quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[Mais uma vez, com sentimento] A versão ANGEL de Once more with Feeling




Amigos caçadores, todos conhecemos o memorável episódio de BTVS em que os habitantes de Sunnydale deixam fluir os sentimentos mais reprimidos dentro de si através da música. Once more with Feeling está entre os melhores não só de BTVS, mas de toda a TV. 

No entanto engana-se quem pensa que em ANGEL não existiram momentos musicais. Tudo começou com a inserção do Caritas, uma espécie de Bar musical do Demônio Lorne. Quando este chegou pela primeira vez na Terra a partir de Pylea, configurou-o no mesmo lugar onde ele surgiu, como se fosse um Portal místico. Acreditando que qualquer pessoa, seja bom ou ruim, ou "moralmente ambíguo," poderia transformar suas vidas pela orientação, foi o suficiente para abrir seu negócio como um santuário para os seres humanos e não humanos. 


Como Lorne podia ver o futuro das pessoas através das auras emanadas pela música quando elas cantavam, todos começaram a vir ao Caritas para este propósito. A política de "não violência" do local foi reforçada por um feitiço lançado pelas Fúrias. Em outras palavras, o Anfitrião se encarregou de manter o local para algo apenas de diversão e claro, a música. 

Sendo assim, não faltaram personagens de ANGEL para decantar através das letras os sentimentos por qual cada um vivera num determinado momento. Vamos relembrar?


- Darla “Fitzgerald”




A vampira mais sexy do Buffyverse, ainda era humana e estava com a vida por um fio quando precisou da orientação de Lorne em The trial da segunda temporada. Ao som de Ella Fitzgerald ela simplesmente arrasou com Ill Wind

"Você está soprando me não é bom, não é bom
Vá doente vento, vá embora, o céu está oh, tão cinza
Em volta do meu bairro e isso não é bom"


- Gunn, Cordelia e Wesley


Eles haviam acabado de ser demitidos e o mundo que conheciam estava desabando. Era a hora de afogar as mágoas, acusar um ao outro e soltar a voz. Por fim, tentando seguir em frente. Então nada melhor que We Are The Champions da saudosa Banda Queen. 

"Eu considero isto um desafio antes
A raça humana inteira
Eu não vou perder
E nós queremos dizer para eu continuar e sem parar
Nós somos os campeões, meus amigos
E nós continuaremos lutando 
Até o fim" 



- Harmony “Streisand” Kendall


A ex-amiga de Cordelia estava de passagem para uma visita. Cordelia nem desconfiava que a colega que conheceu agora era uma vampira. Mesmo assim, Harmony demonstrou uma força de vontade tremenda lutando contra seus instintos. Talvez por se sentir um pouco mais aliviada com o Hit The Way We Were de Barbra Streisand. 

"As lembranças iluminam as esquinas da minha mente
Lembranças nebulosas pintadas em aquarela
Do jeito que a gente era
Imagens despedaçadas de sorrisos que deixamos para trás
Sorrisos que demos um para o outro
Pelo jeito que a gente era" 


- Lindsey “Kane” McDonald


O arqui-inimigo de Angel e o Advogado mais promissor da Wolfram & Hart estava no seu momento de dúvida com o contrato que assinou com a Diabólica Firma. Após descobrir que sua mão implantada estava querendo aprontar com as pessoas, Lindsey pediu ajuda a Lorne para desvendar este mistério por detrás da milagrosa cura. Podemos afirmar que foi o mais afinado da turma cantando Pretty as a Picture do próprio intérprete Cristian Kane. 

"Esse mundo inteiro brilha tão brilhantemente
Bem como uma imagem
Resolve-me com amor e riso
Eu não posso sentir uma coisa"

- Winnifred “Patsy” Burkle


Era a primeira badala noturna da nova integrante da turma de Angel. Fred ainda se sentia um pouco insegura e perturbada com a agitada vida de LA após permanecer durante 5 anos em uma caverna de Pylea. Por isso a canção Crazy de Patsy Cline caiu como uma luva.

"Louca, eu sou louca por me sentir tão sozinha
Eu sou louca, louca por me sentir tão triste"


- Angel “Manilow”


Enfim chegamos ao protagonista. O vingador da noite esteve envolvido em uma tremenda fria em dois momentos. Devido a sua relutância em soltar a voz, Angel por vezes quis fugir, em vão, afinal, como o Campeão ele precisava se sacrificar em prol de um Bem maior. Assim, em Judgment da segunda temporada, o vampiro cantou meio desconcertado Mandy de Barry Manilow e deu Bis em Dear boy com  Everybody Have Fun Tonight de Wang Chung. 

"Parado à margem do tempo,
Eu fui embora quando o amor era meu
Preso num mundo de escaladas íngremes,
As lágrimas estão em minha mente
e nada está rimando, oh Mandy" 


- Lorne "Wonder"




E para encerrar com chave de ouro, o show de nosso Anfitrião. O dono do Caritas soltou a voz em praticamente todas as vezes que apareceu no vídeo, mas foi esta performance de Superstition de Stevie Wonder em Belonging da segunda temporada, que ele arrasou! 

"Muito supersticioso, lave seu rosto e mãos
Me liberte do problema, faça tudo aquilo que você puder
Me mantenha em um devaneio, 
me mantenha indo em frente com firmeza
Você não quer me salvar, triste é minha canção"


Como podem ver, no Buffyverse o lema “Quem canta, os males espanta” é levado à risca com muito talento. E para terminar, deixo aqui uma homenagem de um fã no youtube para nosso querido e saudoso Andy Harlett, que imortalizou o Demônio que tanto amamos. Espero que curtam e até a próxima!


3 comentários:

  1. ''Quem canta, seus males espanta...'' e completo com: ''... e seus sentimentos emana!'' Eu acho que era essa a premissa desses momentos em que os personagens (heróis e anti-heróis) vivenciavam ao soltarem a voz no Caritas, um ambiente que proporcionou desabafos sentimentais de alguns e desinibições de outros (como a Fred que como disseste, estava em um primeiro momento de vida social noturna) e o Angel (vencendo a timidez cantando a canção ''Mandy'')

    Uma comparação de episódio que nem imaginava que poderia ter, Flávia! Nota 10 pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu William pela nota! Nem sei se mereço tanto assim, afinal, a postagem não ficou do jeito que eu queria.....Mas infelizmente não consegui achar os vídeos deles cantando, então tive de postar parte da letra traduzida das músicas.

      Obrigada pela atenção de sempre querido!

      Excluir
  2. Nossa, um paralelo tão óbvio e, mesmo asism, passou-me despercebido, hehe. Realmente, houve feelings musicais em Angel, só faltou aí o momento que o Lorne dá um showzaço em Las Vegas no episódio The House Always Wins.

    Mais uma postagem memorável, Flávia, xD

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!