo entre ambos. Enganou-se quem pensou que Xander engataria um romance com sua melhor amiga, pois se arrependeram e enquanto Willow reconquistava o Amor de Oz, Cordelia era humilhada por todos e jogada literalmente pra escanteio no restante de toda a temporada. 


Neste tempo, Xander ainda teve fôlego pra se envolver sexualmente com Faith numa noite tão confusa quanto perigosa para ele. De personalidades e aspirações diferentes sobre envolvimentos amorosos, ele até tentou ser uma boa ponte para que a caçadora voltasse a si, mas não foi o suficiente para se encontrarem como um grande Amor. A experiência muito que valeu para ele, mas Faith era arredia demais para o coração sensível de Xander.


A partida de Cordelia para Los Angeles abriu espaço para Anya, um Demônio da vingança confinado no corpo de uma adolescente colegial. Xander inicia com ela um relacionamento um pouco diferente, novo para os padrões comuns que já vivera. Como um Demônio há mais de 1000 anos, teria de aprender a se inserir nas questões mais humanas. Xander conseguiu ser para Anya o que tentou com Faith. Alguém que ajudasse a compartilhar tudo de bom e consertar tudo de ruim em meio aos tormentos humanos. Ele nunca foi perfeito, mas formou com Anya um dos melhores e mais instigantes casais do Buffyverse justamente por esta deliciosa e por vezes engraçada dicotomia entre idas e vindas, abandonos ou tentativas de vingança. Um vendaval de emoções que tinha o Amor como parte essencial.



Parte de uma mistura contraditória, Xander é o que mais se aproxima da vida real. Bonito, divertido e de sorriso encantador, poderia ficar com qualquer mulher (normal) que quisesse, mesmo com uma estranha queda por mulheres demônios. Sua sensibilidade na arte de sobrevivência não condiz com a de relacionamentos, mas sua lista invejável de conquistas, faz dele uma espécie sedutora de amante. Perfeito e cheio de imperfeições. Uma descrição perfeita de um Don Juan. 

5 comentários:

  1. Ainda não sei com tem gente que odeia esse personagem. O Xander era/é divertido e se provou um sobrevivente, do seu jeito, mas provou! Certo que ele deu algumas mancadas, mas quem ali não errou também? Xander não tinha poderes, mas nem por isso abandonou seus amigos sabendo que era o mais vulnerável do grupo. E pela postagens aí, bem abordada pela Flávia, o cara não conquistou apenas fãs, como também várias girls, kkk. Portanto, mais respeito para com ele!

    Ps,: Tocou A Placed Called Home no blog, *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí David! É que ás vezes as pessoas só se deixam levar pela dicotomia mau/bom, vilão/mocinho. Poucos enxergam o meio-termo de tudo e alguns personagens acabam se tornando menos populares ou até odiados.

      Acho Xander realmente um herói sem poderes, muito humano, com defeitos sim, mas que nunca esqueceu suas qualidades.

      PS: também adoro esta música. É uma das minhas preferidas!

      Excluir
  2. Quem diria que o Xander foi conquistando aos poucos as mulheres do buffyverse rsrs. Acho que a atenção dele e por ser um constante presença masculina entre elas nos momentos de carência emocional (pq o Giles não conta) lhe deu uns pontinhos para conseguir isso.


    Interessante detalhe Flavia parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helen, mas mais interessante foi sua observação no caso de Xander estar sempre presente. Eu sinceramente não havia me aparado neste detalhe.

      Valeu pelo comentário como sempre!

      Excluir
  3. Enquanto que a maioria pensava que Angel era o galanteador do pedaço, Xander de forma sútil foi mostrando o contrário.

    Flávia, duas perguntas:

    1- Você concorda que o Xander seguiu um velho provérbio da sua terra MG: "Agiu como um mineirinho, que domina quieto pelas beiradas''?

    2- Você acha que essas conquistas fizeram Xander sair da categoria dos ''Zé-Ninguéns´´ do Sunnydale High School??


    Mais um aspecto não notado no Buffyverse, que a nossa Buffy brasileira detectou!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!