terça-feira, 30 de agosto de 2016

[Meus pertences] O Buffyverse e a Cultura Pop








Amigos Caçadores, pra quem acompanhou com entusiasmo os vários desdobramentos de situações, personagens e episódios dentro de Btvs e Angel devem ter reparado em muitas alusões a outros seguimentos culturais. É a chamada referências à Cultura Pop. 

Entende-se por Cultura Pop uma representação artística que tem grande difusão na mídia e que aspira atingir um público cada vez maior. Apesar disso, ela não deve ser confundida com a cultura de massa. É um estágio posterior. A pop já faz parte do universo das mídias individuais ou em rede. A cultura pop desconhece a barreira cultural, por isso seu caráter planetário. 

Nas histórias do Buffyverse somos levados a várias dessas difusões (personagem mitológicos, programas de Tv históricos, músicas, cantores, bandas, Literatura, guias cinematográficos, etc...) entre os jovens de 20 anos atrás e algumas que sobreviveram ao tempo e que ainda se fazem presente entre nós, mostrando mais uma vez a capacidade incrível dos nossos roteiristas em inserir com perfeição estes elementos nas histórias extraordinárias.  

Então vamos relembrar algumas dessas divertidas alusões?

- O exemplo mais clássico do Buffyverse já vem de encontro com o nome da turma Scoobygang. Uma homenagem a turma do Scooby Doo, famosos Caçadores de Fantasmas, que batizaria nossos famosos Caçadores de Monstros e Demônios. 



- O sobrenome da nossa Caçadora foi inspirado no sobrenome do X-Men Scott Summers. Já o sobrenome de Faith é em homenagem ao escritor de Livros Noir (Mistério e Suspense), Dennis Lehane, que entre tantas obras, escreveu Mystic River (que virou Sobre meninos e Lobos no cinema) e Shutter Island (Ilha do Medo estrelado por Leonardo Di Caprio)

- Para falar que alguma coisa estava prestes a acontecer com eles, Buffy fala de seu “sentido Aranha” e Giles não entende bem. Para tentar colocar o velho Sentinela a par de seu modo de falar, ela descreve incisivamente “É Cultura Pop!”



- Durante uma ronda na cidade na ausência de Buffy, Xander e Willow brincam com algumas famosas citações cinematográficas. "Nas poucas horas que tivemos juntos, nós amamos valor de uma vida" (O Exterminador do Futuro), "É uma loucura, é um hospício" (Planeta dos Macacos) e "Use a força, Luke" (Star Wars). 

Kshatriya era o nome filme que Buffy, Willow e Xander estavam tentando assistir no início do episódio Reptile Boy e é do Movimento Bollywood (nome dado à maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional). 



- Para os fãs da Princesa Guerreira interpretada por Lucy Lawless na Tv, o momento em que Willow lamenta o fato de Buffy estar tão Donzela em Halloween "Ela não poderia ter se fantasiado de Xena?"

- Quando Giles encomenda Livros a Buffy para se dedicar a conhecer o seu Dom, como uma verdadeira jovem estudante, ela prefere ouvir ao invés de ler. E de preferência narrada por um "gato" (homem bonito), estilo George Clooney

- Logo que é impedida por Giles de ir a um encontro ainda na primeira temporada, Buffy se compara a Clark Kent, dizendo que ela poderia viver perfeitamente duas vidas assim como o Homem-de-Aço "Clark Kent tinha um emprego, eu só quero um encontro!"

- Quando Buffy tenta impedir Willow e Xander de segui-la atrás dos vampiros, o rapaz tenta se mostrar motivado para a Caçadora “Eu rio do perigo!”, a frase usada pelo pequeno Simba em O Rei Leão. 

- Quando Joyce descobre a verdade sobre seu namorado Ted, não resta outra alternativa a Buffy para consolar a mãe, assistirem ao filme Thelma & Louise, ícone do Cinema feminista.

- Em Helpless, Xander e Oz discutem a respeito dos efeitos da Kryptonita na vida do Superman enquanto pensam no que teria tirado os Poderes de Buffy. 

- A famosa ópera Otelo e Desdemona é citada no episódio Earshot, como um indicativo para as dúvidas de Buffy em relação aos sentimentos de Angel para com ela depois dele ter se envolvido com Faith.



- Em ANGEL, Illyria cita E o vento levou para falar de toda a civilização humana que estava desmoronando diante do Apocalipse assim como a civilização que o vento levou do filme. E para não esquecer do beijo entre ele e Buffy, Spike fala do quanto foi inesquecível como o beijo do filme. 

- Angel ainda discute com Rebecca, uma atriz de Eternity sobre qual ator teria se saído bem no papel de Vampiro. Gary Oldman e Bela Luggosi seriam as opções de Rebecca, antes de Angel disparar; "Na verdade Frank Langella foi o único desempenho que gostei". 

- Lilah conta a Wesley seus planos de se aproximar de Connor, dizendo que se o rapaz quisesse poderia até ser a sua “Miss Robinson”, famosa personagem de Anne Bancroft do filme A primeira noite de um Homem. 

- Para persuadir Angel a aceitar a Wolfram & Hart, Lilah decide fazer um tour pela Firma e chama o vampiro de Charlie, o rapazinho convidado a conhecer A fantástica fábrica de chocolate no filme.

- Faith se refere a Gwendolym Post pelo nome de Mary Poppins, a babá perfeita do cinema que chega na casa de um viúvo cheia de soluções mágicas

- A Deusa Jasmine se divertiu com o prólogo de sua anunciação na Tv comparando com o Prólogo da Trilogia O Senhor dos Anéis. Já o episódio Intervention da quinta temporada de BUFFY tem uma série de referências a alguns elementos do filme adorado por Jasmine. Os Vassalos de Glory são denominados pela Scoobygang como "Hobitts com Lepra", enquanto Spike vira O Precioso para Buffy-Bot. 

- Muitos devem ter percebido que Tara fez uma brincadeira com um fantoche com o dedo ("Grr, argh) na despedida de Giles em Bargainning indicando o logotipo da Mutant Enemy, criada por Joss Whedon. 

  

- O Primeiro tomando a personalidade de Willkins tentou ludibriar Faith com uma pergunta a respeito de sua personagem favorita do Livro Litlle Womens, que virou Adoráveis Mulheres no cinema.

- Ainda abalada com o que houve com ela e o Demônio Egon, Jenny cita a canção The Sound of Music de A Noviça Rebelde para Giles em tom de sarcasmo "Eu quero dizer, eu não estou correndo, vento no meu cabelo," Os montes estão vivos com o som da música 'tudo bem, mas ... Eu estou lidando". 

- Spike quando percebe que Angel não é o Angelus, e fala desapontado que ele costumava ser seu Yoda, o Mestre Jedi de Star Wars.

- Quando Buffy conta que viu a Morte em Killed by Death, Xander a alerta sobre não jogar xadrez com ela "pois ela sempre vence". A menção é ao filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman, um dos maiores clássicos do Cinema. 

- Em Once more with Feeling, Spike volta a dar conhecimento sobre a cultura pop, chamando de Pinóquio os ajudantes do Demônio Sweet. “Um dia ele será um menino de verdade”. E como fã de Elizabeth Taylor, ele cita a atriz no momento em que coloca o Medalhão no pescoço na Batalha final. 

- O mundo de Pinóquio seria mencionado em ANGEL também. Quando Puppet Angel é quase estraçalhado por Nina, Lorne o resgata perguntando "Existe um Geppeto na casa?" 

- Já as citações de Xander a respeito de Jimmy Olsen é ignorada por Giles em The Zeppo. “As piadas de Jimmy Olsen são sempre as piores”

- Buffy lamenta o fato de Faith estar trabalhando com Willikns e cita Star Wars, sendo ela seduzida pelo lado escuro da Força como Darth Vader. 



- Quando Willkins pergunta a Faith sobre o intermediador da Caixa de Kravok, ela cita O Poderoso Chefão dizendo que lhe fez uma proposta irrecusável. Outra que cita o famoso Livro/filme é Buffy para Forest que fala da Iniciativa como uma família "Que tipo de família são vocês, os Corleone?"

- Para consolar Buffy que se encontra perdida nos primeiros dias de Faculdade, Xander cita Scarface de um modo confuso ("Primeiro você começa as mulheres, em seguida, você recebe o dinheiro, então você ..."). Depois ele apela para Star Wars ("Medo leva à raiva raiva leva ao ódio ódio leva a.. raiva...") e por fim, sugere reunir a velha turma como Os Vingadores.

- Assustados com o comportamento de Buffy em relação a sua nova companheira de quarto, Xander já imagina ela bancar a Linda Blair (a intérprete da menina de O Exorcista) pra cima deles. Vai ver ela não aprovava o gosto musical da colega, que pendurava um pôster de Celine Dion no quarto e ouvia Cher (Believe) o tempo todo. 

- O Exorcista também seria lembrado por Cordelia, receosa, quando Willow resolve fazer um Feitiço de Exorcismo no Colégio. A patricinha deve admirar (ou temer) mesmo este filme, pois em I've Got You Under My Skin de ANGEL era volta a se referir a ele com o receio de um garoto possuído por um Demônio vomite no quarto todo. 



- Ao querer submeter Buffy a regras da Iniciativa dizendo-se ser o Chefe da Organização, Riley recebe uma resposta bem ao estilo Buffy "Quem morreu e fez de você o John Wayne?", referindo-se ao ator de filmes para machões

- This Year´s Girl, episódio 15 da quarta temporada é o título de uma música de Elvis Costello e episódio 18 Where The Wild Things Are, é o título de um famoso livro infantil de Maurice Sendak.

- O Fator Yoko: O título é o nome de uma canção dos Beatles, e seguindo o contexto do episódio título, a turma teria se separado pelo fator Spike, a Yoko do caso. Adão também faz uma referência a Helter Skelter, mais uma canção dos Beatles. 

- Spike se refere a Adão como Tony Robbins, um famoso palestrante americano bom de lábia que convence fácil as pessoas a seu redor.

- Em ANGEL, Gunn fala de sua falta de entusiasmo com a premiação do Oscar depois que Denzel Washington perdeu a Estatueta diante de sua grande atuação pelo filme Malcolm X. Outro astro na mira da turma foi Steven Seagal, que segundo Cordelia, teria ganho Fama e Riqueza através de pactos demoníacos. 

- Gunn é atingido por Gwen e passa alguns minutos morto. Quando é ressuscitado pela mesma, ele é perguntado por Fred se viu algo estranho na sua passagem vida após a Morte como um encontro na Luz branca com Shirley MacLaine, atriz hollywoodiana que afirma já ter tido esta experiência em vários livros de sua autoria. 

- Cordelia se refere a Angelus e Darla como Bonnie e Clyde, o lendário casal de bandidos que atormentou a Sociedade americana na década de 30 e acabou ganhando até um filme homônimo em 1967. 

- Ben pergunta a Buffy onde ela obteve tamanha força e logo, conclui de forma sarcástica, que foi picada de aranha radioativa bem como a do Homem-Aranha

- Para convencer Willow de que não era um Impostor, Xander faz uma esquisita “Dancinha do Snoopy”. 



- Em Bargainning, Xander pergunta a Willow "E há quanto tempo você sabe que a sua namorada era Tinkerbell?", depois que Tara usa o Feitiço da pequena Sininho para encontra-los na Floresta

- Na discussão entre a turma sobre Buffy cobrar ou não favores por salvar alguém, Xander cita o Homem Aranha (a Ação é a sua recompensa). Ainda no mesmo episódio, para se gabar de ter conseguido fazer um Feitiço pesado e perigoso para ressuscitar Buffy, Willow diz a Giles que “até a Bruxa de Blair ficaria assustada”. 

- Na festa de Halloween do Bronze, Willow vê um casal fantasiado de Luke e Leia Skywalker dançando de forma sensual e dispara: “Será que eles sabem que eles são irmão e irmã?” Na mesma noite de Festa na Loja de Magia, Anya está fantasiada de uma das Panteras de Charlie’s Angels "Este é um tipo especial de Anjo chamado de 'Charlie' Não temos asas. Acabamos de skate ao redor com o cabelo perfeito na luta contra crimes..."



- As Panteras também seriam lembradas por Buffy quando diz a Joyce que “até aceitava ela ter transado quando adolescente, mas cabelo das Panteras era demais pra aceitar!”

- Quando está com Amy no Bronze, Willow é chamada de “Ellen” por um dos rapazes por ter se negado a ficar com ele. Uma forma de expor a sexualidade da bruxa, já que a referência em questão se deve a uma famosa apresentadora Americana que chocou o país ao se assumir publicamente em um programa de Tv de mesmo nome na época.

- Buffy traça um paralelo interessante entre Spike e Billy Idol com o porteiro do Bronze, que descreveu o vampiro como uma espécie de cosplay do cantor. "Na verdade, foi o Billy Idol que se inspirou nele"

- Andrew faz uma descrição de Faith às Potenciais como ela sendo um Ser tão perverso a ponto de ferir criaturas pacíficas como o Capitão Spock de Jornada nas Estrelas.



- O Trio Nerd é uma fonte de referências à parte dentro da Cultura Pop. Entre tantas dessas referências, destacaram-se Star Wars com Andrew pintando a Estrela da Morte do lado de fora do furgão que ameaçava Buffy. O garoto é tão fã da saga, que uma vez foi repreendido por Xander, que o pagaria para não citar as frases de Luke Skywalker

- O Trio também discute sobre qual ator se saiu melhor no papel de James Bond: Sean Connery ou Thimothy Dalton?

- Ainda se recuperando dos acontecimentos da última temporada, Willow se refere a Giles como Dumbledore, o Mago protetor de Harry Potter

- Para ensinar uma valiosa lição às Potenciais, Buffy acurralada o Turok-Han num prédio abandonado e cercado, referindo-se a ele como o Thunderdome (Além da Cúpula do Trovão) de Mad Max. 

- Angel volta a Sunnydale para a batalha final, e acaba descobrindo sobre Buffy e Spike. A Caçadora então fala do descontentamento de toda vez que ela arruma um namorado, ele vir à cidade e bancar o ciumento Dawson de Dawson’s Creek. 

- Viajando para Londres, Angel e Spike conversam sobre Os Miseráveis, e Spike corta o entusiasmo de Angel para ver a famosa peça “Acredite! Na metade do primeiro ato estará bebendo humanos de novo!”

- Outro Universo que tem muita citação é o de O Mágico de Oz. Em ANGEL, a Trilogia de Pylea é toda baseada em referências ao famoso filme. E em Buffy, quando a Caçadora é chutada de casa por todos de lá, Rona dispara “Ding Dong! A Bruxa está morta!” 


Diante de tudo isso, quem disser que o Buffyverse não é Cultura, certamente despreza este Universo sem ao menos procurar conhecer seus elementos. 

E aí Amigos, gostaram de todas as referências? Tem alguma que não reconheceu? E qual outra que ficou de fora da postagem? 

6 comentários:

  1. Muito show!! Realmente o trio de nerds são os que mais fazem referências à cultura pop... lembro deles perguntando a Spike sobre Doctor Who...Em Angel, Gun faz confusão com a palavra xenofobia, acreditando se tratar de medo da personagem Xena a princesa Guerreira (risos).
    Amei seu texto!
    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu querida!

      Essa do Spike com o Trio havia esquecido e que bom que lembrou kkkk

      A do Gunn é clássica mesmo. Ele confundindo Xena com Xenofobia. Por isso ó Buffyverse é tão especial né?

      Abraços

      Excluir
  2. O trio de nerds é um show a parte no universo Buffyverse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que a postagem seria exclusivamente deles, mas muitas outras referências ficaria de fora e talvez não tivesse tanta aceitação, afinal, eles não são tão queridos por muitos fãs.

      Excluir
  3. Flávia, neste post você levantou um outro aspecto que faz o Buffyverse ser sublime, único e cult: as diversas homenagens (sejam em citações/menções, sejam por easter-eaggs). Faz com que não sejam seriados que centram em si!!!!


    E creio que a contrapartida veio posteriormente com as menções sobre Buffy e Angel em outros seriados e filmes! A lei da retribuição (risos!)

    E por falar na alusão Scoobygang do cachorro Scooby, você acha que essa analogia contribuiu bastante para a Sarah ser escalada no elenco da versão live-action dos ''garotos intrometidos''???

    Parabens nobre colunista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim William, eu tenho quase certeza que foi isso que fez com a atriz fosse escalada pro papel de Daphne. Uma coisa que esqueci de mencionar na postagem e foi bem lembrada por você.

      Sobre retribuição como assisto Xena também, fiquei encantada com o autor falando de Buffy num episódio da quarta temporada da série da Princesa Guerreira. Muito bom!

      Valeu!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!