domingo, 18 de maio de 2014

[Casos de Amor] Willow Rosemberg

Por ``Teel´´ Faith Lehane


   Fazer qualquer tipo de avaliação sobre nossa querida bruxa não é fácil. Avaliar seus casos amorosos se torna ainda mais complicado por envolver personagens tão emblemáticos e fortes, que despertaram simpatia e ódio, em grandes proporções. 

Willow e Xander (2° temporada)

Lá no começo, quando fomos apresentados à Sunnydale e ao Buffyverse, tínhamos uma dinâmica bastante adolescente, sendo imersos nos medos, inseguranças e paixões dos personagens principais. E um amor adolescente é o melhor termo para descrever os sentimentos de Willow por Xander. No entanto, quando descrevo a relação dos dois como “amor adolescente” não me refiro ao sentimento imaturo e explosivo que a maioria das pessoas dessa idade sentem, ainda que em um certo momento, esses adjetivos tenham coroado a relação dos dois.

Willow e Oz (3°- 4° temporada)

   Willow e Xander eram amigos desde sempre, unidos contra tudo e todos, aliados em sua estranha jornada dentro daquela sociedade. Os dois estiveram juntos enquanto cresciam, passando pelas diferentes fases da vida. A relação teve início com a amizade nascendo e criando um elo, e ao passo que eles cresciam, os sentimentos também tomaram proporções diferentes. É certo que durante muito tempo, Willow e Xander se viam de formas diferentes, tendo em vista que o garoto era muito mais controlado por seus hormônios adolescentes, do que qualquer outra coisa, prova disso é sua iminente paixão por Buffy quando ela chega à cidade e posteriormente por Cordélia, enquanto nossa até então aspirante à bruxa, reprimia a real face dos seus sentimentos. 

   Com a adição de Oz à vida de Willow, na prática, teria sido fácil sufocar todo o passado e seguir para a próxima fase. Mas a verdade é que, ainda que os dois estivessem dando um passo à frente e seguindo com suas vidas amorosas, aquela tensão ainda estava lá. Diante de todo aquele clima nebuloso e sombrio que os dois estavam submetidos com a chegada da Slayer à Boca do Inferno, a relação que eles tinham era a tábua de salvação, a única ligação com a calma e saudosa realidade de quanto eram apenas os dois. É então que o “amor adolescente” mencionado no início dessa matéria vem à tona, consumando um amor inocente, sob circunstâncias contestáveis, fechando não só um ciclo, mas também mostrando que os dois não eram compatíveis. Não como amantes, pelo menos. 

   Seguimos então para o próximo passo na vida amorosa de Willow, que tem uma nova face quando Oz perdoa sua traição, mostrando a força dos seus sentimentos, diferente do que aconteceu com Xander e Cordélia. Toda a relação dos dois foi construída em cima de uma trama sólida e bastante agradável. Oz e Willow são aquele casal fofo que nunca causa discórdia dentre os fãs. E é preciso dizer que Oz foi o primeiro real grande amor de Willow, não há dúvidas sobre isso. Se as circunstâncias não tivessem mudado no decorrer da quarta temporada, provavelmente os dois teriam terminado juntos e isso seria satisfatório para praticamente todo e qualquer fã da série. Mas eis que temos o twist logo no início da quarta temporada, quando Oz sente-se atraído por Veruca, causando uma grande rachadura no ótimo relacionamento que os dois possuíam. Quando o nosso lobisomem deixa a cidade para tentar controlar o seu lado lobo, acaba abrindo espaço para uma das mais belas histórias de amor de Buffy The Vampire Slayer. 

Willow e Tara (4°- 6° temporada)

   Como foi dito no parágrafo anterior, Oz realmente foi o primeiro grande amor de Willow, mas quando temos Tara adicionada à história, presenciamos não só um amor em sua forma pura e simples, mas sim o nascimento de um sentimento amplo e denso muito além do que tínhamos presenciado até então na série. 

   Costumo dizer que Tara e Willow são a melhor definição de “almas gêmeas” que eu posso imaginar. Apesar de toda a polêmica levantada em cima da relação lésbica e todos os questionamentos que vieram à tona, a relação das nossas duas bruxas transcendiam qualquer tipo de sexualidade. Temos ali uma conexão que não pode ser explicada, um sentimento que foi construído em cima de uma afinidade mais forte do que qualquer outra, um relacionamento mutuamente beneficente, trazendo à tona o melhor das duas personagens. Tara complementava Willow, e vice-versa. Com todo o poder adquirido por Willow no decorrer da história, ela precisava de alguém que estivesse ao seu lado, não para apoiar e seguir seus devaneios (como Amy fazia), mas sim alguém que a mantivesse no chão, alguém que mostrasse por onde ela deveria seguir e ninguém além de Tara conseguiria, ainda que Xander tenha desempenhado esse papel no fim da sexta temporada.

   Por mais que Willow amasse seus amigos e ainda mantivesse a boa essência dentro de si, Tara era o seu porto seguro, prova disso é o nascimento de Dark Willow após a morte do seu grande amor, quando a realidade era tão dolorosa que Willow queria destruir o mundo para acabar com seu sofrimento.

Willow e Kennedy (7° temporada)

   Após a morte de Tara, nos deparamos com Kennedy, a potencial caçadora que se torna o novo interesse romântico de Willow. É certo que as duas sejam, talvez, o casal mais odiado da série, e talvez isso se dê pela pressa no desenvolvimento do relacionamento das duas personagens ou pelo pouco carisma que vimos na potencial. O fato é que as coisas aconteceram muito rápido, um romance épico e de superação é pintado prematuramente, causando um impacto negativo para os fãs. 

   A verdade é que todo e qualquer relacionamento para Willow pareceria deslocado após a morte de Tara, e a personalidade de Kennedy não ajudou para que as duas deslanchassem como casal, ficou sempre aquele gosto amargo na boca ao ver as investidas grossas de Kennedy em contra parte com os sentimentos conflitantes de Willow após sua recuperação. Por outro lado, gosto de pensar que esse relacionamento está ai justamente para mostrar que Tara nunca será superada, que almas gêmas só se encontram uma vez na vida. 

E vocês, o que acham sobre os relacionamentos de Willow no decorrer das sete temporadas da série?

3 comentários:

  1. Eu considero que a Willow se equivale a Buffy no quesito frustações vida sentimental; porém por um triz, a bruxa sofreu mais que a Caçadora, afinal todos os namorados de Buffy - Oliver Pike (filme), Angel e Riley foram embora, e Willow sentiu a dor de ter perdido a Tara num assassinato. Ainda sim, um bom partido que eu queria que desse certo, fosse o OZ.


    Bela postagem Faith!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o amor... Te leva pro Céu, mas também pode te fazer beijar o chão!

    O romance com a Kennedy foi meio forçado mesmo, não era preciso dar uma nova namorada pra Willow, visto a recente morte de Tara. Era só fazer a Willow seguir em frente e encerrar a série ao lado de seus amigos, fazendo até uma espécie homenagem àquele episódio 1x08 (Eu Robô, Você Jane), onde o episódio acaba com Buffy, Willow e Xander fazendo uma brincadeira que eles não têm sorte no amor. De fato, no fim da série, Buffy e Xander terminaram "sozinhos", Willow deveria ter terminado como eles, ^^

    Eu gostei da postagem, ficou bem linear e concisa, =D

    ResponderExcluir
  3. Estes casos de Amor do Buffyverse são com certeza a maior identificação do universo complicado de Buffy. Por isso acho esta seção de muita importância.

    Quanto aos relacionamentos, eis minhas considerações: Willow e Xander são fofíssimos como amigos, mas como casal só serviu pra tirar Cordelia de Buffy, já que ela iria fazer ANGEL. Depois eles mesmos cada um foi pro um lado e manteve a amizade.

    Willow e OZ poderia ter dado muito certo, mas sinceramente não sei se os roteiristas quiseram inserir Tara, a namorada lésbica no seriado e deram um jeito de OZ sumir. Houve esta especulação na época, mas se foi isso mesmo, nem notamos, pois foi tão bem realizada a história com OZ se envolvendo com alguém da mesma espécie, o que não é nenhum absurdo de acontecer.

    Willow e Tara perfeitas. Como foi bem dito, o Amor delas transcende qualquer tipo de esteriótipo, elas se complementam não só na vida conjugal, mas na vida de bruxarias. Pra mim, o melhor casal da série, claro, que amo Buffy e Angel também, mas Willow e Tara é Amor absoluto, real, realizado.

    Já Willow e Kennedy me desculpem, mas foi a pior história de Amor do seriado. Nada coube ali. A ausência de Tara, a substituição forçada dela por Kennedy, um romance numa temporada que a meu ver não caberia nada de romance. Neste caso, sou como o GIles em First Date, não havia tempo para casos de Amor. Talvez numa outa realidade, mas ainda assim a personalidade irritante de Kennedy não deixou ninguém gostar dela.

    Enfim, ótimo texto, perfeitas avaliações numa seção, que repito, é de suma importância.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!