terça-feira, 27 de janeiro de 2015

[Coração Solitário] Da crise de Identidade à Epifania

Por ''William'' Gunn



Tudo começou com a inesperada volta de Darla à vida, literalmente. Após 3 anos em que foi destruída em Sunnydale pela sua cria, Angel, os sócios majoritários da Wolfrang & Hart utilizaram de recursos místicos para ressuscitá-la na gênese, ou seja na forma humana. O objetivo da firma de advocacia de Los Angeles, era fazer com que aquela que fez de Angel um vampiro, conseguisse enfraquecê-lo de alguma maneira para que o deixasse vulnerável a um contra-ataque deles. Porém o retorno de Darla à forma humana, não somente lhe devolveu a alma perdida, como também os ressentimentos, dores e angústias das pessoas que vitimou enquanto era uma criatura da noite.



Ao reencontrar Darla e sentir que ela adquiria uma fragilidade emocional e efeitos colaterais de uma tuberculose que adquiriu séculos atrás (quando era uma mulher humana normal), Angel passa a querer ajudá-la, mas ela (atordoada psicologicamente) passa a evitá-lo; e para complicar, ela passa a ter um envolvimento (não consumado) com Lindsey (que se torna seu apoio emocional). Ao saber que Angel estava com planos para fazer com que Darla tenha uma redenção espiritual arrependendo-se de suas atrocidades), Lindsey providencia a chegada de Drusilla à Los Angeles, para arquitetar um jogo doentio em que Drusilla transforma Darla novamente em vampira na presença de Angel (pois na hierarquia vampiresca, Drusilla é a neta de Darla, pois esta última vampirizou Angel, que por sua vez vampirizou Drusilla).



Após ser transformada novamente em vampira, Darla estrangula Angel, que ficou atordoado psicologicamente devido ao jogo arquitetado por Lindsey


Darla vampirizada novamente se alia à Drusilla 
para fazer alguns estragos em Los Angeles

E um dos diretores executivos da Wolfrang & Hart, responsável pelo 
plano de trazer Darla de volta (Rolland Manners), se torna uma das primeiras vitimas
depois do retorno vampiresco dela


O fato de Darla ter retornado à forma vampira deixou Angel arrasado, pois sabia que tinha a chance de fazer uma reviravolta ressocializando e redimindo-se das maldades passadas, mas que acabou desperdiçando. Com isso, em meio a sua tristeza reprimida e quieta, nasce uma implacável sede de vingança, fazendo com que a destruição da Wolfrang & Hart seja sua prioridade n° 01 por 24hs de sua rotina. Assim, ele persegue todas as tramas e planos que a firma esteja organizando.



Sabendo que não poderia mais salvar Darla, Angel 
parte para uma implacável ofensiva incendiando ela e
 Drussila. Porém, mal ele sabia que as duas escaparam por pouco



   Angel aos poucos estava perdendo a razão e o controle, transformando numa máquina insaciável em destruir a Wolfrang & Hart. Claro que a destruição da firma é a meta da sua missão de redenção; mas o problema foi que essa sede vingança o fez se afastar dos seus aliados pouco a pouco. Querendo ajudá-lo, Gunn, Cordélia, Wesley acabavam involuntariamente por alimentar ainda mais a raiva do vampiro devido a divergências de ideais, e com isso decide romper com a Angel Investigações.


Ao invés de ter perdido a alma e se tornado uma criatura 
sanguinária,  de alguma forma Angel acabou tendo uma epifania após ter transado com Darla





E essa epifania foi o suficiente para que pudesse ter a proeza entrar na residencia de Kate 
sem ser convidado (algo impossível para um vampiro), e salvá-la do risco de morte devido a um ataque depressivo



Em seguida, Angel encontra o espírito de Rolland Manners, 
que o explica que a presença do Mal nas pessoas é o que alimenta as forças místicas 
da Wolfrang & Hart, e que não adiantaria ele tentar destruí-la naquele momento.





   A epifania não fez somente Angel entrar em resiliência, como também reconsciliar-se com seus amigos, além de não se precipitar em destruir a Wolfrang & Hart naquele momento.


Para entender melhor confiram os episódios da segunda temporada:

10- Reunião
11- Redefinição
15- Reprise
16- Epifania

4 comentários:

  1. Arrasou William no post!

    Certamente este é um dos melhores e mais complexos momentos da história de ANGEL e fiquei muito feliz com esta sua sensibilidade em notar isso, pois devemos abordar aqui os temas mais relevantes e complexos do Buffyverse.

    Eu confesso que nas primeiras vezes que assisti a este arco de episódios eu não entendi muito bem, cheguei até a ficar com raiva do Angel por ter demitido a turma. Mas só quando a gente vê e revê algumas outras vezes é que percebemos que todo este plano só serviu para tirá-lo de seu objetivo principal que era ser o campeão para quem não tinha defesa. Lorne mesmo diz a ele que “a vingança é pros seres inferiores”. Este com certeza é um valioso arco da história do personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário de você Flávia, eu até fiquei na torcida para que Angel continuasse enraivecido somente para destruir a Wolfrang & Hart (pois pensava que como não precisaria se preocupar em proteger seus amigos nessa investida implacável, tudo ficaria mais fácil!!). O ruim é que ele precisaria do apoio dos amigos para essa guerra ser vencida. Por sorte, a epifania ocorreu e ele conseguiu restabelecer-se!

      Grato pelas considerações!! Esses aspectos de Angel merecem a atenção do blog para ser posta em debate!!

      Excluir
  2. Ainda não entendi afinal como essa epifania afetou angel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente deve ter sido alguma interferência dos ''poderes que valem'' (a entidade que designou a missão de Angel), que o alertou para que não se deixasse consumar pela raiva e confusão por não ter salvado Darla, e foi num momento conveniente, justamente num momento de prazer após ter transado com Darla (o que normalmente exterminaria sua alma e o transformaria num sanguinário).

      Obrigado Laercio por participar comentando!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!