terça-feira, 22 de setembro de 2015

[Meus pertences] Buffy, remakes e reboots




Amigos caçadores, muito tem se falado atualmente sobre remakes e reboots na área de entretenimento. E claro que o Buffyverse não poderia ficar de fora dessa questão. Mas antes de começar a tecer qualquer tipo de comentário, é preciso conceituar o que significa cada qual.

O Remake seria o retorno de produções que fizeram ou não sucesso em determinada época e que agora teriam uma história parecida, só que com um elenco completamente distinto do original. 

Para os fãs de séries de TV, esse “só que” é o ponto que tem gerado maiores discussões. Os mais apaixonados não admitem que outros atores encarnem seus ídolos favoritos como bem ficou exemplificado no meu post de Janeiro a despeito de uma versão 2015 do Buffyverse. O post foi aberto a discussões como deixei claro na ocasião, e o resultado foi o que eu esperava. Muita, mas muita controvérsia. Algo normal, pois cada um escala em sua imaginação quem quiser, não é mesmo? 



Normal também é a vontade de muitos fãs de querer que Buffy retorne em uma nova roupagem, só que com a mesma atriz protagonista. Para alguns, Sarah Michelle Gellar poderia perfeitamente ainda desfilar toda sua desenvoltura como nossa amada Caçadora. A ideia mais estudada é que ela retorne como numa espécie de continuação de onde parou. Neste caso, não estaríamos falando do remake, e sim do que chamamos de Reboot. Em outras palavras, seria uma continuação de uma série ou franquia com um contexto diferente da original. Deu pra entender um pouco da diferença? 

Para muitos fãs, Sarah ainda poderia ser a Buffy em nova versão

Bem, diante desses conceitos fica mais fácil definir o que mais estaria propenso a ser um sucesso. Um retorno de BTVS com um elenco renovado ou a chamada volta dos que não foram?

Nunca escondi aqui o quanto tenho carinho e admiração por minha heroína favorita e por mais que existem muitos fãs que se valem de n justificativas para trazê-la de volta, eu não compro a mesma ideia. A conclusão é a seguinte: se é em remake que todos pensam, já começa como algo que irá naufragar antes mesmo de partir. O iceberg do Amor e devoção é tão grande que faz com que os fãs não enxerguem outros para os mesmos papéis. Já li sonoros “NÃOS” em relação a isso. 

Se a coisa muda para reboot, o risco da expectativa se transformar em frustração é enorme, pois seria uma reinvenção do mundo de Buffy, que a meu ver, perderia um pouco da essência de ser e certamente muito da aprovação dos fãs. Buffy foi criada numa época dentro do modelo de heroísmo feminino que não se via muito. Por isso seu nome foi e ainda é muito forte. Se hoje é crescente este número de Donzelas justiceiras e corajosas, se deve e muito a ela, é inegável. Em outras palavras, prefiro valorizar as vastas histórias que ela deixou de legado para os fãs do que estragar boas lembranças de um contexto histórico. 



Enfim, diante das últimas notícias ligadas ao mundo do cinema de “remake pra cá, reboot pra lá”, o assunto veio à tona, em mais uma expectativa para os fãs. Basta lembrar que não se trata de um julgamento de quem ainda tem vontade de ver Buffy de volta, desempenhando o mesmo papel. Longe disso, só não compartilho da mesma opinião. Sou daquele tipo de fã que dentre outras coisas, não quer que seu Ídolo de sempre seja alvo de críticas impiedosas como ocorreu com tantos outros nomes icônicos (especialmente do cinema) que ressuscitaram de forma infeliz para fãs e críticos. Prefiro guardar na memória e homenagear através do Portal os grandes feitos e histórias que Buffy protagonizou em um tempo passado. Sempre fui mais feliz assim. 

No entanto, sei que muitos não compartilham do meu ponto de vista mais conservador. Então....E você, como gostaria de ver Buffy voltar se fosse o caso? 


5 comentários:

  1. Primeiro, obrigada por explicar a diferença entre reboot e remake rsrs

    Eu não gosto muito da ideia de atores novos. Como o elenco atual marcou muito, eu acharia defeito em qualquer elenco novo, mesmo que eles fossem bons. Eu também tenho medo de quando a produção tenta se "atualizar", sabe? Adaptando o universo ao ano de 2015, com o uso de smartphones haha Exemplo tosco, mas não sei se você já assistiu o filme Carrie nas versões de 1970 e 2013, em que o filme é basicamente o mesmo, só que com outros atores e a inserção das novas tecnologias. Ficou bem bobinho, não acrescentou nada e ficou parecendo mais um filme adolescente dessa geração...

    Já sobre o remake concordo totalmente com você.

    A minha sugestão seria de apenas um episódio especial, poderia ser um comemoração dos 20 anos da série (ano que vem, não é?)...Um reencontro do elenco contando o que teria acontecido neste tempo do fim da série...

    Bem legal o tópico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, eu troquei os termos haha, no lugar de remake é reboot!

      Excluir
    2. Obrigada por entender Graziella, esta era a minha intenção. Temos opiniões parecidas então, inclusive em relação a nova versão de Carrie, que ficou um horror mesmo! Ainda que com atrizes que gosto muito como Julianne Moore e Chloe Grace Moretz.

      Uma coisa que ando reparando muito nestes sites e grupos de discussão é que as opiniões sobre isso vem de acordo com a faixa etária de fãs. Os mais velhos (experientes) tem a tendência de serem mais conservadores. Os mais novos são os que mais aprovam novas versões.

      Não tenho nada contra opiniões diferentes, afinal, Buffy tocou cada qual em cada tempo, é apenas uma constatação. Valeu pela atenção querida!

      Excluir
  2. Flávia, esse é um tema que gera bastante divergências, mas que é bacana você trazer à tona para debater sobre isso!

    Eu também sou um fã conservador que não é a favor de um remake ou reboot de algum filme ou serie, e sim de continuações/sequencias com o mesmo elenco, salvo quando a serie/filme parou de ser exibida há muitos anos (aonde o elenco principal morreu), o que não é o caso da serie Buffy (em que puxo também a serie Angel).

    É notório que o tempo passou, e muitos integrantes do elenco de Buffy envelheceram, mas que ainda possuem condições de participarem de uma nova sequencia (um longa-metragem ou mini-serie),

    Como já expliquei a você em outrora, o enredo da história deve ser moldado à idade dos atores clássicos (mostrando uma história ocorrida após o final da serie de TV). O David Boreanaz e o James Marsters teriam que ser coberto com muita maquiagem e computação gráfica para disfarçar os sinais de idade para voltar a interpretar os vampiros Angel e Spike, respectivamente (e mesmo que não desse para disfarçar, poderiam explicar que eles sofreram uma maldição que levariam um lento processo de envelhecimento). Nas cenas de ação da Buffy, a substituiriam pela sua dublê Sophia Crawford (como sempre aconteceu!)

    E para atrair a geração mais nova, pode-se inserir atores/atrizes coadjuvantes mais jovens para contracenar com o elenco clássico. Joss Whedon precisam ter essa visão para um retorno da Buffy (pelo menos no Cinema), e um making-off com entrevistas atuais com o elenco!

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor de que se dê m final descente para esses incríveis seriados que terminaram de maneira tão melancólica. Um final total encerrando definitivamente Angel e Buffy.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!