sábado, 1 de agosto de 2015

[Retrospectiva Analítica] Angel, a serie – 2ª Temporada

Por




Trailer da Segunda Temporada





Título original e brasileiro: ANGEL
Temporada 02: De 26/09/2000 a 22/05/2001
Precedida pela Primeira Temporada
Sucedida pela 3ª Temporada


Elenco Principal: 

David Boreanaz 
Charisma Carpenter 
Alexis Denisof 
J. August Richards 


Elenco Coadjuvante: 

Andy Hallett 
Amy Acker 
Elizabeth Rohm 


Participações Especiais: 

Julie Benz 
Juliet Landau 
Sthepanie Romanov 
Cristian Kane





Enquanto Angel continua a ajudar os necessitados em Los Angeles, suas boas ações começam a atrapalhar os planos da Firma demoníaca Wolfram & Hart. Em uma tentativa de controlá-lo, a Firma recorre Darla, que volta à vida mais como um ser humano do que uma vampira. Darla agora tem que lutar contra o tempo, pois está sofrendo com uma doença que a teria dado fim à sua vida antes de se tornar vampira. Então em um valoroso flashback ficamos sabendo como O Mestre dos Vampiros a fez. 

Darla e o Mestre haviam aparecido em BTVS na primeira temporada, mas aqui é desvendada o teor da relação de ambos. Agora a vilã não era mais a vilã, e sim uma mocinha, uma espécie de Donzela em perigo que claro, Angel teria de salvar. O Vingador da Noite então não mediu esforços, a ponto de querer se sacrificar para dar uma segunda chance a ex-amante. Mas todo seu sacrifício se torna em vão quando a Wolfram & Hart convoca Drusilla, que transforma Darla novamente em uma vampira cruel que era antes, obrigando Angel a caçá-la. 

A trajetória de Darla foi melhor trabalhada em ANGEL

O fato desencadeia a reviravolta de Angel, que desiste de ajudar os indefesos para caçar os criminosos. Assim ela acaba batendo de frente com a Policial Kate Lockley, que sofre as consequências de estar entre os dois mundos e é demitida de suas funções. 

A curiosidade pelo Oculto fez Kate ser demitida

A sede por vingança de Angel é tamanha que faz com que ele abra mão de sua turma. Wesley, Cordelia e Gunn, que mal entrou para a equipe, se veem no olho da rua, mas nunca deixam de lutar pelo Bem com os Dons que tem agora. Eles reabrem uma Agência de Investigações sem Angel, mesmo em discordância com o novo nome. Enquanto isso, o vampiro se afasta de vez de seu propósito, a ponto de deixar que Darla e Drusilla acabem com uma sala cheia de Advogados da Wolfram. Lindsey e Lilah são os únicos sobreviventes do massacre e ambos tem uma segura ascensão dentro da Firma. O Advogado promissor chegou a se envolver afetivamente com Darla, ainda humana, que queria apenas usá-lo para seus propósitos. Já Lilah, se torna uma grande Chefe de Operações Especiais dentro da Firma depois da morte de Holland Manners. 

Os Advogados do Mal: crescimento na temporada

A grande epifania de Angel acontece quando descobre que nunca poderá vencer a Wolfram & Hart, pois eles não representam todo o Mal do mundo, são apenas uma das personificações desse mesmo Mal, que se encontra dentro do próprio humano. Um momento de clareza continua a ser um ato desesperado quando ele usa o corpo de Darla para se confortar, mesmo que isso custe sua alma. Porém, a tal felicidade completa, o vampiro só consegue com Buffy, e Darla acaba ficando enciumada com o fato e decepcionada ao ver que Angel ainda manteve sua alma. Sendo assim, ambos são inimigos mortais agora, e Darla tende a deixar Los Angeles ameaçada por ele. 

Darla e Angel como inimigos mortais

Depois de uma difícil reconciliação com a turma, Angel agora propõe trabalhar para eles enquanto Wesley agora é o líder do novo grupo. Neste tempo, a equipe da Angel Investigações acaba sendo transportada para uma dimensão demoníaca chamada Pylea, a terra Natal de Lorne, um Demônio empático que passou a fazer parte da equipe. Lá eles descobrem que os humanos são tratados como animais, e agora Wesley e Gunn tem de lutar para que o Demônio interior de Angel não se aposse dele, fazendo-o perder a razão de vez. Enquanto isso, as visões de Cordelia a levam de “vaca” (termo usado para os escravos locais) a Princesa Regente do Local, prometida a um guerreiro de nome Groosalugg. Se Cordelia acasalasse com Groosalugg, ela perderia suas visões. Assim, a patricinha decidiu sair de Pylea sem cumprir a Profecia local. 

A turma voltando da aventura de Pylea: mais uma integrante

Após derrotar Groosalugg em um combate, Angel e a turma retornam para casa com uma nova integrante. Winifred Burkle, a moça da visão de Cordelia, que havia sido sugada pelo Portal a 5 anos atrás. O final feliz de toda essa aventura só não foi concretizada graças a notícia ruim que Angel recebeu de Willow. Buffy está morta! 

Análise da temporada



A segunda temporada vem a romper de vez o cordão umbilical com sua serie mãe (BTVS). A ausência dos crossovers, elementos primordiais da primeira temporada, pode exemplificar bem esta teoria. Assim sendo, o autor pôde mergulhar mais intensamente na natureza do vampiro com alma. A aparência e a obsessão. Elementos fundamentais para fazer destes seres mitológicos algo fascinante. 

"A maldição da aparência humana" tão renegada pelo Mestre, o criador de Darla, foi o chamariz para as intensas crises morais de Angel ao longo da temporada. Para que pudesse voltar pra dentro de si, o herói solitário teve de romper os laços com sua equipe de amigos, o que foi benéfico também para o crescimento de todos. Gunn enfim se inseriu no mundo de Angel. Wesley pôde desenvolver seguramente seus dons como Líder e Cordelia aceitou melhor sua missão com suas visões.


Gunn, Cordelia e Wesley: campeões acima de tudo

O medo que os amigos vissem sua verdadeira face, fez Angel se separar do grupo. Ele que foi um dos rostos mais marcantes da história de dor para os humanos enquanto Angelus, "o demônio na face de um anjo". Tudo é mostrado com uma belíssima riqueza de detalhes em flashbacks bem produzidos e montados pela equipe. Nada ficou na superficialidade na obsessão dos personagens centrais desta brilhante história. 

A primeira grande obsessão de Angel/Angelus fora Drusilla, que aqui aparece como uma jovem virginal que zela pela família. Depois no presente, Darla se torna parte desta obsessão, e Angel a de Darla, e Darla a de Lindsey, Lindsey a da Wolfram & Hart e a Wolfram & Hart de Angel. Uma explosiva ciranda de interesses que nos brindou com um excelente roteiro de episódios, diálogos ferinos e cenas marcantes numa das melhores (senão a melhor temporada desse grande sucesso). 

A ainda virginal Drusilla foi a primeira obsessão de Angelus

Para dar uma aliviada a todo este enredo dramático, a season finale foi uma aventura a la O Mágico de Oz, como vimos em uma das postagens daqui do The Slayers. Quando embarcaram para Pylea atrás de Cordelia, Angel e a turma viveram uma aventura divertida e ancorada trazendo além de um novo cenário, uma nova integrante da equipe. Uma brecha interessante para a nova temporada, mas embora tenha sido um dos pontos altos principalmente para Cordelia, o arco de episódios pecou ao não ter uma grande conexão com o restante da temporada. Parecia um daqueles episódios especiais inseridos nas séries. Em suma, a história de três episódios foi ótima, mas ficou meio deslocada nesta season finale. 

5 Episódios que mais marcaram:



- Dear Boy (Meu menino):
A visão de Darla quase enlouquece Angel, que é enredado
numa trama de mentiras e revelações surpreendentes 



- Darla:
As revelações do passado de Darla vem acerca de seu 
desejo em se tornar novamente uma vampira.



- Reunion (Reunião):
A fase vingativa de Angel chega a seu auge quando ele 
não se interpõe ao assassinato dos Advogados da W & H



- Blood Money (Dinheiro sangrento):
As investigações de Angel acerca do envolvimento da W & H a um abrigo juvenil, faz com que ele cruze uma linha preocupante 



- Epiphany (Epifania):
Angel enfim cai em si depois dos últimos acontecimentos.
Neste tempo, ele finalmente se entende com Kate





   Após conseguir se desvencilhar da sua serie mãe com êxito ainda na primeira temporada, a serie Angel dá continuidade às aventuras do vampiro em Los Angeles, de forma consolidada e com o público já acostumado com o caminho que o enredo tomou. O primeiro episódio da temporada já começa com o trio (Angel, Cordélia e Wesley) já se reunindo para cumprir a mais uma missão rotineira da Fang Gang (ou Angel Investigações), numa academia em que demônios sugadores de energias de pessoas esbeltas, estavam escondidos atrás dos espelhos do local prestes a realizar um sacrifício humano.

   Mal eles chegam na base para discutir o saldo positivo da missão, e logo Cordélia começa as dores de cabeça seguidas das visões (isso depois de dois espirros, risos), em que surge uma criatura sanguinária (um demônio Pryomotto) e que precisa ser detida. Pois como as visões da Cordy são limitadas quanto aos detalhes, Wesley sugere ao grupo que possui um informante na área que sabe sobre as presenças de demônios na cidade; e com isso eles se dirigem a um santuário sobrenatural (disfarçado de bar/casa de shows), localizado em algum lugar de L.A., chamado Carita's, onde humanos e não humanos frequentam, e tem como regra nunca haver luta entre os frequentadores. No local, eles obtêm as informações do Pryomotto com um demônio réptil chamado Merl, e quando estão prestes a deixarem o bar, entra em cena pela primeira vez o personagem Lorne (um medium e o anfitrião do lugar que possui uma estranha habilidade de ler a energia ou o sentimento da pessoa quando a mesma canta.). 

Lorne e Caritas: novos personagens

  Lorne então convida Angel para cantar um pouco, mas o vampiro recusa com grosseria, afirmando que é uma das coisas que mais detesta a fazer (mais tarde vendo que não tinha escolha para resolver a missão, ele ''solta a voz'', realizando uma das cenas mais engraçadas de toda a serie: de forma desafinada ele canta a canção ''Mandy'' (do cantor Barry Manilou). Desde aí, Lorne e seu bar Carita's passa a ser recorrente e decisivo para a Fang Gang durante vários epísódios.


  Enquanto isso na Wolfrang & Hart, Lindsey ainda amarga a derrota para Angel (que lhe decepou uma  das mãos), porém curioso e ansioso para utilizar a recém-ressucitada, e humana, Darla, num plano contra o vampiro.

  Nos subúrbios da cidade, Charles Gunn, mais alguns membros de apoio de uma nova formação de sua gangue, segue como freelancer de segurança da região, espantando ladrões, vampiros e outras criaturas que venham perturbar a paz em uma localidade periférica de L.A. Mas não falta muito também para que se envolva nas missões da Fang Gang (após ter superado à raiva pelos vampiros, que mataram parte da sua gangue na temporada anterior).

  Mesmo Angel sendo um personagem conhecido desde 1997, quando ainda estava em Sunnydale com a caçadora, as explicações sobre sua origem ainda estavam breves e obscuras. E agora tendo sua própria serie, Joss Whedon & David Greenwalt dedicaram essa temporada à explorar em alguns episódios, esse passado do nosso herói, desde o tempo em que era o ''playboy do séc XVII'' Liam, até a formação do implacável Angelus. Graças a esses flashbacks, podemos ver as participações de Darla, Drusilla, Spike e até do ''Mestre'' (o 1° vampiro de todos).

Os maiores vampiros do Buffyverse no flashback 

   Paralelo a essas origens de Angel, graças à trama desenvolvida por Lindsey, Darla consegue afetar o ego de Angel, principalmente depois que o advogado maligno traz Drusilla à L.A. para vampirizar Darla novamente (que havia ressucitado como humana). O vampiro com alma não aceita que isso tenha acontecido e se sente culpado pelo fato. E essa culpa a cada dia vai lhe consumindo e aos poucos o vai tornando um ser egoísta e rebelde, causando-lhe até um rompimento da amizade com Cordy, Wes e Gunn. Para piorar, o pai de Kate acaba assassinado e isso provoca seu afastamento do Departamento de polícia da cidade, além de injustamente encarar Angel como um dos culpados.

   Como expliquei neste post, e pelas colocações da Buffy ''Flávia'', Angel mergulhara numa crise de identidade que cada vez o afasta dos seus amigos, devido a uma obsessão doentia em destruir a W&H imediatamente, pois eles vampirizaram Darla novamente. Após algumas reviravoltas, Angel supera a crise devido a uma epifania, e volta com sanidade para o combate, em que contribui para afastar Darla da W&H, assim como passa a entender que a guerra contra a firma ainda estava longe de ser vencida devido à maldade do ser humano, que de alguma forma vai ''alimentando'' as ambições malignas deles.

Manners explica a Angel em Reprise;
"O Mundo não funciona a despeito do Mal.
Funciona conosco, por nossa causa"

   Indo para o final da temporada, os produtores apresentam ao público uma surpreendente aventura na estranha dimensão chamada Pylea onde Lorne reside (e é conhecido como Krevlornswath do Clã Deathwok). Ainda nessa reta final, a personagem Winnifred é inserida na trama, como uma escrava/prisioneira que acabou parando naquela dimensão por acidente. 

Fred na caverna de Pylea: início da trajetória

   Os epísódios em Pylea divertem pelas situações inusitadas (a expectativa que o Groosalugg fosse uma criatura horrenda, Angel não ser ''torrado'' pelo sol de lá, e ao tornar a forma de vampiro, acaba tendo uma aparência diferente e incontrolável). 


Angel comemorando a imunidade solar em Pylea

The Groosalugg e Angel demoníaco:
campeões do bem sob formas diferentes

   A diversão logo é tomada por um suspense pelo desenrolar da história, quando a Fang Gang volta para a sua dimensão normal e se depara com Willow Rosenberg (que vai até L.A. informar sobre a morte de Buffy na batalha contra a vilã Glory em Sunnydale).

Além dos episódios que a Flávia mencionou, estes também acabaram me agradando:


14- The Thin Dead Line (Por trás da Morte)

Gostei pela causa que esses policiais zumbis foram criados 
(para manter a ordem numa comunidade de L.A). Pena 
que eles fogem do controle, atacando brutalmente
pessoas inocentes.



17- Disharmony (Desarmonia)

Foi uma oportunidade que deram a Cordélia de reencontrar e acertar parcialmente
as contas com a Harmony, aquela que sempre a humilhava na época do 
colégio depois de Cordy ter feito amizade com a Scoobygang, 
e, que ainda atualmente vendeu sua alma para se tornar uma criatura da noite.




22- There's No Place Like Plrtz Glrb (Não há lugar como Pirtz Girb)

Por mostrar o incrível desfecho com final feliz do arco em Pylea, 
seguido da má notícia que Willow trouxe para Angel em seguida. 
Uma reviravolta que faz o público ficar bem ansioso 
pelo que acontecerá na temporada seguinte.


Nota para a temporada: 9

3 comentários:

  1. Essas reviews tão cada vez melhor. Eu achei que ficou dramalhão demais nos episodios em que Darla aparece, mas ficou legal quando Angel recobra sua sanidade e quando viaja para pylea. Continuem assim ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helen pela atenção de sempre.

      A volta de Darla tem mesmo este efeito nos fãs. Alguns mais conservadores não aprovaram pelo fato de parecer em certos momentos que ela e Angel tinham uma relação tão inesquecível quanto dele e Buffy. Outros adoraram ver o lado sombrio de Angel que Darla despertou, inclusive rompendo com seus amigos.

      Não julgo as duas formas de interpretação, afinal, uma sacada de mestre dos roteiristas tinha de dar mesmo polêmica e discussões, né?

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
    2. Realmente Helen, a temporada vai oscilando com momentos mais suaves e outros mais enérgicos, mas tinha que se arriscar com esse enredo, pelo contrário não teria sido o sucesso que foi e ainda é!

      Comente e acompanhe sempre nossas reviews e demais posts!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!