quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

[A Eternidade] Danny Strong: O baixinho que se tornou um gigante









Amigos Caçadores, é hora de conferir a trajetória de um pequeno astro do nosso Buffyverse, que sem muito alarde, se tornou um dos roteiristas mais respeitados da Tv e do Cinema americano. 

O intérprete de meu nerd favorito do Trio, cresceu e apareceu...muito. Mas antes de falar um pouco sobre sua carreira por detrás dos holofotes, vamos relembrar sua trajetória no Buffyverse.

Como Jonathan, apena alguém que estava legal ali

Jonathan Levinson era o tipo de adolescente comum nos colégios americanos. Rapaz tímido, sem autoestima e amigos. Uma espécie que passaria batido no Sunnydale High se não fosse a interferência maléfica de Warren e Andrew, seus parceiros no "crime" da sexta temporada. 

O caminho do baixinho insosso Jonathan foi árduo para um adolescente na Boca do Inferno e quando completou o Colegial, as coisas ficaram piores. A solução para ele, perdido, foi se engajar perigosamente no que conhecemos como O Trio até Buffy desmantelar a turma de "vilões", forçando a ele e Andrew tentar novos ares no México.

Como sabemos, o final de Jonathan não foi como esperado para ele ao retornar a Sunnydale, mas para seu intérprete Danny Strong, a vida pós-Buffy estaria apenas começando. 



Daniel William Strong nasceu e cresceu em Manhattan Beach, uma pequena cidade ao sul de Los Angeles. Frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, onde se formou em Teatro. Lá lhe foi concedido o prêmio de James Pendelton para atuação e era finalista para o prêmio de Irene Ryan prestigiado dado pelo centro de Kennedy. 

Após a formatura, começou imediatamente a trabalhar como ator e recebeu uma bolsa da USC School of Theatre para ensinar a atuar durante o verão (aos 22 anos, ele é a pessoa mais jovem a receber essa honra). Aos 25, com a esperança de ser o ator principal em seu próprio filme, Strong escreveu uma comédia de humor negro sobre dois homens que matam um homem idoso para seu apartamento alugado. O filme nunca se materializou, mas despertou seu desejo de se tornar um escritor em tempo integral.

Foi nomeado pela Variety como um dos 10 melhores roteiristas de 2007 pelo filme político Recontagem (Recount), que de tão polêmico, foi eleito o número um na lista negra de Hollywood naquele ano. 



Recontagem foi ao ar na HBO em 2008 com um elenco de estrelas e foi aclamado pelo Los Angeles Times como "o melhor thriller político desde Todos os Homens do Presidente (1976)". O filme foi estrelado por Kevin Spacey, Laura Dern, Denis Leary, John Hurt e Tom Wilkinson e estreou em 25 de maio de 2008. Recebeu 11 nomeações ao Emmy (incluindo Melhor Roteiro/Strong), 5 indicações ao Globo de Ouro e ganhou o Emmy pelo Melhor Filme de TV.

Recount e Game Chance: passaportes para o sucesso

Game Chance estrelado por Julianne Moore no papel de Sarah Palin em 2012 foi outro projeto de sucesso. Com ele, Strong ganhou o Emmy pelo excelente roteiro para uma minissérie. O filme também foi premiado com o Peabody, que reconhece o serviço público distinto e meritório pelas estações de rádio e televisão, redes, organizações produtoras e indivíduos. 

"Escrevo personagens de todas as raças, gêneros e orientação sexual. Eu escrevo alguns personagens que são animais. É só o meu trabalho. Para mim, escrever 'Empire' não é mais difícil do que Sarah Palin [em 'Game Change']. ... Quero dizer, eu não sou um republicano do Alasca." - Danny Strong

Em fevereiro de 2012, Strong foi contratado para escrever o roteiro da adaptação cinematográfica de The Lost Symbol, de Dan Brown, cuja produção está paralisada desde 2013. Assim ele engajou no roteiro do filme O Mordomo da Casa Branca, estrelado por Oprah Winfrey e Forest Whitaker e dirigido por Lee Daniels. O filme foi lançado em agosto de 2013 e arrecadou mais de US $ 100 milhões na bilheteria dos EUA. 


Jogos Vorazes - A Esperança partes 1 e 2 é seu outro roteiro de sucesso e talvez o mais famoso entre a faixa etária do Buffyverse. 


Como ator, Danny Strong tem um currículo impressionante, com extensos créditos em cinema, televisão e teatro, que inclui filmes clássicos e programas de TV, como A Vida em Preto E Branco (1998), Seabiscuit - Alma de Herói (2003), Seinfeld (1989), Estética (2003) e Uma Família de Outro Mundo (1996). No entanto, para nós ele é mais conhecido nos 5 anos em que interpretou Jonathan, pelo qual foi nomeado "Um dos 10 melhores atores coadjuvantes da Televisão" pelo San Francisco Chronicle. 

"É realmente emocionante o quanto penetrou essa consciência pública de certa forma. As pessoas ensinam cursos sobre isso e há Joss Whedon cursos nas universidades. As pessoas escrevem suas dissertações sobre ele. É incrivelmente lisonjeiro e estou realmente honrado por ter feito parte disso. É muito emocionante." (Strong sobre o Buffyverse)


Ele também é amplamente reconhecido por suas quatro temporadas como "Doyle McMaster" na amada série WB, Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha (2000). 

Ao lado de Alexis Bledel em Gilmore girls

Na comédia How I meet You Mother

Ao lado de Elisabeth Moss e John Hamm na premiadíssima Mad Men

Empire: seu último grande projeto

Atualmente, o talentoso e multifacetado Danny Strong é co-criador da série Empire em parceria com o diretor Lee Daniels, para o qual ele escreveu e dirigiu vários episódios. 


Algumas curiosidades sobre o nosso baixinho gigante:

- Apareceu no teste piloto de Buffy: A Caça-Vampiros (1997), mas não estreou na série, até a segunda temporada. 

- Originalmente ele fez testes para o papel de Xander.

- Ele vive a menos de meia milha de Tom Lenk e Adam Busch, seus colegas atores do Trio Nerd em Buffy: A Caça-Vampiros (1997).



- Seu episódio favorito de Buffy: A Caça-Vampiros (1997) é, sem surpresa, Superstar (2000).

- Frequentou a mesma faculdade com George Hertzberg ("Adam" em Buffy: A Caça-Vampiros (1997)) e J. August Richards ("Gunn" em Angel: O Caça-Vampiros (1999)).


Como fã do Buffyverse, Tv e Cinema, é um imenso prazer constatar a presença nestes seguimentos de alguém que a mim sempre foi muito querido. O talento que Danny demonstrou como Jonathan nas poucas aparições na série, vimos que não foi por acaso. 

Certamente é alguém pra se admirar por todos nós fãs. Vida longa a nosso eterno baixinho!!! 

2 comentários:

  1. Francamente eu (e a maioria dos fãs do Buffyverse) preferíamos ver o Johnathan sendo o aliado dos Scoobies na batalha final contra o Primeiro Mal, do que o Andrew. E ainda seria show vendo uma participação dele na 5° temporada de Angel (como aconteceu com Andrew).

    Ainda bem que a injustiça que lhe fizeram ao ''matar'' o Johnathan precocemente na 7° temporada de Buffy, se transformou mais tarde numa contrapartida que lhe rendeu uma carreira bem-sucedida por trás das câmeras.

    Obrigado por mais investigação para nós fãs, Flávia!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!