quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[Mortos pela Morte] Jenny Calendar: a heroína injustiçada do Buffyverse



Amigos caçadores, para comemorar o Dia dos Professores, mestres das salas de aula e por que não, da vida, o The Slayers homenageia a Heroína injustiçada do Buffyverse. 

Ela nasceu Janna Kalderash, mas depois de ser incumbida de uma missão pelo seu povo, mudou-se para Sunnydale preservando sua identidade como Jennifer Calendar, a professora da Ciência da Computação (o que hoje seria Informática), e o grande Amor de Rupert Giles. 


A professora amiga da turma, leal e carismática era a antítese do bibliotecário, pois seus conceitos progressistas sempre batiam de frente com as ideias ortodoxas do mesmo. Este embate ideológico rendeu bons momentos e diálogos na discussão Livros X Tecnologia. E como sempre os opostos se atraem, aqui este dito popular foi bem empregado quando a morena conquistou o coração solitário do sentinela de Buffy e seu lugar na turma de Heróis. 

Tudo aconteceu em I robot, You Jane, quando Jenny (carinhosamente chamada pelos alunos) usou suas habilidades com as máquinas para ajudar Buffy a tirar o Demônio Morlock, o Corruptor, da Rede. A partir daí, a identidade de Buffy já não era mais segredo para a Professora. Aliás, nunca foi, uma vez que descobrimos posteriormente que a mesma foi enviada pelos Anciãos de sua Tribo da Romênia para ficar de olho na Caçadora e especialmente em Angel, que para eles, um dia fora Angelus. 

Jenny sendo cobrada de sua missão


Todo fã do Buffyverse conhece de cor e salteado toda a história de Angelus, mas para muitos, as opiniões em relação a participação de Jenny nesta história é bem dividida. Para alguns, a Professora deveria ter “alertado” Buffy sobre os perigos de uma relação mais intensa com o vampiro. Como uma das descendentes da linhagem do Povo que o amaldiçoou, Jenny deveria cuidar para que Angelus continuasse a sofrer os tormentos da maldição de se ter uma alma. Alertada por seu tio, que resolveu fazer uma visitinha, o sofrimento dele estava terminando cada vez que ele se aproximava mais de Buffy. Então, ela tentou acabar com as investidas do casal de pombinhos ao enviar Angel para outro continente. No entanto, tudo conspirou contra seus planos, e Buffy e Angel terminaram na cama do vampiro com ele perdendo a alma. Foi neste momento que caiu a máscara de Janna, que ficou com uma faceta vilã frente a Buffy e Giles. 

A caçadora e o Sentinela descobriram que ela poderia ter evitado o fato se tivesse contado a eles sobre a parte da maldição que teve a participação de Buffy. "Fui criada pelo povo que Angelus machucou. Meu dever para com eles foi a primeira coisa que me foi ensinado. Eu não vim aqui para machucar ninguém. Eu menti para você, porque eu pensei que era a coisa certa a fazer. Eu não sabia o que iria acontecer”. Jenny virou persona non grata para a Scoobygang e se afastou de todos, causando uma dor inconfortável em Giles. 

Jenny: pecando por omissão

A rejeição da turma não minou o interesse de Jenny em continuar lutando para que Angelus recuperasse sua alma. Talvez uma mea culpa por não ter evitado o pior, ou apenas questão de humanidade. Giles, um pouco menos machucado, se aproximou dela no mesmo momento em que ela lhe prometeu boas notícias. 

Além de Professora, Jenny também era uma Tecnopagã (termo designado a pessoas que faziam feitiços com base em informações acessando toda a Rede Informática). Assim ao invés de livros, Jenny usou os teclados para traduzir um ritual arcaico da mesma maldição que usaram em Angelus séculos atrás. Em outras palavras, era aquele tipo de pessoa que se beneficiava com os recursos que só os computadores poderiam oferecer. 

Jenny e o Computador: relação de plena satisfação

O plano seria um sucesso se as visões de Drusilla não tivessem levado Angelus a descobri-lo. E antes que pudesse devolver a alma ao grande Amor de Buffy, Jenny teve sua vida interrompida de forma cruel, brutal e perversa, bem ao estilo Angelus. 

Nota pessoal: o momento mais traumático pra mim como fã, pois naquele momento já considerava por demais Jenny como parte da família Buffyverse. Corri e torci por ela, mas no fim, foi triste e doloroso. 

Os últimos suspiros da Professora:
a sequência mais perversa do Buffyverse

O que o vampiro não esperava era que a Professora tivesse concluído a tradução no seu computador por meio de um disquete que seria descoberto e usado por Willow em Becoming. A amiga de Buffy colheu as informações traduzidas por Jenny e preparou todo o Ritual que trouxe de volta a alma de Angel. A partir desse momento, Willow iria se tornar a bruxa que todos conhecemos, como um legado de Jenny. Em outras palavras, foi a Professora que deu o pontapé inicial para a formação da bruxa que todos amamos. Por este motivo, ela deve ser reverenciada como uma das heroínas injustiçadas do Buffyverse, pois dificilmente um fã menciona seu feito. Preferem dar a Willow todo o crédito de restauração da alma do vampiro Angelus. 



Se o significado de Herói vem daquele que arrisca a própria vida e morre através de um ato nobre, podemos concluir que Jenny, no fim das contas e mesmo com todos os erros, é uma heroína na maior acepção da palavra. Afinal, ela se arriscou por seu Povo, por seus amigos e seu Amor a fim de fazer o que julgou ser o certo. Morreu por e depois de cumprir uma tarefa ingrata para se redimir. 

Trazendo para a vida real, a personagem representa o que hoje chamamos de Heróis num país em que os dedicados profissionais do Ensino são desvalorizados, e ainda assim, fazem de sua profissão algo digno e enriquecedor. Assim como Jenny merece os créditos como a formadora de Willow para o Buffyverse, os Professores do país merecem pela formação de vários dentro da Sociedade. 


Algumas curiosidades sobre Jenny e sua intérprete:



- Apesar de viver a professora de Cordelia Chase, Robia Lamorte tem a mesma idade de Charisma Carpenter, só algumas semanas mais velha;

- A personagem foi originalmente destinada a ser chamado de "Nikki Calendar", mas isso foi mudado para evitar confusão no set com o ator Nicholas Brendon que foi comumente chamado de "Nicky";

- A morte de Jenny nunca foi originalmente concebida para ocorrer. O plano original era para Oz ser o personagem que encontraria seu fim nas mãos de Angelus, mas esse plano foi alterado após a reação positiva dos fãs de Oz;

- Sua morte foi mais tarde espelhada na morte de Giles, cujo pescoço também foi quebrado por Angel. Calma galera, só nos quadrinhos....


- Quando se aproximou em voltar a interpretar Jenny como um disfarce do Primeiro Mal em Amends da terceira temporada de BTVS, Robia Lamorte, que é muito religiosa, ficou muito cética sobre o papel, erroneamente considerando-a basicamente o equivalente de Satanás.

4 comentários:

  1. Muito bom Flávia, só acertando em cheio com essas temáticas relacionadas às datas comemorativas locais!

    Então te pergunto; esse ''consentimento'' de Jenny em ter permitido Angel se tornar Angelus (mesmo podendo ter evitado), possa ter sido um furo de roteiro, para se encontrar um motivo para tirá-la da serie ao invés do Oz (que estava tendo a aceitação do público); ou foi de maneira intencional, para dar uma dinâmica à personagem da Robia La Morte (para destacá-la mais), ou até pelo ceticismo da própria Jenny (que duvidava do que seus antepassados fizeram com Angel, e quis ''pagar para ver'', no que acabou pagando com a vida)????

    Acredito que a Jenny poderia ter ficado mais tempo no seriado ou que se afastasse por um tempo e retornasse em momentos em que seria bem aproveitada, como ver ela tentando deter a Glória ou a Dark Willow, devido a seus conhecimentos místicos.

    E interessante sua analogia da profissão da Jenny com a realidade dos professores daqui do país, em que a dedicação da personagem enquanto essa profissional, a torna uma heroína (sem precisar bater em ninguém, como faz a nossa caçadora rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebom que você entendeu o significado de "heroína injustiçada". É isso mesmo William! Não me referi só ao fato de Jenny ter sido esquecida pelos fãs como a Mentora de Willow no ramo da mágica, e sim também como a representação dos heróis sofredores que temos aos montes pelo páis e a situação piora a cada ano para eles.

      Eu também não queria que ela tivesse morrido, e essas alternativas que vc citou seriam fabulosas mesmo. Já até imagino um embate entre ela e Dark Willow. Ela ajudando Giles. Aluna vs. Professores/Mentores.....

      Quanto a sua pergunta acima, todas as opções estão corretas e bem argumentadas, mas eu particularmente acho que ela não imaginou mesmo que Buffy e Angel iriam tão longe, afinal, tudo se desenhava para um Amor impossível. Uma Caçadora com um vampiro e na cabeça dela, logo, logo isso iria acabar. E tem também a questão da lealdade para com o Povo dela, da preservação de sua identidade.

      Enfim, que bom que gostou da postagem. Devo confessar que iria postar ano passado, mas aí surgiu a ideia de Buffy vs. Professora Walsh, outra personagem que os fãs precisavam conhece melhor.

      Valeu pelo comentário e atenção de sempre. E continuemos seguindo juntos contra todas as dificuldades.

      Excluir
  2. Confesso que não havia ficado claro pra mim essa relação da Calendar com o Angel e a Buffy, além disso eu gostava muito dela, então quando o Giles e a caçadora ficaram bravos com ela fiquei muito triste rs

    Não fazia ideia que iriam matar o Oz!! A morte dela (pra mim) foi a mais traumática. No momento em que o Angel apareceu já me deu um medinho haha Durante a sequencia da fuga fiquei com aquele desespero "Sai, foge, corre!" E ai ele quebra o pescoço dela enquanto assistimos os dois de perfil, em frente a janela...

    Apesar disso, de passar alguns dias de luto rs, acho que a morte dela trouxe aquela sensação de que a "treta" ficou séria. Infelizmente, para que acreditemos que há uma guerra é preciso que alguns mocinhos morram. E seria sacanagem com a Willow matar o Oz.

    Gostei bastante, Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Graziella!

      Vejo que vc é igualzinha a mim quanto se trata em assistir cenas tensas. Sempre queremos que nossos personagens fiquem vivos e de alguma forma eles sempre estão, não é mesmo?

      Valeu pelo comentário!!!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!