quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

[Lições] 10 grandes Lições que o Buffyverse nos deixou de presente







Amigos caçadores, é mais um Natal que estamos celebrando aqui no Portal. Como de costume, para não deixar a data passar em branco, nós do The Slayers, resolvemos fazer a nossa lista de presentes que autores e roteiristas deixaram para os fãs. 

Não, se trata de algo material, e sim, lições para nossa vida que perpetuam até hoje. Presentes estes que não veem embrulhados em um papel bonito, mas sem dúvida, guardamos para sempre num lugar especial. 


10 – O Colegial é literalmente um Inferno

Muitos que já passaram por um difícil fase em suas vidas, sabem disso. Crescer, tornar-se mais adulto, é um processo pra lá de doloroso e pra quem não tem uma base de caráter e personalidade sólida, se perder neste mundo pode ser muito fácil. 


Situado acima da Boca do Inferno, Sunnydale High serviu como palco de materialização desse conceito. Btvs explorou muitas dessas histórias, criando adolescentes perturbados e solitários. O maior exemplo é o chamado Trio Nerd, que se sentiram tão isolados nesse mundo, que usaram isso como combustível para servir às Forças do Mal. Um clamor desesperado numa tentativa patética de ser alguém além das quatro paredes do Colégio.  

9 – Nem sempre o Amor verdadeiro nos entrega um final feliz

Pois é, que me desculpem os fãs de Once upon a time ou os românticos incorrigíveis, mas se tratando de Buffyverse o Amor verdadeiro nunca tem um final feliz. Muitas vezes, o Amor teve de ser sacrificado em prol de um Bem maior. 


Angel abriu mão de uma vida mortal ao lado de Buffy para ser o Campeão dos Poderes que Valem. A própria Caçadora se sentia muito mais atraída por seres das Trevas com quem tinha uma maior familiaridade do que com humanos comuns. Ainda com todos estes ingredientes explosivos, muitos casais terminaram de forma trágica. É o preço que se paga pelo Heroísmo. 

8 – A Política pode ser algo do Demônio

Vejo muita gente desmotivada dizendo “Odeio Política”. Não querendo censurá-los, até concordo com a desilusão acarretada com ondas de mentiras e corrupção. Porém, temos de ter consciência de que a verdadeira Política não é algo do Mal, e sim criada para o Bem comum entre todos em uma comunidade. Foi o próprio homem quem corrompeu este Sistema bem idealizado e para alguns deles, fazer negociatas e se envolver em coisas sujas, é entrar mesmo no caminho do Mal. 



O Prefeito Wilkins é um fabuloso exemplo de corrupção humana em nome do Poder. Ele vendeu sua alma aos Demônios para criar a cidade e se perpetuar no cargo. A Senadora Helen Brucker, um dos Membros do Círculo da Espinha Negra da Wolfram & Hart de ANGEL, também tinha um grande Poder no Congresso com o aval dos Sócios Majoritários da Firma. Para ambos, neste sentido, vale a pena a expressão “pacto com o Demônio”. 

7 – Nem todos os Demônios são Maus 
e Bruxas não são velhas feias de narizes pontudos

Nem sempre o que parece é. Esta é com certeza uma das grandes lições do Buffyverse. Julgar os outros pela aparência ou pelo simples fato de ser diferente, é um erro que muitos de nós cometemos. Tanto Buffy quanto ANGEL quebraram este tabu muitas vezes, desmistificando o selo “Demônios são demônios”. 


A família Buffyverse é também formada por estes seres aparentemente das Trevas. O próprio Poder do Mal já foi muito útil na Batalha. Poder este que também provieram das famosas Bruxas, que aqui passam longe da lendária caracterização horrenda. Ao se deparar com Willow, Connor não acreditou que aquela figura de aspecto sereno e cara de inocente pudesse ser uma.  

6 – A alma é escorregadia

É certamente um dos bens mais preciosos que temos e para mantê-la pura, é preciso sempre procurar fazer boas ações para os outros mantendo-se resistente às várias tentações de Poder e vida fácil. Os desalmados Advogados da Wolfram & Hart deixaram a alma escorregar por suas mãos, mais precisamente pelos dedos, assinando o Contrato de Perpetuidade com a Firma. 


Outros humanos também não escaparam a essa sentença. A doce Willow tornando-se a Dark Willow é outro grande exemplo que temos. Já outros lutaram e muito para mantê-la, se sacrificando ao limite. Para não voltar a ser Angelus, Angel optou por uma vida solitária e sem prazeres terrenos. 

5 – Grandes Poderes exigem grandes responsabilidades

Viver uma vida como um ser humano comum quando se tem uma missão sagrada é uma das maiores tentações dos Heróis. Quando este resiste, torna-se mais que um Herói, torna-se um verdadeiro Ídolo, aquele que se faz espelho, inspiração para os outros. Neste quesito, Buffy e Angel sobraram. 


A Caçadora interferiu diretamente no destino de muitos (Cordelia e Anne) incluindo o próprio Angel, que com isso, pôde repetir o trabalho de sua Salvadora, como o Campeão do Bem ajudando amigos (Gunn e Wesley) e as pessoas mais necessitadas. 

4 - Famílias não dependem exclusivamente de laços sanguíneos

No Buffyverse, família vai muito além de grupo de pessoas com ancestralidade comum. Ao pensar em construir nossa própria família com pessoas que nos amam e as quais devemos amar incondicionalmente, mudamos este conceito. 


Quando Buffy disse ao Sr. MacLay que a turma era a família de Tara, ela estava se referindo ao fato de todos abraçarem a namorada de Willow como parte de suas vidas. O que define as pessoas do nosso círculo familiar, é justamente o que elas representam para cada um de nós. Buffy tem em Giles uma figura paterna bem mais presente que seu Pai enquanto Justine Cooper adotou o solitário Capitão Holtz como sua família depois de perder tragicamente sua irmã. 

3 – Decisões erradas selam o seu destino 

É comum e muito humano expressar desejos de forma intempestiva. Quando somos levados às fortes emoções (como decepções e raiva), clamamos por algo que esperamos “consertar” as coisas sem ter conhecimento das consequências. As decisões que tomamos cobram o seu preço. Eu, por exemplo, não paro de pensar nessa situação: se Jenny não tivesse omitido para Giles a história da alma de Angel, ela poderia ter permanecido viva, afinal, Giles tinha o Globo de Tessulah como peso de papel e Jenny jamais teria ido a Loja de Magia, sendo descoberta por Drusilla.....But, 


Deixando de lado suposições, vamos aos fatos. Cordelia desejou que Buffy nunca tivesse posto os pés em Sunnydale e o resultado foi um mundo de cabeça pra baixo na cidade, selando o destino da patricinha. E o momento de fraqueza de Angel com Darla culminou em um acontecimento que poderia selar o destino de todos na Terra. 

2 – Não há um grande plano, uma grande vitória

Para todos que se arriscam na eterna batalha ente o Bem e o Mal, uma regra deve ser básica: não existe a vitória definitiva, e sim a boa luta. Aquela que traçamos por nós mesmos, e não para tentar destruir o Mal na forma física. 


Angel aprendeu esta dura lição quando decidiu se arriscar contra os Sócios Majoritários da Wolfram & Hart, e Buffy passou para as Potenciais que seria necessário dar tudo de si, incluindo a própria vida, para vencer o Primeiro Mal. A Batalha entre as Forças do Bem e do Mal chama-se eterna justamente por não ter fim. Por não importar o que fazemos contra o Mal, e sim, as difíceis decisões que tomamos no processo deixando de legado para os outros. 

1 – Todos têm salvação

Redenção é um processo muitas vezes acompanhadas por sacrifício para ser mais marcante. Se redimir, mesmo que seja no último minuto de existência, tira da alma o peso de uma vida e faz com que seja lembrado de forma positiva por toda a eternidade. 


Os vilões são os personagens que mais se encaixam neste contexto. Arrepender-se de tudo que foi e fez, foi o que levou a vampira Darla a cravar uma estaca em seu peito em nome de seu filho Connor. Já a Caçadora Faith aprendeu com Angel o que era o certo a se fazer ao se entregar às mãos da Justiça pagando por seus crimes. 


Já disse aqui em uma postagem, que o Buffyverse tem algo em especial para todos que apreciam. São as lições deixadas a cada temporada, episódio, personagem e situação. E felizes são aqueles que conseguem enxergá-las através das histórias. Tão felizes quanto crianças descendo as escadas na madrugada para desembrulhar o esperado presente. 

Um Feliz Natal a todos e que as lições do Buffyverse continue sendo para todos um grande presente!!!!

8 comentários:

  1. Feliz Natal, Flávia! Feliz Natal, pessoal! De fato, Buffyverse é um grande presente, nos mostrou lições importantes pra vida toda. Poucas são as séries que ainda conseguem me passar Buffy&Cia passou. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você também! Um Natal cheio de realizações, Paz e muito Buffyverse!

      Excluir
  2. Maravilhosa lista Flavia, por isso que amo esse universo que nos ensina coisas valiosas. Me identifiquei com a liçao de que familia não precisa ser do mesmo sangue, quando minhas amigas estavam do meu lado quando enfrentei meus pais no dia em que saí de casa para morar sozinha quando fiz 19 anos.

    Feliz natal para todos. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helen e boas festas pra ti também.

      Ótimo testemunho de um fã que vive mesmo as lições deixadas pelo Buffyverse. O mais incrível é a identificação que temos com as histórias. Esse é o espírito!

      Valeu pelo comentário!

      Excluir

  3. Uma coisa que percebi nessas lições do Bufyverse, que o predominante são aquelas que consistem no fato de se aceitar as diferenças e condições de tal ser, e que a redenção atinge a todos(as), até com quem aparentemente parece que não há salvação.

    Claro que esse TOP 10 é somente uma amostra escolhida de um leque de lições que são mostradas nas dezenas de episódios de nossas series favoritas, e claro poderão ter a oportunidade de ser mencionadas aqui também!


    Flávia, como o Natal de 2015 já passou no momento desse meu comentário, eu lhe desejo então meus votos de um ótimo Natal antecipado de 2016 pra você e os internautas do Portal (risos)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu William, a intenção é pura kkkkk

      Exatamente. Quando se faz listas reflete-se apenas uma parcela de algo. Não dá pra abranger tudo e cada um tem a sua.

      Obrigada, abraços e um Ano de realizações!

      Excluir
  4. Bom Flávia, acho que eu estou um pouco atrasada rs mas vamos lá...

    Acho que todas essas lições, de certa forma, foram implícitas em nossa edução, mas pra mim 3 dessas lições fizeram muito mais sentido depois de concretizadas no Buffyverse.

    A lição 9 (nem sempre o amor verdadeiro...) é trágica, mas tira aquele olhar de final feliz que hollywood nos viciou...

    A lição 4 (sobre a família) é tão importante. Muita gente não percebe que a família transcende esses conceitos sanguíneos e os chamados "tradicionais" (hétero sexual com um pai e uma mãe). Um dos melhores presentes do Buffyverse.

    E a lição 1 (todos tem salvação). A história da Faith é incrível e quando ela entra em coma sua participação poderia terminar, mas é simplesmente ótimo o resto de seu percurso, o perdão e a salvação.

    Um feliz 2016 atrasado rs =D

    ResponderExcluir
  5. Feliz natal Blog!!! Adorei a postagem, e feliz natal Flavia!! sentirei muitas saudades do blog,e das suas postagens.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!