segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[The Slayers Brasil Entrevista] Tai Oliveira

O portal dos caçadores optou por postar uma entrevista com mais uma caçadora colaboradora, como forma de iniciar o ano de 2015. E a fã dessa vez é a:



ANYA ''TAI'' JENKINS

V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V
V


TAI OLIVEIRA





The Slayers Brasil
0- Faça uma breve apresentação pessoal:



Me chamo Tainara, tenho 25 anos e resido no Rio de Janeiro. Sou formada em letras pela Estácio de Sá, mas atualmente trabalho como Designer nessa instituição.


1- Tai, como se tornou fã do Whendonverse?



Através de Buffy mesmo! Sempre fui fã da série, desde criança e há uns anos que tive a oportunidade de assistir de maneira linear. Fez sentido e acho o cara incrível desde então.



2- Você conseguira definir os seus momentos favoritos de Buffy & Angel?



Poxa, assisti bem pouco de Angel. Mas de Buffy, eu poderia resumir em: reuniões da Scooby Gang. Antes de ser, pra mim, um seriado sobre coisas sobrenaturais, era sobre amizade e relações e eu amava a simples interação da gangue. Todos os personagens foram construídos de maneira única e especial. Gostava muito das tiradas de comédia. Aquela briga do Xander com a Harmony é um ótimo exemplo do que estou falando!




3- Se fosse lhe dada a oportunidade de ser roteirista das séries, qual seria o momento o situação que mudaria em ambas? (Vale HQ´s também) 


Tenho dificuldade em lidar com mortes de personagens. Eu jamais teria matado a Anya ou a Tara. Mas entendo que nem tudo tem que terminar em final feliz e que a morte da Tara teve um fundamento (transformar a Willow). Resposta final: não teria matado a Anya. Não vi propósito nisso.




4- Você seria a favor de uma reunião do série, como vem acontecendo com diversos clássicos? E se sim iria preferir o que, filme, mais temporadas ou outra coisa?


Não sei. Por mais que eu ache que terminou cedo e que os HQs poderiam ter sido em série, acho que voltar agora seria estranho. Já me acostumei com o fato de ter terminado. To conformada, o legado é incrível.




5- Você pode dizer que o Buffyverse faz parte da sua vida ou é apenas algo que você usa para compartilhar como hobby? 


Já fez parte da minha vida. Me inspirou quando eu era criança, juntamente com a Elvira, Stevie Nicks, Hocus Pocus e tudo o que pendia para o lado sobrenatural de forma leve. Eu respeito muito o Buffyverse por ter definido meu caráter naquela época. Hoje, vejo como uma parte de um todo de coisas que me somam culturalmente, que trato com muito carinho!




6 - Você tem a Anya como personagem favorito. Qual a característica mais marcante da personagem que te levou a admirá-la?

Sem dúvida, foi o humor estranho dela. É bem parecido com o meu. E a sensibilidade estranha dela. De ver as coisas de maneira diferente, de fazer comentários que te faz pensar “cara, é sério isso?”. É isso, ela é estranha, uma weirdo. Evoluiu demais e isso foi lindo de se ver.




7– Qual o melhor momento de todo o seriado na sua opinião e por que marcou tanto? 


A morte da Joyce. Por mais que tenha sido triste, foi a mais significativa de todas, e a que teve uma mensagem importante: com tudo de sobrenatural e todas as mortes e com o todo risco que a Buffy coria o tempo inteiro, a mãe dela morreu por conta de um aneurisma, uma coisa mundana, que pode acontecer com qualquer pessoa a qualquer tempo. Ou seja, a Buffy salva tanta gente, já escapou de tanta coisa e enfrenta essa barra de não poder ter feito nada para salvar a própria mãe. Um tapa da realidade na cara dela. Apesar de ter sido triste, rendeu atuações incríveis de todo o elenco. Foi inesquecível.




8 - Você acredita que se a série voltasse hoje faria o mesmo sucesso que antes? 

Acho que sim. Talvez não em quantidade, mas os fãs do Buffyverse são muito fiéis, a métrica de sucesso deveria ser medida de maneira qualitativa.




9- Se pudesse mudar um acontecimento em Buffy e um acontecimento em Angel, o que você mudaria? 


Já respondida.



10- Ao longo dos anos, o Buffyverse se mostrou algo muito rico e a frente de seu tempo. Tendo isso em vista, o que se pode dizer sobre esse Universo a nível cultural? O que ele tem demais que o faz ser referência até hoje? 


Além da questão da naturalização da homossexualidade, sem ser tratada de maneira taxativa e rotuladora, a questão mais forte é justamente a inversão de papeis. Quando você pega um filme de terror para assistir, sempre existe a menina magrinha, loirinha que representa a inocência. E ela fica com medo, corre ou morre. A Buffy é assim: franzina, tem aqueles olhos brilhantes e se veste como qualquer menina dos anos 90. Ou seja, não aparenta essa fortaleza e ela acaba com os marmanjos vampiros! Justamente por isso, acho que a imagem da mulher no show foi reconstruída. Foi a melhor contribuição, na minha opinião. A Buffy não só vencia pela força sobrenatural, ela usava a cabeça. Ela era simplesmente incrível. 



11- você vê a influência de Buffy sobre as outras series que vieram após ela? 

Sim, via influência direta em Supernatural (em uma época em que ainda assistia).




12- Você, pegando o espírito do Joss, mataria algum personagem? Qual? 

Se tivesse que, obrigatoriamente, escolher um, seria a Kennedy. Ou a Dawn.



13- Qual a maior lição que Buffy te ensinou? 

Um momento favorito foi quando percebi a química entre a Willow e a Tara, foi o beijo espontaneo que elas deram quando a Joyce morreu, foi ver o relacionamento evoluir de forma significativa e sem qualquer rótulo. A aceitação da orientação sexual das duas pelo público foi outra coisa linda. A maneira com a qual o tema da homossexualidade foi abordado foi incrível. Em off, eu defendo muito a luta pela igualdade de gênero, orientação sexual, racial e isso teve peso. Foi assistindo a série, quando criança, que percebi que nada mais importa quando você quer estar com alguém. Às vezes você se apaixona e não é por quem você espera, a coisa só acontece; e ninguém deve ser julgado por isso.




14- É impressão minha, ou na vida offline, você faz parte de uma banda de Rock? Caso sim, As bandas que tocam na serie Buffy tiveram algum tipo de influência?

Não. Toco com uns amigos vez ou outra, mas não somos uma banda (pelo menos ainda).



15- Você acredita que a serie Angel não tem o mesmo prestígio que Buffy aqui no Brasil? Por quê?

Acho que sim. É o que acontece com spin offs às vezes. Eles ficam a sombra da principal e é normal, como no caso de 'Friends' e 'Joey'. Mas a considero boa, gosto muito da fotografia e do clima de Angel.






Bom internautas, esperam que tenham curtido a entrevista e conhecido um pouco a sobre a Tai. Em breve a serie retorna entrevistando mais um(a) Caçador(a), até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Continue nos acompanhando!