sexta-feira, 18 de março de 2016

[Meus pertences] 10 Filmes sobre Vampiros que todo fã de Buffy e Angel deveria assistir








Amigos Caçadores, já mostramos aqui como foi o desdobramento do filme de Buffy em 1992. A partir desse post, me motivei a escolher mais 10 filmes da temática que considero obrigatório para todo Buffyverse fã. 


Nosferatu (1922)

Para entender um pouco mais sobre os Turok-Hans, os vampiros neandertais de Btvs, é necessário assistir a este filme. Nosferatu está para os vampiros do cinema, assim como Turok está para os vampiros do Btvs. Ele é o ancestral puro de todos os seres da noite. 



O longa narra a história de Conde Orlok (Max Schreck), um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por uma bela mulher (Greta Schröder) trazendo o terror à cidade dela, Wisborg. É considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. 


A Noite dos vampiros (1986)

Quando o Inferninho faz jus ao nome, você tem um dos filmes mais divertidos da década de 80 no gênero. Para quem curte o terror teen e bem humorado do Buffyverse, não pode deixar de assistir a esta trama mais divertida do que assustadora. 



Dois garotões, Keith (Chris Makepeace) e AJ (Robert Rusler) querem entrar para a fraternidade de uma universidade e o ritual de iniciação é trazer alguma stripper para se apresentar em uma festa. Eles se juntam ao bobalhão rico para pegarem a estrada rumo ao deserto e irem atrás de um clube que descobriram em um anúncio. Neste Clube emergem figuras exóticas (vampiros claro), como a dançarina interpretada por Grace Jones, um símbolo sexual da época. 

Pela sua concepção exótica, o filme foi citado por Willow no episódio Lie to me da segunda temporada quando ela, Angel e Xander estava à procura de Buffy e Ford na Seita dos Jovens Solitários. 


Os garotos perdidos (1987)

Clássico da Sessão da tarde, o filme pesca a juventude daquele tempo para as histórias vampíricas. Acompanhamos o Jovem Sam (Corey Haim) e seu irmão mais velho, Michael (Jason Patric), adolescentes comuns até se mudarem para a pacata Santa Carla, Califórnia, onde coisas estranhas começam a acontecer. Michael está agindo de forma estranha, talvez porque seus novos amigos liderados pelo enigmático David (Kiefer Sutherland, de 24 horas) não sejam nada comuns. Eles são vampiros dispostos a aproveitar a vida, curtir a noite e transformar Michael no mais novo membro de seu grupo.



O tipo de aventura inconsequente para os jovens vampiros atraiu e muito uma parcela considerável de jovens que viviam a época do clamor pela Liberdade com algumas mudanças sociais e culturais no mundo. Para nós, do Buffyverse, um filme obrigatório pela identificação dos personagens com fãs da mesma faixa etária. 


Drácula de Bram Stoker (1992)

No mesmo ano do lançamento do filme de Buffy, vimos o filme mais famoso e bem feito do Conde romeno. 

O filme conta a história de Vlad Tepes (Gary Oldman), que, ao defender a igreja cristã na Romênia contra o ataque dos turcos, tem sua noiva Elisabetha (Wynona Ryder) enganada. Ela crê que seu amado morreu e comete suicídio. Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia a Deus, à igreja e, jurando beber todo e qualquer sangue a partir daquele momento. Ele é condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.


É a versão mais romântica/poética e também mais assustadora do conto de Bram, e um filme obrigatório para quem curte o gênero, ótimos roteiros e excelentes atuações. 


Entrevista com o Vampiro (1994)

Pensem em um filme de sucesso que reunisse os maiores galãs da época. Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e Cristian Slater (o ídolo da Buffy no filme, lembram?) eram os queridinhos de toda adolescente. E aqui eles protagonizaram uma história interessante. Uma versão mais jovial da Mitologia vampírica. 


Baseado também em um best seller homônimo, o filme começa com o vampiro bonitão Louis de Pointe du Lac (Pitt) contando a um jornalista (Slater) toda sua existência desde que se tornou um vampiro através dos caprichos do perverso vampiro Lestat (Cruise). Louis é do tipo “vampiro bonzinho”, aquele que parece ter uma alma, algo que acalma o jornalista, mas à medida que o relato vai ficando mais intenso, as coisas tendem a mudar no passado e presente. 

O filme ainda conta com a presença de Kirsten Dunst, ainda criança numa performance memorável, que se tornaria uma das maiores estrelas do cinema atual. 


Blade, o Caçador de vampiros (1998)

O nome já tem alguma ligação com Buffy. Caça-vampiros/Caçador de vampiros. Mas o que Blade tem de positivo em relação aos jovens fãs, é fazer parte do mundo Marvel e ter uma dicotomia interessante entre vampiro/humano.


Neste primeiro filme, vimos que a mãe de Blade (Wesley Snipes) é mordida por um vampiro pouco antes de dar à luz. Como resultado do fato, a criança nasceu com alguns dos dons vampíricos como a força e agilidade extraordinárias. Ou seja, ela possui uma metade vampira, metade humana. Assim, diferente dos verdadeiros vampiros, pode andar à luz do dia, mas por outro lado ele é tentado pela mesma sede de sangue, tendo sua alma atormentada por isso até que Abraham Whistler (Kris Kristofferson) cruza o seu caminho quando adolescente e passa a treiná-lo para perseguir os verdadeiros inimigos. Os vampiros. 

O filme ainda teve mais duas sequências, que na minha opinião, são dispensáveis, especialmente a terceira. 


Anjos da Noite (2003)

Pensem em uma Caçadora que passou longe dos atributos nobres, mas não menos heroicos que Buffy. Daí lembamos de Selene (Kate Beckinsale). As semelhanças com a nossa Buffy param na palavra Caçadora. Primeiro por ela ser uma vampira e segundo, por suas razões serem menos nobres. Ela não quer livrar o mundo dos Seres das trevas, afinal, ela é um deles. Ela quer vingança pelo que aconteceu a sua família. 


Selene passa a caçar todos os Lycans (Lobisomens) apesar da Guerra entre eles ter terminado há anos. Aqui vemos a rivalidade histórica entre Vampiros e Lobisomens e não precisa ser Crepúsculo para isso! 

Pra quem quiser entender um pouco da história de batalhas entre os seres da noite, como os vampiros e Demônios do Buffyverse. Além disso, é uma ótima oportunidade pra conferirmos as desventuras de uma heroína forte como Buffy e uma anti-heroína marcante como Angel. 

Relação mortal (2011)

Uma trama de terror voltada para o público jovem, baseada no best seller The Moth Diaries. Após perder o pai vítima de suicídio, Rebecca (Sarah Bolger de Once upon a time), vai parar num Colégio interno para moças. No primeiro ano, ela cria vínculos com algumas meninas, em especial Lucy (Sarah Gordon). Já no segundo ano, a história muda quando Ernessa Block (Lily Cole) chega ao Colégio. Ernessa também tem uma história triste de suicídio com o pai, e vê em Rebecca, alguém que possa passar o restante de sua eternidade. 


Sim, Ernessa é uma vampira, e o que aprendemos com Darla do nosso Buffyverse, é que todo vampiro no fundo procura alguém para passar sua eternidade. Outro ponto que caracteriza Ernessa de acordo com o Buffyverse, é sua obsessão por Rebecca, que me lembrou muito a de Angelus com Drusilla. No filme, a vampira acaba com o vínculo de Rebecca com as outras meninas, deixando-a tão isolada a ponto de pensar em uma saída que seria favorável a Ernessa. 


Amantes eternos (2013)

Pelo título, logo já associamos aos casais formados pelo Buffyverse: Darla e Angelus, Spike e Drusilla. E sim, este quarteto tem tudo a ver com o contexto da trama....


O vampiro Adam (Tom Hiddleston), um músico profundamente deprimido, encontra Eve (Tilda Swinton), a sua amante, uma mulher robusta e enigmática. Esta história de amor dura há séculos até a chegada da irmã caçula de Eve, Ava (Mia Wasikowska), bela, extravagante e incontrolável. Assim como Spike na fase rebelde, Ava passa a não se encaixar no grupo de sua irmã, e percorre por suas próprias regras, abalando a relação secular dos dois amantes. 

Sucesso de crítica, o filme é simplesmente imperdível pelo elenco de bons atores. 


Drácula - A história nunca contada (2014)

O mais famoso vampiro da história teve uma versão mais histórica de sua vida/existência neste filme protagonizado por Luke Evans. 

No ano 1442 o Império Otomano sequestrou garotos na atual Romênia para fazerem parte de seu exército sob pesado treinamento. Um desses meninos se tornou um guerreiro temido após causar milhares de mortes, ganhando a alcunha de Vlad, o Empalador. Já adulto, Vlad está enojado de seus atos e regressa à sua terra natal, para governar em paz como príncipe da Valáquia e Transilvânia. 


Mas o todo poderoso Sultão da Turquia ordena que todos os meninos voltem a servi-lo, obrigando Vlad a fazer um pacto com um Ser misterioso que vive em uma Caverna e perturba a todos na região. Este Ser seria a figura mais selvagem de um vampiro, que conseguiria escapar a seu destino quando encontrasse alguém para ocupar o seu lugar. 

Nasce assim, de forma menos romântica, a lenda de Drácula. Uma versão muito mais interessante na minha opinião do que aquele fraco personagem que Buffy conheceu no início da quinta temporada. 

2 comentários:

  1. Ótimas recomendações para assistir, Flávia!

    Alguns desses filmes até 2003 realmente chegaram a inspirar aspectos do Buffyverse!

    Não sei se você acrescentaria na lista, outro clássico da Sessão da Tarde, o filme A Hora do Espanto II (Fright Night II), em que se não me engano, junto à Garotos Perdidos, são os filmes que mostram como alguém se libertou da vampirização após ser mordido!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a seleção! Da lista eu só assisti o Drácula de Bram Stocker e o Entrevista com o vampiro. E uma vez eu tava na sala quando estavam assistindo esse A história nunca contada, mas não prestei atenção rs. Fiquei com vontade de ver alguns rs. Só vim reforçar o comentário de que o Drácula da Buffy foi bem bostinha huahau

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!