quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[Enfeitiçados, entediados e confusos] As inomináveis do Buffyverse







Amigos Caçadores, hoje vamos falar de inominável, que no dicionário quer dizer que "não pode ser designado por um nome, que não tem nome por não se poder definir ou qualificar." 

No Buffyverse existem muitos elementos inomináveis, como a nossa paixão por este universo por exemplo, mas poucos se referem pessoalmente ao adjetivo além de Glory, Jasmine e Illyria


Como já sabemos, Glory na forma humana fora diminutivo de Glorificus, um dos Deuses de um Triunvirato Infernal que foi exilado na Terra para nascer e morrer como humano. Certamente este foi o pior castigo para um Deus, não é mesmo?

Glory em seu momento de poder ilimitado

Jasmine foi um nome batizado pela turma de Angel da forma humana de uma Divindade do tempo antigo que vagueava entre mundos e Dimensões procurando estabelecer seu conceito de Paz e Amor entre os Povos. Poderia até ser uma ideia legal, mas como vimos, as coisas não eram tão bem assim. 

Jasmine e suas boas intenções infernais

Outro Antigo era o Demônio Illyria, um guerreiro que foi vencido e trancado por anos num Sarcófago até invadir nosso mundo possuindo Fred. Antes de se tornar indispensável, deu muito trabalho a Angel e a turma. 

Illyria no momento de sua chegada ao nosso mundo


Além de Vilãs, as três tem características semelhantes que a definiram nas tramas do Buffyverse. Com poderes além da humanidade, elas tiveram força o suficiente para subjugar os pobres mortais no tempo que passaram por aqui. Basta lembrar de Buffy, arremessada de uma sala para outra por Glory, ou Angel jogado pela janela por Illyria. 

Em suma, quando algo ultrapassa os limites de uma área comum, torna-se poderoso demais para se conter e foi justamente este o ponto que as tornaram inomináveis.  


Em Lessons, o Primeiro na forma de Glory usa a expressão “eu honestamente não acho que haja uma palavra humana tão fabulosa para mim”

Glory como o Primeiro: a arrogância é a mesma sem dúvida

Para Illyria, seu nome era dadivoso demais e a humanidade, tão limitada em sua mediocridade, não deveria nem ao menos pronunciá-lo como ela mesma deixa claro para Wesley em Shells.


E o ponto fraco de Jasmine era justamente o seu nome, desconhecido para nós. Neste último caso, a Deusa tinha até um Sacerdote especial para salvaguardá-lo. 

O Sacerdote de Jasmine resumindo toda a questão


O propósito de se nomear é colocar algo ou alguém em evidência no sentido de finitude. Quando se trata dos Deuses ou Demônios em todo seu poder e arrogância, nomeá-los é o mesmo que tirar deles toda a amplitude de sua existência e isso para eles é mais que um pecado mortal. Era letal para a “pobre” humanidade e sua pequenez.

Para nós fãs, associamos não só a palavra inominável aos Poderes dessas instigantes personagens. Somamos a isso características de construção tão formidáveis a elas que não precisamos ser lacaios para perceber o tamanho da grandeza de cada uma dessas adoráveis inomináveis.  

2 comentários:

  1. Interessantes curiosidades, Flávia!!!

    Elas parecem que valorizam seus nomes verdadeiros de tal forma, de que não é qualquer um que deve saber ou pronunciar, pois senão elas encaram como um heresia. E falando nisso, por que será que Liam adotou o nome de Angel após ter sido vampirizado; e William, de Spike???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta curiosidade sobre o Angel vou revelar no próximo post hehehe e o Spike vem de "pico", "estaca de ferrovia"...Isso veio durante uma reunião lá na burguesia inglesa em que um dos convidados disse que "preferia ter seu cérebro esmagado por uma estaca de ferrovia do que ouvir as baboseiras da poesia dele". Pelo que deu a entender, quando ele foi vampirizado ele fez exatamente isso com eles. Por isso recebeu o nome de Spike.

      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!