terça-feira, 8 de novembro de 2016

[A Escolhida] Os momentos em que a Heroína mandou lembranças




Amigos Caçadores, todos nós fãs conhecemos o lado heroico de Buffy e suas missão sagrada de salvar o mundo das forças do Mal. A personagem sempre foi dotada de características incríveis como humor, empatia, força de caráter, generosidade, solidariedade e compreensão com os amigos. 

Mas como humana, Buffy também teve seu outro lado. Esta tônica ditou a trajetória da Caça-Vampiros desde o início, bem antes de se mudar para Sunnydale. 

Portanto, agora vou listar alguns momentos em que Buffy deixou de ser uma Heroína admirável para se tornar uma humana questionável.


"A insensível" de When She Was Bad

Após retornar de Los Angeles onde passou um tempo com o Pai nas férias, Buffy tende a retornar sua rotina em Sunnydale, mas algo está diferente na amiga de Xander e Willow e na Caça-Vampiros de Giles. 


A postura agressiva que Buffy adota com todos chama a atenção. Primeiro trata Giles com extrema indiferença, depois devolve na mesma moeda o insulto a Cordelia, magoa Angel frisando o fato dele ser um vampiro antes de desafiá-lo para um combate. No fim, não se importa com os sentimentos de Willow dançando de forma sensual com Xander no Bronze. 


"A Ninguém" de Anne

Os eventos traumáticos do final da segunda temporada levam Buffy até Los Angeles novamente. Só que agora ela não está com seu Pai e sim fugindo de tudo que lembre o que ela verdadeiramente é.


Ao tentar se isentar de sua missão em proteger os mais fracos, Buffy assume uma postura egoísta, de individualidade. Além do mais, a falta de contato com a família e os amigos deixam claro que o momento, pelo menos em seu anseio, é definitivo. 


"A omissa" de Revelations

Angel volta da Dimensão Infernal e Buffy passa muito tempo escondendo o fato de que anda cuidando de seu Amor que aprontou poucas e boas com ela, família e amigos. 


A posição mais adequada de um Herói é sacrificar interesses pessoais em detrimento a um Bem maior e quando omite o fato da volta de Angel a todos, Buffy não só coloca em perigo a vida de todos, como também desrespeita a posição de Giles como seu Sentinela. 


"A impiedosa" de Graduation Day

Quando Angel é atingido por uma flecha envenenada lançada por Faith, descobre-se que o antídoto é o sangue de uma Caçadora. Buffy então não pensa duas vezes e coloca a vida de Faith em xeque ao ir atrás dela para salvar Angel. 


Pensar em tirar a vida de um humano, seja ele de qual essência for, é algo impensável quando se trata de ser heroica. Buffy saiu disposta a tomar o sangue de Faith, de qualquer maneira. A rivalidade entre elas chegou a um ponto drástico e a loira acabou esfaqueando a morena, deixando-a em coma.


"A alcoólatra" de Beer Bad

Depois de levar um fora do mulherengo Parker, Buffy decide afogar suas mágoas com um bando de babacas no Bar da Faculdade. O resultado não poderia ser mais desastroso para sua moral e condição física. 


Uma das fases mais irritantes de Buffy em toda a série tem seu apogeu aqui. Ao invés de sacudir a poeira, dar a volta por cima e se valorizar depois de um fora, Buffy cai numa depressão longa e revoltante por causa de alguém que não merecia. 


"A mocinha frágil" de Superstar

Jonathan altera a realidade de Sunnydale onde ele é o Superstar da cidade, sempre a frente de tudo, inclusive da condição no combate às Forças do Mal. 


Ok, sei que trata-se apenas de uma realidade alternativa. Porém, fato é que Buffy não deixa de ser mostrada menos heroica. Insegura, pouco inteligente e receosa em suas ações, deu sinais claros de que a magia de Jonathan funcionou mesmo.


"A chorona" de Listening To Fear

Joyce ainda se recupera da arriscada operação, e Buffy decide, mesmo sem o pleno consentimento médico, levar a mãe para casa. O problema é que ela passa a questionar sua força diante de tantas dificuldades. 


A fragilidade de Buffy neste momento fica evidente. Ela já dá sinais de que tanta responsabilidade provoca uma vontade de fuga daquele mundo em que vive. Mesmo sendo um dos momentos mais singelos de toda a série, o heroísmo de Buffy foi substituído pela sua parte humana. 


"A fugitiva" de The Weight Of The World

Depois de tentar levar Dawn para longe de Glory, os esforços de Buffy e a turma são em vão. Com Tara insana, Giles ferido e Dawn nas mãos de Glory, Buffy simplesmente se desliga de tudo, mergulhando num mundo particular. 


Este é um dos momentos mais importantes de toda a trajetória de Buffy, pois aqui ela é tentada a desistir de tudo, inclusive da própria irmã. Buffy já havia perdido muito a estas alturas, e quando pensou em perder em Dawn, a quem devia proteger, ela pensou mesmo em permanecer por ali mesmo. 


"A vingativa" de Gone

Buffy é submetida a uma avaliação de conduta da Assistência Social que quer saber se ela tem condições de criar Dawn. Neste tempo, ela é reprovada diante de tantos imprevistos na visita da mulher. Só que o Trio Nerd acaba interferindo, tornando a Caçadora uma mulher invisível. 


Ser invisível. Era tudo que Buffy precisava naquele momento em que queria sumir, e aprontar tudo que seus amigos desaprovariam. Com isso, sua relação com Spike poderia acontecer sem qualquer culpa ou possibilidade de encará-los depois que descobrissem o quanto "estava suja". Além do mais, Buffy chegou a usar seus poderes para o Mal, prejudicando a tal Assistente no trabalho. 


"A Ditadora" de Get It Done

Depois do suicídio de Chloe, Buffy resolve que está na hora de todos usarem o poder que tem. Ela está cansada de lutar por todo mundo e assim, deixa claro que sua posição de liderança é necessária neste momento, portanto, inquestionável até mesmo aos amigos.


Assumir de fato a posição que muitos esperavam dela naquele momento, deu Poderes a Buffy que ela usou de forma indevida se distanciando de todos. As consequências disso vimos no episódio bota fora onde Buffy foi preterida. 


As nuances de Buffy na série vem a confirmar a máxima de que o verdadeiro Herói encontra suas forças nas fraquezas. Basta saber distingui-las, reconhecer sua queda e tirar forças na essência para a recuperação. Isso é mais heroico do que simplesmente ter Poderes. 

Decisões erradas não a torna pior, pelo contrário, a faz melhor. E assim Buffy é para mim e para todos os fãs que se espelham nela. Confesso que detesto Super-Heróis perfeitinhos, aqueles estilo quadrinhos do passado. Prefiro os moldados pelos erros para que nós nos identifiquemos com suas imperfeições, nos aproximemos mais deles. 

Por tudo isso, Buffy não é só especial, ela é extraordinariamente imperfeita. 

Um comentário:

  1. Realmente atrás de uma poderosa caçadora, há uma mulher podendo ter esses momentos de instabilidade ou de virtudes. Afinal Buffy ainda é humana.

    Interessante essa sua auto-análise, Buffy ''Flávia'' Summers!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!