domingo, 10 de agosto de 2014

[Enfeitiçados, entediados e confusos] Rupert Giles: de Pai para filhos


Por Flávia "Buffy" Summers


“Você culpa seus pais por tudo....isso é um absurdo. São crianças como você. O que você vai ser quando crescer?” Legião Urbana – Pais e filhos

Pois bem amigos caçadores, este verso da belíssima letra do Legião nunca foi tão bem definida para retratar a dinâmica entre pais e filhos no Buffyverse. E até mesmo o maior deles, aquele que adotamos como nosso grande exemplo, já teve seus momentos de filho rebelde antes de se tornar um verdadeiro pai para todos nós. 



Ele nasceu Sentinela, alguém imponente e responsável em dar continuidade a uma Sociedade de Homens que guardam as caçadoras. Mas isso não foi suficiente para ganhar o respeito de todos. Afinal, respeito é algo que se impõe e não se exige. O jovem Ripper não queria assumir o legado milenar de seu pai, e assim, viveu seus momentos de instabilidade nesta dinâmica. Como todo filho que se nega a obedecer algo já pré-definido em sua vida, ele não foi diferente e ignorando tudo que nasceu para ser, virou um roqueiro rebelde e acabou se tornando parte de uma turma barra pesada. Assim virou “O Estripador”. Alcunha que por si só já arranca calafrios de todos. Embora em todo o seriado não ficou muito evidente tudo que ele aprontou em sua juventude, não é tão difícil imaginar que ele deve não ter sido fácil, como Cordelia observou em Gingerbread ao vê-lo arrombar uma das portas da Prefeitura.

O jovem Ripper: o cara não era fácil não!


Toda esta onda de garoto rebelde teve fim quando um de seus amigos da turma morreu durante um ritual em que criaram um Demônio, que passou a perseguir e matar um por um deles. Como consequência dessa tragédia, Ripper então virou Rupert Giles, abraçando sua condição. Após anos de estudo em Londres, ele se muda para Sunnydale ocupando o lugar de Merrick, antigo Sentinela de Buffy, morto durante uma invasão de vampiros no Hemery School. Como sua missão e da caçadora também são sempre sigilosas, Giles vira o bibliotecário do Colégio. Um disfarce bem apropriado para “o livro com braços”, alguém com tanta inteligência e o conhecimento necessário para ensinar uma garota perdida. Quando encontra a Senhorita Buffy Summers, já mostra a ela o que deve fazer numa clara demonstração do quanto os Sentinelas foram criados para se preocupar apenas com a missão. 

Como Sentinela, Giles também era impecável!

A relação de Giles e Buffy partiu de uma forma interessante, pois de início, a caçadora se mostrou alguém teimoso e insolente com um abuso de linguagem fora do comum, como bem define em sua primeira anotação lida por Wesley em Bad Girls. Certamente depois de conhecer Buffy, as páginas de seu meticuloso Diário foram alteradas de uma forma inimaginável para Sentinela e Caça-Vampiros. Ao longo do tempo, a garota teimosa e insolente deu espaço a uma moça forte e determinada e o Sentinela de fala contundente e objetiva a de um Pai, figura que estava vaga na vida de Buffy devido a relação inexistente com o mesmo após ter visto seu primeiro vampiro. Algo bom e lindo, certo? Não para o Conselho de Sentinelas, que percebeu que esta aproximação era nociva para séculos e séculos de Regras e Leis ortodoxas no combate ao Mal. Com isso, Giles acabou pagando por todo seu apreço para com Buffy. Foi demitido e só reempossado depois de muita barganha entre Buffy e o Conselho. Contudo, a relação seguiu inalterada, ou melhor, mais forte e indestrutível. Chego até a pensar como seria maravilhoso que este "Pai adotado" se cassasse com Joyce, a mãe de Buffy. Química para isso eles tiveram! 

A relação com Buffy se transformou com muita sensibilidade

Se segundo o Dicionário, Sentinela tem sinônimo de “aquele que cuida, guarda” e segundo o ditado popular, Pai é aquele que cria, cuida, podemos afirmar que Giles casou perfeitamente com ambas as definições. E não se arrependeu disso, pois a “fraqueza” de se tornar mais humano para lidar com Buffy, o tornou mais forte diante de todas as pressões impostas pela árdua luta entre o Bem e o Mal. Com seus altos e baixos, típica relação de pais e filhos, que na verdade são filhos e pais. Aqueles que todos recorrem na hora de um afago quando se espera (Innocence), um conselho quando se faz oportuno (Never Kill A Boy On The First Date), uma bronca quando se necessita (Lies my parents told me) e a aprovação quando se merece (Chosen). 

Anya, Buffy, Willow e seu lado Dark:
é ou não é difícil ser um Pai circunstancial?

Acredito que só se obtém sucesso como Pai quem bem absorveu as duras lições de amadurecimento como filho, com toda sua experiência de andar pelo outro lado da moeda. Giles é desse tipo e por isso se transformou fácil no Pai verdadeiro para Buffy, para Dark Willow quando a mesma o chama de “papai” em sua chegada triunfal em Two to go. Mesmo em seu estado mais ferino, a garota ratifica tudo aquilo que já sabemos. Para Willow em Lessons, e até para quem já foi um Demônio como Anya, quando o abraça suplicando sua atenção para com seus cabelos loiros em Grave. Enfim, nós do Buffyverse, nos juntamos a elas, o adotamos e abraçamos como nosso exemplo nesta data especial. 

E desde já desejo a todos deste universo maravilhoso, um ótimo Dia dos Pais!

4 comentários:

  1. Bela postagem, Flávia!

    Giles é um grande exemplo de como ser pai! Acho que o fato dele ser visto assim por todos no Buffyverse é a forma como procura ser compreensível.

    Parabéns a todos os pais que sabem ser pais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mais uma vez meu querido.

      Que bom que vc absorveu bem os lados positivos e negativos de Giles como um grande exemplo de pai, afinal, somos todos seres imperfeitos, não somos? E o Buffyverse deixa isso ainda mais claro!

      Excluir
    2. Ao lidar com uma Buffy que resistia em seguir disciplinadamente sua condição de Caçadora, Giles deve ter compreendido e valorizado a preocupação que seu pai tinha com ele para torná-lo sentinela...

      Geralmente quem é jovem age impulsivamente (ignorando os conselhos do pai) e só muda o conceito quando se passam os anos (quando assume uma responsabilidade paternal!), acaba absorvendo aquilo que ele antes se rebelava (coisas do amadurecimento humano)

      Como disseste, o Giles foi durante toda a serie, a figura paterna que compreendia, intervia quando necessário e estava ao lado de um grupo de jovens que enfrentavam vampiros e demônios, enquanto que muitos adultos de Sunnydale sequer percebiam sobre o que rolava na ``Boca do Inferno´´ (ou pelo menos fingiam que nada acontecia!)

      Um feliz dia dos pais atrasados aos que já são pais, e meus elogios ao post da nossa Buffy brasileira, Flávia!

      Excluir
    3. Valeu William, por mais grandes colocações do Buffyverse. Sua experiência nestes comentários enriquecem demais.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!