quarta-feira, 11 de junho de 2014

[Eu só tenho olhos pra você] ANGEL – S01E07

Por "Flávia" Buffy Summers



Amigos caçadores, neste Dia nos namorados, nada melhor que relembrarmos os primeiros momentos de Buffy e Angel, o eterno casal de BTVS.

“Era uma noite até certo ponto tranquila para mim. A chamada festa da dedetização no Bronze. Nojento não? Não para Willow, que toda animada, tentou me convencer que havia algo de divertido em encontrar uma barata e ganhar uma bebida grátis. Eu toda distraída tentava decifrar aquele cara que estava no meu coração e que só surgia pra me dizer que eu estava em perigo. De nada tenho certeza, a não ser que quando ele está perto, parece que ilumina o ambiente. ”

“Ah, ela está ali. Tão linda e radiante que é fácil encontra-la em meio a escuridão deste lugar fétido e cheio de baratas. Me aproximo? Não. É melhor continuar mantendo o plano inicial de ficar apenas na espreita vendo-a sair. ”




“Tô com uma sensação estranha....ah, deve ser algo de caçadora sempre alerta. Melhor é apertar o passo. Ai, não tem jeito! Já é tarde, tô cansada e não tô a fim de brincadeira...então apareça! E´, eu devia ter usado isso no plural, pois agora estou cercada por três vampiros super fortes. E agora quem será que vai me ajudar? Meu Deus, é ele! Meu Anjo da guarda?!?”

“Cachorros bonzinhos não mordem! Nossa, esses vampiros são fortes! Ouço um aviso e quando me viro. Ai, fui atingido! Então foi melhor mesmo termos corrido naquele momento. Chegamos na casa dela e ainda bem que ela me convidou pra entrar. Ela parece assustada, afinal, esta foi a primeira vez que ela quase morreu nas mãos de vampiros. Para acalmá-la, digo que um vampiro não entra em casa se não for convidado. ”

“Eu já tinha ouvido esta história antes, mas nunca pude comprovar. Quanto ao Angel, pedi que tirasse a blusa para tratar de seu ferimento e tamanha foi minha surpresa quando notei uma tatuagem super legal nas costas dele. Fiquei empolgada e comecei a puxar assunto falando da minha sorte dele ter aparecido, senão....”

“Eu moro perto. Foi isso que disse a ela quando ela falou de sorte por eu ter aparecido num momento exato. Disse que estava dando uma volta e ela achou que eu a estava seguindo. Quis me fazer de desentendido, mas fato é que estava adorando todo aquele jogo de Cavaleiro misterioso que salva e mexe com a cabeça da Donzela”






“Ai, os olhos dele...quase pude sentir sua respiração...aliás, não me lembro de tê-la sentido, mas a semântica é apropriada. Essa não, mamãe chegou! Plano, plano, plano...pense! Ela estranhou eu estar tão agitada, mas disfarcei dizendo que a rua estava cheia de gente esquisita. Comecei a bajulá-la, mas logo ela percebeu que estava algo, ou neste caso, alguém. De repente Angel expôs minha travessura”

“Ela me apresentou pra mãe como um estudante mais velho da turma de história. Ela disse que era tarde pra se ter aulas, então bastou um olhar para ela prometer que ia se despedir de mim e dormir. Assim, Joyce acabou sendo gentil comigo”

“Eu tive de fingir que tinha deixado ele ir embora, pois aqueles vampiros ainda poderiam estar por aí e eu não o queria morto. Pensem agora no meu embaraço depois de constatar apenas uma cama para nós dois. Como ele estava doente, quis que ele ficasse com a cama, mas ele alegou que podia dormir no chão, pois já dormira em lugares piores.”

“Ela quis que eu me virasse de costas, pois ia trocar de roupa. Então fui para a janela observar se os vampiros estavam na espreita. Não havia nem sinal deles. Ela foi muito inquisitiva querendo saber o porquê de eu estar na mesma luta que ela e o que minha família achava disso. Quando disse que eles estavam mortos, logo ela soube que foi coisa de vampiro”





“Fiquei toda sem graça ao saber desta triste história dele. Pra mim agora estava tudo explicado. Foi por vingança. Então de repente ele disse que eu ficava mais linda quando ia dormir. Eu, sem jeito que só, disse que ele certamente não gostaria de me ver quando eu acordava...entreguei a ele um cobertor e ele então deitou-se no chão. ”

“Era uma situação nova pra mim. Estar no quarto de uma garota na maior inocência. E a situação ficou ainda mais inusitada quando ela me perguntou se eu roncava. Ri e respondi que não sabia, pois há muito tempo que ninguém ficava perto de mim para me dizer. Com certeza ela se sentiu mais segura. ”

“Pela manhã, Willow e Xander não conseguiram entender como ele pode ter dormido no meu quarto sem maldade alguma. Mas Angel era um perfeito cavalheiro, disso eu tinha certeza. E o dia todo se foi com Giles falando sobre os tais vampiros e um treinamento rigoroso. Na verdade, eu estava doidinha para chegar a noite e rever meu hóspede favorito”

“Ela entrou no quarto e não me viu. Saí das sombras e me mostrou um jantar nutritivo que havia trazido pra mim. Parecia bom, mas não era meu prato preferido. Ela me perguntou sobre meu dia no quarto dela e eu disse que li um pouco. Quando ela viu o diário dela em cima da cabeceira da cama, ficou possessa”





“Eu não acredito que ele leu o meu diário! É uma coisa muito íntima, pessoal e além do mais gatão pode significar muitas coisas. Os olhos dele não são penetrantes, são apenas saltados para fora. E com certeza, a letra A em garrafais nada tem a ver com Angel e sim Arquimedes um gato do intercâmbio colegial. Espero que ele tenha entendido, senão, ai meu Deus, não queria parecer tão fácil”

“Eu não tinha lido o diário dela. Fato era que Joyce tinha vindo arrumar o quarto e tirou ele da gaveta para limpar. Ela ficou toda sem graça depois disso. Então decidi me abrir pra ela não pensar que estava me aproveitando. Quando estou perto dela, a única coisa que eu pensava era como ia beijá-la. Ela ficou surpresa, mas logo disse que era mais velho do que ela.”

“Ai, meu Deus, ele quer me beijar! Nem acredito nisso que eu ouvi. Só consegui pensar nele dizendo ser mais velho e como isso não me importava...e de repente ele quis ir, mas eu não deixei. Tinha de agir e assim logo estávamos nos beijando. Primeiro foi um beijo doce, depois foi ficando mais intenso. Me coração parecia que ia sair pela boca! E acho que ele sentia o mesmo, pois recuou e quando chamei seu nome....”

“Não acredito que ela viu minha verdadeira face! Não a culpo por ter gritado. Eu devia ser mais cuidadoso, eu era mais cuidadoso, então por que me deixei levar? Acho que agora estraguei tudo."




“Meu Anjo da guarda na realidade era um Demônio. Meu mundo desmoronou e tentei salvar minha razão de estar gostando dele perguntado ao Giles se um vampiro poderia ser bom. E ele, disse que um vampiro nunca poderia ser bom porque não era uma pessoa. Poderia ter movimentos, roupas, personalidade da pessoa que dominou, mas no fundo era um demônio, não tinha meio-termo. Isso me confundiu ainda mais, pois eu não sabia porque ele tinha sido bom comigo. Willow compartilhou de minha tristeza e confusão, mas Xander logo foi me aconselhando a matá-lo, afinal, sou uma caçadora. ”

“Chego em casa e das sombras surge uma velha amiga vestida de colegial. Darla tentava me lembrar do quanto eu e ela tínhamos sido maus num terremoto em Budapeste. E claro, me fazer lembrar de que não sou humano e como Buffy poderia ter medo de mim”

“Pesquisamos sobre Angel e encontramos algo referente a Ilha de Angelus, aquele com rosto angelical. Giles mencionou a tal tatuagem legal e a idade dele....240 anos! Bem que ele disse que era mais velho! Segue o texto: “Angelus causa do terror na Europa e depois que desembarca aqui, parece que rejeita os da mesma espécie e não há registros de sua caçada.” Será que isso é bom? Ele é então um vampiro bom? ”

“Não posso deixar que depois de tudo ela pense que eu sou um Monstro, puro e simples. Tenho que falar com ela, mas estou aqui do lado de fora da casa dela sem coragem. Ah, vou entrar. Não é melhor voltar. Espere o que é isso? Corro para a porta dos fundos e encontro Darla com Joyce e seu pescoço perfurado com sangue....ai, como eu desejo algo tão quente e suculento depois de tanto tempo...é difícil resistir! Então logo me transformo, Darla parece vitoriosa e sai até que o pior dos piores resolve acontecer. "





“Foi uma das cenas mais dolorosas que pude ver. Angel com a minha mãe nos braços se alimentando dela. Não podia deixar isso acontecer, já tinha errado demais com ele. Assim o joguei pela janela e o ameacei. Acho que ele entendeu o recado. Corri para levar minha mãe ao hospital com a promessa de que não repetiria este erro: eu ia matá-lo”

“Fui até o Bronze esperar minha sentença depois de ter tido com Darla que tentou fazer minha cabeça. Ela está me caçando e talvez eu mereça depois de tudo que eu fiz em todos estes anos. Vamos acabar com isso, queria que ela me matasse. Então a provoquei. ”

“Por que? Por que ele não me atacou enquanto teve chance? Será que foi uma brincadeira, pois eu já matei muitos vampiros, mas nunca tinha odiado um. Eu convidei ele pra minha casa, e ele atacou minha família. Ah, família...quase tive uma taquicardia quando ele contou que matou a dele. Matou meus amigos, os filhos deles e durante mais de 100 anos proporcionou uma morte horrível a quem encontrou pelo caminho. Então o que mudou agora?”

“O que mudou foi que tinha matado uma garota da mesma idade dela. A favorita do clã dela. Então os anciãos da Tribo me deram o castigo ideal. Devolveram minha alma. E toda dor que eu senti por tudo que eu tinha feito. Esta era minha maldição. Ela não fazia ideia do quanto era doloroso tudo aquilo. Não se alimentar de um ser humano. Eu expliquei que não tinha feito aquilo com a mãe dela, mas que não era um homem apesar de caminhar como um”


“Eu até poderia entender tudo isso se ele não tivesse me dito que queria me matar naquela noite. Então sem mais, me ofereci a ele para me matar. Ele hesitou e comprovei o que no fundo sempre soube no meu coração. Depois a tal Darla apareceu e fiquei sabendo que eles tiveram um caso durante várias gerações e que ela tinha feito ele.”

“Darla mostrou suas armas e atirou em mim primeiro para me deixar fora de combate. Vi Buffy fugindo dela e de suas armas. Darla parecia uma desvairada, talvez pelo ciúme. Buffy conseguiu acertá-la, mas não no coração. E quando ela pensou que iria vencer, eis que eu surgi das sombras e enfiei uma estaca nela, que caiu no chão como pó depois de pronunciar meu nome. Não podia deixar matar a caçadora, mesmo que ela me odiasse”

“Aquilo com certeza era uma grande novidade pra mim. Foi uma prova de Amor de Angel para mim. Teria dito isso para ele se não tivesse saído tão triste. Eu só o veria novamente no Bronze, já dedetizado. Como sempre ele estava me observando. Me aproximei e ele perguntou sobre mim e minha mãe. Concordamos que nossa relação parecia impossível de acontecer, afinal, ele era 224 anos mais velho do que eu e um de nós teria de sumir. Que tal então selar isso com um beijo de despedida que com certeza deixaria marcas? Ah, de fato ele não iria me esquecer.....”

 

"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O Amor que não é cego, não é Amor"
Honoré de Balzac

9 comentários:

  1. Ownnn, este é um dos melhores episódios da temporada, mas o que eu mais gostei dessa postagem foi o ponto de vista do casal em relação as cenas mais impactantes. Adorei a criatividade, Flávia!

    Mesmo eu não considerando que hoje seja o Dia dos Namorados, já que essa data apenas foi adiantada devido ao jogo de amanhã, eu desejo uma ótima comemoração para quem é comprometido, =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu querido mais uma vez pelo seu comentário sempre generoso. Eu já tinha feito isso na sessão A escolhida, com a visão de Buffy, mas aqui eu estava assistindo aquele filme Pequeno dicionário amoroso com o Daniel Dantas e a Andrea Beltrão e me veio esta ideia, que bom que gostou!

      Eu antecipei a postagem para o pessoal poder curtir este Dia melhor, absorver a história. Ficou um pouco mais extensa, mas foi o primeiro contato deles, então eu tinha que explicar mais detalhadamente isso.

      Excluir
  2. Graças a circunstancia de estar próximo a Darla, que foi a vampira que o gerou (numa outra oportunidade explicarei melhor essa regrinha!), e o desejo de reparar o mal devido a alma que foi concebida em seu corpo, Angel teve seu destino cruzado com o de Buffy. Infelizmente devido a ``clausula´´ que não lhe permite a felicidade através do ato de amar, o vampiro não pôde consolidar sua relação com a caçadora, gerando um afastamento involuntário dela.

    Acertaste em cheio Flávia, em tematizar na semana do Dia dos Namorados esse casal, que considero o principal do Buffyverse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu querido, eu também amo Buffy e Angel. É aquele tipo de Amor que a gente sabe que é eterno, mesmo que eles estejam afastados.

      e agora eu fiquei curiosa quanto a esta regrinha.....estou ansiosa.

      Excluir
  3. O primeiro amor a gente nunca esquece, mas tem que deixar onde ele deve ficar - no passado. Parar no tempo e se fixar nele significa que a pessoa não evoluiu emocionalmente e tem algum problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e se o primeiro Amor for o Amor da sua vida? Como fica Gisele?

      É complicado né?

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  4. Eu, no entanto, vejo em Buffy e Angel a maior representação do amor verdadeiro (na TV e no cinema, talvez até no teatro). O fato dele ter sido o primeiro, nada tem a ver no contexto geral, muito pelo contrário, até porque foi o relacionamento mais maduro que ambos tiveram, afinal de contas, quantos casais conseguem sacrificar sua possível felicidade por bem maior? Desconheço outro na história da dramaturgia. Por exemplo: Buffy foi capaz de matar Angel para salvar o mundo, Angel sacrificou uma oportunidade de ser humano e ficar com Buffy para salvar o mundo. Não se trata de parar no tempo, até porque, ambos tiveram outros relacionamentos, mas o deles é o grande amor, aquele que independente da felicidade que se possa conseguir com outro alguém, sempre está lá como uma recordação de vida, uma realização emocional. Pessoas e sentimentos não são como objetos que se guardam em gavetas e ficam lá esquecidos, ou podem ser jogados no lixo como descartável, a menos que não sejam verdadeiros. Na verdade, Buffy e Angel elevaram seu amor a tal ponto que aprenderam a conviver com ele na alma e no coração e, seguir suas vidas. No entanto, a cada encontro que a vida lhes proporcionava era visível a presença de um sentimento imortal. Eles não ficaram juntos, porém, tiveram uma experiência juntos que pouquíssimas pessoas chegaram a ter ou terão, pois a maioria das relações são vazias, baseadas em desejo físico, necessidade, comodismo, falta de opção. Eles viveram uma relação completa: romantismo, lealdade, desejo, paixão, amizade, companheirismo, confiança e tiveram uma noite de amor tão feliz que foi capaz de quebrar uma maldição de um século. Quantos casais podem dizer que realmente tiveram isto sequer um momento? Os dois são épicos! Além disso, a mensagem do sacrifício e do amor incondicional que eles deixaram é fantástica, daí serem um dos casais mais celebrados das telinhas. Lembrar Angel e Buffy é um bálsamo na era dos descartáveis, de pessoas que conseguem vários relacionamentos e no final ficam tentando saber se chegaram a realmente gostar de alguém. Buffy e Angel (se fossem reais) seriam pessoas que poderiam dizer que tiveram um amor pleno, correspondido e superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fechou!!!!

      Entendo que os fãs mais novos gostem mais do estilo jovial e irresponsável do Spike como par de Buffy, mas nunca devemos esquecer que o sisudo Angel é o verdadeiro Amor da Caçadora por todos os motivos que vc citou com extrema sabedoria.

      Parabéns!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!