sábado, 31 de outubro de 2015

[Enfeitiçados, entediados e Confusos] O Buffyverse e os Monstros mitológicos




Amigos caçadores, quem quando criança nunca teve medo de Assombrações do tipo A Múmia, o Conde Drácula, Lobisomem e o Frankenstein? Atire a primeira pedra então.....

Os Monstros que sempre permearam a nossa imaginação numa época de inocência carregavam consigo a ingenuidade de um temor até gostoso de se sentir não é mesmo? Hoje tudo isso parece besteira, porém a força da Mitologia criada em torno de um corpo embalsamado, um Monstro “costurado” com partes humanas, um Conde sugador de sangue e um homem que em noite de lua cheia se torna um grande Selvagem (metade homem, metade Lobo) devorador de pessoas, é simplesmente algo para não esquecer e muito menos renegar. 


No cinema, foram os filmes estrelados por Boris Karloff na década de 30 e alguns que tentaram repetir o êxito entre a criançada no início da década de 90 como Deu a louca nos Monstros (um dos meus favoritos na época). Este trouxe todos os Monstros unidos como uma espécie de “Vingadores” da versão terror. Cada um com sua própria história/Mitologia, mas foram “aproveitados” juntos aqui. 

Na TV, programas infantis como O Clube do Terror (me lembro até hoje do Conto da Rainha do Baile), e seriados voltados para o gênero que ajudaram a sustentar a mística.


Dentro desses seriados, está a nossa caça-vampiros, que como já dissemos, começou como terror teen, carregando alguns traços desses programas anteriores e como não poderia deixar de ser, alguns personagens também desta forte Mitologia. Assim sendo, tivemos o prazer de reviver nossas lembranças através de personagens, enredos e tramas protagonizados pela essência única desses Seres que saíram de suas gélidas tumbas para marcar presença no Buffyverse. 


A Múmia



Uma múmia é um cadáver cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc. Reza a lenda que quando não descansa, seu espírito retorna para o corpo, saindo de seu sarcófago e perambulando pelo mundo assustando as pessoas. A Múmia mais famosa do mundo é do Faraó Egípcio Tutancâmon, e do Buffyverse atende pelo nome de Ampata, que nem de longe parece um Ser repugnante, pelo contrário, tratava-se de uma linda jovem, que foi mostrada como uma possível estudante peruana de intercâmbio como vimos em Inca Mummy Girl (episódio 04 da segunda temporada de BTVS). 



O roteiro foi um daqueles primores da segunda temporada mostrando como uma jovem que foi sacrificada durante um Ritual tomou a identidade do verdadeiro estudante. Quando Buffy e a turma vão a uma exposição no Museu, um objeto que fazia parte do ritual é quebrado, acabando com o feitiço que a mantinha inerte em sua Tumba. Ampata então ganha vida e para sobreviver, suga os fluidos corporais de um garoto, passando a experimentar pela primeira vez algumas emoções humanas ao lado de Xander, que se apresenta como uma espécie de guia para ela. Eles iniciam um relacionamento enquanto Ampata divide a casa com Buffy, e logo ambas irão perceber que têm segredos que uma não pode saber. 

Buffy e Ampata: muitas coisas em comum
A passagem de Ampata pela casa de Buffy é de certo modo enriquecedora para a caçadora, que percebe no fim que “A Múmia Inca” é apenas uma garota que queria uma vida normal, pois teve de se sacrificar pelo seu povo muito jovem e sem ter ao menos experimentado todas as coisas que o mundo tem para oferecer. Qualquer semelhança não é mera coincidência, pois a própria Buffy já tinha morrido também para salvar o mundo e como Ampata, tentou lutar contra o seu destino insólito, embora de maneiras extremamente distintas.

O Lobisomem


O Lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, que aponta que quando uma família tem 7 filhas, e depois um homem, este último será um Lobisomem, que se morder ou ao menos arranhar um outro Ser Humano, este continua a perpetuar a espécie. Foi o que aconteceu ao guitarrista Daniel “Oz” Ozbourne, ou mais conhecido como Oz. 


Antes de conquistar pra valer o coração de Willow, Oz era um cara normal, inteligente e bastante estudioso. Sendo assim, não demorou muito para eles terem algo em comum e dividirem o mesmo espaço como os cérebros do Colégio. O jeitão calmo e pacato de Oz, amansou o coração de Willow, que havia descoberto que Xander estava envolvido com Cordelia. Quando enfim, a melhor amiga de Buffy sentiu que havia descoberto o Amor, eis que uma outra bomba recai sobre sua vida: seu amado é um Lobisomem. 

À princípio, Willow teve de lutar não só contra seus sentimentos, mas também com o restante da turma, que não aceitava Oz. Só quando viu que o rapaz era inocente, pois havia muitos mais humanos que de tão cruéis pareciam os verdadeiros Monstros, foi que se acostumaram melhor com a ideia. Este foi todo o enredo de Phases (episódio 15 da segunda temporada). 

Oz e Willow viveram felizes para sempre até ele conhecer Veruca, uma vocalista pra lá de sensual de uma banda da Faculdade, que na verdade, era também um Lobisomem. 


Para a vocalista, Buffy, Willow e a turma estavam domesticando algo que não deveria ser domesticado. O instinto selvagem de OZ era uma coisa livre, indomesticável. Sem culpas e nem remorsos, pois nunca desejaram isso, mas agora teriam de aproveitar da melhor maneira possível o que ela chamou de Dom. Durante algum tempo, OZ tentou lutar contra a forte atração exercida por Veruca, mas no fim o instinto animalesco falou mais alto, e Oz deixou Willow. 

Veruca e OZ: unidos pelo mesmo instinto 

Em ANGEL, mais precisamente no episódio Soul Purpose (episódio 10 da quinta temporada) fomos apresentados a Nina Ash, uma estudante de Artes, que teve sua vida virada de cabeça pra baixo após uma noite de perseguição. Mesmo sendo salva de virar picadinho por Angel, ele não pôde deter as sequelas do ataque. Um arranhão e pronto! Nina se tornara um Lobisomem (linda e atraente com certeza), mas ainda assim, alguém que poderia ferir sua irmã e sobrinha e mais pessoas a seu redor. 



Em seu juízo perfeito, tornou-se um affair para o Vingador da noite na clássica versão romântica de um Vampiro e um Lobisomem como um casal.  

O Frankenstein


O monstro conhecido como Frankenstein não se chama Frankenstein. Esse é, na verdade, o nome de seu criador. Victor Von Frankenstein, um estudante de química, biologia, filosofia natural e anatomia, que construiu um monstro horrível em seu laboratório com pedaços de cadáveres costurados e reanimados com uma descarga elétrica numa noite de tempestade. Ao descobrir que é rejeitada por todos, a criatura então resolve se vingar de seu criador. Por onde passa, Frankenstein deixa um rastro de morte e vingança. Terrível não?

Darryl e Cris: a versão Buffyverse de criatura e criador

A versão de BTVS foi um pouco mais vamos dizer, romantizada. No episódio Some Assembly Required (episódio 02 da segunda temporada), um estudante tão inteligente e criativo quanto Victor Frankenstein, resolve reviver Darryl, seu irmão morto para satisfazer sua mãe. 

Contudo, o rapagão pareceu não satisfeito em retornar a vida, pois assim como Frankenstein, temeu ser rejeitado por todos por conta da aparência e concluiu que não poderia ter uma vida social e amorosa no mínimo decente. E para não ficar sozinho, fez com que o irmão gênio construísse uma Noiva Ideal para ele. Após algumas tentativas, eles escolheram Cordelia como a futura Noiva de “Darryl” Frankenstein. 

O "Frankestein" a espera de sua noiva.
Pobre Cordelia.....
O enredo foi uma clara homenagem ao Conto que inspirou a Mitologia do Monstro, bem como a sequência chamado A Noiva de Frankenstein. Aqui tivemos, o Doutor responsável em dar vida a sua criação; a criatura e sua noiva. 

O Monstro da Lagoa Negra


Assim como os vampiros, os lobisomens e as múmias que voltam à vida, o Monstro da Lagoa Negra - cujo "nome oficial" é Gill-Man ("homem com guelras") tem sua origem em uma antiga lenda. Nesse caso, porém, não era uma lenda europeia, e sim sul-americana, de uma raça de homens-peixe que habitaria a bacia amazônica. A Lagoa Negra seria o local dos primeiros ataques do Monstro. 

Buffy - The Vampire Slayer teve seus Gill-Mans quando um treinador de natação do Sunnydale High resolveu transformar seus atletas em superatletas usando uma substância química não recomendável no vapor da sauna dos meninos. A tal substância entranhava no corpo, que não podia contê-la, ocasionando uma mutação nos rapazes, que viravam criaturas do mundo marinho com direito a tudo que as mesmas possuem. 


Go Fish (episódio 20 da segunda temporada) mostrou numa metáfora bem elaborada de como pode ser prejudicial para a saúde o uso de fórmulas químicas (anabolizantes) para ter um alto rendimento nos esportes. Na época, foi um grande acerto entre a garotada, cada vez mais dependente deste tipo de estratégia e que no fim de tudo, tomou um verdadeiro susto. E não foi por causa do Monstro não. 

O Conde Drácula


E por fim, mas não menos importante, chegamos ao Chefe/Líder da turma de Monstros. Talvez toda esta Mitologia tenha começado com as páginas de Bram Stoker quando escreveu as primeiras linhas de seu livro mistificando um Conde que se alimentava com o sangue de pessoas incautas. Por isso se faz justo que Drácula seja mesmo o grande protagonista do universo dos Monstros, e como vampiro, não poderia passar em branco no Buffyverse, mesmo como coadjuvante. 

Foi em Buffy vs. Drácula, episódio que abriu a bem sucedida quinta temporada, que a caçadora ficou frente a frente com o famoso Conde. De início, a caçadora agiu como se o Vampiro fosse uma espécie de Popstar. Alguém que nem em seus maiores sonhos (ou seriam pesadelos?) ela pudesse imaginar encontrar ali, na cidadezinha quase provinciana, de Sunnydale. 


Assim como a Caça-Vampiros, Drácula também era bastante conhecido no meio sobrenatural (embora nunca se tenha tido menção sobre ele anteriormente no seriado). Segundo consta, ele teria perdido dinheiro para Spike, e se negado a pagar e até um romance com Anya em seus tempos de Demônio de Vingança, ele teve! Contudo, nesta passagem a única coisa que lhe interessou foi Buffy, a caçadora. E deste encontro emergiram várias sensações e descobertas.


Passado a excitação fã/ídolo, as coisas ficaram ainda mais quentes entre eles. A força de um puxava para o outro, como uma espécie de imã, afinal, não pode existir caça-vampiros, sem vampiros, não é mesmo? Buffy e Drácula começaram um jogo de sedução e atração como nos filmes estrelados por Bela Lugossi. O Vampiro da noite sempre seduzia as mocinhas incautas por conta do prazer da Morte. No fim, ambos perceberam que tinham algo em comum: a sede de matar e a devida importância dada ao Sangue. Foi ele quem a ajudou começar entender melhor o seu Legado de Caçadora como uma espécie de “Assassina” como em “A morte é o seu Dom”. 



Vampiros, Monstros, lobisomens, tudo que sempre fez parte da parcela do mundo do terror, foi sempre bem-vindo e inserido de forma criativa, interessante e bem humorada, bem ao estilo do Buffyverse. Para os críticos mais apaixonados pelo gênero, uma grande homenagem a quem fez história no cinema e na TV, e para nós, meros fãs, mais um presente desse Universo que virou algo assustadoramente encantador. 

E para todos dessa família que se assustam de forma encantadora, um Feliz Halloween! Até a próxima......

4 comentários:

  1. Flávia, eu também fiz parte do seu clube que cresceu acompanhando filmes e series com esses monstros mitológicos, numa época em que a TV aberta era liberal para se exibir a qualquer hora do dia, bem diferente da censura imposta hoje pelo ministério da justiça quanto à exibição dessas atrações (mas isso é assunto para uma outra ocasião). Também recordo bastante do clássico da Sessão da Tarde ''Deu a Louca nos Monstros'', e das series Clube do Terror e Goosebumps (quando foram transmitidas no Brasil no final dos anos 90).


    É esse aproveitamento de outras criaturas mitológicas do gênero Terror, que faz a fórmula do Buffyverse dar certo. Em verdadeiros easter eggs, esses monstros estrelaram episódios, que davam uma ''descansada'' ao público quanto á presença dos vampiros, como vilões principais para Buffy, e também Angel, enfrentar!


    Belos detalhes sobre essas referencias dos monstros no Buffyverse!
    Happy Halloween!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade William! Sempre vi como uma grande e criativa homenagem dos roteiristas. Eles acertaram em cheio com certeza!!!

      Excluir
  2. Eu não me lembro de ter assistido esses filmes e seriados, mas me lembro de alguns nomes. Sempre fui muito medrosa então só o fato de chamar "Clube do terror" me deixava assustada haha.

    Esses episódios são bem legais, o da Ampata é o meu favorito rs.

    Queria comentar que a caracterização de lobisomem do Oz muda muito, né? No decorrer da série...

    Esses episódios são a maioria das primeiras temporadas, né? Porque será que eles não fizeram mais desses nas últimas?

    Muito interessante, Flávia :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Graziella pela atenção.

      Eu também sou muito medrosa. Assisto a poucos filmes de terror, dependendo do "grau de medo" kkkkk, mas estes são até engraçados, pois são muito juvenis.

      Quanto a caracterização do OZ isso foi algo que me intrigou também, mas acho que tentaram "evoluir" a forma dele, para algo mais humano, como um primata, no caso macaco. Bem acho que foi assim.

      Nas primeiras temporadas, Buffy começou como já falamos, como um terror teen, portanto, inserir alguns personagens da infância/adolescência de cada um, foi uma ótima sacada. Depois a própria série foi evoluindo e meio que "esqueceram" esta fase, assim como tudo muda na vida.

      Abraços e continue nos acompanhando

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!