quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

[Metamorfose] Wesley Windam-Pryce: O Sentinela graduado como Herói








Amigos Caçadores, é hora de relembrarmos uma das maiores metamorfoses do Buffyverse. Toda a construção por trás de um personagem que ganhou seu espaço nos corações dos fãs com personalidade, coragem e heroísmo.


Quando foi enviado a Sunnydale para substituir Giles em suas funções, Wesley Windam-Pryce assumiu mais que uma posição. Assumiu uma oportunidade de mostrar seu trabalho não só ao Conselho, como também a seu Pai, de quem muito lhe exigia como Sentinela também. 

Por isso não foi tão surpreendente a maneira com que procurava conduzir a relação com suas pupilas Buffy e Faith. Wesley era a personificação humana de toda a ideia do Conselho. A rigidez britânica como se “andasse por aí com uma estaca gravada na parte traseira”, como bem definiu Faith, tornou-se uma forma antagônica de Giles de resolver os problemas da turma. 

O jeito mauricinho de Wesley desagradou a turma

Wesley mudou a relação Sentinela – Caça-Vampiros. Esta relação ficou mais distante, comparada a de Giles, demitido por ter se aproximado demais de Buffy. Seu jeito autoritário e ao mesmo tempo todo atrapalhado, não conseguia impor um mínimo de respeito a uma turma sob pressão. Naquele tempo de mudanças, o que Buffy, Faith e os outros menos precisavam era de Wesley todo engomadinho ditando suas duras e imutáveis regras do Conselho. 

A coisa ficou ainda mais tensa quando Angel foi atingido com uma flecha envenenada por Faith. Com a resistência do Conselho em curar Demônios, Buffy declarou sua graduação, afinal, pra quê eles servem além de muita Burocracia e regras milenares?


O Motim de Buffy acabou com sua missão de Sentinela e assim, o ex substituto de Giles também foi demitido. Porém, a desilusão do Conselho com seu trabalho (ou seriam trapalhadas) foi tão grande que nem mesmo a passagem de volta à Inglaterra eles quiseram pagar e assim, Wesley vagou por aí com sua estaca na parte traseira buscando encontrar uma razão para prosseguir até se reencontrar com Angel e Cordelia. 

Em Los Angeles

Na Cidade dos Anjos, Wesley caiu do céu se apresentando a eles como “Um Caçador freelancer de Demônios vigaristas”. Além de sua posição e localização geográfica, o vestuário também havia mudado. Saíram os ternos e as gravatas e entraram a jaqueta e a calça apertadíssima de couro. O estilo era outro, mas a personalidade atrapalhada era a mesma. 


Como sabemos, a luta física nunca foi o grande trunfo do moço. Seu Dom como linguista de idiomas demoníacos ajudou Angel no mesmo caso, salvando a vida de Cordelia. Assim ele fez parte da equipe, certo? Bem, não exatamente. 

Angel e Cordelia estavam devastados com a morte traumática de Doyle, e a entrada de Wesley na equipe se deu de forma gradativa. A relutância fazia sentido uma vez que Angel chegou a chama-lo de “Doyle” durante uma discussão com Cordelia. 

Neste momento, cabia a Wesley provar o seu valor dentro da ANGEL INVESTIGATIONS. Ele não tinha de tentar substituir Doyle, e sim ser ele mesmo, ou pelo menos a parte mais essencial de pesquisa e conhecimentos adquiridos em anos de estudos como Sentinela. 




O início da graduação

A graduação de Wesley como Herói tem a tudo a ver com Faith, a Caçadora “Cinco por cinco”. Faith fugira de Sunnydale depois de aprontar todas com Buffy e a turma e em Los Angeles, ela mirou Angel e acertou Wesley numa sessão memorável de tortura. 

A posição do ex Sentinela da moça a princípio foi acolhedora, mas diante disso, ficou insustentável até perceber que os planos de Faith eram outros. Ela não era uma assassina genuína. Era apenas alguém que ultrapassou a outra metade das trevas e precisaria de alguém como Angel (e por que não?) como ele, para ajuda-la a se reencontrar. 

Faith e Wesley: primeiras impressões

Dessa revelação, Wesley enfim deixou pra trás seu vínculo definitivo com o Conselho e sua lealdade agora estava com Angel. “Combati mais o Mal trabalhando para ele do que como Sentinela”, disse depois de ser chamado de “gigolô de vampiro” por um dos membros do Conselho dos Vigilantes

Com sua posição firmada na ANGEL INVESTIGATIONS, Wesley seguiu como parte essencial da equipe. E quando Angel jogou para o alto momentaneamente sua missão com os Poderes que Valem, ele assumiu o papel de liderança chegando a repreender severamente Gunn por omitir detalhes de sua velha gangue deixando todos em perigo, especialmente Fred, a quem naquele momento nutria um sentimento todo especial. 

Wesley estava mudado. Não tinha mais a leveza atrapalhada do Sentinela do passado. Era um homem confiante e por vezes até triste e sombrio. Talvez a dureza de personalidade que sua posição exigia. Nem mesmo com a volta de Angel, seu papel na equipe ficara abalado, porém isso não impediu que ambos tivessem uma séria divergência por conta da Profecia do Pergaminho Nyazian. 

Por ela, Wesley acreditara que Angel iria matar Connor, e para proteger a criança, o entregou nas mãos de Holtz, causando uma ruptura dolorosa física e emocionalmente. 


Mais uma vez Wesley seguiu seu caminho sozinho. A diferença é que desta vez ele precisou mais que uma jaqueta e uma calça apertadíssima de couro. Precisou de coragem e muita confiança em si mesmo para continuar na Boa Luta e não se deixar levar inteiramente pelas trevas de Lilah, que queria leva-lo para seu mundo obscuro através de uma relação de selvagens e vazios encontros sexuais. 

A aproximação com a equipe se deu quando teve de resgatar Angel do fundo do mar depois que Connor, num ato ensandecido, quis punir seu Pai por algo que nem ao menos ele fez. Wesley salvou a existência de Angel e o entregou a Gunn e Fred ainda devastados não só com sua ausência, como também a de Angel e Cordelia desaparecidos naquele momento. 

O retorno 

A partir daí, Angel finalmente se deu conta de que sua condição de Paizão super protetor estava mimando demais seu filho e perdendo peças dentro de sua vida como Herói dos Poderes que realmente faziam diferença. Wesley e Angel voltariam a se entender e o rompimento de Fred e Gunn acabou de vez com sua relação com Lilah. 


A vida de Wesley, no entanto não virou um lindo romance com Fred, afinal, naquele momento, o Apocalipse de Jasmine estava chegando. O papel de todos neste Apocalipse estava confuso, e não havia espaço para vida pessoal, portanto não era Fred quem precisava de Wesley e sim, Faith, libertada da prisão por ele para ajudar a deter Angelus, fora de controle. 

Mais uma vez ele teve a oportunidade de ser o Sentinela para a moça, e dessa vez não decepcionou, praticamente a carregando nos braços no momento de fragilidade e entregando uma nova Faith à luta de Buffy contra o Primeiro em Sunnydale. 

Wesley e Faith: segunda chance

Depois de Angelus foi à vez de enfrentar uma nova ameaça. Quando terminou o Inferno de Jasmine na Terra, o de Wesley estava apenas começando. Primeiro, ele teve de lidar com a perda de Lilah, quem ainda tentou salvar do Contrato de Perpetuidade com a Wolfram & Hart, o novo local de trabalho dele e da turma. Um gesto de cavalheirismo britânico apreciado no fim pela vilã. Depois, teve um reencontro nada amistoso com a figura de seu pai, Roger Windam-Pryce. 

Wesley e o Pai: relação tensa

A simples presença do seu progenitor abalou as estruturas de Wesley, e todos os fantasmas de críticas e rejeição por parte dele, minaram uma confiança adquirida durante a jornada até ali. O final dessa relação ou a representação da mesma, não foi nada feliz quando seu Pai ameaçou Fred.

Fred e Illyria

Fred é um capítulo especial na história do “Herói de garotas machucadas”. A bela se tornou seu objeto de adoração desde o início, mas idas e vindas entre eles, bem como o trabalho de Heróis, nunca deixaram este Amor se consumar. E quando todos nós pensávamos que enfim, encontrariam o pote de Ouro ao final desse arco-íris, Illyria surgiu. 

A semelhança da Guerreira Monarca com a sua Fred fez Wesley começar a nutrir um estranho sentimento de afeição e proteção por ela. Não se tratada de Amor, e sim uma espécie de reparação de todo seu trabalho como Sentinela, guardião, protetor de uma vida inteira. 

"Sua atitude é estranha", bem define Illyria

Wesley viveu uma relação de dependência mútua com Illyria. Para ele, ela seria uma forma de não deixar Fred morrer no seu coração e para ela, ele seria seu tutor neste novo mundo. 

Isso se deu até o fim. O fim de uma jornada espetacular de reflexões, descobertas, fracassos, quedas, ascensões e muitos sacrifícios. Wesley viveu uma jornada muito rica e parecida com a de todos nós humanos. Talvez por isso sua graduação tenha se dado de maneira tão heroica. Tão inesquecível que já está contida nas páginas de nosso amado Buffyverse. 

3 comentários:


  1. Wesley teve um crescimento realmente louvável.
    É um dos meus personagens prediletos!
    Excelente texto!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade L Melo

      É com certeza uma das metamorfoses mais maravilhosas da série, por isso não poderia deixar de falar dele.

      Mais uma prova da evolução fantástica dos personagens do Buffyverse.

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  2. De um sentinela com cara de panaca a um herói com sabedoria de pesquisador master do ocultismo (acho que até superando um pouco o Giles), Wesley realmente evoluiu desde quando apareceu pela primeira vez em Buffy!!

    Ainda bem que foi um personagem bem aproveitado no Spin-off Angel!!
    Metamorfose bem descrita, Flávia!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!