sexta-feira, 4 de março de 2016

[Enfeitiçados, Entediados e Confusos] O Implacável Holtz

Por:

Esse sujeito conseguiu na terceira temporada, tirar o foco da Wolfrang & Hart dentre os inimigos da Fang Gang (Angel Investigações), e tem uma peculiaridade que ultrapassa o tempo e o espaço. Vou falar um pouco sobre Holtz.



Daniel Holtz era um capitão de um grupo de Caçadores de Vampiros que atuava na Grã-Bretanha no século XVIII. Já carregava em seu currículo, dezenas de extermínios das criaturas da noite. Porém um dia, essas criaturas que são suas vítimas, viram algozes, mas da sua família. Mas esses algozes não eram vampiros quaisquer, e sim, o casal mortífero Darla e Angelus, que fazem um jogo doentio matando a esposa e a criada da casa, e vampirizando a filha de Holtz. O Caçador chega em casa, depara-se com a carnificina, e contenta-se que a filha não tinha sido atacada; mas um tempo depois ele constata que a filha estava tornando-se aos poucos uma criatura da noite, e quando o dia se inicia, Holtz atira sua filha para fora de casa para ser incinerada pela luz solar.

O Caçador Holtz no século XVIII

Holtz então entra em um profundo estado de depressão pela perda da família a ponto de sua vida resumir-se em um só propósito: acabar com Angelus e Darla. Depois da tragédia familiar, Holtz torna-se ainda mais implacável na caça aos vampiros, porém nunca mais tornou a se deparar com os algozes da sua família (que pareciam evitá-los); e com isso, passa a se isolar em casa.

Angelus brincando após matar a esposa de Holtz, Caroline

Quando se pensava que estaria morrendo aos poucos pela depressão, Holtz é surpreendido pela  aparição de um Sahjhan. Bom vou fazer uma pausa sobre ficha de Holtz para contar um pouquinho sobre essa criatura:

Esse é o Sahjhan

Sahjhan é um de uma raça de demônios conhecidos como o Granok que prosperam caos e violência. O Granok são pálidos e desfigurados, com os rostos cobertos de cicatrizes e marcas. Tornou-se capaz de teletransportar através do tempo e dimensões; e apesar de sua capacidade de viajar no tempo, Sahjhan é incapaz de aprender detalhes de seu próprio futuro, portanto, só pode se basear em profecias de seu próprio destino.

O Sahjhan faz uma proposta perssuasiva à Holtz de levá-lo ao futuro, em que poderia acertar as contas com Angelus. O Caçador aceita o convite e é teletransportado para a cidade de Los Angeles século XXI.

Holtz aceitando a proposta do Sahjhan

Durante os episódios, nota-se que a Wolfrang & Hart foi quem designou o Sahjhan a buscar Holtz no século XVIII, intencionalmente para iniciar seu contra-ataque à Angel, porém ocorrem divergências de ideais entre os dois lados, e Holtz segue plano de vingança à sua forma, quer arquitetar uma forma de matar Angel lentamente, em contraste à firma, que quer imediatamente (convenhamos, a W&H não sabe o que quer: parte dos seus associados querem a cabeça de Angel, mesmo sabendo que os sócios majoritários se interessam por ele estar vivo).

Holtz perssuadindo Justine

Esse tempo de reclusão e domiciliar vivenciado por Holtz, lhe fez adquirir serenidade e instinto estrategista para bolar uma vingança à médio prazo (que não venha a vitimar Angel imediatamente), e assim o faz. Primeiramente, ele sai por Los Angeles em busca de uma equipe para auxiliá-lo, e prioriza aquelas pessoas que sofreram (e escaparam) e/ou se depararam com ataques de vampiros. Logo um time de jovens com sede de vingança contra vampiros é formado; e em que Holtz identifica o desejo interno que cada um tem por matar essas criaturas; e realiza com eles um curso rápido e  intensivo de caça-vampiros.

Com uma equipe já formada, Holtz começa a dar ''dor de cabeça'' para nosso herói Angel, principalmente pela atuação da sua'' favorita'': Justine Cooper (que é a mais leal e dedicada à causa do extermínio de vampiros).

Em algumas vezes em que ficaram frente a frente, Angel demostrou para Holtz atitudes de bondade e heroísmo, que contrastavam com a personalidade do Angelus de séculos passados; e essas atitudes de alguma forma foram mudando (só um pouquinho, mas não os bastante), o conceito inicial de criatura impiedosa e sanguinária que o caçador tinha do vampiro.

Holtz foge com o bebê Connor para um dimensão sombria e infernal

Após reviravoltas no equívoco da profecia do Sahjhan (saiba melhor na nossa retrospectiva analítica), Holtz rouba o bebê Connor antes de ser lançado à dimensão infernal Quor-toth. Em meio ao caos, morte e destruição que acontece frequentemente por lá, Holtz decide criar Connor preparando-o para se tornar um exímio caçador. O então bebê Connor cresce tendo Holtz como figura paterna.

Holtz envelhecido e debilitado após passar meses no Quor-toth
em que lá se passam anos!


Meses se passam em Los Angeles, e no Quor-toth se passam anos. De repente, enquanto estão enfrentando um gigantesco monstro daquela terrível dimensão, Holtz (já um idoso debilitado) é trazido de volta junto à Connor (já um adolescente). Mesmo notando que antes desse retorno, Angel apresentava o mesmo semblante abatido que ele no séc. XVIII, Holtz (mesmo fadigado pela avançada idade) não sossega e decide aplicar um último contra-ataque à Angel.

Holtz forçando Justine a simular sua morte para 
incriminar Angel

Com a ajuda de Justine, Holtz convence-a a desferir dois furos no pescoço (simulando uma mordida de vampiro). Esses dois furos provocam a morte de Holtz; e enquanto isso, Connor se dirige ao local devido a um bilhete escrito intencionalmente por Holtz, e ao chegar lá depara-se com seu pai adotivo morto e com dois furos. A cena faz Connor despertar a sede de vingança por Angel novamente. Holtz cumpriu sua missão.

A lamentação pela morte forjada

Holtz é um personagem implacável e estrategista que tornou-se um grande rival do herói Angel. Mesmo testemunhando atitudes que davam a crer que Angel é um sujeito do bem e regenerado, diferente do Angelus de séculos atrás, Holtz não desapegou-se do rancor (apesar disso ter quase acontecido) e cumpriu com seu objetivo de fazer Angel sofrer aos poucos até a morte (claro que a morte não foi concretizada, senão a 4° temporada não existiria).

Particularmente não o considero um pleno vilão, mas um anti-herói perturbado, querendo resolver um assunto inacabado através da vingança contra um antigo vilão que se tornou um herói em rendenção!

2 comentários:

  1. É sem dúvida, um personagem instigante dentro do seriado. Ele é um vilão humano, por isso ainda tem uma linha moral a seguir.

    Eu não sinto raiva de Holtz como fã, até porque ele tinha um propósito claro de vida depois que sua família foi barbarizada por dois monstros (Angelus e Darla). Mas ele não deixa de ser um vilão que pouco caiu nas graças do público, especialmente pela ligação com o detestável Connor. Esse sim, eu considero um vilão, um mini-vilão, por assim dize, pois ao contrário de Holtz, ele não tinha motivos tão fortes para odiar Angel e fazer outras barbaridades. Mas este é um assunto pra um post que estou desenvolvendo.

    Quanto a Wolfram & Hart, é um ponto curioso com Angel, pois alguns querem morto, outros acatam as ordens dos Sócios Majoritários. Éum paradoxo interessante, pois Angel é o maior inimigo da mesma Firma que o quer manter vivo.

    Ótimo post William! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Flávia! Já estou curioso por esse post que está desenvolvendo!

    De certa forma, mesmo tendo morrido, percebi que Holtz sentiu-se aliviado por aliviado uma dor que atravessou séculos desde quando perdeu sua família; e ele deu a Angel a dose do próprio remédio ao fazer com que sua linhagem familiar (Connor) se voltasse contra o próprio pai biológico!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!