segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[A Beleza e as Bestas] Angel vs. Wolfram & Hart: A evolução do Mal




“Os Grandes Maus querem derrubar as barreiras e quando conseguirem, a ordem humana relativamente altruísta e comunal será substituída por um novo regime de livre concorrência entre humanos e criaturas sobrenaturais, no qual o único artifício regulamentado será suas interações do poder bruto e a disposição em usá-lo” A Caça-Vampiros e a Filosofia – Medos e Calafrios em Sunnydale pág. 252




Amigos caçadores, depois de tentar dissecar os maiores adversários de Buffy, chegou a hora de nos rendermos ao maior inimigo de Angel.



O nome do grupo em inglês significa: O lobo, a ovelha e o cervo. Referência a um conto de fadas que estabelece como conceito de moralidade: “Quando alguém se posiciona contra ti em presença do inimigo, como prudência, resta-te calar até ocorrer a oportunidade da vingança”, tema de fato utilizado durante toda série, até sua última temporada. 

Como um escritório de Advocacia ultra dimensional, a Wolfram & Hart normalmente defende clientes detestáveis e sem escrúpulo algum. Perseguidores, mafiosos, assassinos e entrando no campo dos maus que conhecemos, senadores corruptos. Estes fazem parte da seleta lista de mundanos. A renomada Firma também representa um número de indivíduos e grupos demoníacos, assim como os ocultistas nas Artes das trevas – na lista de outro mundo. 

Enquanto muitos de seus clientes são ricos ou poderosos, também é conhecida por trabalhar alguns casos pró-bono (de graça), especialmente quando se tinha um interesse secundário no cliente, como vimos nos episódios Blood Money quando representaram Anne e seu abrigo juvenil. 

Além de seu Departamento Jurídico, sempre atuou em outras áreas, como os Departamentos de Magia, Entretenimento, Ciência, Investigação e Inteligência, e Aquisições corporativas.


“Nossa empresa sempre esteve aqui, de uma forma ou de outra. A Inquisição, o Khmer Rouge (genocídio cambojano), estávamos aqui a primeira vez que um homem das cavernas atacou seu vizinho e assistiu em fascinação enquanto seus cérebros escorria no chão. Estamos nos corações e mentes de cada ser humano vivo [...] O mundo não funciona a despeito do Mal, Angel. Ele funciona com a gente. Ele funciona por causa de nós. " Holland Manners episódio Ephifany da segunda temporada

Diante dessas palavras de Holland, podemos supor que a Firma Diabólica tem raízes bem fincadas com o próprio Mal, que como tal, ultrapassa tempo e espaço. Mas a Wolfram & Hart vai muito além do mundo terreno. Ela ultrapassa Dimensões como deixou bem claro o Demônio Sahjhan ao ser interpelado por Lilah. 

Outra que também conhecia de longa data a Firma era Illyria, que ficou surpresa ao saber o quanto eles haviam evoluído desde o seu tempo. Basta lembrar também que a região do mundo extradimensional de Pylea visitado por Angel na segunda temporada foi governada por Sacerdotes que possuíam um Trio de textos sagrados brasonadas com um Lobo, um Carneiro e um Cervo, respectivamente.

Além das muitas funções legais que a empresa realiza, a Wolfram também mantém uma Divisão de Projetos Especiais, responsáveis por um vasto leque de atividades, de patrocinar eventos de caridade de alto perfil, a contratação de assassinos para matar pessoas consideradas ameaçadoras para os Sócios Majoritários. 

No ramo de Los Angeles, a Divisão dedicou uma quantidade considerável de atenção para Angel. Profecias indicaram que Angel estava destinado a desempenhar um papel fundamental no Apocalipse, mas não se sabia de que lado ele iria tomar. A divisão ficou empenhada em assegurar Angel do seu lado quando a profecia fosse cumprida. 

Lilah tentando fazer contato com uma humana especial para a Firma


A Wolfram & Hart também é muito conhecida por seu tratamento implacável com seus funcionários, pois realiza varreduras aleatórias de funcionários, usando telepatas para farejar e encontrar deslealdade. Quando descoberto, são frequentemente executados no local. Também permite que funcionários executem e substituam seus superiores em função do mau desempenho. Lilah mesmo se tornou a Poderosa Chefona da Firma depois de cortar a cabeça de Linwood Murrow na quarta temporada. 



Como se já não bastasse toda essa “pressão” para não perderem a cabeça, eram submetidos a chamada Crítica. E engana-se quem pensa que trata-se de algo construtivo, pelo contrário. A cada 75 anos, a Firma realiza uma avaliação quando um Sócio Sênior toma forma corpórea para punir os funcionários que mostraram um desempenho desfavorável. 

Quem conseguisse êxito, ainda tinha de lidar com a "cláusula de perpetuidade" nos seus contratos. O funcionário permanece com a Firma, mesmo depois de sua morte e pode ser enviado em forma de mortos-vivos para executar tarefas na Terra. 

Uma dessas tarefas estava sempre relacionada a agradar os clientes. Uma vez que muitos deles não eram humanos, muitas comodidades foram oferecidas dentro do Edifício da Firma que vão desde atendimento especial para paladares não tradicionais, até as janelas do edifício, feitas de um vidro especial que bloqueia os efeitos fatais da luz solar durante todo o dia. 

O Chefe Angel em seu momento de surpresa

A Firma ocupa vários ramos ou "escritórios" em toda a Terra, especialmente nas grandes cidades, como Roma, Nova York ou Los Angeles, bem como áreas de conflito. Angel e Spike por exemplo, vão parar na Itália atrás de um artefato para um dos Clientes e lá são recebidos de uma forma até certo ponto inusitado pela representante da Firma por lá. 

Angel e a turma ficaram com a ramificação de Los Angeles após ser oferecida a ele como recompensa em ser um grande adversário. Porém todos sabemos o que estaria por detrás disso né? 

Há também a Sala Branca, um espaço interdimensional que servia de ponte com os Sócios Majoritários. Era a linha mais direta com eles, mas é necessário falar através de um intermediário. Acessada pressionando uma determinada sequência de botões em um painel de elevador, as condições mostraram-se satisfatórias, as portas do elevador se abre e uma luz ofuscante transporta os ocupantes para frente de uma pequena menina chamada Mesektet, o membro mais maléfica do Ra-Tet, uma família de seres místicos. 



Outra ponte, só que mais “humana” por assim dizer com os Sócios se deu através de Eve, filha de um deles, que acabou ganhando forma humana para uma melhor relação com Angel. Depois de se envolver com Lindsey, e em problemas por tabela, Eve rompe seu contrato de ligação e é substituída por Marcus Hamiltom, outro filho de um dos Sócios. 



A Wolfram & Hart é composta especialmente de profissionais que romperam qualquer vínculo com as Forças do Bem, mesmo que alguns deles ficassem balançados em “pular fora”, sua essência maléfica sempre os puxava para o Lado negro da Força. 

Eis aqueles mais famosos que passaram por lá e fizeram jus a famosa expressão Advogados do Diabo:


Holland Manners (Sam Anderson): Chefe de Projetos Especiais para Wolfram & Hart até sua morte, era sínico, seguro e arrogante. Com estas características tornou-se um dos maiores expoentes da Firma. 


Lilah Morgan (Stephanie Romanov): Promovida à co-chefe de Projetos Especiais juntamente com Lindsey, estava sempre um passo atrás de seu co-orientador. Quando Lindsey saiu, ela foi promovida como a única assessora de Projetos Especiais. Inteligente e perversa, como bem definiu Drusilla em uma das passagens, foi uma adversária à altura para Angel e a turma. 


Lindsey McDonald (Cristian Kane): Um jovem promissor que virou co-chefe da divisão de Projetos Especiais, depois da morte de Holland. Embora costume jogar mudando sempre para a equipe vencedora, deixou Wolfram & Hart só para voltar com uma vingança contra Angel. 


Charles Gunn (J. August Richards): depois do SIM de Angel e equipe para a Firma, o lutador de rua virou um Advogado da Firma, e não foi um qualquer Advogado. Ele tornou-se o Chefe de Departamento Jurídico depois de ser implantado em seu cérebro todo o conhecimento para tal. 


O Mal contra o Mal

 A Fanggang tomando posse da Wolfram

Tentando assegurar para o seu lado o papel definitivo de Angel no Apocalipse, os Sócios Majoritários deram a ele o Escritório de Los Angeles. Assim o inimigo tornou-se um grande aliado, certo? Hummmm...veremos.

O plano era que o vampiro ficasse tão atolado entre papéis e burocracia que não teria tempo de perceber todo o horror que lhes cercava dentro da própria Firma. Angel e seus amigos quase sucumbiram à tentação, inebriados por todos os recursos inimagináveis a sua disposição para combater as Forças do Mal de dentro do próprio Mal. 

Sendo assim, Angel jogou como pôde para tentar erradicar tudo de ruim que ali continha. Só quando percebeu que seu jogo não estava de acordo com os propósitos dos Poderes que Valem, ele voltou-se para uma nova e exitosa estratégia. Fazer parte do chamado Círculo da Espinha Negra, formado essencialmente pelos Sócios mais poderosos de todas as Divisões. Para isso, ele teve de ir além de seus limites, ajudando Clientes e Demônios a realizar seus planos e deixando de lado os seres mais inocentes. Como parte de toda a estratégia, ele tornou-se um deles, abrindo mão da Profecia Sanshu. 

Angel e o Círculo da Espinha Negra: momento decisivo

Satisfeitos, os Sócios Majoritários baixaram a guarda, permitindo a Angel acabar com todo o Círculo, um a um através da Fang Gang. O golpe foi sentido por eles, que enviou toda a sua Horda de guerreiros para uma Guerra sangrenta e vingativa contra o vampiro e sua turma. 

A força bruta da Firma: adversários quase imbatíveis


Na eterna e ultra dimensional batalha entre o Bem e o Mal, evolução se torna necessário, afinal, há muito a força bruta deixou de ser a arma essencial no campo de domínio e conquistas de Firmas como a Wolfram & Hart. Para eles, o Mal era algo mais flexível, portanto mutável em pleno processo de evolução. 

É por essas e outras que suas acomodações, ternos e paletós bem alinhados, tornou-se um Elo formidável com o Mal e suas interações e um adversário cheio de nuances estratégicas para o Campeão dos Poderes que Valem. Para contrabalancear com todo este Poder, Angel também teve de evoluir, tornar mais maleável, o próprio Mal dentro de si próprio. Ele sabe mais do ninguém que a partida é longa, a prorrogação ingrata com direito a morte súbita. 


Curiosidades:

- Todos os advogados originais da Wolfram & Hart têm a LM iniciais, embora novas contratações ou transferências de outros departamentos não;

- Quase todos os principais personagens de ANGEL tiveram ligação em algum ponto com a Wolfram. Angel, Wesley, Gunn, Fred, e Lorne assumiram uma divisão a partir de 5ª temporada; Harmony foi secretária de Angel; Spike, Faith, Darla, Drusilla, Connor e Illyria foram contactados. 


- Os únicos personagens principais que não trabalharam diretamente para a Firma foram Doyle e Cordelia. Curiosamente as duas conexões de Angel com os Poderes que Valem.

7 comentários:

  1. Flávia é uma excelente descrição sobre essa instituição ultra dimensional e principal arqui-inimiga da Fang Gang.

    As regras de convivência na W & H são bastante implacáveis com quem adere a elas (como o vinculo mesmo após a morte). Não é a toa que sua existência perdura em todo o tempo e o espaço.

    Quando nossos heróis se apossam da firma, parecia que o objetivo de triunfo deles se consumava; mas era ainda o início de uma batalha final por causa do circulo da espinha negra (mas isso é assunto para mais adiante)

    Ao analisar todo o composto da Wolfrang & Hart, eu sempre faço uma analogia à nossa realidade aqui no Brasil, em que os setores da sociedade não funcionam como se deve devido por exemplo a omissões na saúde e educação, corrupções que desviam verbas sociais e impunidades nos crimes; fatores esses promovidos e apoiados pelo próprio sistema do governo federal. Com isso a população acaba sofrendo essas consequências.

    Sei que talvez seja loucura, mas acabo encarando o poder público do Brasil, como uma especie de circulo da espinha negra (que favorece somente a quem está do lado negro da integridade, e ''vitima'' os integros com a falta de uma plena educação, saúde e segurança, por exemplo)

    Depois desse meu desabafo da vida real, volto à ficção do Buffyverse para parabenizar novamente essa descrição riquíssima de detalhes sobre esses memoráveis inimigos desse universo que curtimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito boa esta Analogia William. Concordo plenamente, afinal, Mal é Mal e acredito que muitos políticos (brasileiros em questão) também são Clientes da Firma kkkkk

      Obrigada William pelo comentário e atenção. Valeu!

      Excluir
  2. Gostei da matéria, agora notei que você não falou daquele advogado japones gavin, ele não teve muita importancia na wolfrang hart?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laercio, eu havia colocado ele na Lista, mas concluí que ele não era tão famoso para os fãs quanto os outros citados. Eu quis colocar apenas os mais famosos mesmo. Já achei que o texto ficou enorme, então ficaria mais.

      Que bom que gostou da matéria, e prometo que irei falar do Gavin Park numa próxima oportunidade.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Essa wolfrang & hart é sinistra mesmo. Gostei de ver que o Gunn não mudou nada e o Lindsey ficou mais gato ainda. Parabens Flavia pela materia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Helen, continue nos acompanhando com mais matérias detalhadas pra vocês. Abraços

      Excluir
    2. Valeu Helen, continue nos acompanhando com mais matérias detalhadas pra vocês. Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!