quarta-feira, 27 de julho de 2016

[Mais uma vez com sentimento] Dissecando Empty Places: o episódio “bota fora” de Buffy




Amigos Caçadores, é hora de relembrarmos um momento que entrou para a história do Buffyverse. O dia que ficou lembrado como “O bota-fora de Buffy”. 



Tudo aconteceu no ponto crítico da sétima temporada, a última. Sendo assim, o chamado momento “lavar a roupa suja” chegou até os nossos adorados personagens. 

Buffy e seu recém formado Exército haviam perdido a primeira batalha contra a até então misterioso Padre Calleb. A perda não ficou apenas no sentido poético. Foi físico também, de algumas potenciais enfraquecendo o lado do Bem. 

Ao descobrir que a estratégia do Padre de proteger a Vinícola, Buffy propõe um contra-ataque que poderia surpreender o lado de lá. O que ela não esperava era que pudesse ouvir um sonoro NÃO de todos, a começar por Faith e se estender por cada um de seus amigos e aliados.



A surpresa agora foi da Caçadora, que nem em seus maiores pesadelos poderia imaginar que tudo que fizera de bom àquele grupo não seria valorizado neste momento de perda e confusão. E para piorar, um a um foi despejando em cima dela argumentos que escondiam razões e sentimentos datados criando uma panela de pressão em ebulição. 

Nós, do The Slayers, agora vamos tentar explorar as razões (ou se preferir a falta delas) de cada um dos que tiveram envolvidos neste pequeno motim: 

“Não vou voltar àquele lugar Buffy! 
Acho que nem você e nem elas deveriam”

Faith sempre foi o oposto de Buffy. A garota que não seguia regras, vivia a vida por aí Cinco por Cinco como costumava decantar. Mas agora a garota vida loca deu lugar a uma moça mais ponderada já que estava em risco não só a vida dela e de Buffy e sim das Potenciais. 



Neste momento, as frágeis garotas tinham em Faith o Ídolo que não viam em Buffy. Para elas, seu carisma mais libertador e alegre lhes atraíam mais. E ao tentar proteger a vida das Potenciais, Faith provou que a relação próxima que tinha com elas era a diferença entre ela e Buffy aos olhos das meninas. De alguma forma, isso dava um alento, um porto seguro a quem estava prestes a morrer. 

“Com tudo que está acontecendo, 
suas decisões me preocupam”

A Amizade entre Buffy e Willow era daquelas que consideramos estar mais próxima da realidade que vivemos. Uma sempre amou a outra, mas nunca deixaram de expor seus defeitos. E foi justamente isso que fez com que Buffy tentasse impedir Willow de destruir o mundo através de uma resolução cheia de raiva. 



Quando perdeu a razão, Willow tornou-se a Dark Willow, quase causando a destruição do mundo. Por conta disso, a amiga das amigas de Buffy se mostrou preocupada com sua decisão, que a seus olhos, era extremamente precipitada. 

“Você acha mesmo que é melhor do que nós...”

Antes de ser Anya Emanuella Cristina Jenkis, Anya era um Demônio da Vingança, e por tabela, estava do lado de lá. Na equação Caçadora X Demônio se faz a eterna batalha entre o Bem e o Mal, e neste caso, o Bem sempre vence. Buffy sempre vence. Basta lembrar que derrotara Anya há pouco tempo cravando uma espada em seu peito e mostrando que elas NUNCA foram amigas e nem ao menos alguém próximas. 



Na cabeça de Anya, Buffy a tolerava por causa de Xander, incluso na lista de pessoas às quais Buffy protegia não só por se tratar de um Dever Sagrado e sim, também, por se considerar melhor, ou ser melhor, dependendo da avaliação de cada um. 

“Eu estou tentando ver o seu lado Buffy, 
mas deve estar à minha esquerda”

Ele sempre foi o amigo que não tinha poderes. Como ele mesmo fala, aquele que fica em pé ao lado do palco vendo seus amigos superpoderosos brilharem. Este é o seu Dom. E quando perdeu literalmente a visão, Xander sentiu que nem ao menos esta vantagem em relação aos outros ele tinha mais. 



A sensibilidade de enxergar tudo que os poderosos não conseguiam enxergar era algo que o definia ajudando a Caçadora em alguns de seus momentos mais complicados. Agora Xander não poderia mais ver, enxergar, ajudar. E toda esta frustração foi direcionada a Buffy, a quem momentaneamente culpou pelo seu acidente. 

“Estamos mostrando claramente que não estamos unidos”

Giles era uma figura paterna para Buffy quando ela mesma nunca a teve. Mas esta bonita relação acabou sofrendo alguns abalos consideráveis ao longo do tempo. A medida que Buffy crescia juntamente com seus poderes, a importância de Giles em sua vida ia sendo minada. A afeição talvez se mantivesse intacta, mas a relevância de conselhos e tutoria já não era mais. 



A tensão desse abalo se deu em dois momentos. O primeiro quando Giles retornou a Inglaterra liberando seu compromisso como Sentinela de Buffy e o segundo quando a Caçadora foi taxativa sobre não precisar mais das lições que ele alegava ainda dispor para ela no episódio da emboscada sobre Spike. Neste momento, ficou evidente a mágoa de Giles.

“Nós temos de ficar juntas nisso. E você não está. 
Sinto muito, mas esta também é minha casa”

Como irmãs, Buffy e Dawn eram o estereótipo perfeito. As falsas memórias da garota a levaram a um estado de rivalidade comum entre irmãs de idades diferentes. A pirralha que sempre aprontava pro lado da mais velha, que tinha o dever de protege-la sempre como a mais madura que era. 




Quando voltou dos mortos, um pouco dessa relação de tapas e beijos foi deixada de lado por Buffy, deixando Dawn crescer sozinha. Mais crescida, ela aproveitou este momento para fazer valer a liberdade que Buffy deu ao longo desse tempo. Dawn pensou ser Senhora de si mesma e da casa onde moravam. 


Depois de todos estes afrontes, Buffy deixou seu posto de Líder e a entregou a Faith, falando sobre o seu medo de liderar meninas e amigos para a Morte. Agora caberia a Faith segurar a vida de cada um deles nas mãos. 



Como resposta, ela recebeu um sinal de positivo com a cabeça. A razão para este sinal de Faith é aberta a interpretações. Poderia ser um sinal de orgulho pelo fato de enfim ter convencido Buffy de que era tão respeitável quanto ela, ou um sinal de vitória sobre aquela que manteve uma rivalidade por um tempo. 




Fato é que Empty places nos proporcionou a maior polêmica de Btvs. Para muitos, algo apenas para dar um sentido mais dramático, sem nenhuma relevância, para outros, como eu, um momento de expor emoções, jogar tudo no ventilador. 

Como expectadora já tive muitas reações a este momento. Cada uma diferente da outra, provando que quando se trata de criar assuntos relevantes, os autores do Buffyverse não deixa nenhum lugar vazio e comum. 



PS: ainda neste tempo tivemos os ataques de Wood, Kennedy e Rona. Mas quem se importa com o que eles pensam? 

PS 2: todas as frases em que se basearam as avaliações estão na forma DUBLADA. Portanto, pra quem só assistiu na forma legendada, fique a vontade para acrescentar ou discordar sobre alguma colocação

Até a próxima......

2 comentários:

  1. Odiei este momento, muita ingratidão...

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito Flávia, que Empty Places (''Lugares vazios'', na versão dublada) é um pouco tanto de polêmica no climax da temporada, quanto uma ''lavagem de roupa suja'', assim como também um elemento da trama, pois o Primeiro Mal se disfarça de pessoas mortas para criar tramas; além de se alimentar da maldade, do medo, da desunião, e de tudo que for ruim, e acredito que o impacto emocional e psicológico após o frustante primeiro ataque à Calleb, desencadeou essa desestabilização do exército da Caçadora, para a felicidade do Primeiro Mal.

    Bom, mais uma vez prevaleceu o provérbio: ''Ruim com, pior sem...'', e só bastou um tempo com a ausência de Buffy, que o grupo (agora liderado por Faith) continuou vulnerável aos inimigos, e ao serem salvas novamente por Buffy, compreenderam que o problema não estava na liderança dela e sim num próprio jogo psicológico articulado pelo primeiro!

    Concretamente, compreendi muito melhor esse episódio por essa dissecação, do que se eu fosse assistir numa reprise. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!