quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

[Meus pertences] Buffy e os créditos de Abertura







Amigos caçadores, sabemos que a chamada entrada ou abertura de qualquer programa, no nosso caso seriado, ajuda a caracterizar a atração e de certo modo atrair ainda mais fãs apaixonados para tal. Tratando-se de Btvs quem acompanha a série, deve ter reparado e muito, que a cada temporada, mudam-se os créditos de nomes de protagonistas e coadjuvantes. Uma particularidade mais que interessante.

Agora nós do The Slayers, vamos relembrar um pouco mais sobre estas passagens memoráveis:

A Música



A música de abertura ou o tema, foi executada pela banda de rock Nerf Herder. Ela inclui uma melodia semelhante a uma canção pop austríaca dos anos 1980 chamada "Codo". Para os músicos, a semelhança foi mera coincidência e para o autor, Joss Whedon, uma oportunidade. Ele disse que sua decisão pelo tema foi influenciada pela atriz Allyson Hannigan que lhe fez ouvir a música da banda. 

A autora Janet Halfyard, em seu ensaio "Música, Gênero e Identidade em Buffy the Vampire Slayer e Angel", descreve a abertura: "Ela começa com o som de um órgão, acompanhados por um uivo do lobo, com uma imagem visual de um céu noturno cintilando revestida com script arcaico ininteligível: as associações com o estilo de filmes como Nosferatu são inconfundíveis. "

A sequência de imagens


A sequência de abertura retira-se um pouco da esfera dos anos 60 e 70, repetindo o mesmo motivo, o órgão agora suplantado por uma guitarra agressiva elétrica, localiza-se na cultura da juventude moderna. Essa música é ouvida sobre as imagens de um elenco dos jovens personagens envolvidos na ação e turbulência da adolescência, tema central da série. A sequência oferece uma pós-toque moderno no gênero de terror.

Os créditos


Atualizadas as imagens e créditos a cada temporada, as únicas que persistem são as do livro "Vampyr", o que Giles mostrou a Buffy na Biblioteca e a da cruz dada por Angel a Buffy. Cada sequência termina com uma cena longa de Buffy, que também varia entre as temporadas. No entanto, ainda há exceções, como a imagem da Buffy- Bot na sexta temporada, e o vilão conhecido como "O Primeiro Mal", enfrentado na última temporada da série. 



Outras aberturas que merecem menção

- O episódio Superstar teve a abertura tradicional da quarta temporada, mas com imagens adicionais do personagem Jonathan, figura central do episódio;



- Buffy vs. Drácula teve o elenco regular com a omissão de Michelle Trachtenberg nas cenas da sequência do título. Ela foi creditada como convidada depois dos créditos;

- Seeing Red acrescentou Amber Benson como membro do elenco regular na abertura. Pra todos um momento misto: alegria e decepção...



- No memorável Once More, with Feeling, a abertura foi completamente modificada, transformada na abertura de um musical, tema explorado pelo episódio. 




Como se vê, a criatividade dos autores e roteiristas de Btvs não se remete a apenas depois dos créditos. Muita coisa legal foi formulada para ajudar a familiarizar os fãs com os personagens e a enfatizar tudo que a série representou na época. 

Até a próxima.......

8 comentários:

  1. Quem aqui ao assistir pela 1° vez as aberturas na transição das temporadas, não sentiu uma mistura de expectativa e a dúvidas sobre se irá surpreender ou não? Acho que 99% do fãs!

    Flávia, essas 2 variantes da abertura que você citou (uma centrada em Johnathan, e outra em forma de musical) só comprova que o enredo místico do episódio interfere nele como um todo (inclusive nos créditos de início, considerando que a história começa a partir dali, e não após a música de abertura como é o padrão em quase todas as series)

    Agora te pergunto: você acha que houve um certo désdem dos produtores em não destacar os vilões nas aberturas (que poderiam ter sua imagem e créditos também constado na trilha da banda Nerf Herder)???

    Interessante detalhe sobre esse cartão de visita da serie, que são as aberturas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, William. Eu acho que sim. Seria muito mais interessante mesmo se houvesse junto com os protagonistas mocinhos, os vilões também. Daria com certeza um charme especial às temporadas.

      Valeu!

      Excluir
  2. Criem um grupo no Facebook ou no whatsaap para fãs de Angel e buffy? Eu estou revendo a 2° temporada de Angel e ia ser muito legal interagir com a galera que até hoje é fã das séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, obrigada pelo seu comentário!

      Nós (The Slayers) não temos um grupo específico para Angel e Buffy, mas frequentamos alguns grupos no Facebook sobre o tema.

      Eu já te passei o link dos grupos pelo Face, ok? Se vc ainda está inserido neles, seria interessante vc entrar.

      Abraços e até a próxima

      Excluir
  3. Quando eu vi pela primeira vez a abertura com o johnatan, dei muita risada e me assustei pensando que Sarah tinha saido da serie. Depois fiquei aliviada por saber que era uma parodia.

    Parabens querida. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, verdade. São estas as reações que tínhamos na época!

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  4. Flávia querida, não consigo ficar parada ao ouvir a música da abertura haha Sensacional, é a batida, é a sensação de felicidade que me vem ao lembrar do seriado...é tudo, inclusive meu toque de celular haha

    Desde a quarta temporada eu esperava ver a Amber na abertura, ela sempre foi importante, acho que mais do que a Cordélia foi na primeira temporada (porque a Charisma aparecia na abertura). E quando ela aparece no seeing reed...como você disse "alegria e decepção".

    Acho muito legal quando as séries modificam a abertura baseado no tema do episódio, como em Superestar e Once more....

    E tem umas coisas que eu queria comentar: na terceira temporada o Angel aparece e ai já dedura que ele vai voltar (porque morreu no final da anterior). E, não lembro direito, mas depois que o Oz vai embora eles tiram ele da abertura? Tipo "Ele não vai voltar" haha

    Bem legal =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Graziella. Que bom que gostou dessas curiosidades

      É verdade sim, com o Angel não teve mistério, eles deveriam ter deixado todo mundo apreensivo. Me lembro que em Xena, o nome da atriz que interpretava a Gabrielle não aparecia nos créditos no início da quarta temporada, e muita gente achou que a personagem não voltaria mais. Mas em Buffy já trataram de acabar com este suspense.

      Quanto ao Oz, ele realmente não aparece mais. Já em A Iniciativa, episódio posterior da sua saída, seu nome é retirado dos créditos. Mais tarde, substituído pelo Marc Blucas, que antes era apenas convidado depois dos créditos.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!