domingo, 16 de fevereiro de 2014

[Coração Solitário] Angel, o Vingador da Noite

    Por Buffy ``Flávia´´ Summers   
   

   O título foi dado por Cordélia no episódio ``Hero´´ da 1° temporada. Naquele caso, a ``patricinha´´ de Los Angeles queria salvar a Agência que tava indo pro buraco com uma publicidade bem feita para a TV. Como sempre, Cordy prova que de burra não tinha nada, pois conhecendo a essência de Angel e Angelus não foi difícil denominar o vampiro sombrio que luta pelo Bem.


Córdelia ao longo da serie adquire uma grande estima por Angel

   Sendo assim a noite sempre fez parte da existência de Angel desde que deixou de ser Liam, um bêbado irlandês com problemas com o pai até ser achado por Darla num beco e se transformado em Angelus, a morte com a face de um Anjo. A partir daí, a luz do Sol que tanto bem faz ao espírito dos humanos passou a ser uma privação para ele. À princípio, como Angelus, ele adorou a ideia, pois se a noite é o covil dos Monstros, este seria o momento mais que bem-vindo para se libertar de vez, sem regras, cobranças, opressão. Uma vingança contra seu pai autoritário. Mesmo quando foi amaldiçoado com uma alma, tornando-se Angel, vagando pelo mundo em busca de redenção, a noite nunca deixou de ser uma oportuna aliada tanto para o Mal quanto para o Bem.  


Angel e Darla

   Não nos cabe julgar como e quando acontecem as diversidades e privações em nossa vida. Cabe a cada um de nós fazer o necessário, extraindo o Bem e o Mal com aquilo que nos é dado. Disso se formatam os Heróis ou vingadores da noite. Se como Angelus, ele usava a noite para ferir e matar pessoas, como Angel, o Herói redimido, passsou a ser os olhos das pessoas que não enxergam os perigos na escuridão trazida por ela como bem diz a Doyle em In the Dark quando recusou a Pedra de Amarrah, que finalmente poderia fazê-lo apreciar o Sol pela eternidade. Ali, Angel já havia se conformado com sua situação de Ser da noite e compreendeu que para seguir sua saga de redenção e vingança contra todos os seres do Mal, ele não poderia ser comum. Assim acolheu de bom grado sua fiel companheira como uma amiga inseparável.

3 comentários:

  1. Arrebentou em mais uma analise sobre o Whedon verse http://25.media.tumblr.com/tumblr_lhuzpb3mgf1qcabl0o1_500.gif

    ResponderExcluir
  2. "Hero", episódio clássico...

    Mais uma ótima postagem, Flávia, lo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!